Prazo para gestantes de Juazeiro cadastradas no Bolsa Família receberem benefício extra é prorrogado

Foi prorrogado até o dia 12 de julho o prazo para que as mulheres gestantes que já estão recebendo o Programa Bolsa Família possam receber o ‘Benefício Variável à Gestante’. A renda extra é concedida pelo governo federal e as gestantes podem procurar a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) para realizarem a inclusão no benefício.

O ‘Benefício Variável à Gestante’ é no valor de R$ 41,00. Ele é oferecido pelo período de nove meses da gestação e seis meses depois do nascimento do bebê, segundo recomendado pela Organização Mundial da Saúde para a amamentação exclusiva.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais dois casos de covid-19

Petrolina confirmou mais dois casos de covid-19 no boletim de domingo (4). Agora o município soma 30.306 pacientes infectados. Deste total, 26.662 já estão recuperados. Ontem não houve nenhum registro de morte, portanto, são 516 vítimas fatais desde o início da pandemia.

Novos casos e ocupação dos leitos

As novas pacientes são duas mulheres, com 25 e 29 anos. Os resultados foram obtidos através de exames laboratoriais. Já a ocupação dos leitos está em 71,9%. Dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 59 permanecem ocupados. 39 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 597 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: uma pessoa se declarou parda e uma branca;
  • Casos descartados: Até agora, 111.769 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.128 casos ativos do novo coronavírus.

Petrolina recebe novas doses de vacinas contra covid e abre agendamento nesta 2ª

(Foto: Ascom PMP)

Petrolina recebeu pouco mais de sete mil novas doses de vacinas contra a covid-19. Desta forma, a Secretaria de Saúde está abrindo um novo agendamento para as pessoas do público alvo, já a partir desta segunda-feira (5). Basta acessar a plataforma vacinacaopetrolina.tisaude.com.

Vacina da Janssen

A novidade é que neste novo lote foram incluídas vacinas da Janssen, que é de dose única. Também foram enviadas pelo Governo do Estado, que repassou as vacinas do Governo Federal, imunizantes da AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech. Todas serão utilizadas para 1ª dose.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde autoriza vacinação contra gripe para pessoas fora do grupo prioritário

(Foto: Ascom)

O Ministério da Saúde autorizou, neste final de semana, a ampliação da vacinação contra a gripe (Influenza). Desta forma, estados e municípios poderão imunizar pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. A Saúde afirma já ter repassado tal comunicação aos entes regionais e locais.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, justificou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

LEIA MAIS

Juazeiro inicia imunização contra covid para pessoas com 40 anos ou mais nesta segunda

Juazeiro avança mais uma faixa etária na vacinação contra a covid-19 nesta segunda-feira (5). A partir de amanhã, pessoas com 40 anos ou mais poderão tomar a primeira dose. Basta comparecer aos pontos de imunização, munido da documentação exigida para garantir a proteção.

Locais de vacinação

  • Univasf;
  • Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio);
  • Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana (exceto UBS São Geraldo, UBS Antônio Guilhermino, UBS Jardim Flórida, UBS Alagadiço e UBS Maringá).

De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), serão ofertadas 100 fichas por UBS, 300 nas Univasf e 300 na Creche Mariá Tanuri.

LEIA MAIS

Pernambuco recebe mais doses da Janssen

(Foto: Miva Filho/SES-PE)

Mais vacinas contra a covid-19 chegaram a Pernambuco neste final de semana. No sábado (3) novas doses do imunizante Janssen desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife. São mais 106.200 unidades – para dose única – que se junto as da AstraZeneca (mais 124 mil) que também chegaram.

“Esperamos que novos lotes cheguem a Pernambuco para intensificarmos ainda mais a imunização da população. Mas mesmo com as vacinas dando combate à doença, não podemos diminuir a atenção aos cuidados de higiene, distanciamento social e uso de máscaras“, disse o governador Paulo Câmara (PSB).

As novas doses devem ser enviadas às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda neste domingo (4). “Nessa rodada, vamos distribuir vacinas da Janssen, Pfizer e Astrazeneca aos municípios. Todas têm resultados efetivos contra a Covid-19, atingindo o objetivo de evitar casos moderados e graves da doença. Todas evitam hospitalizações e protegem. Então, ao chegar a sua vez, tome sua vacina e, se for de duas doses, complete o esquema vacinal. Faça a sua parte para que possamos controlar a circulação do vírus em Pernambuco“, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Petrolina não registra novos casos de covid-19 no sábado

O boletim de sábado (3) não registrou novos casos ou óbitos por covid-19 em Petrolina. Portanto, a cidade segue com  30.304 pacientes infectados. Desse total, 26.662  já estão recuperadas da doença. As mortes permanecem em 516.

Ocupação dos leitos

A taxa ficou em 71,9%. Isso significa que, dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 59 estão ocupados. 39 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 612 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos descartados: Até agora, 111.756 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.126 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro: população de rua será vacinada contra covid neste domingo

(Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro (BA) imuniza os moradores de rua neste domingo (4). A vacinação contra covid-19 será realizada através de uma parceria entre as secretarias de Saúde (Sesau) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

A Saúde organizou a parte logística, enquanto a Sedes realizou a busca ativa. A vacinação segue até 11h, na Praça da Catedral, para os moradores de rua com 42 anos ou mais.

“Como é mais difícil para estas pessoas em situação de vulnerabilidade social irem aos pontos de vacinação, pensamos em levar a vacina contra a Covid-19 até elas. Por isso, articulamos essa ação em conjunto com a Sedes“, explicou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Organização Pan-Americana de Saúde e Ministério da Saúde destacam eficiência de Petrolina no combate à covid-19

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde fizeram um levantamento e apontaram Petrolina como uma das cidades que se destacaram no enfrentamento à covid-19. De acordo com a Prefeitura, mais uma vez a gestão foi elogiada pelas ações inovadoras e antecipadas na pandemia.

O encontro com a OPAS e o Ministério da Saúde foi dividido em dois momentos, inclusive com visita presencial no Hospital de Campanha do município. A outra etapa aconteceu virtualmente, na sexta-feira (2).

“Estamos desenvolvendo uma atividade, junto a estados e municípios, para fazer uma revisão de boas práticas e trocas de experiências no sistema de preparação e resposta emergencial ao novo coronavírus. Aqui em Petrolina, vimos o sistema de preparação e de resposta do município nas áreas de vigilância, de imunização, da organização da rede existencial, o plano de testagem e também as estratégias de comunicação para mobilizar os petrolinenses”, explicou o consultor nacional da OPAS, Rodrigo Said.

Covid: problema no E-SUS impossibilita atualização de dados em Juazeiro

O boletim deste sábado (3) em Juazeiro (BA) não traz mudanças em relação aos dados de ontem, porque segundo a Secretaria de Saúde (SESAU), houve um novo problema no sistema E-SUS VE.

“Novamente o sistema E-SUS VE, que contabiliza os dados, apresentou falhas e, por isso, não foi possível o acesso aos casos confirmados, descartados e altas”, diz a nota da Prefeitura.

Desta forma, os números de casos confirmados permanece em 16.167, recuperados em 15.484 e são 305 óbitos.

Ocupação dos leitos

A ocupação na rede municipal é de 83%, com apenas cinco leitos de UTI disponíveis a pacientes com covid-19. Já na Rede PEBA são 58 vagas e a ocupação permanece em 74%.

Pernambuco recebe mais um lote de vacinas da Pfizer

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Pernambuco recebeu mais um lote de vacinas da Pfizer/BioNTech na noite de sexta-feira (2). São mais 88.920 unidades para primeira dose. Elas serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) até domingo (4), para dar continuidade à imunização da população.

Uso exclusivo para 1ª dose

“Vamos utilizar esse novo lote exclusivamente para aplicação da primeira dose em quem ainda não foi vacinado, enquanto esperamos o recebimento de novas remessas em breve, para avançarmos ainda mais“, disse o governador Paulo Câmara (PSB).

Vacinas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco já recebeu 5.520.930 doses de imunizantes. No total são 2.743.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 573.300 doses da Pfizer/BioNTech e 62.250 da Janssen.

Sesab nega uso de vacinas vencidas; SES-PE destaca organização na distribuição para evitar erros

(Foto: CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

As secretarias estaduais de Saúde da Bahia (Sesab) e Pernambuco (SES-PE) se posicionaram desmentindo as informações apresentadas pela Folha de São Paulo, na última sexta-feira (2). Ou seja, não houve qualquer uso do imunizante AstraZeneca/Oxford/ Fiocruz fora do prazo de validade estipulado nos lotes.

LEIA TAMBÉM

Vacina vencida: Milhares de pessoas no Brasil tomaram imunizante fora da validade contra Covid; As doses eram da AstraZeneca

“Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, o Estado montou uma operação logística para garantir a entrega das vacinas em até 24 horas após a chegada no Programa Estadual de Imunização. Em cada entrega de vacina, são repassadas as notas fiscais onde constam as informações sobre o lote e data de vencimento. O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) capacita e presta apoio técnico constantemente aos municípios para evitar situações como essa”, diz a nota da SES-PE.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 57 casos de covid-19

O boletim de sexta-feira (2) confirmou mais 57 casos de covid-19 em Petrolina. A boa notícia é que não houve registro de óbitos. Portanto, a cidade soma 30.304 pacientes infectados, 26.641 recuperados e permanece com 516 mortes. Dos 57 novos casos, 23 são do sexo masculino e 34 do feminino. Eles têm entre 12 e 76 anos.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação ficou em 71,9%. Isso significa que, dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 59 estão ocupados. 39 pacientes são de Petrolina e 20 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 633 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: seis pessoas se declaram pretas; 28 pardas; 22 brancas e uma optou por não declarar;
  • Casos descartados: Até agora, 111.735 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 3.147 casos ativos do novo coronavírus.

Prefeitura de Petrolina segue com vacinação da segunda dose da Coronavac durante final de semana

(Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura de Petrolina continua com os polos abertos, durante o final de semana, para receber os idosos e profissionais de saúde que ainda não tomaram a segunda dose da Sinovac/CoronaVac contra a COVID-19. Os polos funcionarão no sábado (3) e domingo (4) das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Os idosos acima de 60 anos que ainda não receberam a segunda dose da vacina CoronaVac, devem procurar o polo do SESI para completar o esquema vacinal. Já para os profissionais de saúde, o atendimento continua aberto na sala 16, do bloco de salas de aulas, da UNIVASF.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde de Lagoa Grande comunica que não aplicou nenhuma dose da vacina AstraZeneca vencida

Em nota publicada hoje (02), a Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de saúde, comunicou e ao mesmo tempo tranquilizou a população e destacou que o município não aplicou nenhuma dose vencida de vacina.
A nota destacou também que as informações publicadas nos sites: Uol, Folha e outros meios de comunicação, foram retiradas  do sistema do Ministério de Saúde. “As duas doses que aparecem na lista, foram aplicadas no mês de março. Diante do equívoco no sistema, ressaltamos que a prefeitura de Lagoa Grande e a secretaria de Saúde  sempre vão prezar pelas normas exigidas na ANVISA para administração da vacina e que está aberta para qualquer esclarecimento”, concluiu.