Casa Nova: Prefeito busca todos os meios para acabar com racionamento de água

Acompanhou o prefeito Wilker Torres a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira. (Foto: ASCOM)

Uma rede de distribuição com quase 50 anos de existência, que não atende a demanda, baixa do lago e distância cada vez maior da captação, bombas antigas e defasadas além de problemas financeiros e administrativos herdados da gestão anterior. Tudo isso contribui para que a administração do SAAE de Casa Nova tenha dificuldades crescentes no atendimento à população.

O prefeito Wilker Torres está em Brasília nesta terça-feira (19), acompanhado do Deputado Elmar Nascimento buscando a liberação dos recursos já comprometidos pela direção da CODEVASF para aquisição de bombas, nova adutora e melhoria da rede de água para sanar definitivamente o problema de abastecimento. Acompanhou o prefeito Wilker Torres a Diretora do SAAE, Dagmar Nogueira.

“É uma luta árdua” – constata o Deputado Elmar Nascimento – “Temos o compromisso de aproximadamente 8 milhões através da CODEVASF e estamos aqui hoje com o prefeito cobrando do Presidente Antônio Avelino Neiva a liberação destes recursos. Vamos insistir até essa obra ser concretizada!”

Wilker Torres reforça: “Nesta audiência com o presidente da CODEVASF insistimos, eu e o Deputado Elmar, na urgência da liberação destes recursos. O povo de Casa Nova não pode ser mais penalizado com a falta de água nas torneiras, com racionamento” e completa: “O presidente da CODEVASF sabe que o município não tem recursos para investir na melhoria da captação e da rede. Pelo que ouvimos em resposta ao nosso apelo, acredito que a liberação será rápida. Fiz um compromisso de atender às necessidades de água da cidade e vou cumprir!”

Santana do Sobrado, em Casa Nova, recebe reparos na iluminação pública

(Foto: ASCOM)

Neste final de semana, a equipe de iluminação pública da prefeitura de Casa Nova realizou reparos, reposição de braços e de lâmpadas nos postes elétricos no distrito de Santana do Sobrado. A ação atendeu a uma solicitação dos vereadores da base governista da localidade.

A equipe começou o trabalho pela comunidade do Recanto do Sobrado com a reposição de 80 lâmpadas e reparos na rede. Até o final desta semana, todo o distrito será atendido.

De acordo com o vereador Fredão de Benedito, essa ação pretende aumentar a segurança e melhorar a circulação noturna nas ruas, garantindo uma iluminação pública de qualidade.

“Ouvi a reclamação a comunidade e fui cobrar da administração uma resolução. De pronto, o prefeito determinou a equipe para realizar o serviço que já iniciou trazendo qualidade de vida para nosso povo”, pontuou.

Casa Nova: SINDAE conversa com prefeito e encerra greve no primeiro dia

Trabalhadores encerraram greve após conversa com Wilker Torres, prefeito da cidade. (Foto: ASCOM)

A greve deflagrada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente (SINDAE) em Casa Nova (BA), programada para durar 48 horas, foi encerrada por decisão de assembleia ainda durante o dia 11/09, depois que os representantes do SINDAE levaram aos trabalhadores o resultado do encontro com o prefeito Wilker Torres.

De acordo com Hamilton de Nascimento Souza, Diretor de Base do SINDAE em Casa Nova, o prefeito se comprometeu a encaminhar a pauta de reivindicações ao jurídico, abriu a possibilidade de discutir o reajuste salarial e marcou uma nova reunião com os trabalhadores para o próximo dia 20.

“Há boa vontade de conversar de parte a parte e os trabalhadores decidiram pelo encerramento da greve” – diz Hamilton – “Isso não encerra a possibilidade de uma nova greve, até por período indeterminado, mas já houve conversações  e isso era nossa exigência para o encerramento da greve”.

Para o prefeito Wilker Torres “o dialogo é o único caminho para a solução de impasses. O pessoal do SAAE e o SINDAE compreendem as dificuldades, sabem o tamanho da crise e sabem também que faremos tudo que for possível, sem comprometer mais ainda as condições de investimento e manutenção do SAAE. Vamos chegar a um acordo”, afirmou.

Casa Nova: prefeito garante que vai pagar complemento do salário a quem trabalhou e manda recado aos insatisfeitos

Prefeito Wilker Torrres afirma que vai pagar salários a quem trabalha e que os que comem miando não interessam ao governo

No início da tarde deste domingo (10), o prefeito de Casa Nova-BA, Wilker Torres (PSB), contestou, ao participar do programa Alerta Geral, transmitido em cadeia pelas rádios Grande Rio AM e Emissora Rural, uma denúncia postada em alguns blogs da região informando de forma distorcida que os contratados que começaram receber seus pagamentos na última sexta-feira (08), estavam recebendo abaixo do salário mínimo, o que não é permitido pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT em vigor.

“Sexta-feira passada foi paga a folha dos 15 dias antes do decreto e quem trabalhou o mês, que foi autorizado a trabalhar, o município vai pagar os outros 15 dias”, ressaltou Wilker, referindo-se ao Decreto Municipal nº 260/2017, que “estabelece medidas à contenção de despesas com pessoal pelo Município de Casa Nova/BA, no presente exercício financeiro, bem como medidas administrativas voltadas à revisão de sistema remuneratório dos servidores municipais e dá outras providência.

Wilker disse que como cidadão casanovense nunca deu calote em ninguém e que não seria agora como prefeito que daria. Ele atribuiu o fato a boatos criados por setores da oposição que querem a todo custo desestabilizar o seu trabalho. “Por que fica esse grupinho de mentirosos, que o povo já sabe, que excluiu nas urnas, que teve uma insignificância de votos como o candidato a prefeito e um ex-vereador que não teve voto, todo mundo viu, a resposta já deram a ele e acho que ele não entendeu ainda, mas fica esse pessoal inventando calúnias”, assegurou.

Comendo e miado

O prefeito foi sincero ao relatar que o objetivo do decreto é valorizar que trabalha e está do lado da gestão. “Tem pessoas que ficam por baixo, de forma rasteira, e até às vezes do próprio governo, aquelas pessoas que ficam comendo e miando, essas pessoas nós não queremos com a agente, eu agora vou fazer uma Reforma Política, quem quer está no governo tem que está no governo, agora não pode está no lado bom e metendo o pau no governo”, alertou.

De acordo com Wilker, ainda essa semana os partidos que estão na base do governo sejam convocados para uma conversa e quem estiver insatisfeito tem que ir para oposição mesmo. “E vai ficar lá com os desqualificados que já estão lá”, alfinetou.

Casa Nova: Segundo prefeito, oposição quer o pior para a cidade

(Foto: ASCOM)

As manifestações de alegria demonstradas por integrantes da oposição durante a semana, depois de constatado os problemas com o abastecimento de água em Casa Nova, deixaram o prefeito Wilker Torres indignado.

“Não se pode conceber que uma pessoa que se diz político, preocupado com o bem estar da população, faça festa e fique nesta alegria toda só porque sabe que a população de Casa Nova está tendo problemas com o abastecimento de água!”.

Wilker afirmou que essas manifestações partem “de duas ou três pessoas”. Segundo o chefe do executivo municipal, “nunca a oposição foi tão raivosa a ponto de querer o mal da população porque acha que leva vantagem politica. Além da água falam da saúde. Só eles falam mal. A população que é atendida está satisfeita”.

No final da tarde deste sábado (09) o prefeito emitiu uma nota e definiu as acusações feiras a ele como “uma investida daqueles que foram rejeitados pelas urnas em outubro do ano passado”. 

LEIA MAIS

Casa Nova: Associativismo leva equipe a trabalhar de domingo a domingo

(Foto: ASCOM)

Ao falar sobre a  disposição da equipe de associativismo em ir a campo de domingo a domingo, Carlos Tigre, secretário de Governo, afirmou que Casa Nova tem muito a se recuperar.

“O tempo que perdemos, o atraso em tudo que nossas comunidades poderiam ter ganho, a ausência de dialogo e do poder público e a falta de incentivo à colaboração e associação entre os moradores das comunidades. Casa Nova perdeu e cabe a nós recuperar estas perdas. Não temos mais tempo a perder”.

Neste domingo, como tem feito invariavelmente desde janeiro, Carlos do Tigre reuniu a equipe: Josimar Amorim (Coordenador da Sec. Educação); Maria José (Pedagoga – Ação Social); Rivelino Santos (Coordenador Pipas Exercito); Célio Roberto Bodão – Colaborador e Soledade – Liderança Comunitária e atendeu a um roteiro traçado durante a semana, depois de identificar as localidades que mais necessitam da presença do governo.

Da sede para o Mucambo, reunião com os moradores e agendamento de reunião com os associados da comunidade; atendimento da Unidade Móvel com médico, enfermeira, odontólogo e visita ao prédio da escola local.

Do Mucambo para Palmeira e São Bento, uma região inteira percorrendo estradas que foram patroladas e conferindo a qualidade dos serviços executados. A equipe esteve na Palmeira, 56, São Bento Salãozinho, Planta, Serra , São Bento e outras regiões próximas.

LEIA MAIS

Governo do Estado anuncia licitação para recuperação da BA-210 entre Juazeiro e Paulo Afonso

A licitação foi aberta de acordo com a Portaria 001/2017 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia. (Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (23) a prefeitura de Juazeiro divulgou que a licitação da obra de recuperação da BA-210 entre Juazeiro, Curaçá, passando também pelos municípios de Abaré, Rodelas e Glória até Paulo Afonso, foi aberta de acordo com a Portaria 001/2017 publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia.

O assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas da Prefeitura de Juazeiro, Isaac Carvalho, em contato com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, recebeu a informação da publicação nesta quarta-feira.

“Intervenções de melhorias nessa importante rodovia que interliga diversos municípios da região é algo que a população já ansiava há muito tempo e cuja luta ganhou força na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, quando o mesmo reivindicou a obra em diversas oportunidades nas audiências com o Governador e com o secretário de Infraestrutura, acompanhado à época também pelo então prefeito de Curaçá, Carlinhos Brandão”, informou a prefeitura.

Casa Nova busca certificação do selo UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes

Cosme Coelho ao lado do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, encarando novo desafio com UNICEF. (Foto: ASCOM)

Indicado pelo prefeito Wilker Torres para Articulador no município, Cosme Coelho, garantiu que “realizaremos todas as ações possíveis para conseguir a certificação de Município Aprovado. Já estamos encaminhando contatos com as secretarias que vamos envolver diretamente nas ações, com o Poder Legislativo e Judiciário. Vamos conversar com as associações e clubes de serviço. Encaramos esta tarefa que nos foi dada pelo prefeito Wilker Torres como um desafio que vamos vencer” .

Cosme Coelho foi designado articulador na data da assinatura do termo de adesão de Casa Nova à Articulação do Selo UNICEF, Edição 2017/2020. Assinaram o termo o prefeito Wilker Torres e a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. Na mesma data, Jaílson da Silva Santana foi designado Mobilizador de Adolescentes e Jovens.

LEIA MAIS

Casa Nova sedia congresso do PSB e escolhe novo diretório

Durante o congresso foram eleitos os membros da Executiva Municipal. (Foto: Divulgação)

No último sábado (19) Casa Nova sediou um congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para discutir a situação nacional do partido. Durante o evento foram eleitos a Executiva Municipal.

O evento reuniu centenas de filiados, simpatizantes, representantes de partidos aliados. A cidade em menos de 5 anos e elegeu o prefeito e três vereadores, do partido socialista. O prefeito Wilker Torres, eleito Presidente do PSB, aproveitou a reunião para falar sobre as dificuldades que tem enfrentados em menos de dois anos.

“Mais que nunca vamos precisar de vocês e de todos os partidos da base. Unidos somos fortes”, declarou Wilker Torres. “Com essa oposição que está aí continuaremos no poder por muitos e muitos anos. Quem não fez quando pode, não fará quando puder”, concluiu o prefeito de Casa Nova.

O Congresso elegeu a seguinte Executiva Municipal: Presidente: Wilker Oliveira Torres; Vice-Presidente: César Torres Santos; 1º Secretário: Carlos Alves Costa; 2º Secretário: Gisnaldo José de Oliveira Dias; 1º Tesoureiro: Cosme Coelho; 2º Tesoureiro: José Valdo dos Santos Passos e Líder do Governo: Vinícius Patrick Teles de Souza.

“Não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados”, diz Wilker Torres sobre multas aplicadas pelo o IBAMA na região

Alguns produtores chegaram a receber multa no valor de 50 mil reais. (Foto: Divulgação)

Os produtores de Casa Nova, estão preocupados com o número de multas aplicadas pelo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( IBAMA), na região. O prefeito Wilker Torres (PSB) ficou ao lado dos agricultores e pretende recorrer.

Na última quinta-feira (17), uma reunião entre agricultores, representantes do Ibama e prefeitura, foi tensa e de desabafo. “Nós estamos em uma situação caótica, se essas fazendas, se essas propriedades, se esses produtores, fecharem as suas portas, nós teremos um caos social maior do que nós já estamos tendo”, afirma o Superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Isael Amara.

“A partir de segunda-feira (21), todos os produtores de Casa Nova que foram multados pelo IBAMA procurem Isael na Agencia do Meio Ambiente. Vamos recorrer de todas as multas, levantar provas, juntar documentos e entrar com uma ação coletiva para anular estas multas do IBAMA. Se for necessário vamos criar uma comissão, ir a Salvador, ao governador, à Brasília, ao ministro, mas não vamos deixar Casa Nova e seus produtores prejudicados por este festival de multas”, declarou Wilker Torres.

Casa Nova: Congresso do PSB vai reafirmar compromisso com demandas da comunidade

As votações devem acontecer a partir das 18h na Câmara de Vereadores de Casa Nova. (Foto: ASCOM)

Programado para acontecer neste sábado (19), na Câmara de Vereadores de Casa Nova (BA), o Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegerá o Diretório Municipal e os suplentes, além do Conselho de Ética e disciplina partidária e Conselho Fiscal, e escolher delegados ao Conselho Estadual.

Segundo o secretário municipal do PSB , Carlos do Tigre, “o Congresso do PSB vem em um momento importante para Casa Nova. É um momento de definições, de compromissos, de nos aproximarmos cada vez mais da população e de suas demandas”.

“Estamos reiterando o convite a todos os militantes e filiados ao partido, convidando as lideranças políticas, os líderes comunitários e a sociedade casanovense para participar deste momento político importante para o futuro de Casa Nova”, complementou.

“É importante esta discussão política neste momento de crise. Casa Nova foi administrada anteriormente como se fosse propriedade de poucos, sem ouvir a população. Tivemos esta semana um exemplo de transparência e respeito com a população. O prefeito foi à rádio, explicar as decisões que tomou sobre o funcionalismo, a necessidade de cortar gastos e deu o exemplo: cortou do seu salário e dos agentes políticos do executivo. O PSB administra assim, pensando primeiro na população”, afirmou Carlos.

As votações devem acontecer a partir das 18h na Câmara de Vereadores de Casa Nova. “O Congresso é aberto. Estaremos o dia inteiro promovendo o debate, a discussão. O presidente atual, nosso prefeito Wilker , vai estar presente, discutindo a relação partido e sociedade. Queremos a presença de companheiros de outras cidades próximas e de representantes de todos os partidos que participam do governo em Casa Nova. Reiteramos o convite e a importância da presença de todos”, finalizou.

“Cortamos tudo o que foi possível”, diz Wilker Torres sobre a redução do seu salário e de secretários em Casa Nova

O decreto lembra das exigências do Ministério Público e do Tribunal de Contas, dos vícios e ilegalidades herdadas de administrações anteriores. (Foto: ASCOM)

Um decreto publicado nesta quarta-feira (16), busca reduzir os gastos na prefeitura de Casa Nova, através da Lei de Responsabilidade Fiscal. O decreto determina a redução de 20% nos vencimentos de todos os agentes políticos da prefeitura, prefeito, vice e secretários.

“O problema está nas finanças públicas do Brasil e na desorganização que herdamos da administração anterior. Casa Nova era administrada com déficit, gastando mais do que recebe. E neste último trimestre a situação se agravou” – afirma Wilker Torres.

Para evitar que o problema financeiro seja ampliado, Wilker Torres resolveu tomar uma decisão drástica, mas necessária. “Estabelecer novas regras, cortar do próprio salário e dos secretários, olhando sempre para o bem do município e a maioria da população, que quer serviços funcionando, professores e médicos presentes e manter os avanços que já conquistamos”, afirmou Wilker.

O decreto lembra das exigências do Ministério Público e do Tribunal de Contas, dos vícios e ilegalidades herdadas de administrações anteriores, das informações obtidas pelo Controle Interno e principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“A escolha é simples: cortar na carne, economizar, reduzir despesas ou perder o controle e o município ficar ingovernável. Pensamos na população”, completa o prefeito.

Além das determinações para contenção de despesas em geral, o decreto determina a redução de 20% nos vencimentos de todos os agentes políticos da prefeitura, prefeito, vice e secretários. “Cortamos tudo o que foi possível, pensando no melhor para Casa Nova e sua população”.

Festa do Bom Jesus acontece hoje no Poço da Pedra em Casa Nova

Assim como todos os anos, uma verdadeira multidão é esperada para hoje (14) durante as festividades do Bom Jesus, padroeiro do distrito de Poço de Pedra, interior do município de Casa Nova-BA.

Além da festa religiosa, fazem parte da tradição as apresentações das atrações musicais. Este ano consta da programação: Na Vera, Zeca Bota Bom, Elson Vaqueiro e Sérgio do Forró.

O prefeito da cidade, Wilker Torres, já confirmou presença com toda sua comitiva.

PSB de Casa Nova prepara Congresso Municipal

(Foto: ASCOM)

No poder em Casa Nova, município no norte da Bahia, há oito meses o Partido Socialista Brasileiro – PSB quer mostrar que “nem tudo é farinha do mesmo saco”, como afirma Carlos do Tigre (Carlos Alves Costa), Secretário do PSB no município: “Estamos preparando o I Congresso Municipal do PSB. Queremos avaliar estes meses de gestão, discutir alternativas e encontrar caminhos para que possam acelerar o processo de inclusão e desenvolvimento”.

“O prefeito Wilker Torres do PSB, 40, chega no oitavo mês de gestão administrando muito mais que demandas crescentes e dinheiro escasso no caixa. Ele colocou sua habilidade à prova em um dos períodos mais turbulentos e de maior desconfiança da história política e econômica do País” – constata Carlos do Tigre – Wilker, adotou regras simples, porém fundamentais em uma época de tantas mudanças e expectativas por parte das pessoas. Empresário e com participação na política municipal, Wilker adotou o diálogo, a transparência, o trabalho e o bom senso para atender aos anseios da comunidade.”

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito assina termo de cooperação com DETRAN

O prefeito Wilker Torres assinou na tarde desta quarta-feira termo de cooperação entre a Prefeitura de Casa Nova e o DETRAN, representado pelo seu Diretor Geral, Lucio Gomes, dando andamento ao projeto de municipalização do transito urbano da cidade de Casa Nova.

O prefeito Wilker destaca a disposição do DETRAN de contribuir com a municipalização: “Este termo de cooperação é o resultado das conversas que mantivemos e vai nos dar suporte para realizar as alterações que propomos. O transito da cidade de Casa Nova está um caos e é urgente esta regulamentação”.