Após aprovação da Câmara, Prefeitura de Petrolina sanciona lei da isonomia salarial de médicos no combate à covid

(Foto: Ilustração)

Além do projeto sobrea a compra de vacinas contra a covid-19, a Câmara de Vereadores de Petrolina também aprovou outra matéria do Poder Executivo na sessão de terça-feira (9). Com aval do Poder Legislativo ficou assegurada a isonomia de vencimentos aos médicos contratados pelo município.

Na prática, quem efetivamente estiver atuando no Hospital de Campanha do município e no Hospital Universitário no combate à covid terá os mesmos vencimentos praticados pelo Hospital de Campanha do Estado. “Fica assegurada a isonomia de vencimentos, equiparável a que praticada pelo Hospital de Campanha do Estado para semelhantes funções e carga horária de trabalho, para a função de Médico COVID-19, contratado por esta municipalidade, que estiverem em efetivo trabalho no Hospital Municipal de Campanha Monte Carmelo e na UTI COVID- 19 do Hospital Universitário – UNIVASF, em virtude de convênio”, diz a nova redação.

Depois da aprovação unânime por 20×0, ainda ontem o prefeito Miguel Coelho (MDB) sancionou a mudança através da Lei nº 3.368/2021. Miguel também sancionou a Lei Municipal ratificando o consórcio das vacinas. As duas leis estão disponíveis no Diário Oficial de ontem.

Covid-19: por que abril será o mês de virada na vacinação brasileira

A partir de então, a Fiocruz passará a entregar grandes cotas de vacina, equivalente a 66% acima do que já foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde

A vacinação contra Covid-19 no Brasil deve passar por um importante ponto de virada a partir de abril. Isso porque a Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, principal fornecedora de vacinas para o Ministério da Saúde, 222 milhões de doses asseguradas, passará a entregar grandes cotas de vacinas regularmente, conforme VEJA mostrou em reportagem de capa na última semana. São esperadas entre 6 e 7 milhões vacinas entregues por semana no mês que vem. Para se ter uma ideia, a cota da fundação ultrapassará em 66% as doses já entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI), até esta terça-feira (9).

Para o mesmo mês, conforme cronograma do Instituto Butantan, é esperada a disponibilização de outras cerca de 12 milhões de doses da CoronaVac finalizadas pela instituição paulista.

LEIA MAIS

Prefeitura e forças de segurança reforçam fiscalização em estabelecimentos durante lockdown em Juazeiro

A Prefeitura e forças de segurança de Juazeiro vêm atuando com grande integração no combate à propagação da Covid-19, durante o decreto do governo baiano em vigor na cidade.

Através de ações como visitas no comércio local, patrulhamento e abordagens em diferentes pontos da cidade, a força-tarefa visa evitar a aglomeração de pessoas, contendo o avanço da Covid-19 e aumentando a percepção da segurança e ordem pública. A operação é realizada por profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Guarda Municipal e Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), juntamente com a Polícia Militar da Bahia (PMBA).

A Prefeitura e as demais forças de segurança seguirão realizando este tipo de operação por toda a cidade enquanto vigorar o decreto. Até o momento, a ação foi tranquila, sendo que a Fiscalização encontrou poucos estabelecimentos abertos e de porte pequeno.

LEIA MAIS

Covid 19: mãe e tia do ex-prefeito Julio Lossio deixam UTI e seguem para quarto de hotel em Recife

Na tarde de ontem (9), a mãe do ex-prefeito Julio Lossio, Dona Lúcia Maria Couto Lossio de Macedo, de 75 anos, recebeu alta da UTI e se reencontrou com sua irmã, Carmem Couto Lossio, de 78 anos, que tinha recebido alta da UTI na última segunda-feira (8). De acordo com informações de uma pessoa ligada à família, as duas agora seguem em recuperação no quarto do Hotel.

As irmãs passaram 10 dias internadas na UTI em decorrência da Covid-19.  Julio Lossio, que também é médico, passou todo o período ao lado delas auxiliando a equipe médica.

“Deus pode, Deus quer, estamos vencendo!”, postou Lossio nas redes sociais.

Pernambuco recebe mais 110.800 vacinas contra a Covid-19

Pernambuco recebeu, na noite desta terça-feira (09), mais 110.800 doses de vacina contra a Covid-19, do laboratório Sinovac/Butantan. A nova remessa saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 16h50, em voo da companhia aérea Latam, e foi desembarcada no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 19h40. Com essas doses, será iniciada em todo o Estado a vacinação do público com idade entre 75 e 79 anos, além de finalizar a imunização dos idosos de 80 a 84 anos e dar prosseguimento à vacinação dos trabalhadores de saúde. O Programa Estadual de Imunização encaminhará as remessas, na manhã desta quarta-feira (10), a todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), encarregadas de repassá-las aos seus respectivos municípios.

“Esse é mais um passo importante e significativo para o nosso sistema de saúde. Com o novo lote, seguimos firmes na nossa meta de garantir vacinas para os grupos prioritários, na primeira e segunda doses. Ao mesmo tempo, estamos dinamizando o nosso sistema, o que tem permitido a distribuição cada vez mais rápida da vacina para todas regiões e municípios do Estado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

LEIA MAIS

18 novos leitos de UTI devem ser abertos em Petrolina até a próxima sexta-feira, afirma Miguel Coelho

O prefeito Miguel Coelho informou ontem (09) que o município de Petrolina vai ampliar o número de leitos de UTI passando dos atuais 44 para 54 leitos. Serão 10 novos leitos abertos e contratados no Hospital Pro Matre, em Juazeiro/BA, com a Prefeitura de Petrolina fornecendo os respiradores e monitores, e o Governo de Pernambuco custeando as demais despesas.

De acordo com o prefeito, “até sexta-feira, outros 8 leitos devem ser abertos no Hospital Universitário, com o HU disponibilizando a estrutura e a prefeitura custeando as equipes com os profissionais envolvidos.

“Essas ações são imediatas e resultam dos esforços que temos feito desde o ano passado para a abertura de novos leitos. Somado a isso, solicitei ao Ministério da Saúde o envio de + 40 respiradores e monitores para a nossa cidade”, disse Miguel.

Mas, mesmos com essas novas conquistas, o prefeito deixou claro que todas essas medidas não podem significar um relaxamento dos cuidados.

“O uso da máscara, a higienização das mãos e evitar aglomerações continuam sendo necessários para todos, pois se a gente não fizer isso, os leitos podem novamente ficar cheios, colocando mais vidas em risco. É preciso um esforço coletivo. Com a participação de cada um, vamos vencer juntos!”, concluiu.

Veja vídeo:

Brasil tem novo recorde diário de mortes por covid: 1.972

O Brasil bateu, nesta terça-feira (9), mais uma vez um recorde de registros de mortes diárias por covid-19. Dados enviados pelos estados ao Conass (Conselho Nacional de Secretário de Saúde) e ao Ministério da Saúde mostram que foram 1.972 óbitos de ontem para hoje.

O total de vidas perdidas nesta pandemia chega a 268.370. Também foram notificados 70.764 novos casos de covid-19, levando o acumulado a 11.122.429. O Ministério da Saúde estima que 9,8 milhões já tenham se recuperado.

As médias diárias de novos casos e óbitos subiram para um patamar nunca visto desde o início da pandemia no país.

A média móvel de mortes atingiu 1.573 nesta terça-feira, um aumento de 45% em relação ao observado há 14 dias.

Já a média móvel de casos deu um salto de 41,6% na comparação com 23 de fevereiro, chegando a 67.929.

Juazeiro registra 120 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira e mantém taxa de ocupação de leitos de UTI em 97%

(Foto: Divulgação)

Informações divulgadas no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (9) mostram que  taxa de ocupação de leitos de UTI nos hospitais de Juazeiro, para tratamento de pessoas em estado grave por causa da Covid-19 se mantém em 97%. Na rede municipal apenas 1 leito está disponível.

Na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia), o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro  é de 94%, com 8 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Covid-19: prefeitura de Araripina publica decreto proibindo comercialização de bebidas alcóolicas a partir desta quarta

(Foto: Ascom/PMA)

A prefeitura municipal de Araripina, no Sertão de Pernambuco, baixou decreto nesta terça-feira (9) proibindo a comercialização de bebidas alcóolicas em todo e qualquer tipo de estabelecimento comercial do município. (Leia a íntegra do decreto).

A medida que começa a valer a partir dp meio-dia desta quarta (10) até à meia-noite do dia 18 deste mês, com a possibilidade de prorrogação, é uma tentativa de reduzir a transmissão do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Covid-19: Feiras livres de Juazeiro não funcionarão neste final de semana

(Foto: Ascom/PMJ)

Quem gosta de fazer compras nas feiras de Juazeiro precisa se antecipar. Nesta semana, elas acontecerão na sexta-feira (12) e não sábado e domingo como de costume. A iniciativa atende um apelo do governador Rui Costa durante reunião com os prefeitos do estado.

A mudança ocorrerá enquanto o decreto do governador, que trata do  lockdown nos fins de semana, estiver em vigor. Ou seja, até pelo menos o fim deste mês de março, o comércio ficará fechado sábado e domingo.

LEIA MAIS

Miguel anuncia abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento da Covid-19 em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Uma parceria ente a prefeitura de Petrolina e o Governo do Estado vai possibilitar a abertura de 10 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em estágio avançado. O anúncio das vagas foi realizado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta terça (9).

Os leitos serão abertos, nesta quarta (10), após negociação direta do prefeito Miguel Coelho com a direção do Hospital Promatre de Juazeiro. A Prefeitura entrará com a infraestrutura de equipamentos como monitores e respiradores. Já o Governo do Estado custeará as demais despesas. Com as unidades contratadas, Petrolina passa a ter 54 vagas na UTI da covid-19.

LEIA MAIS

Suzana Ramos e Miguel Coelho discutem ações conjuntas para frear a contaminação pelo novo coronavírus

(Foto: Marcel Cordeiro/PMJ)

Um encontro realizado nesta terça-feira (9) na prefeitura de Petrolina reuniu o prefeito Miguel Coelho e a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos por uma causa comum: medidas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

Durante a reunião, os gestores falaram sobre os desafios enfrentados durante esse período e as ações que estão sendo desenvolvidas para salvar vidas. Suzana agradeceu o apoio recebido pelo prefeito de Petrolina e se colocou a disposição para desenvolver estratégias conjuntas para Juazeiro e Petrolina.

LEIA MAIS

Juazeiro começa a vacinar idosos acima de 77 anos contra Covid-19 a partir desta terça-feira

Idosos com idade a partir de 77 anos já podem ser vacinados contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (9) nos Postos de Saúde de Juazeiro, na sede e na zona rural.

A Secretaria de Saúde (Sesau) ampliou os postos estratégicos de vacinação para alcançar o público-alvo com mais agilidade. Além das unidades do Santo Antônio/Mussambê, Quidé, Alto da Aliança, João Paulo II e Alto da Maravilha, também farão vacinação de idosos contra a Covid-19, as unidades do Dom José Rodrigues, São Geraldo, Vila Jacaré, Jardim Flórida e CSU.

LEIA MAIS

URGENTE: Projeto sobre compra de vacinas pode ser votado hoje, em Petrolina

Aero destacou que aprovação hoje é forma da Câmara contribuir para o combate a covid (Foto: Ascom CMP)

Nesta terça-feira (9) os vereadores de Petrolina estão reunidos de forma remota pela primeira vez em 2021. Durante a sessão, o presidente da Câmara, Aero Cruz (MDB) interrompeu os trabalhos para anunciar que um projeto de Lei do Poder Executivo deu entrada na Casa para votação urgente.

Trata-se do PL n° 07/2021, solicitando autorização do Poder Legislativo à Prefeitura adquirir vacinas contra a covid-19. “O projeto do Executivo solicita autorização da Câmara de Vereadores, para que junto com o Consórcio de Municípios, [a Prefeitura] possa fazer a compra das vacinas. Como é urgência urgentíssima, nós estamos aqui [para votar]. Quero colocar e pedir a compreensão, cumprindo o Regimento [Interno], estando embasado, gostaria de pedir a compreensão para colocar esse projeto hoje. Estamos falando de saúde pública”, disse o presidente.

Líder do Governo na Câmara, Ronaldo Silva (DEM) discursou na sequência, favorável à votação. Ele lembrou que matérias podem sim entrar em votação após a leitura da pauta, desde que sejam urgentes, como o de hoje. O edil também orientou a bancada a aprovar o PL. “Peço a todos os nobres companheiros e da Oposição, que possa pedir a sua bancada [para votar]”, enfatizou.

Petrolina registra mais cinco mortes por covid-19

Petrolina registrou mais cinco óbitos por covid-19 no boletim de segunda-feira (8). Os dados foram repassadas pela Secretaria de Saúde do município nesta manhã de terça-feira (9). Além disso, também foram confirmados mais 103 novos casos positivos da doença.

Números atualizados

Com mais 103 pacientes infectados Petrolina soma 17.265 casos confirmados desde o início da pandemia. 14.831 já estão recuperados, o que representa 85,9% do total de positivados. Os novos casos são: 45 pessoas do sexo masculino e 58 do feminino; os pacientes têm entre um e 80 anos.

Óbitos

As mortes confirmadas ontem são de quatro mulheres – com 64, 74, 84 e 88 anos – e um homem de 79 anos. Duas pacientes estavam internadas na rede particular e os demais, na rede pública. O idoso morreu no dia 04/03 e as mulheres, no domingo (7). Ao todo são 216 óbitos.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou a 95,5%. Isso signfica que, dos 44 leitos disponíveis, 42 estão com pacientes. São 27 pacientes de Petrolina e 15 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.708 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 12 são pretos, 74 pardos, um amarelo e 16 brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 71.453 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 2.218 casos ativos do novo coronavírus.