Juazeiro conta com novo ponto de testagem da Covid-19

A prefeitura de Juazeiro decidiu abrir um novo ponto de testagem da Covid-19. A partir desta quarta-feira (13), quem apresentar sintomas da doença poderá realizar o teste ao lado da UPA, que fica na Avenida Lomanto Júnior.

Estamos acompanhando o crescente número de casos e criando estratégias para atender a todos. O novo ponto de testagem vem para agregar e atender a demanda que já é realizada pelo Lacen e pelas Unidades Básicas de Saúde de referência“, destacou Fernando Costa, secretário de Saúde de Juazeiro.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Juazeiro, Caroline Moraes, para realizar a testagem é preciso que a pessoa apresente, pelo menos, dois sintomas sugestivos de Covid-19 e esteja entre o 3º e o 7º dia de sintoma.

É necessário que se obedeçam aos dias de sintomas para o resultado não dar um falso negativo. Não adianta começar a sentir sintomas hoje e já querer fazer o teste“, explicou. Além disso, os pacientes precisam apresentar RG, CPF e Cartão SUS. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

LEIA MAIS

Petrolina: polo de testagem da Covid-19 passa a funcionar no ginásio Osvaldo do Flamengo

A partir desta segunda-feira (11), o polo de testagem da Covid-19 montado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, Sertão de Pernambuco, passa a funcionar no Ginásio Osvaldo do Flamengo, na rua André Vidal de Negreiros, vizinho a policlínica da Univasf, das 8h às 16h30.

A população precisa levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. A Secretaria ressalta que para realizar o teste é necessário estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas gripais. Já nos casos de contato com caso positivo, a pessoa deve esperar três dias para realizar o teste.

Venda de autotestes em Pernambuco aumenta cerca de mil por cento

Nas unidades da rede de farmácias Pague Menos, no estado de Pernambuco, o aumento nas vendas de autoteste para Covid-19 foi de 991% em junho comparado com o mês anterior.

Já os testes de Covid-19, feitos por farmacêuticos nos consultórios do Clinic Farma e com emissão de laudos, tiveram aumento 450% no mesmo período. A tendência de crescimento nos números de exames realizados na rede se mantém nos primeiros dias de julho.

LEIA MAIS

Juazeiro atualiza dados do boletim Covid-19 desta terça

Juazeiro registrou 53 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira (5). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município registrou um óbito por complicações da doença. Juazeiro contabiliza 487 mortes por Covid-19.

De acordo com o levantamento, 26.406 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 25.311 já estão recuperados. Os casos descartados somam 40.254. Juazeiro tem 608 casos ativos do novo coronavírus.

A morte foi de uma pessoa do sexo masculino, de 55 anos, em um hospital público de Juazeiro. O paciente possuía histórico de comorbidades.

LEIA MAIS

Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI ultrapassa 60% em Petrolina

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou, nesta terça-feira (05), o boletim epidemiológico referente ao último sábado (2) e essa segunda-feira (4). Dos 44 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 27 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 61,4% ocupação.

Além desses dados, a Secretaria de Saúde registrou 1.048 casos de COVID-19. Foram realizados 2.144 testes no polo montado pela secretaria. Um óbito foi registrado, sendo de uma pessoa do sexo feminino, de 91 anos, sem histórico de comorbidades. A morte ocorreu no dia 3 de julho. A cidade tem agora 673 mortes causadas pela doença.

Petrolina está com 56.883 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 52.713 já estão recuperadas, isso significa 92,8% de cura clínica. O município está com 3.427 casos ativos da Covid-19. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.

Comerciantes e funcionários do Mercado do Produtor de Juazeiro são vacinados contra Covid-19 e gripe

Comerciantes, funcionários e clientes do Mercado do Produtor de Juazeiro foram vacinados contra a Covid-19 e também atualizaram a caderneta de vacinação contra a gripe, nesta segunda-feira (4). A ação fez parte do cronograma de vacinação itinerante da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Muita gente ainda não tomou as doses de reforço. É o caso do comerciante de frutas, Gilmar de Souza, que aproveitou para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Ele foi junto com a esposa e dois filhos. “Eu  ainda não tinha tomado a vacina por conta da correria, mas a vacinação aqui no mercado nos ajudou muito“, revelou o comerciante.

A vacinação ocorreu sob demanda das secretarias, orgãos e autarquias da administração municipal. No caso do Mercado do Produtor, onde circulam diariamente uma média de 17 mil pessoas, a vacinação foi aberta ao público geral.

Nós entendemos que com um movimento desse tamanho, o Mercado do Produtor precisava dessa ação para aumentar a segurança de quem circula aqui dentro. Eu considero essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde importante  e vamos agendar mais vezes“, disse o diretor presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Carlos Neiva.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro modifica e amplia locais de testagem para Covid-19

Para evitar aglomeração de pessoas com sintomas gripais e trazer melhor organização, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), alterou a testagem para detecção da Covid-19. A partir desta terça-feira (5), os testes realizados no Lacen serão feitos mediante agendamento. Além do Lacen, a Sesau ampliou a testagem para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência. Quem estiver com sintoma gripal, poderá buscar também uma das unidades.

“Estamos analisando o cenário epidemiológico atual e montando estratégias para melhor atender a população. Já realizávamos testes em algumas UBSs, além do Lacen e das unidades de emergência como UPA e Maternidade, mas decidimos ampliar a testagem nas unidades, evitando que as pessoas se desloquem todas para o Centro da cidade para fazer o teste”, ressaltou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

UBSs de referência para teste Covid-19

A testagem é realizada nas UBSs João Paulo II, Itaberaba, Argemiro, Parque Residencial, São Geraldo, Maniçoba I, Mandacaru I, Itamotinga, Juremal, Junco, Goiabeira, Capim de Raiz, Lagoa do Salitre, Abóbora, Poções, Carnaíba do Sertão.

LEIA MAIS

Polo de testagem contra Covid-19 ficará aberto neste sábado em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Em busca de estratégias para ampliar a testagem contra a Covid-19 e atender toda a demanda, a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, decidiu manter aberto o polo do Centro de Convenções neste sábado (02), das 8h às 12h, para atender a população.

Para realizar o teste, é necessário levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que a população precisa respeitar o intervalo necessário para realizar a testagem.

As pessoas sintomáticas devem realizar o teste entre o terceiro e sétimo dia, já para quem teve contato com algum positivado, é necessário aguardar três dias após o contato.

Boletim dessa quinta registra mais de 400 casos da COVID-19 em Petrolina

(Foto: @Kaio)

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa quinta-feira (30) registra 455 casos de Covid-19. Foram realizados 875 testes no polo montado pela secretaria.

Petrolina está com 55.050 pessoas já infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 52.621 já estão recuperadas, isso significa 95,6% de cura clínica. A cidade permanece com 671 mortes causadas pela doença. O município está com 1.758 casos ativos da Covid-19.

O boletim ainda registra que, dos 46 leitos de UTI disponíveis para a rede PEBA, 24 estão ocupados, com isso, a taxa fica em 52,2% ocupação. Outras informações sobre a pandemia estão disponíveis no site da prefeitura.

Petrolinense relata negativa da vacinação contra Covid-19 em UBS; Sindsemp e Prefeitura comentam situação

Um morador de Petrolina entrou em contato com o programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina de quinta-feira (30), relatando que, apesar de ter chegado no horário para se vacinar contra a Covid-19, ele não recebeu a dose do imunizante.

O caso foi registrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Gercino Coelho. “Cheguei às 16h03 e não me atenderam mais, porque falaram que tinha passado do horário. Mas eu olhei no site da Prefeitura e o atendimento vai até 16h30, eles não quiseram atender de forma nenhuma“, relatou o ouvinte identificado como Samuel.

Ele ainda narrou que somente conseguiu se imunizar ao ter que se deslocar do Gercino Coelho para o São Gonçalo. E criticou o atendimento na primeira UBS. “Se é até 16h30 tem que cumprir o horário, é um absurdo. E orientem mais o pessoal que trabalha [lá], são muito mal educados, especialmente o porteiro“, relatou.

LEIA MAIS

Após festejos juninos, municípios do interior da Bahia registram alta nos casos de Covid-19

(Foto: Divulgação)

O São João de 2022 foi marcado por grandes festas em vários estados do Nordeste e na Bahia, o resultado das aglomerações já está sendo percebido. Os municípios do interior estão registrando crescimento no número de casos positivos da Covid-19.

Em Amargosa, no centro-sul do estado, a alta foi de 1.533% nos casos ativos após a festa promovida pela Prefeitura. Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Irecê, Senhor do Bonfim, Ibicuí, Jequié e Cachoeira foram algumas das cidades mais procuradas para viagens durante o São João.

LEIA MAIS

Casos de Covid em Petrolina, número de pessoas positivadas pode ser bem maior

Não é nenhuma surpresa o que estamos presenciando após a festa de São João em Petrolina. O grande número de pessoas testando positivo para a doença já era esperado devido as grandes aglomerações de pessoas, sobretudo no Pátio de Eventos. Está sendo assim em Petrolina e não será diferente nas demais cidades que realizaram o evento junino.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nessa terça-feira (28) registrou 243 casos de Covid-19. Foram realizados 605 testes no polo montado pela secretaria. No entanto, há uma subnotificação,  muitas pessoas estão adquirindo os testes rápidos e realizando o procedimento em suas residências, ficando fora das estatistas oficiais do município.

Os postos de testagens estão lotados, é muita gente com os sintomas da Covid 19: febre, coriza, dor de cabeça, tosse e etc.

Por outro lado, informações dão conta que muitos profissionais da saúde também testaram positivo para a Covid e estão isolados em suas residências, sendo essa uma das grandes preocupações da gestora da saúde em colocar um maior números de profissionais para atender à população.

Petrolina: testagem contra Covid-19 passa a ser no Centro de Convenções

(Foto: Divulgação)

Devido ao aumento da procura de testes contra Covid-19, a Prefeitura de Petrolina decidiu alterar, nesta quarta-feira (29), o local da realização dos testes. O ponto que funcionava no Centro Covid, no Centro, foi fechado e as equipes começaram a fazer os atendimentos no Centro de Convenções, na Avenida do Centro.

A testagem acontece de segunda a sexta, das 8h às 16h30. A população precisa levar um documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

A Secretaria ressalta que para realizar o teste é necessário estar entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas gripais. Já nos casos de contato com caso positivo, a pessoa deve esperar cinco dias para realizar o teste.

LEIA MAIS

Juazeiro: cronograma semanal da vacinação itinerante contra a Covid-19 é divulgado

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, divulgou o cronograma de vacinação itinerante contra a Covid-19. Confira a programação desta semana a seguir.

Nesta terça-feira (28), a unidade móvel estará no distrito de Maniçoba II, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). Na quarta-feira (29), a vacinação itinerante estará na Maniçoba I A, em frente à UBS.

Na quinta-feira (30), será no distrito de Mandacaru II, também em frente à UBS da comunidade. E na sexta-feira (01), Campos será a comunidade atendida.

LEIA MAIS

Casa Nova: 4ª dose contra Covid para profissionais da saúde já está liberada


A Prefeitura de Casa Nova (BA) anunciou, através das redes sociais, na segunda-feira (27) que a quarta dose da Covid-19 para mais um grupo da população. A segunda dose de reforço pode ser tomada por quem tem 40 anos e os trabalhadores da saúde.

Contudo, é necessário ter tomado a dose anterior há pelo menos quatro meses, respeitando o intervalo determinado pelo Ministério da Saúde. As doses estão disponíveis na Sala da Vacina de Casa Nova. É necessário apresentar RG, Carteira de vacinação, Cartão do SUS ou CPF.