Fiscalização apreende 300 kg de carne irregular em Juazeiro

(Foto: Marcel Cordeiro/Ascom PMJ)

Uma ação conjunta do Procon e Vigilância Sanitária resultou na apreensão de 300 kg de carne, em Juazeiro (BA). As equipes fiscalizaram supermercados, atacadões e açougues na quarta-feira (30), para coibir possíveis irregularidades na venda de produtos alimentícios.

Durante a fiscalização, em duas casas de carne as equipes observaram irregularidades, como mal armazenamento e produtos vencidos. A ação foi concluída totalizando 300 kg de carne apreendidas e 85 de produtos como manteiga, queijos e derivados descartados porque estavam estragados.

Balanço

Foram emitidos quatro autos de infração, dois pelo Procon e dois pela Vigilância Sanitária. “O foco é tirar de circulação alimentos estragados, sem higiene, fora de validade ou de origem clandestina, para não vir a causar problemas graves de saúde na população. Essa ação é importante para a prevenção da saúde pública“, frisou o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Pierre Mascarenhas.

Petrolina registra 42 casos de covid e 4 mortes na quarta-feira

Petrolina registrou mais 42 casos de covid-19 e quatro mortes no boletim de quarta-feira (30). A cidade soma 30.196 pacientes infectados, dos quais 26.276 estão recuperados e 514 já morreram em decorrência da doença.

Novos casos

19 dos novos pacientes são do sexo masculino e 23 do feminino. Eles têm entre 14 e 78 anos. As mortes são de três homens e uma mulher, com 76, 61, 33 e 32 anos, respectivamente. Apenas esta última não tinha comorbidades. Os óbitos foram registrados entre 4 de abril e 29 de junho, em hospitais públicos da cidade.

LEIA MAIS

Pesquisa de Harvard aponta Pernambuco com o melhor resultado no enfrentamento à Covid-19 no Brasil

Pernambuco foi o Estado brasileiro com a menor diminuição na expectativa de vida média de seus cidadãos, quando analisadas as taxas de mortalidade entre os meses de janeiro e abril de 2021. A estimativa faz parte de artigo publicado na última terça-feira (29.06) pela revista científica britânica Nature. A análise – liderada pela demógrafa brasileira e professora da Universidade de Harvard Marcia Castro – avalia os impactos dos óbitos provocados pela Covid-19 na longevidade dos brasileiros.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro mantém vacinação da segunda dose nesta quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro mantém nesta quinta-feira (1º) a vacinação da segunda dose para as pessoas que estão no prazo para tomar a dose 2 contra a Covid-19.

A vacinação da segunda dose, tanto CoronaVac quanto Oxford, nesta quinta-feira será realizada na Univasf, Juá Garden Shopping e Escola Iracema Pereira Paixão, que fica no bairro São Geraldo. O horário é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h. Para receber a segunda dose da vacina é preciso levar RG, CPF e/ou Cartão SUS, comprovante de residência e cartão de vacina.

Vacinação da primeira dose está suspensa

LEIA MAIS

Profissionais de enfermagem realizam manifestação em Petrolina; Categoria cobra criação do piso salarial e redução de carga horária

Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram hoje (30) uma manifestação cobrando a aprovação do PLS 2564/2020, que institui o piso salarial da categoria e reduz a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais.

O dia foi marcado por atos em todos os estados do país. A categoria paralisou as atividades por 24h. Em Petrolina, os profissionais de saúde se reuniram na Porta do rio e saíram em caminhada pelas ruas da cidade até a ponte Presidente Dutra.

A manifestação respeitou todos os protocolos de prevenção contra a covid-19.

LEIA TAMBÉM

Profissionais da enfermagem cobram mais valorização em dia marcado por paralisação das atividades

Juazeiro registra mais um óbito por Covid-19 nesta quarta-feira; Número de mortos chega a 302 no município

Juazeiro registrou um óbito por complicações do novo Coronavírus e 76 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (30).

Óbito

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 72 anos. A morte ocorreu em um hospital público de Juazeiro. Com isso, o município agora registra 302 mortes provocadas pela doença.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 78%, com 48 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 93% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 2 leitos disponíveis.

Pernambuco recebe novo lote da vacina Astrazeneca/Fiocruz

Pernambuco recebeu, nesta quarta-feira (30), uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz. Por volta das 11h, chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre 113.250 doses, totalizando 2.743.420 unidades da Astrazeneca/Fiocruz recebidas por Pernambuco desde o início da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

Do aeroporto, os insumos foram levados à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação dos montantes que cabem a cada cidade pernambucana, e que serão enviados às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) na manhã desta quinta-feira (01.07), onde ficarão à disposição dos municípios para retirada.

LEIA MAIS

HU-Univasf/Ebserh promove videochamada entre mãe internada na UTI Covid e filho recém-nascido

“Foi uma felicidade indescritível!”, assim Rafaela França, mãe do pequeno Thiago, descreve a sensação de ver seu filho através de encontro virtual, proporcionado pelas equipes de Serviço Social e Enfermagem enquanto esteve internada na UTI Covid do Hospital Universitário da Univasf(HU-Univasf/Ebserh). A paciente foi transferida via regulação do Hospital Dom Malan, unidade referência em atendimento materno-infantil, para o HU em período de puerpério, devido à contaminação pelo vírus.

LEIA MAIS

Covid: Petrolina confirma mais 96 casos e soma 4 óbitos na terça-feira

Petrolina somou mais 96 casos e quatro óbitos em decorrência da covid-19 na terça-feira (29). A cidade soma 30.154 pacientes infectados, 26.149 recuperados e 510 mortes.

Novos casos

Dos novos casos, 43 são do sexo masculino e 53 do feminino. Eles têm entre um ano e 91 anos. Já as mortes são de duas mulheres e dois homens, entre 48 e 62 anos. Os óbitos aconteceram entre 18 e 29 de junho.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos ficou em 81,7%. Isso significa que, dos 82 leitos de UTI’s disponíveis, 67 estão ocupados. 45 pacientes são de Petrolina e 22 de outras cidades da região.

LEIA MAIS

Paulo Afonso inicia vacinação contra covid para pessoas com 46 anos ou mais

(Foto: Ascom PMP)

Julho começará com novidade no município de Paulo Afonso (BA). Na quinta-feira (1°), a Secretaria de Saúde imunizará, com a 1ª dose, a população geral com 46 anos ou mais. Basta comparecer aos pontos de vacinação para se proteger contra a covid-19.

Quem tem veículo pode ir ao drive thru montado na Fazenda Chesf ou na Praça CEU BTN. Já os pontos fixos a pedestres e população comum são o Ginásio Luís Eduardo, Praça CEU BTN e também a COPA Chesf.

É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência para tomar a primeira dose. A vacinação começará às 7h30 e seguirá até durar o estoque disponível.

Prefeitura de Juazeiro prossegue vacinando pessoas com 44 anos ou mais nesta quarta-feira com distribuição de fichas

A Prefeitura de Juazeiro vai estender a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades com 44 anos ou mais, nesta quarta-feira (30).

A  Univasf e a Creche Mariá Tanuri, localizada no bairro Santo Antônio, serão os pontos estratégicos de vacinação com distribuição de 100 fichas em cada um. O horário de atendimento  é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Para receber a primeira dose da vacina é preciso levar CPF, RG ou Cartão SUS e comprovante de residência.

LEIA MAIS

Durante visita guiada, gestantes conhecem instalações do Centro de Parto Normal de Petrolina

O acolhimento das gestantes e familiares no Centro de Parto Normal (CPN) Maria das Dores de Souza é marcante na vida de quem passa pelo local. O envolvimento maternal é aguçado durante as visitas guiadas realizadas com as equipes técnicas da unidade as terças e quintas-feiras. Durante a manhã desta terça-feira (29), as futuras mamães conheceram as instalações e tiraram dúvidas sobre o parto.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde vai suspender contrato da Covaxin nesta terça (29)

Após polêmicas envolvendo o contrato para a compra da vacina indiana Covaxin, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu suspender a negociação, intermediada pela farmacêutica brasileira Precisa Medicamentos.

De acordo com a CNN, o contrato para a aquisição da vacina Covaxin foi assinado pelo Brasil em fevereiro, prevendo a importação de 20 milhões de doses do imunizante, desenvolvido pela indiana Bharat Biotech. As doses nunca chegaram a ser enviadas ao Brasil, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou seguidos pedidos de importação do imunizante, que não atendia aos critérios técnicos.

LEIA MAIS

Covid-19: Dois óbitos foram registrados em Juazeiro nas últimas 24 horas

Juazeiro registrou 2 óbitos por coronavírus nas últimas  24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (29).

Por falha no sistema E-SUS VE que contabiliza os dados, não foi possível o acesso aos casos confirmados,  descartados e altas.

Óbitos

Sobre os óbitos deste boletim, os dois ocorreram em hospitais públicos de Juazeiro. Morreram dois homens, um de 81 e outro de 44 anos. Apenas o mais jovem tinha histórico de comorbidades. Com isso, o município contabiliza 301 mortes pela Covid-19.

Ocupação de leitos

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro segue novas medidas para contenção da pandemia determinadas pelo Governo do Estado

A Prefeitura de Juazeiro decidiu seguir o novo decreto estadual publicado nesta terça-feira (29). O toque de recolher válido para toda a Bahia agora é das 22h às 5h, do dia 29 de junho a 8 de julho.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as atividades até meia hora antes do horário de início do toque de recolher, para permitir o deslocamento de funcionários e clientes até suas residências.

Ainda seguindo o novo decreto estadual, será vedada a venda de bebida alcoólica das 18h do dia 1° de julho até às 5h de 5 de julho de 2021, em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).

Proibições

LEIA MAIS