Prefeitura de Petrolina abre polo extra de vacinação contra a covid-19 nessa quarta-feira

A Prefeitura de Petrolina irá disponibilizar um polo extra de vacinação contra a COVID-19 nessa quarta-feira (11). A população poderá procurar, das 8h às 17h, o Parque Municipal Josepha Coelho para receber a vacina. As equipes estarão imunizando com doses iniciais e de reforço o público de 18 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde permanecerá com o polo até a sexta-feira (13). Para a população tomar a terceira dose (1 reforço) é necessário estar com quatro meses de intervalo da segunda dose. Já o segundo reforço, ou quarta dose, só está disponível para dois grupos: idosos a partir de 60 anos e pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40. Para receber a segunda dose de reforço é necessário levar o cartão de vacina e documento de identificação com foto. No caso das pessoas com obesidade, além destes documentos é necessário apresentar um laudo médico.

Covid: Brasil tem a semana com menor número de mortes desde início da pandemia

A primeira semana de maio registrou o menor número de mortes por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia, em 2020. Os dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que, entre 1º e 7, foram contabilizados 629 óbitos, uma redução de 29% em relação à última semana de abril.

Até então, o número mais baixo havia sido 672, entre 17 e 23 de abril. O patamar atual de óbitos só não é menor que o das primeiras três semanas da pandemia no Brasil, quando se contabilizaram 18, 96 e 318 falecimentos, indicam os dados oficiai.

Além disso, os números indicam estabilidade no quadro de infecções: são 28 dias de estabilidade. “As taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19/Srag [síndrome respiratória aguda grave] para adultos no SUS deixam de ser um indicador significativo. De forma geral, se observa a manutenção de taxas baixas, apesar de contínua redução de leitos, e já se verifica a retirada do indicador ou dados para calculá-lo em painéis/boletins de estados“, destacaram os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Petrolina registra três novos casos de Covid-19 no boletim de sexta-feira

O boletim de sexta-feira (6) aponta três novos casos de Covid-19 em Petrolina. Com essa atualização, o município chega a 53.197 pacientes infectados. Desse total, 52.095 já estão recuperados e há ainda 669 mortes, número que permanece inalterado na semana.

O município atualmente contabiliza 433 casos ativos da Covid-19. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 62, seis estão vagos. Isso significa que a taxa de ocupação está em 9,7%.

Petrolina não registra novos casos de Covid-19

O boletim de quarta-feira (4) não registrou novos casos de Covid-19 em Petrolina. Ontem foram realizados 110 testes, dos quais nenhum teve resultado positivo. Desta forma, Petrolina soma 53.191 casos positivos, 51.895 recuperados e permanece com 669 mortes.

Atualmente Petrolina soma 627 casos ativos da Covid-19. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA, dos  62, nove estão ocupados. Isso significa uma ocupação de 14,5%.

Petrolina registra mais dois casos de Covid-19

O boletim de segunda-feira (2) indica o registro de apenas dois casos de Covid-19 em Petrolina. A boa notícia é que não foram registrados novos óbitos. A cidade soma agora 53.190 pacientes infectados, 51.791 recuperados e permanece com 669 mortes.

Atualmente Petrolina registra 730 casos ativos da Covid-19. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI disponíveis na rede PEBA, dos 62 disponíveis, oito estão ocupados. Com a redução dos leitos vagos, a cidade tem ocupação de 12,9%.

Juazeiro registra três novos casos de Covid-19

O boletim divulgado na primeira segunda-feira (2) de maio registrou apenas três novos casos de Covid-19 em Juazeiro (BA). Agora a cidade soma 25.538 pacientes infectados.

Deste total, 25.041 estão recuperados. As mortes permanecem em 483 e o número de casos ativos é de 14.

Ocupação de leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede municipal é de 10% (nove leitos vagos), enquanto na rede PEBA é de 13%, com 54 leitos disponíveis.

COVID-19: Petrolina abre polo extra e amplia segunda dose de reforço

A Prefeitura de Petrolina inicia, nessa quarta-feira (27), a ampliação da segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19. A novidade é que agora todos os idosos com 60 anos ou mais poderão completar o ciclo com as quatro doses do imunizante. Vale ressaltar que para tomar a vacina, é necessário estar com quatro meses de intervalo da terceira dose (1º reforço).

Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas de quarta (27) até sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde montou um polo extra no Parque Municipal Josepha Coelho, que irá funcionar das 8h às 17h aplicando as quatros doses disponíveis na população a partir de 18 anos.

Para tomar a vacina, basta comparecer em uma UBS com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Para segunda, terceira e quarta dose, só é necessário levar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. No caso das pessoas com obesidade, para tomar a quarta dose é necessário levar, além destes documentos, um laudo médico.

Juazeiro registra 1 caso de covid-19 no boletim desta terça-feira

Nesta terça-feira (26), foi confirmado 01 novo caso da Covid-19 em Juazeiro. A informação está no boletim da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o levantamento, 25.528 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 25.035 já estão recuperados. Os casos descartados somam 37.801. Juazeiro tem 10 casos ativos do novo coronavírus. Não houve registro de óbito. O município contabiliza 483 mortes em decorrência da Covid-19.

LEIA MAIS

Pernambuco amplia segunda dose de reforço contra Covid-19 para idosos

 

 

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta segunda-feira (25.04), a ampliação da vacinação contra a Covid-19, com a segunda dose de reforço na população a partir de 60 anos de idade. O público de idosos é estimado em mais de 1,2 milhão de pessoas em Pernambuco, e até o momento cerca de um milhão deles já foram vacinados com a primeira dose de reforço (ou terceira dose), o que equivale a 80,6% da cobertura vacinal nessa faixa etária. Quando se considera a população com mais de 18 anos, o percentual de cobertura se aproxima de 50%. Já a segunda dose de reforço está com cobertura de 18% do público elegível.

Além da imunização contra a Covid-19, o governador também anunciou para o próximo sábado, dia 30, a realização de um “Dia D” de vacinação contra os vírus da influenza e do sarampo. Ele reiterou que as vacinas têm sido a principal arma na luta contra a pandemia, e ampliar a imunização contra o coronavírus e outras doenças, sobretudo nos grupos mais vulneráveis, é uma prioridade do Estado. “É uma medida que vai assegurar a proteção para os mais velhos e garantir que os números da Covid continuem caindo. Aproveito ainda para convocar todos os maiores de 60 anos e os pais das crianças de 6 meses a 4 anos de idade, para participar do nosso Dia D contra a influenza, que será realizado no próximo sábado”, reforçou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Bahia: Rui anuncia liberação do uso de máscaras em locais fechados

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vai liberar o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 também nos locais fechados. O novo decreto deve ser assinado ainda nesta segunda-feira (11), conforme anunciou o gestor estadual.

Segundo Rui, a medida leva em conta o fato de a Bahia ter registrado menos de 1 mil casos ativos de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo. Mesmo com a nova flexibilização, a máscara segue obrigatória em unidades de saúde, pública ou privada.

Petrolina registra mais 14 casos de covid

Mais 14 casos de Covid-19 foram registrados em Petrolina na quarta-feira (6). Esse número representa apenas 7% do público testado nos polos da Secretaria de Saúde ontem. Desta forma, o município contabiliza 53.128 pacientes infectados desde o início da pandemia.

51.696 dos pacientes já está recuperado e há ainda 668 mortes em decorrência da Covid. Petrolina registra ainda 764 casos ativos. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede PEBA, dos 95, 16 estão ocupados (16,8%).

Petrolina registra 17 casos de covid no 1º boletim de abril

Petrolina iniciou o mês de abril registrando mais 17 casos de Covid-19. O município agora soma 53.101 pacientes infectados, dos quais 51.666 estão recuperados. Sem novos óbitos no boletim de sexta-feira (1°), a cidade segue com 667 mortes.

Há ainda 768 casos ativos da Covid-19. Sobre a taxa de ocupação dos leitos de UTI na Rede PEBA, dos 95, 22 estão ocupados. Isso representa uma taxa de 23,2% de ocupação.

Pernambuco registra primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron

(Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

Pernambuco registrou o primeiro caso da subvariante BA.2 da Ômicron. A amostra foi identificada em testes realizados pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/FiocruzPE), entregue na quinta-feira (31/03) à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Este é o primeiro registro da sublinhagem. A paciente é uma idosa de 82 anos, com esquema vacinal completo. Contudo, ela  tinha diversas comorbidades e apresentou sintomas no final de janeiro, procurando atendimento em uma unidade básica do Recife. Ela teve piora no quadro e morreu no dia 20 de fevereiro.

LEIA MAIS

Covid: decreto reduz estado de calamidade para estado de emergência em saúde a partir desta sexta-feira (1°) em PE

Depois de flexibilizar o uso de máscaras em espaços abertos, o Governo de Pernambuco dá mais um passo rumo à normalidade, depois de dois anos enfrentando a pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira (30), o Diário Oficial traz o Decreto n°52.505/2022, que reduz o atual estado de calamidade pública para estado de emergência em saúde.

O que muda?

A medida passa a valer a partir desta sexta-feira (1°). Com esse decreto, o governador Paulo Câmara (PSB) reconhece a mudança no cenário da covid, que vem registrando diminuição na taxa de contaminação e internamentos. O decreto tem aval do secretário de Saúde, André Longo e mais quatro integrantes do Governo Estadual.

LEIA MAIS

PE: publicado decreto que desobriga uso de máscaras em locais abertos

A edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial de Pernambuco traz o Decreto nº 52.504/2022, que desobriga o uso de máscaras em locais abertos em todo estado. A medida também atualiza as orientações sobre eventos e mantém a obrigatoriedade da apresentação do comprovante vacinal contra a Covid-19 para adentrar a shows, espaços coletivos etc.

Máscara permanece obrigatória em locais fechados 

Conforme o decreto, o uso de máscaras segue obrigatório em ambientes fechados (escritórios, veículos entre outros) e para pessoas com sintomas de gripe ou Covid-19, imunossuprimidas, idosas, ou que não tenham completado o esquema vacinal, inclusive nos espaços abertos.

LEIA MAIS