“Quando começamos o governo elencamos as prioridades e temos feito o possível”, diz Wilker sobre ações em Casa Nova

Em entrevista, o prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres, falou sobre as dificuldades da gestão no município e sobre o trabalho realizado em quase um ano à frente do Poder Executivo.

Na oportunidade, Wilker destaca os avanços nas áreas da educação e saúde. Além disso, o prefeito lembra dos trabalhos de recuperação de estradas, abastecimento de água em comunidades da Zona Rural e das metas e prioridades do governo para os próximos anos. Por fim, faz um balanço do seu primeiro ano como gestor.

Confira

Casa Nova: Equipe que incentiva associativismo é reforçada

(Foto: ASCOM)

Prefeito Wilker Torres acompanhou de perto, neste sábado (04), as visitas da equipe que incentiva e promove o associativismo nas comunidades do interior de Casa Nova e que continuaram neste domingo (05).

Acompanharam o Prefeito o Vereador Cacado e Vanderlin; Cosme Coelho, Chefe de Gabinete; o Secretário de Urbanismo, Vadinho, Valtinei representando o Secretário de Obras; Vagner Lima, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cidão, Diretor do Sindicato.

Para o Prefeito, que participou da reunião com a Associação de Pintado e de Estreito, que ficam na região da Tiririca, Luiz Viana, “estar presente, ouvindo as demandas da população, escutando as lideranças comunitárias, como Manoel Bagagi e Adão, nos dá a certeza que estamos no caminho certo”.

“O Associativismo, a união das comunidades, dá muito mais força para reivindicar. Não é um morador que pede, é a comunidade que reivindica, que cobra, que escolhe suas prioridades. Com estas demandas, nos reunimos e decidimos em conjunto as parcerias, as ações que beneficiam as famílias. Esta  é uma forma nova de governar, ouvindo a comunidade. Vamos continuar fazendo isso” – garante o prefeito ao falar com a comunidade, expondo as dificuldades e colocando a máquina administrativa da prefeitura a serviço dos que mais precisam.

LEIA MAIS

Casa Nova: População encontra cemitérios limpos e reformados no feriado de finados

Os serviços foram realizados pela Secretaria de Urbanismo, sob a responsabilidade do Secretário Jossivaldo Rodrigues de Souza Silva. (Foto: ASCOM)

O feriado dessa quinta-feira (02), Dia de Finados, uma antiga tradição religiosa de lembranças e homenagens aos que morreram, foi de grata surpresa para as pessoas que visitam os cemitérios, pranteiam seus mortos e os homenageiam nesta data: os cemitérios Caminho Eterno do Céu e Jardim da Saudade foram inteiramente limpos, capinados, as capelas reformadas e iluminados.

“Nem parece o do ano passado. Está limpo, cuidado, os caminhos sem entulho”, comentou Dona Ana Júlia Bastos, uma senhora de quase 70 anos que religiosamente vem Caminho Eterno todos os anos.

Não apenas Dona Ana Júlia mostrou sua satisfação: Dezenas de outros visitantes externaram opiniões favoráveis e alguns, que se depararam com o prefeito Wilker Torres, quando de sua visita ao cemitério, fizeram questão de parabeniza-lo pessoalmente.

LEIA MAIS

Solidariedade e combate ao câncer de mama marcam a Corrida Outubro em Casa Nova

(Foto: ASCOM)

Realizada na manhã deste domingo, dia 29 de outubro, na região central do município de Casa Nova, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa cumpriu dupla missão: conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero e ajudar a Casa do Oleiro, instituição que realiza a reabilitação de dependentes químicos, com a doação de alimentos.

Os cerca de 300 participantes, divididos entre homens e mulheres nas modalidades corrida e caminhada, percorreram cinco quilômetros pelas ruas centrais de Casa Nova. Cada inscrito assegurou a destinação de um quilo de alimento para a Casa do Oleiro. O evento, em sua primeira edição, é uma realização de Tum Produções e do grupo Bonecas de Ferro.

Para Marília Pereira, organizadora da corrida, a iniciativa já nasceu vitoriosa, “porque alerta às mulheres quanto à prevenção do câncer, estimula a prática de atividades físicas e contribui para o trabalho de recuperação de dependentes químicos”.

Doação

Logo após o fim do evento, tudo que foi arrecadado, cerca de 300 quilos de alimentos, foi levado para a Casa do Oleiro, instituição filantrópica de Casa Nova que se dedica à recuperação de dependentes químicos. Em funcionamento há quase dois anos, já abriga 22 pessoas e carece de doações para garantir o atendimento.

O empresário Tum, que percorreu os cinco quilômetros da caminhada e foi pessoalmente entregar as doações, fez uma avaliação positiva do evento. “Conseguimos mobilizar a nossa comunidade, atrair competidores de fora e, sobretudo, contribuir para a manutenção da Casa do Oleiro, instituição que precisa da atenção dos empresários e da população em geral”, afirmou Tum.

Pódio

No masculino, o grande vencedor foi Welton Ribeiro, com Edmilson Macedo em segundo e Robson Santos em terceiro. Na feminina, Francisca Ribeiro foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Em segundo lugar, ficou Frances Cláudia e Fabiane Moraes completou o pódio.

Por falta de pagamento do Governo da Bahia, cerca de mil alunos de Casa Nova podem ficar sem aula

Motoristas reclamam de atraso de pagamento do Governo do Estado. (Foto: Manoel Leão)

Cansados das promessas que nunca se cumprem, 20 proprietários de ônibus que transportam alunos do interior de Casa Nova (BA) para a sede ou para as extensões dos colégios estaduais resolveram na tarde desta segunda-feira (23) paralisar o transporte.

André Lima, um dos proprietários, que fala mesmo temeroso “das represálias”, explica. “A situação é feia. A gente rodou no mês de março e ainda tem umas diárias sem receber. Mês de agosto não saiu nada, mês de setembro não recebemos. Estamos no final do mês de outubro sem receber um real!”

Segundo André Lima, rodeado de diversos outros proprietários de ônibus, cada um deles transportam em média 55 a 60 alunos diariamente, alguns percorrendo mais de cem quilômetros por dia. Porém, nem o governo, nem os responsáveis pela empresa que presta o serviço dão explicações. “É hoje, é amanhã e nada. Só promessa mesmo”.

(Foto: Manoel Leão)

Esta semana o posto que vendeu combustível à empresa responsável pelos veículos parou o fornecimento por falta de pagamento.

“Resolvemos parar, porque agora  estamos andando com óleo que tomamos emprestado. Quem presta serviços ao município está normal, está bom demais, recebe certinho a cada trinta dias enquanto a gente tem 90 dias sem receber um real”, fala outro proprietário, que não quer se identificar.

LEIA MAIS

Jovem some após pegar van de Casa Nova a Juazeiro; Família procura há dois dias e pede ajuda

(Foto: Divulgação)

No último sábado (21), Maria Eduarda Ferreira de Andrade, de 14 anos, desapareceu após pegar uma van que fazia linha entre as cidades de Casa Nova (BA) e Juazeiro (BA). A jovem desceria na cidade de Petrolina.

De acordo com informações de seus familiares, ela estava em uma festa de aniversário no Projeto Senador Nilo Coelho, N-4, onde moram alguns parentes da jovem.

Maria Eduarda, ao pegar a van, estava trajando um short preto e um casaco branco amarrado na cintura e calçava uma sandália rasteira. Quem tiver informações sobre a jovem pode entrar em contato através do telefone (87) 9 8844-2302.

Casa Nova registra dois homicídios em menos de 12h

Dois homens foram mortos a tiros em Casa Nova. O primeiro crime foi registrado no sábado (20) e o segundo durante a madruga de hoje (21).

Segundo informações, a primeira vítima foi identificada como “Márcio”, assassinado quando passava de bicicleta próximo a Colônia de Pescadores. O segundo foi identificado como “Cléber”, encontrado morto na manhã de hoje. Não há informações sobre a motivação do crime.

Casa Nova: Prefeito vai melhorar condições de venda para feirantes do mercado

(Foto: ASCOM)

As modificações que foram feitas nos boxes e as construções e alterações indevidas de espaço no mercado de Casa Nova, sem autorização da prefeitura, foram discutidas na manhã desta quarta-feira (11) em um encontro entre prefeito, secretários e assessores da prefeitura e os comerciantes e feirantes do mercado.

O prefeito propôs uma padronização em todo o espaço da feira, explicando que se cada um dos comerciantes resolver fazer a seu gosto as modificações, como foi feito no passado e agora, o mercado fica “inviável” e “desconfortável para feirantes e clientes”.

Segundo o prefeito, “Vamos padronizar, fazer novos boxes, modernos; com novas formas de expor as mercadorias. Uma mudança completa na feira, mas, padronizada, seguindo um projeto da prefeitura e aprovado pelos comerciantes. Vamos deixa-la moderna e atraente. Um verdadeiro supermercado variado”.

LEIA MAIS

Casa Nova: Prefeito fecha acordo de 7% com trabalhadores do SAAE

Trabalhadores do SAAE de Casa Nova comemoram acordo com Executivo municipal 2017

00Cumprindo o ajustado na reunião que determinou o encerramento do início da greve programada para o dia 13 de agosto passado, o prefeito Wilker Torres e o SINDAE ajustaram acordo e os trabalhadores enceraram a campanha salarial 2017 nesta segunda-feira (02/10).

Os dois lados comemoraram: Hamilton de Nascimento Souza, Diretor de Base do SINDAE em Casa Nova, ressaltou “nossa principal cobrança na mesa de negociação sempre foi a melhoria das condições de trabalho e melhoria do SAAE. O prefeito já adiantou negociações com seus aliados políticos, garantindo recursos para a ampliação da captação de água, novas adutoras e modernização do sistema como um todo. O interesse do SINDAE é a melhoria do abastecimento de água para a população. Ganha Casa Nova, ganhamos nós”.

O Prefeito Wilker Torres: “Os trabalhadores do SAAE demonstraram maturidade, serenidade, firmeza e respeito. Esse acordo garante de imediato uma recomposição salarial justa. A principal reivindicação do SINDAE é a melhoria da captação, tratamento e distribuição, sanando de vez o problema de falta de água em alguns bairros. Com mais água sendo distribuída, mais renda, melhores condições de trabalho. É o que busco como prefeito e é também o que querem os trabalhadores do SAAE. Chegamos a um acordo vantajoso para as todas as partes envolvidas: prefeitura, SINDAE e comunidade”.

Ainda de acordo com o prefeito, a CODEVASF empenhou quase 8 milhões de reais destinados à captação e o material de uma nova adutora de 200 ml chega esta semana para começar a ser instalado.

A proposta do Prefeito Wilker Torres de 7% de reajuste pagos na folha de outubro e o retroativo (desde maio, a data base), parcelado em seis vezes, foi aceita em Assembléia e exposto os compromissos assumidos pelo executivo municipal.

Hospital de Casa Nova com nova sala de emergência

Os equipamentos que atendem requisitos do MS

A sala de emergência, que foi entregue na última sexta-feira (29), conta com todos os requisitos necessários ao atendimento de emergência a vítimas de acidente ou problemas cardíacos.

“Quem vê uma construção, uma sala, equipamentos e não for da área, não sabe o que se exige para o funcionamento de uma emergência: são médicos, cirurgiões, enfermeiras, equipe de apoio, técnicos de enfermagem, raio x. É um custo alto para o nosso município que tem sido penalizado pela crise, agravada pela seca, mas resolvemos que a população de Casa Nova merece essa atenção e esse cuidado”,  afirma o prefeito Wilker Torres (PSB).

Prefeitura de Casa Nova inicia cadastro para entrega de kits de conversão de sinal de tv

(Foto: Divulgação)

Neste sábado (30) a prefeitura de Casa Nova iniciou o cadastramento de famílias, de baixa renda e inscritas nos programa sociais do governo federal, para receberem kit de conversão do sinal digital de televisão.

O prefeito do município Wilker Torres (PSB), acompanhou o início do processo e comemorou a iniciativa do Governo. “Casa Nova é um município com uma enorme extensão territorial, com povoados e comunidades distantes da sede mais de 200 quilômetros, com dificuldades de comunicação. Vamos dar início a este cadastramento para que todos aqueles que tiverem direito recebam seu kit. A outra razão é o reconhecimento do governo e das operadoras que a demanda pelos kis e muito maior que o esperado. Então quem se cadastrar na frente terá o kit garantido”, afirmou o gestor.

O cadastramento começou neste sábado, na extensão da Assistência Social em Santana do Sobrado e prossegue até hoje (01), na Associação de Moradores do Loteamento São Francisco. Na segunda-feira (2) o atendimento segue para a Escola Hildete Torres no Ouricuri. Terça-feira (3) na Associação de Moradores do Bem Bom dia 04 na Escola Municipal de Pau a Pique e dias 05 e 06 de outubro na Praça da Prefeitura na sede Casa Nova.

Casa Nova: Prefeitura apresenta contas do 2º quadrimestre à Câmara de Vereadores

(Foto: ASCOM)

A Câmara Municipal de Casa Nova realizou na manhã dessa quinta-feira (28) uma audiência pública para apreciação das contas do Executivo Municipal do 2º quadrimestre de 2017.

Cumprindo as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal o Secretário da Fazenda César Torres Santos determinou a apresentação do relatório com análise do cumprimento das metas fiscais.

Os valores apresentados registram uma receita prevista de R$ 106.832.370,60 e efetivamente realizada de R$ 84.070.733,12, com despesas fixadas no mesmo valor e liquidadas de R$ 84.348.841,10.

Prefeitura de Casa Nova realiza Dia D de Vacinação contra a raiva animal

A vacina é importante para imunizar cães e gatos contra a raiva

A Prefeitura de Casa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, no próximo sábado, dia 30 de setembro, das 8h às 17h, o Dia D de Vacinação contra a raiva animal. A campanha, que já vinha ocorrendo de porta em porta, visa imunizar gratuitamente cães e gatos domésticos que tenham mais de três meses de idade, com exceção de gestantes.

Os pontos de vacinação dos animais domésticos estão espalhados na sede do município e no interior. As unidades de saúde do Bem Bom, Pau a Pique, de Santana do Sobrado (Euclides e Jefferson), das Vilas Azul, São José e Massu, além do Centro de Saúde, estarão com equipes para aplicar as doses neste sábado.

A secretária de Saúde de Casa Nova, Maria de Lourdes, explica que a raiva é uma doença onde o vírus se alastra pelo sistema nervoso central de animais de “sangue quente”, como cães, gatos, macacos e morcegos, incluindo o homem.

Ela é transmitida ao ser humano através do contato da saliva (mordida ou lambedura) de animais que estão contaminados pelo vírus, bastando que algum tipo de ferida já existente entre em contato com a saliva do animal doente. “Por isso a importância da vacinação antirrábica dos animais domésticos, mesmo sendo essa uma doença praticamente controlada em nosso País”, afirma.

Cadáver é encontrado no bairro João e Maria, em Casa Nova

(Foto: Ilustração)

Durante a tarde de hoje (27) um corpo, ainda não identificado, foi encontrado no bairro João e Maria, em Casa Nova. A polícia suspeita que seja de um jovem que estava desaparecido.

Em um primeiro momento, a população localizou o pé do cadáver e em seguida o restante do corpo foi encontrado parcialmente enterrado. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Juazeiro esteve no local para perícia e para recolher o corpo.