Homenagem a Lula 2: Lula e Janja deixam a Marquês de Sapucaí após mais de 8 horas de desfiles

Depois de mais de oito horas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, deixou a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, já na madrugada desta segunda-feira (16). Lula chegou por volta de 20h25 do domingo (15), no camarote da Prefeitura do Rio, onde já era esperado pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), e vários de seus ministros, para acompanhar a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial.

A primeira escola a cruzar a avenida foi a Acadêmicos de Niterói com enredo em homenagem ao presidente. Lula deixou a Sapucaí por volta das 4h53 com acenos pela janela do carro a simpatizantes que chamavam por seu nome. O camarote reuniu o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Também prestigiaram o desfile, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. odos se recusaram a dar declarações à imprensa. Lula também entrou e saiu no camarote sem dar entrevista. Circularam entre os convidados do presidente os atores Denise Fraga, Humberto Carrão, Silvero Pereira, Paulo Vieira e Elisa Lucinda, entre outros.

O banqueiro André Esteves, fundador do BTG Pactual, também passou pelo camarote que recebeu o presidente. “Vou cumprimentar o  prefeito Eduardo Paes. É claro, o presidente merece todo o prestígio também”, disse Esteves. Sob alerta de possíveis acusações de propaganda eleitoral irregular, o Palácio do Planalto impediu a participação de ministros no desfile, bem como uso de verba pública para comparecer à festa na Sapucaí. Apenas a primeira-dama, Janja da Silva, foi liberada para desfilar, por não exercer cargo público, mas acabou apenas acompanhando o marido Lula como espectadora.

Apoiadores de Lula comemoram nas redes sociais o desfile da Acadêmicos de Niterói

Apoiadores do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva comemoraram nas redes sociais o desfile da Acadêmicos de Niterói na noite do domingo, 15, e madrugada de segunda-feira, 16. A escola foi a primeira a desfilar na Marquês de Sapucaí no domingo. O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que a homenagem feita pela Acadêmicos de Niterói a Lula “foi conduzida com arte, memória e resistência”. “Cada ala, cada verso e cada batida reafirmaram que o samba também é voz do povo, é luta e é esperança que insiste em florescer. Foi um espetáculo que arrepiou, levantou o público e mostrou que nossa cultura segue viva, forte e transformadora”, publicou no X.

O senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE) também elogiou o desfile. Disse que a escola “narra a história desse nordestino (Lula) que dedicou a vida ao povo”. “Quem passou fome, hoje alimenta a alma do Carnaval. A Acadêmicos de Niterói narra a história desse nordestino que dedicou a vida ao povo. É emoção que não acaba mais!”, afirmou ele nas redes sociais. “A avenida pulsou diferente. A Acadêmicos de Niterói transformou a Sambódromo da Marquês de Sapucaí em um grande manifesto cultural, com um desfile potente, emocionante e cheio de significado”, completou.

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também publicou uma mensagem de apoio ao presidente da República. Disse que foi “lindo” acompanhar junto de Lula o desfile. “Lindo ver de perto na Sapucaí, com o presidente Lula, o desfile da Acadêmicos de Niterói. A mensagem é clara: 2026 exige força pra reeleger Lula no primeiro turno e eleger um Congresso mais popular, com a cara do povo!”, declarou.

A deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), vice-líder do governo na Câmara, também parabenizou a Acadêmicos de Niterói pelo desfile. Disse ter sido “emocionante”. “Emocionante! É impossível não se arrepiar com o samba-enredo da Acadêmicos de Niterói cantando ‘Tem filho de pobre virando doutor, comida na mesa do trabalhador… A fome tem pressa’ e essa ala linda simbolizando a revolução que Lula fez na educação superior no Brasil”, afirmou ela no X.

Estadão Conteúdo

Apoiadores de Bolsonaro ocupam Paulista com símbolos de Israel e Trump

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) começam a ocupar na manhã deste domingo (29) a Avenida Paulista, no centro de São Paulo, para mais uma demonstração de apoio popular frente ao avanço do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a trama golpista que ele teria liderado. Esta é a 6ª vez que Bolsonaro convoca apoiadores para a ruas desde que deixou a Presidência da República.

O Metrópoles transmite, ao vivo, a movimentação e o ato a partir das 13h deste domingo, no canal do portal no YouTube. O slogan do encontro deste domingo é “Justiça Já” e as críticas devem se concentrar no andamento do julgamento de Bolsonaro no Supremo.

O ato está marcado para as 14h deste domingo, mas os bolsonaristas já se aglomeram na avenida com bandeiras dispostas lado a lado do Brasil, de Israel e dos Estados Unidos (EUA), além de cartazes destinados ao presidente norte-americano Donald Trump. Em um deles, os apoiadores prestam apoio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), que atualmente reside nos EUA, enquanto agradecem Trump em inglês. Mensagens a favor da anistia aos crimes cometidos no 8 de Janeiro também se destacam.

Metropoles

Apoiadores de Bolsonaro ocupam Avenida Paulista em ato convocado pelo ex-presidente

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocupam, na tarde deste domingo, parte da Avenida Paulista, em São Paulo, numa manifestação convocada pelo ex-titular do Palácio do Planalto para se defender das investigações da Polícia Federal (PF) por suposta tentativa de golpe de Estado.

O ato começou, oficialmente, às 14h, mas desde o início da manhã a avenida, um dos cartões postais da capital paulista, já registrava movimentação intensa, com a presença de apoiadores do ex-presidente vestindo camisas verde e amarelo, além de bandeiras do Brasil, de Israel e de Bolsonaro estendidas nas calçadas. O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) ficou fechado neste domingo por conta da manifestação.

No último dia 12, o ex-presidente gravou um vídeo chamando seus seguidores às ruas num “ato pacífico” e em defesa do “Estado democrático de direito”. Na mensagem, amplamente divulgada por aliados nas redes sociais, Bolsonaro prometeu rebater “todas as acusações” que lhe foram feitas nos últimos meses.

Ele ainda faz um apelo para que seus apoiadores não levassem cartazes “contra quem quer que seja”— as manifestações bolsonaristas frequentemente exibem faixas com ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e seus ministros, recomendações que foram repetidas por aliados durante toda a semana em grupos bolsonaristas.

O convite para o ato numa das mais emblemáticas vias da capital paulista surgiu após a PF implicar Bolsonaro e a cúpula de seu governo em uma suposta tentativa de golpe. Entre as provas já divulgadas estão um texto, encontrado na sala de Bolsonaro na sede do PL em Brasília, com argumentos para a decretação de estado de sítio e de uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Além do vídeo de uma reunião ministerial datada de 5 de julho de 2022 na qual Bolsonaro instiga seus ministros a lançarem ataques contra o sistema eleitoral. As imagens foram citadas pela PF como indício de uma suposta “dinâmica golpista” dentro do governo, no âmbito de um inquérito que tramita no STF.

Caravanas
Manifestantes começaram a ocupar a Avenida Paulista por volta das 10 horas. Muitos deles chegaram em caravanas vindas de diferentes estados do país, como Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maior estava vestida com trajes nas cores verde e amarelo.

Pela manhã, parte dos ônibus estacionou próximo ao Parque Ibirapuera, local ao lado do Comando Militar do Sudeste, onde ocorreram os atos pedindo intervenção militar pré 8 de Janeiro de 2023. Hoje, porém, não havia qualquer manifestação na porta do quartel. Já as caravanas que chegaram depois do meio-dia estacionaram na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

Ao todo, os organizadores do ato terão quatro veículos na Paulista, sendo dois carros de som, onde políticos e influenciadores bolsonaristas se dividirão para falar, e dois carros com telões de led para retransmissão dos discursos. Há um forte esquema de segurança preparado, com 2 mil agentes da Polícia Militar na Avenida Paulista e arredores, de batalhões como Força Tática, 7º Batalhão de Ações Especiais (Baep), Choque, Cavalaria, Policiamento de Trânsito e Comando de Aviação da Polícia Militar, além de drones.

Agência O Globo

Bolsonaro sofre queda ao cumprimentar apoiadores em BH (vídeo)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu em motociata com apoiadores nesta quarta feira (24/8) em Belo Horizonte. Concentração foi feita na Praça da Pampulha.

Ao chegar no local, o presidente conversou com apoiadores, abraçou crianças e tirou fotos. Ele escorregou e chegou a cair no chão ao se aproximar para receber o apoio dos presentes na praça.

Bolsonaro não falou com a imprensa e deixou o local por volta das 16:40.

Essa é a terceira vez que o mandatário vai a Minas neste mês, estado importante pela história: quem ganha em Minas ganha a eleição.

Assista ao vídeo:

 

Presidência desloca apoiadores de Bolsonaro para ‘área vip’ no gramado do Alvorada

O presidente Jair Bolsonaro adotou uma nova estratégia para fugir dos jornalistas que continuam cobrindo a entrada e saída do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República.

Agora, os apoiadores de Bolsonaro, que costumavam ficar ao lado da imprensa, foram posicionados em uma “área VIP”, no gramado do Palácio.

Apenas os apoiadores são permitidos no novo cercadinho a cerca de 200 metros da guarita principal. Os jornalistas continuam limitados à portaria do Palácio. As informações são do portal UOL.

As entrevistas e os embates de Bolsonaro com a imprensa na saída do Palácio aconteciam devido à proximidade dos jornalistas com os apoiadores do presidente. Após cumprimentar os fãs, o presidente acaba respondendo a algumas perguntas dos profissionais.

Recentemente, porém, um grupo de empresas retirou seus repórteres do local devido à falta de segurança. Isso porque apoiadores começaram a demonstrar agressividade fora do comum com os repórteres.

Filho de Jair Bolsonaro convoca petrolinenses para evento em apoio ao seu pai na Orla

Os eleitores de Jair Bolsonaro, deputado Federal e pré-candidato à Presidência da República no Brasil, têm se mobilizado em vários lugares do país para mostrar o seu apoio ao parlamentar. Após patrocinar outdoor’s em Petrolina – demonstrando apoio ao pré-candidato, os eleitores de Bolsonaro da região planejam realizar um encontro na Orla da cidade.

O deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, enviou um vídeo à página do Facebook “Petrolina apoia Bolsonaro”, que conta com mais de mil seguidores, convocando os apoiadores do seu pai para o encontro, intitulado “encontro com os amigos de Bolsonaro”, que está marcado para acontecer no dia 14 de abril, às 16h. “Está aqui a nossa felicitação, os nossos votos de sucesso para o grupo ‘Petrolina apoia Bolsonaro'”, disse Eduardo.

As despesas do evento serão cobertas com valores doados voluntariamente pelos participantes do grupo, assim como a organização do evento. Segundo os organizadores, esse tipo de apoio tem sido registrado em todo o país. Alguns pré-candidatos ao Congresso Nacional devem comparecer ao evento, além de algumas surpresas que só serão reveladas no dia 14.

Como o encontro não é uma forma de campanha política fora de época, ninguém da família Bolsonaro vai comparecer no evento, já que isso poderia atrapalhar a candidatura de Jair Bolsonaro.