Governo paga lote extra do PIS/Pasep; veja quem tem direito a receber

O governo federal vai liberar, nesta quarta-feira (15/10), um lote extra do abono salarial PIS/Pasep, voltado a trabalhadores que não receberam o benefício nos pagamentos regulares por falhas no envio de informações pelas empresas. Ao todo, cerca de 1,6 milhão de pessoas devem ser beneficiadas, somando R$ 1,5 bilhão em pagamentos.

abono é uma espécie de “14º salário” pago a quem trabalhou com carteira assinada e recebeu até dois salários mínimos mensais no ano-base. O valor pode chegar a R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, e varia conforme o número de meses trabalhados.

Quem tem direito ao lote extra

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o pagamento é destinado a quem:

  • teve carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
  • recebeu até dois salários mínimos por mês, em média, no ano-base 2023;
  • está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • teve os dados corrigidos pelos empregadores no sistema eSocial ou Rais até junho deste ano.

Muitos desses trabalhadores ficaram fora da primeira rodada de pagamentos, porque as empresas enviaram as informações com atraso ou inconsistências, informou o MTE.

Quem acredita ter direito e não foi incluído no pagamento pode abrir um recurso diretamente no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. O pedido será analisado pela pasta.

No entanto, não têm direito ao abono salarial trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física, ou empregados domésticos.

Como consultar e sacar o benefício

Para consultar se tem direito ao benefício, o trabalhador pode entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, usando CPF e senha do gov.br, ou fazer a consulta pelo telefone 158, do Alô Trabalho.

Com relação ao saque dos valores, segundo o MTE, os depósitos acontecerão de forma automática:

O saque pode ser feito até 29 de dezembro de 2025.

COVID-19: Petrolina abre polo extra e amplia segunda dose de reforço

A Prefeitura de Petrolina inicia, nessa quarta-feira (27), a ampliação da segunda dose de reforço da vacina contra Covid-19. A novidade é que agora todos os idosos com 60 anos ou mais poderão completar o ciclo com as quatro doses do imunizante. Vale ressaltar que para tomar a vacina, é necessário estar com quatro meses de intervalo da terceira dose (1º reforço).

Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, mas de quarta (27) até sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde montou um polo extra no Parque Municipal Josepha Coelho, que irá funcionar das 8h às 17h aplicando as quatros doses disponíveis na população a partir de 18 anos.

Para tomar a vacina, basta comparecer em uma UBS com documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Para segunda, terceira e quarta dose, só é necessário levar documento de identificação com foto e cartão de vacinação. No caso das pessoas com obesidade, para tomar a quarta dose é necessário levar, além destes documentos, um laudo médico.

Em outubro, bandeira tarifária fica vermelha e taxa extra na conta de luz chega a R$ 3,50

(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária vai passar para vermelha patamar 2, o mais caro previsto, e a taxa extra cobrada nas contas de luz vai subir em outubro para R$ 3,50 a cada 100 kWh consumidos.

O aumento é justificado pela estiagem e a necessidade de uso mais intenso das termelétricas. No mês de setembro, vigorou a bandeira amarela, que aplica uma taxa extra de R$ 2 para cada 100 kWh de energia consumidos.

Com informações do G1