Campanha de Multivacinação começa na próxima segunda em Petrolina

vacina

O objetivo é estimular que os pais levem os filhos para atualizar a carteira de vacinação.

Entre os dias 19 e 30 de setembro, a Secretaria de Saúde de Petrolina realizará a Campanha de Multivacinação 2016 para crianças até 5 anos e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos. O objetivo é estimular que os pais levem os filhos para atualizar a carteira de vacinação.

“Os adolescentes são mais resistentes em procurar os serviços de saúde e isso é perceptível na baixa procura pela 2ª dose da vacina contra o HPV “, pontuou a coordenadora de Imunização, Jeane Moraes. Todas as vacinas do calendário vacinal estarão disponíveis para população.

A vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde de segunda a sexta das 8h às 16h30 (zona urbana) e 8h às 14h (zona rural). O dia D da campanha acontecerá no dia 24/09 (sábado) em todas as Unidades.

Homem é preso após agredir mulher e filhos em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Os policiais dominaram o acusado a força. (Foto: Ilustração)

A Polícia Militar prendeu ontem (7), por volta das 23h, um homem acusado de agredir sua esposa e seus filhos de 4, 10 e 11 anos, no bairro Mandacaru, em Petrolina (PE). De acordo com informações, ao chegar no local, os policiais encontraram o suspeito muito agressivo e sendo impedido por populares de agredir, ainda mais, as vítimas.

Os policiais dominaram o acusado com o uso da força. Os envolvidos foram conduzidos à delegacia de plantão onde o imputado foi autuado em flagrante delito.

Interessados já podem fazer inscrição para “Encontro Criando Espaços na Rede de Atenção: Um CAPS para crianças e adolescentes”

caps

Estão abertas as inscrições para o “Encontro Criando Espaços na Rede de Atenção: Um CAPS para crianças e adolescentes”, que será realizado no próximo dia 14 setembro no auditório do SEST/SENAT, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

As inscrições podem ser efetuadas através deste link ou diretamente com o Centro de Apoio, pelos telefones: (81) 3182-7418 / 3182-7419 ou pelo e-mail [email protected].  

LEIA MAIS

‘Fabulosas Histórias do Rio São Francisco’ entra em cartaz, em Petrolina

25 SÉRGIO SÁ

As apresentações começam às 18 horas e os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). (Foto: Sérgio Sá)

O Nego D’água, os pescadores e outros personagens do Velho Chico são representados no espetáculo “Fabulosas Histórias do Rio São Francisco”, da Trup Errante. Com linguagem infantil, o trabalho fala da importância da preservação das águas, narrando a trajetória de uma menina que navega pelo rio e conhece suas lendas. Nesse mês de férias, “Fabulosas” cumpre temporada no Espaço Cultural Janela 353, hoje (24) e no próximo domingo (31).

As apresentações começam às 18h e os ingressos custam  R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A montagem é de um texto original criado pela companhia em 2008, quando estreou a primeira versão do espetáculo. “O encontro entre plateia e atores promovia a  reflexão sócio-ambiental, o reconhecimento da cultura do povo sertanejo e ribeirinho, sem ser demasiadamente didático ou panfletário”, relembra a atriz Raphaela de Paula.

LEIA MAIS

Inscrições abertas para curso de confeitaria para crianças em Petrolina

(Foto: Ilustração/Internet)

As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis pelas crianças. (Foto: Ilustração/Internet)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (Senai) abriu as inscrições para o curso de confeitaria em Petrolina. O curso é direcionado para crianças com idade entre 7 e 12 anos. O curso custa R$ 140 e as aulas começam nesta segunda-feira (11), no turno da tarde, das 13h às 17h

As inscrições devem ser feitas pelos pais ou responsáveis pelas crianças, com apresentação da certidão de nascimento da criança, registro geral (RG), do cadastro de pessoa física (CPF) e comprovante de residência do responsável.

O curso conta com uma carga horária de 12h e será ministrado pela professora Bárbara Alves. Váris receitas serão ensinadas para as crianças, como cupcakes, brigadeiros e bolos de pote. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 600 9606.

Vacinação contra paralisia infantil será em setembro

vacina

Até o ano passado, as crianças recebiam duas doses injetáveis, aos 2 meses e aos 4 meses de vida. Aos 6 meses, aos 15 meses e anualmente até os 5 anos de idade eram dadas doses orais./ Foto: internet

A partir da próxima campanha de vacinação, prevista para setembro, apenas crianças entre seis meses e cinco anos de idade que não tenham completado o esquema vacinal contra a poliomielite serão imunizadas. Até a campanha do ano passado, todos dessa faixa etária tomavam reforço anual da vacina, como forma de evitar que alguns ficassem sem a dose.

Desde o começo de 2016, o esquema vacinal contra a poliomielite passou a ser em três doses da vacina injetável – aos 2, 4 e 6 meses, e mais duas doses de reforço com a versão oral, conhecida como gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos. Na campanha de setembro deste ano, deverão ser vacinadas apenas as crianças que não tomaram as cinco doses.

LEIA MAIS

Senac oferece colônia de férias para crianças e adolescentes

senac

Diversão é que não vai faltar na programação do Senac Petrolina neste mês de julho. É que a unidade preparou um roteiro especial de cursos para animar o período de férias da garotada. Com aulas previstas para iniciar a partir do dia 18/07, as opções de curso prometem agradar crianças e adolescentes.

Para os pequenos, com idades entre 6 e 12 anos, o Senac Petrolina oferece o curso de Minichef. O curso tem como objetivo ensinar os pequenos a elaborar pratos saudáveis e guloseimas como brigadeiro, minipizza, biscoito e pirulito. As aulas acontecem entre os dias 18 e 22 /7, das 8h às 11h.

LEIA MAIS

Crianças do bairro Itaberaba recebem atendimento oftalmológico

óculos

Cerca de 1500 crianças e adolescentes já foram consultadas pelo oftalmologista nas 23 edições do programa Caravana da Saúde. Foto: Ascom

Na manhã desta terça-feira (21), a Secretaria de Saúde de Juazeiro e a Univasf realizaram a entrega de óculos de grau, a 26 alunos da rede municipal de ensino do bairro Itaberaba.  A ação faz parte do “Programa Saúde na Escola” e visa ofertar atendimento oftalmológico, exames e fornecimento de óculos gratuitos, realizado nos bairros durante a Caravana da Saúde.

Acompanhado da mãe, Rodrigo Santos Ferreira, de 10 anos foi um dos primeiros a escolher sua armação. “Gostei muito dos óculos, cada um mais bonito que o outro. Meu óculos estava quebrado e a lente vencida. Estava sentindo muito dificuldade para enxergar, mas ainda bem que agora tenho óculos novo”, disse o estudante do 5º ano da  Escola Municipal, Professor José Pereira da Silva.

LEIA MAIS

PROERD realiza formatura nesta sexta(03) em Petrolina  

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses/Foto:internet

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses/Foto:internet

Cerca de quatro mil crianças e adolescentes de 21 escolas públicas de Petrolina recebem, na manhã desta sexta (03), o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), desenvolvido através de uma parceria entre a Polícia Militar (5º BPM) e a Prefeitura Municipal. O evento acontece a partir das 8h30, no ginásio do SESC, centro da cidade sertaneja.

O programa, que inclui a orientação de alunos de 8 a 16 anos, em ambiente escolar, ministrada pelo Grupo de Prevenção (GPREV) da Polícia Militar, tem duração de três meses. De acordo com o Tenente Coronel Ricardo Peres, comandante do 5º BPM de Petrolina, a filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado no papel de orientador sobre a prevenção às drogas em escolas.

“O GPREV participa de treinamentos para que possa auxiliar no desenvolvimento de habilidades que possibilitem às crianças e aos adolescentes identificar e evitar situações relacionadas ao uso de drogas lícitas e ilícitas e à propagação da violência de qualquer natureza”, explica o comandante. Segundo ele, o programa proporciona momentos de interação e orientação sobre como se prevenir.

Com informações da Assessoria

Papa diz a crianças que “imigrantes não são um perigo, mas estão em perigo”

 

Um participante perguntou ao papa como se devia acolher os imigrantes, ao que Francisco respondeu que devia ser “com gestos de carinho e abertura”, sublinhando três palavras-chave: “ternura, compaixão e amizade”/Foto:Alessandro di Meo

Um participante perguntou ao papa como se devia acolher os imigrantes, ao que Francisco respondeu que devia ser “com gestos de carinho e abertura”, sublinhando três palavras-chave: “ternura, compaixão e amizade”/Foto:Alessandro di Meo

O papa Francisco afirmou neste sábado (28) que “os imigrantes não são um perigo,  mas estão em perigo”, durante um encontro que manteve no Vaticano com 500 crianças italianas e imigrantes, chegadas da região da Calábria.

“Os imigrantes não são um perigo, estão em perigo”, disse o pontífice por várias ocasiões, numa mensagem de fraternidade e de tolerância para com outras culturas e religiões, que pediu às crianças que repetissem com ele.

“O comboio das crianças” é o nome de uma iniciativa, organizada pelo Conselho Pontifício da Cultura, que há quatro edições leva crianças ao Vaticano de comboio para conhecer e conversar com o papa.

LEIA MAIS

Livro de passatempos infantis com temática da Caatinga será lançado nesta sexta (27), na Fenagri, pelo Cemafauna

A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri/Foto:ASCOM Cemafauna

A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri/Foto:ASCOM Cemafauna

Pensando em uma forma mais divertida para realizar a educação ambiental para crianças, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançou essa semana o livro de passatempos “Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos”. A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri.

Kathianne Souza, uma das autoras do livreto, é servidora do Cemafauna e observou a importância da educação ambiental, principalmente a voltada para crianças que constantemente visitam o Museu de Fauna da Caatinga. “Sendo formada em Artes visuais e trabalhando no Cemafauna, lugar em que me deparo todos os dias com o deslumbramento de crianças que visitam o museu e se apaixonam por nosso trabalho e pelos animais que acolhemos aqui, não demorou muito para que eu sentisse a necessidade de ver essas crianças aprenderem e participarem ainda mais”, afirma.

Kathianne ressalta ainda que apesar de o Centro já contar com publicações que contribuem para a formação de crianças conscientes quanto a preservação do meio ambiente, ainda faltava algo que chamasse a atenção dos pequenos. “Colocamos em prática o projeto proposto de atividades para o estágio supervisionado dos estagiários Ruanna Souza e Alisson Guedes, orientados pela nossa coordenadora, professora Patricia Nicola. Eles tinham que produzir e desenvolver materiais voltados para a criançada. Então colocamos a mão na massa e transformamos as ideias em realidade, comecei as ilustrações e diagramações sempre com a ajuda de analistas que me orientavam sobre as características de cada animal, fizemos alguns testes com algumas crianças que nos visitaram para visualizar a aceitação dos jogos e passatempos e logo o livrinho foi ganhando forma e cor”, disse.

LEIA MAIS

Maio Amarelo tem programação com crianças

maio amarelo jua

Na cidade baiana as atividades da equipe de Educação para o Trânsito ministrou uma palestra para 40 alunos do ensino infantil.

O objetivo do movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, sociedade civil e entidades privadas.

Na cidade baiana as atividades da equipe de Educação para o Trânsito ministrou uma palestra para 40 alunos do ensino infantil da Escola Edivania Santos Cardoso no Bairro João XXIII. A educação para um trânsito melhor, iniciam com os pequenos.

As atividades desta segunda semana do Maio Amarelo acontecerão nas escolas da rede municipal e irá atender o público da educação infantil. Todas as palestras educativas terão a participação do Palhaço Pouquinho interagindo com as crianças, mostrando as cores dos semáforos e seus significados, conversando sobre a faixa de pedestre e a importância de usar o cinto de segurança, sempre de forma divertida e educacional.

Durante Fórum, Salgueiro vai debater Selo Unicef

selo unicef

Acontece na próxima sexta (06) em Salgueiro, sertão central, o II Fórum Comunitário da Criança e do Adolescente / Selo UNICEF – edição 2013-2016. O evento – coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Comissão Municipal Pró-Selo – acontecerá na Sede do Proac, às 8h, e será aberto a todo o público. A organização espera a participação expressiva de gestores, técnicos, conselheiros, lideranças sociais, dentre outros segmentos.

O fórum tem como objetivo avaliar a caminhada do município rumo aos objetivos do Selo UNICEF; a concretização das ações estratégicas de políticas públicas, bem como prestar contas à comunidade do que foi executado a partir do Plano de Ação Municipal e das desigualdades identificadas nos grupos de trabalho, ambos elaborados no I Fórum.

De acordo com a articuladora municipal, Márcia Barros, o II Fórum Comunitário proporcionará um espaço de debate à comunidade para refletir acerca da situação no município no que diz respeito às políticas públicas para crianças e adolescentes, avaliando avanços, conquistas e desafios a partir dos atuais indicadores sociais e as metas construídas no plano de ação do I Fórum, realizado em 2014.

LEIA MAIS

Eleita e empossada nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juazeiro

Diretoria empossada aprovou calendário anual e criou Comissão Especial

Diretoria empossada aprovou calendário anual e criou Comissão Especial

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA – de Juazeiro realizou nesta quarta(13), a eleição dos novos conselheiros para o período 2016-2018 na Casa dos Conselhos. Foram eleitas Fátima Carvalho e Luciana Jatobá, presidenta e vice-presidenta respectivamente, conforme regimento interno que recomenda alternância de mandatos entre representantes da sociedade civil e poder público.

 O CMDCA de Juazeiro foi criado em 1991. Para Joel Miranda, ex-presidente da entidade, é importante que a sociedade civil, juntamente com o poder público construam políticas para garantir os direitos da criança e do adolescente. “Por isso peço aos novos Conselheiros que continuem a participar desse processo democrático”, disse Joel, agradecendo aos dez Conselheiros que realizaram o trabalho com empenho, dedicação e compromisso.

 A presidenta eleita, Fátima Carvalho ressaltou as conquistas, mas disse que “é preciso vestir a camisa”. “Avançamos muito, mas temos muitos desafios pela frente. A política da criança e do adolescente é uma causa e o CMDCA é o caminho. Governo e sociedade civil juntos têm as mesmas responsabilidades”.

 As primeiras medidas da Diretoria empossada foram a aprovação do calendário anual e a escolha da primeira terça-feira de cada mês para a realização das reuniões ordinárias, além da criação de uma Comissão Especial para acompanhar o desempenho do Conselho Tutelar composta por: Orlando Freire de Carvalho Neto, Ednalva dos Santos, Isabel Cristina de Araujo, Elzirene da Silva e Maria Auzenete Dourado.

 Os Conselheiros representantes governamentais eleitos foram: Maria Fátima Carvalho dos Santos e Fernanda Nunes de Araujo (Sedis), Ednalva dos Santos e Cristina Hermenegildo Santos (Seduc), Orlando Espinheira Freire de Carvalho Neto e Éden José Santos Machado da Silva (Sesau), Valdelice Rodrigues Martins e Raimunda Rodrigues Vieira (Sefaz), Bruno Reyner Cerqueira Cordeiro e Emerson Williams Gomes dos Santos (Secju).

 Os Conselheiros representantes da sociedade civil eleitos foram: Luciana Jatobá Lima e Elzirene Oliveira da Silva (Naenda), Isabel Cristina Amorim Alves de Araujo e Maria Lucia dos Santos Souza (Fundação Lar Feliz), Maria Auzenete Freire Rodrigues e Dourado e Cleonice  Rodrigues de Alcântara Silva (Cetegib), Lase Mari dos Santos Serafim e Rita de Cássia Costa da Silva Andrade (Pastoral da Criança), e Rita Diniz da Silva e Clizeuda Diniz da Silva (Amabi).

Com informações da Assessoria

Seduc de Petrolina rebate acusação de ter barrado estudantes de entrar em escola por usar sandálias

A Secretaria da Educação de Petrolina (SEDUC/PE), emitiu uma nota de esclarecimento nesta quarta-feira (16), sobre o fato de alunos terem sido barrados em uma escola do município por estarem usando sandálias  ao invés de tênis.

Confira a íntegra da nota:

A SEDUC é responsável pela política educacional no nosso município e a conduz observando os ditames da Lei e o respeito à dignidade das pessoas, em particular, dos seus alunos. A ordem e a disciplina, tão defendidas por todos, exigem compreensão e sacrifício, especialmente na formação de nossos futuros cidadãos.

Uso dos Sapatos fechado ou sapatilha para os estudantes das escolas municipais

Ficou acordado pela SEDUC, desde 2º semestre de 2015, que em todas as escolas municipais e CMEIS os estudantes devem utilizar o fardamento que é entregue gratuitamente pelo município, aliado ao uso do tênis, sapato fechado ou sapatilha. O acordo foi realizado em meados de setembro, para que todos pudessem instituir a nova regra disciplinar nos seus regimentos escolares já em 2016.

Historicamente o tênis faz parte do uniforme obrigatório, nas escolas brasileiras, justamente por ser a opção de calçado mais confortável e prático para a maioria dos estudantes. No caso do município, são permitidas também sapatilhas e outros calçados fechados, portanto o estudante pode sim aproveitar o calçado que já possui.

 Razões para uso de sapato 

 1º Proteção – proteger os pés de objetos cortantes, entre outros. O uso dos sapatos oferece ainda mais mobilidade para criança nos momentos de brincadeiras;

2º Higiene- Manter os pés limpos e livre de infecções;

 3º Organização- formar nos nossos estudantes o senso de disciplina e organização. Na nossa sociedade muitos jovens e adultos tem dificuldade de se adequar profissionalmente, inclusive usar uniformes e sapatos, uma vez que na sua formação não foram submetidos a tais regras;

 4º Saúde – Evita doenças ao pisar em substâncias contaminadas;

 5º Educação Física   – permite a prática de atividades e as próprias aulas de educação física em melhores condições;

 6º desenvolvimento Corporal, ajuda no crescimento e desenvolvimento dos pés.

 Custos 

Atualmente, e com a chegada de lojas de produtos importados, é possível adquirir tênis, sapato fechado ou sapatilha por um valor simbólico. Em muitos casos a sandália aberta torna-se até mais cara, como afirmou uma mãe no Programa radiofônico local, que comprou sandália por 70.00 reais. Uma das condicionantes para a família carente receber “bolsa família” é manter o dependente na escola. Tais recursos podem inclusive ajudar na aquisição do tênis em substituição a qualquer outro calçado.

Procedimentos de Gestão  

Os gestores escolares estão trabalhando na divulgação da regra desde o 2º semestre de 2015 e já a partir de 2016 passaram a inserir em seus regimentos. Em todas as escolas foram realizadas reuniões de pais e mestres para alinhar tal exigência. Após o prazo dado aos mesmos, os gestores começaram a fazer cumprir o acordo. Importante registrar que num universo de mais de 52.000 estudantes, são pontuais os casos de discordância e, ainda que as comunidades escolares têm se mobilizado para conseguir doar tênis aos que no momento não podem fazer a aquisição, ação que pode ser desenvolvida por todos nós, cidadãos, que tenham condições de ajudar ao próximo.

O uniforme ajuda na assimilação de normas e regras, contribuindo com o aprendizado da organização e da disciplina, indispensáveis para o desenvolvimento da criança.

Confere responsabilidade O uso diário do uniforme cria um distanciamento entre o momento de estudo e os momentos de lazer. “Isso, de certa forma, influencia no comportamento e na responsabilidade”, diz Débora Vaz, diretora pedagógica da Escola Castanheiras.

15 de março de 2016

PMP- SEDUC

11121314