NOTA DE PESAR: Karina Nerys, vocalista do Malê Debalê

A Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (SecultBA) lamenta profundamente o falecimento da cantora Karina Nerys, reconhecida como uma voz marcante do Malê Debalê. A artista fazia parte da ala de canto do bloco afro desde 2013, sendo referenciada pelo seu talento, carisma e admiração na comunidade cultural impactada pela força do Malê Debalê.

Karina Nerys, ao longo da sua carreira, prestou relevante contribuição às atividades culturais do Malê Debalê. Sua presença traduzia o comprometimento com a missão social do maior balé afro do mundo. “Karina Nerys fica eternizada por sua voz, seu talento e sua atuação como artista ligada às lutas pela preservação, valorização e difusão da cultura afro-brasileira. Seu legado permanecerá vivo na memória da Cultura da Bahia”, resumiu o secretário de Cultura, Bruno Monteiro.

Neste momento de pesar, a SecultBA se solidariza com familiares, amigos e com a comunidade cultural do Malê Debalê.

Secom/Bahia

Vanessa Rios, ex-vocalista de Capim com Mel, Forró do Muído e Kitara, morre no Recife, aos 42 anos

Morreu no Recife, aos 42 anos, a cantora de brega e forró Vanessa Rios, ex-vocalista de bandas como Kitara, Capim Com Mel e Forró do Muído. A informação foi confirmada, neste domingo (26), pelo grupo Capim com Mel. Segundo a banda de forró, a artista estava internada no Hospital Santa Joana, no bairro das Graças, na Zona Norte da cidade, onde se tratava de um câncer pulmonar. Ela faleceu na noite do sábado (25).Vanessa deixa uma filha de 16 anos.

O velório de Vanessa Rios está marcado para a terça-feira (28), a partir das 10h, no Cemitério Memorial Guararapes, no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes.A cantora cresceu em Candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Em 2014, participou do concurso promovido pela TV Globo e foi escolhida como vocalista da banda Kitara após a saída de Carla Alves (veja vídeo acima).

Em abril deste ano, Vanessa relembrou a participação vitoriosa no concurso, em uma entrevista para o especial de 60 anos da TV Globo exibido pelo NE1. “Voltou, assim, o filme de quando eu ganhei, né? É muito emocionante você cantar uma música e ter a resposta do público”, disse.

Nas redes sociais, a banda Capim com Mel afirmou que agradece a Vanessa “pelo profissionalismo, dedicação e legado deixado”. Em outra postagem, o vocalista da Kitara, Rodrigo Mell, também lamentou a morte da ex-companheira de banda. “Você foi uma verdadeira campeã nessa vida. Que Deus te receba em paz”, escreveu.

A banda Forró do Muído publicou uma foto de Vanessa com a frase: “Deixamos aqui o nosso profundo pesar por essa artista incrível que já fez parte da história do Forró do Muído”.

G1 Pernambuco

Morre Angela Ro Ro, ícone da música brasileira, aos 75 anos

A cantora e compositora Angela Ro Ro morreu, na manhã desta segunda-feira (8), aos 75 anos. A informação foi confirmada à TV Globo pelo advogado dela.

Dona de uma voz inconfundível e de um estilo que misturava blues, samba-canção, bolero e rock, ela foi um dos nomes mais autênticos da música popular brasileira.

Angela estava internada desde junho no Hospital Silvestre, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, com uma infecção pulmonar grave. Desde então, teve uma série de complicações e chegou a passar por uma traqueostomia.

Segundo o advogado Carlos Eduardo Lyrio, recentemente ela teve uma nova infecção e, na manhã desta segunda, não resistiu. Na certidão de óbito, a causa da morte consta como infecção generalizada e pneumonia bacteriana.

Morre a cantora Cristina Buarque, aos 74 anos

A cantora Cristina Buarque morreu neste domingo, 20, aos 74 anos. A informação foi divulgada por Zeca Ferreira, filho da artista, em uma publicação em sua página no Instagram. Compositora e sambista, Cristina movimentava a Ilha de Paquetá, onde morava, com uma roda de samba. Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Alvim, Cristina era irmã dos cantores Chico Buarque e Miúcha, e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

A causa da morte de Cristina não foi divulgada. Nas redes sociais, seu filho prestou uma homenagem à mãe e comentou sobre sua personalidade “avessa aos holofotes”.

“Uma vida inteira de amor pelo ofício e pela boa sombra. ‘Bom mesmo é o coro’, ela dizia, e viveria mesmo feliz a vida escondidinha no meio das vozes não fosse esse faro tão apurado, o amor por revirar as sombras da música brasileira em busca de pequenas pérolas não tocadas pelo sucesso, porque o sucesso, naqueles e nesses tempos, tem um alcance curto”, escreveu Zeca, acrescentando que a mãe foi o “ser humano mais íntegro” que já conheceu.

Diario de Pernambuco

Preta Gil desmente boatos sobre sua morte: “tô vivíssima, gente”

A cantora Preta Gil desmentiu na sexta-feira (21) rumores sobre sua morte que circulavam nas redes sociais. “Ainda estou por aqui e estarei por muito tempo”, afirmou nos stories do Instagram. Preta também questionou o motivo da disseminação da fake news. “Como a pessoa tem coragem de inventar um negócio desse? Eu não consigo entender”, declarou.

No último domingo (16), em entrevista ao Fantástico, a artista detalhou seu estado de saúde. Após receber alta hospitalar, ela disse estar fragilizada, mas otimista. “Ainda com o corpo debilitado, com drenos, sondas, ainda invadida”, explicou. A cantora segue o tratamento contra um câncer e viajará para Nova York em abril para utilizar novos medicamentos em fase final de estudo.

Estadão

Polícia liberta cantora de forró e família sequestradas após show em Fortaleza

Na madrugada do sábado (25), a cantora de forró Laninha Show e sua família foram vítimas de um sequestro em Fortaleza, logo após uma apresentação no bairro Aldeota. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu dois suspeitos em flagrante durante uma blitz no bairro Pici.

Em nota divulgada em seu perfil no Instagram, a cantora tranquilizou os fãs e afirmou que ela e seus familiares estão bem e seguros. “Foi um momento de muito medo, mas graças à rápida ação das equipes de segurança pública, tudo terminou bem”, declarou. Laninha também informou que precisará reagendar alguns compromissos para focar em sua recuperação.

Suspeitos presos
Em nota enviada ao Estadão, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em conjunto com a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), prenderam em flagrante dois suspeitos de envolvimento em um crime de extorsão mediante sequestro ocorrido na madrugada deste sábado, 25.

De acordo com PMCE, a prisão dos suspeitos ocorreu no bairro Pici, durante uma blitz de trânsito. “Policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), juntamente com guardas municipais, identificaram um veículo em atividade suspeita e que tentou se evadir da fiscalização. Com a abordagem, os agentes de segurança identificaram que se tratava de um crime e, logo em seguida, dois homens tentaram fugir, mas foram capturados”, diz a nota.

No local foram presos em flagrante um homem, de 32 anos, e outro homem, de 31 anos, que já possui antecedentes criminais por ameaça, roubo a pessoa e crime de trânsito.

A PMCE informou que o segundo suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto pelos crimes de receptação, roubo, adulteração de sinal identificador de veículo. Ambos foram conduzidos para a Delegacia do 32º Distrito Policial (32º DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região, onde foram autuados pelo crime de extorsão mediante sequestro.

Na delegacia, também foi efetivado o cumprimento da ordem de prisão contra um dos suspeitos e, em seguida, a dupla foi colocada à disposição do Poder Judiciário.Laninha agradeceu.

Nesta manhã deste domingo, 26, a cantora apareceu bastante abalada em um vídeo no Instagram. “Reviver isso não é fácil, mas eu tinha que vir aqui agradecer a Deus por esse livramento. Ele esteve comigo e minha família o tempo todo”, legendou Laninha.

Estadão Conteúdo

Morre, no Rio, a cantora Leny Andrade, aos 80 anos

Morreu nesta segunda-feira (24) a cantora Leny Andrade, aos 80 anos de idade. Ela estava internada no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro. A causa não foi divulgada. A morte foi confirmada pela assessoria do Retiro dos Artistas, onde a cantora residia desde 2019.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento da artista.

Leny Andrade iniciou sua carreira profissional em 1958, atuando como crooner da orquestra de Permínio Gonçalves. Nas décadas de 1980 e 1990, dividiu-se entre o Brasil e os Estados Unidos, onde gravou vários discos de samba-jazz, dentre os quais o clássico Luz Neon. Lançou também CDs em parceria com instrumentistas de renome, como César Camargo Mariano, Cristóvão Bastos e Romero Lubambo. Teve vários hits nas paradas brasileiras, e em 2007 dividiu um Grammy Latino com César Camargo Mariano para Melhor Álbum MPB ao Vivo.

Em 2018, comemorou 60 anos de carreira com apresentações pelo projeto Clube do Choro Convida, acompanhada pelo violonista Luiz Meira. Cantou as músicas que se tornaram marcantes em sua trajetória, como Estamos aí (Durval Ferreira, Maurício Einhorn), Rio (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), Céu e Mar (Johnny Alf), Influência do Jazz (Carlos Lyra), Contigo Aprendi (Armando Manzanero), além do pout-pourri de Tom Jobim, com Este seu Olhar, Triste, Vivo Sonhando e Você vai ver e Garota de Ipanema.

Em agosto de 2022, gravou, com o pianista Gilson Peranzzetta, a música Por Causa de Você (Tom Jobim e Dolores Duran), lançada como single pela Mills Records em janeiro de 2023 em comemoração aos seus 80 anos.

Agência Brasil

Andrezza Santos leva shows para Belo Jardim e Triunfo

Em circulação pelo estado de Pernambuco com o show “Alto Lá”, a cantora Andrezza Santos chega às cidades de Belo Jardim, nesta quinta (25), e Triunfo, na sexta (26). A primeira parada, no Agreste, será no Sesc Ler Belo Jardim. Na cidade do Sertão, a apresentação será no Cine-teatro Guarany. Ambas são gratuitas e começam às 19h.

Na programação, também serão realizadas aulas-espetáculo sobre música e questões femininas em escolas públicas das duas cidades.

Paulista radicada no Vale do São Francisco, a artista vai apresentar um repertório autoral com canções que integram seu primeiro álbum, ‘Alto Lá’, lançado em 2019. Também devem ser adicionadas músicas de seus mais recentes trabalhos, do álbum ‘Eutrópica’ de 2022.

LEIA MAIS

Cantora Fabiana Santiago concorre a premiação de música

(Foto: Ascom)

A cantora petrolinense Fabiana Santiago está concorrendo a mais uma premiação de música: o PubliMusic, que deve escolher entre 100 vozes a mais votada pelo público do Instagram. O vencedor deve receber um prêmio de R$ 10 mil. Para votar na artista sertaneja basta clicar aqui. A votação segue até às 21h desta terça-feira (19).

Uma das maiores vozes do Vale do São Francisco, Fabiana já venceu prêmios de melhor clipe de forró, promovido pelo Prêmio da Música PE, e de melhor clipe, promovido pelo Cine Caatinga. Há cerca de um ano, a cantora lançou seu primeiro EP: Florescer. Já são mais de 20 anos de carreira e muita estrada percorrida.

Pernambuco: Cantora é expulsa do palco por não mandar ‘alô’ para prefeito

A cantora  Tayara Andreza teve o show interrompido na festa do Trezenário de Tracunhaém, em Pernambuco, no sábado (2), após não mandar um ‘alô’ para o prefeito da cidade. No palco, a cantora desabafou sobre o término antecipado de sua apresentação ao dar satisfação do caso para o público.

Fiquei sabendo agora que o pessoal aqui da prefeitura está pedindo para a gente encerrar o show. Que eu saiba, eu fui contratada para cantar, não para ficar mandando alô. Aí o prefeito, sei lá quem, porque eu não estava mandando alô, pediu para eu encerrar o show. Infelizmente eu estou saindo agora, porque ele está pedindo pra eu sair do palco. Eu não tive nada a ver, o meu horário não acabou ainda. E outra coisa: ou eu canto, ou eu mando alô, meu amor. Nem o papel colocaram aqui com o nome para eu ficar mandando alô”, disse a cantora.

A confusão foi além. Através de uma série de vídeos publicados no Instagram, Tayara revelou que sua equipe foi agredida pela produção do evento após sair do palco. “Foram para cima dos meus músicos, para bater nos meus músicos. Toraram a credencial dos meninos, foram para cima, a polícia teve que vir. Botaram spray de pimenta. A polícia não, o pessoal lá colocou spray de pimenta. Um inferno, xingando”, contou.

LEIA MAIS

Cantora Mari Ribeiro vai participar de quadro no Programa do Faustão

Após o desafio de participar do The Voice Kids, em 2017, a cantora e compositora Mari Ribeiro, que é de Juazeiro (BA), foi selecionada para participar de mais um reality, dessa vez no programa do principal revelador de talentos da TV Brasileira, o Faustão, que agora está na Band.

Mari afirmou, em suas redes sociais, que está participando das seletivas desde março deste ano e, em abril, recebeu a notícia de que havia sido classificada para a próxima fase, que será transmitida no programa.

Vai ser incrível, cheio de emoções e surpresas! E eu? Eu to muito feliz e emocionada! Estar ao lado desse grande artista que sempre admirei, e de pessoas que conheci através do programa, me deixa mais tranquila e segura que eu consigo qualquer coisa que quero e sonho”, disse a cantora.

LEIA MAIS

Paulinha Abelha morre aos 43 anos após internação por problemas renais em Aracaju

A cantora Paulinha Abelha, vocalista da banda Calcinha Preta, morreu nesta quarta-feira(23), aos 43 anos, em Aracaju. Ela estava internada desde 11 de fevereiro, em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Hospital Primavera.

O quadro clínico da cantora, que era integrante da banda Calcinha Preta, se agravou nos últimos dias. Ela foi internada após sentir dores, logo depois de ter chegado em Aracaju de uma turnê com a banda, em São Paulo, e o caso evoluiu para um coma profundo.

Uma campanha de doação de sangue foi realizada para a artista, que passava por hemodiálise. Correntes de orações foram realizadas durante dias por fãs em frente aos hospitais em que ela ficou internada, mas Paulinha não resistiu.
LEIA MAIS

Cantora petrolinense Fabiana Santiago lança nova música autoral

Depois de 20 anos de carreira, a cantora e agora também se revelando compositora, petrolinense Fabiana Santiago está lançando o primeiro trabalho autoral. Em fevereiro ela lançou a primeiro música do seu trabalho. A música ‘Deixa’ viralizou nos serviços de streaming Spotify, Deezer, Apple Music e foi uma mostra do que pode vir por aí.

Nesta sexta-feira (5), Fabiana lança a segunda das quarto canções que estarão em seu EP. ‘Palavra de Mulher’, composição feita em parceria com Zebeto Correia e Caio Junqueira Maciel, fala de uma mulher que é protagonista da sua história.

LEIA MAIS

Morre em São Paulo, aos 89 anos, a cantora Angela Maria

Angela Maria (Foto: Jair de Assis/Divulgação)

A cantora Angela Maria, uma das rainhas do rádio, morreu aos 89 anos na noite deste sábado (29), no Hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Após 34 dias de internação, ela não resistiu a uma infecção generalizada.

O marido dela, o empresário Daniel D’Angelo, divulgou um vídeo emocionado no Facebook falando sobre a morte da cantora, que fez um grandioso sucesso entre as décadas de 1950 e 1960. “É com meu coração partido que eu comunico a vocês que a minha Abelim Maria da Cunha, e a nossa Angela Maria, partiu, foi morar com Jesus”, disse emocionado.

O corpo da cantora está sendo velado e será sepultado neste domingo (30) no Cemitério Congonhas, na zona sul da capital paulista.

Carreira

LEIA MAIS

Carmen Silva, cantora de ‘Adeus solidão’, morre aos 71 anos em SP

oie_27113750x8p5zh3d

Cantora mineira teve hit em 1969 com ‘Adeus solidão’, e outros sucessos. Últimos discos foram de música gospel; ela teve insuficiência cardíaca

A cantora Carmen Silva morreu aos 71 anos, nesta segunda-feira (26), em São Paulo, informou a assessoria de imprensa do Hospital Presidente. Ela teve insuficiência cardíaca por conta de uma embolia pulmonar e estava internada desde o dia 14 de setembro, disse a assessoria.

Carmen Silva ficou conhecida pelo hit “Adeus solidão” de 1969. Este foi seu primeiro e maior sucesso, mas ela também teve mais canções populares nos anos 70 e 80, como “Meu velho pai”, “Fofurinha”, “Ser sua namorada” e “Sapequinha”, “Espinho na cama”, entre outras.

Carmen Sebastiana de Jesus (seu nome de batismo) nasceu em Veríssimo (MG). Ela lançou 17 álbuns pela gravadora RCA Victor, e depois pela RGE, entre as décadas de 70 e 90, segundo o dicionário musical Cravo Albin.

A partir de 2001, Carmen Silva três álbuns evangélicos pelo selo Graça Music. O úlitmo foi “Minhas canções na voz de Carmen SIlva”, de 2008.

A Graça Music lamentou a morte da cantora em um comunicado na página da gravadora no Twitter: “Com pesar, comunicamos o falecimento da cantora Carmen Silva. Por anos, ela fez parte do nosso casting. Que o Senhor console a família. A filha da cantora está vindo dos Estados Unidos para o enterro da mãe.”

Com informações do G1

12