Sesau nega aplicação de vacinas vencidas: “Todas as vacinas, antes de serem aplicadas, são conferidas”

(Foto: Ascom/PMJ)

Em resposta ao Blog, enviada no fim da tarde desta sexta-feira (02),  a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informou que as doses feitas em Juazeiro estavam dentro do prazo de validade e que todas as vacinas são conferidas antes de serem aplicadas.

A Sesau informou ainda que todas as vacinas, antes de serem aplicadas, são conferidas pelas equipes de saúde de Juazeiro e que os imunizantes não ficam estocados. “A Secretaria de Saúde de Juazeiro preza pela lisura dos trabalhos realizados e acredita que possa ter havido algum equívoco em outro âmbito de cadastro de dados, visto que as informações divulgadas não condizem com a veracidade”, enfatizou.

Confira a nota da Sesau na íntegra

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que as doses do lote 4120Z005 com vencimento em 14/04/2021 foram do primeiro lote recebido pelo município. Juazeiro realizou a administração das vacinas desse lote nas Unidades de Saúde antes do vencimento. A última nota ao Sistema de Insumos Estratégicos (SIES) feita pela Sesau sobre este lote foi enviada em 23/03/2021. A Sesau ressalta ainda que todas as vacinas, antes de serem aplicadas, são conferidas pelas equipes de saúde de Juazeiro e que os imunizantes não ficam estocados. A Secretaria de Saúde de Juazeiro preza pela lisura dos trabalhos realizados e acredita que possa ter havido algum equívoco em outro âmbito de cadastro de dados, visto que as informações divulgadas não condizem com a veracidade. A Sesau reafirma seu compromisso com a clareza dos fatos e está a disposição para quaisquer esclarecimentos.

Taxa de transmissão da Covid-19 em Pernambuco segue abaixo de 1 há 21 dias

Seguindo a tendência dos indicadores da Covid-19 no Estado, a taxa de transmissão se mantém abaixo de 1 há 21 dias. No período, de acordo com o grupo Covid-19 Analytics – formado por pesquisadores de diversas áreas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro – o Rt de Pernambuco está em 0,77, o segundo menor índice do País, atrás apenas de Sergipe (0,74), e dentro de patamares considerados de controle da pandemia. Essa taxa indica que cada grupo de 100 pessoas contaminadas pode transmitir o novo coronavírus para outras 80, em uma progressão decrescente.

LEIA MAIS

Clubes sociais, museus e cinemas tem horário de funcionamento ampliados em Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (02), avanços no Plano de Convivência com a Covid-19 a partir da próxima segunda-feira (05), com a permissão de eventos sociais e ampliação de horários de funcionamento de atividades.

Durante a coletiva, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ana Paula Vilaça, anunciou a ampliação no horário de funcionamento de outras atividades.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro aparece entre cidades que receberam vacinas vencidas; Cinco pessoas tomaram as doses fora da validade

Duas unidades de saúde de Juazeiro, na Bahia, receberam, do Governo Federal, imunizantes vencidos contra covid-19. Constam no sistema a qual a imprensa teve acesso que as unidades do Centro de Saúde III, localizada no bairro Angari e a Rede de Frios, responsável pelo armazenamento de imunizantes, aplicaram doses vencidas da vacina.

De acordo com o levantamento, o lote aplicado em Juazeiro foi o 4120Z005* (14.abr) com cinco pessoas vacinadas.

Nós estamos aguardando resposta da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

Outros municípios da região também constam no levantamento:

Sento Sé: 1 dose;

Uauá: 2 doses;

Senhor do Bonfim: 3 doses;

Casa Nova: 3 doses.

Lagoa Grande: 2 doses;

Serra talhada: 3 doses;

Salgueiro: 1 dose;

Araripina: 4 doses;

Exu: 1 dose;

Ipubi: 2 doses;

Bodocó: 6 doses.

Vacina vencida: Milhares de pessoas no Brasil tomaram imunizante fora da validade contra Covid; As doses eram da AstraZeneca

(Foto: Ascom)

Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.

Segundo a Folha de Pernambuco, a campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá, reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados. A cidade paranaense vacinou 3.536 pessoas com o produto da AstraZeneca fora da validade (primeira dose em todos os casos).

Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Prefeitura de Juazeiro investe quase R$ 700 mil em testes da Covid-19 e reabastece unidades de saúde

A Prefeitura de Juazeiro reabasteceu as unidades de saúde da cidade com testes da Covid-19. O município fez um investimento de aproximadamente R$ 670 mil somente no mês de junho e a chegada dos testes a Juazeiro acontece de forma gradativa, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

As Unidades Básicas de Saúde, Lacen e rede hospitalar já foram abastecidos. Cerca de cinco mil testes já estão disponíveis nessas unidades. A compra garante um estoque suficiente para atender a demanda do município pelo período de 30 dias. Na segunda semana de julho a Prefeitura de Juazeiro deverá receber mais 10 mil kits.

O planejamento financeiro da Sesau é para a compra de 150 mil testes.

Caso a pessoa apresente sinais de infecção pelo coronavírus, como tosse seca, febre e cansaço excessivo, a orientação médica é procurar uma unidade de saúde para o teste.

Dormentes retoma vacinação contra covid nesta sexta-feira

(Foto: Ascom)

Dormentes, no Sertão do São Francisco, retoma a vacinação contra a covid-19 nesta sexta-feira (2). Podem se vacinar adultos com 40 anos ou mais (público geral), pessoas com comorbidades e profissionais da indústria (com 35 anos ou mais).

A vacina ficará disponível das 8h às 10h ou enquanto durar o estoque. Basta comparecer ao drive-thru montado em frente à Secretaria de Saúde, no Centro e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do interior.

LEIA MAIS

Petrolina soma mais 51 casos e duas mortes por covid, uma delas de uma recém-nascida

Petrolina confirmou mais 51 casos de covid-19 e dois óbitos na quinta-feira (1°). Desta forma, a cidade soma 30.247 pacientes infectados, dos quais 26.508 estão recuperados. Há ainda 516 mortes.

Novos casos

Dos novos casos, 21 pessoas são do sexo masculino e 30 do feminino. Eles têm entre um e 84 anos. Já as mortes são de um homem de 53 anos (com hipertensão) e uma recém-nascida com apenas três meses de vida (com displasia broncopulmonar). As mortes aconteceram nos dias 21 e 29 de junho.

LEIA MAIS

Bodocó realiza Dia D da Influenza na próxima segunda-feira

(Foto: Ascom)

Os municípios estão se mobilizando para a vacinação contra a covid-19, mas em Bodocó, no Sertão do Araripe, a preocupação com a imunização contra a gripe (Influenza) levou a Secretaria de Saúde a promover o Dia D da campanha na próxima semana.

O dia escolhido foi a segunda-feira (05/07), por conta da feira da cidade. Desta forma, tanto os moradores da sede, quanto do interior, poderão se vacinar. Além disso, até 9 de julho será possível receber a vacina na Tenda da Vacinação.

O espaço está montado na Praça da Matriz, em frente ao Banco do Bradesco. Qualquer pessoa que seja do grupo prioritário pode se vacinar. Basta levar Cartão de Vacinação e Cartão SUS.

Covid-19: idosos faltosos ainda podem ser imunizados com a primeira dose da vacina em Petrolina

(Foto: Ascom)

A partir desta sexta-feira (02) os idosos com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus devem procurar o polo do SESC, no centro da cidade, para receber a imunização. O polo funciona de segunda a domingo, das 8h às 17h. A vacinação acontecia anteriormente na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Para receber a vacina, o idoso precisa portar documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS e um comprovante de residência. Não é obrigatório o cadastro para este público na plataforma. Para evitar aglomerações, só é permitido um acompanhante por idoso.

LEIA MAIS

Retomada das cirurgias: Pernambuco autoriza procedimentos cirúrgicos eletivos com qualquer tipo de anestesia

(Foto: ASCOM)

A partir desta quinta-feira (1º), está autorizada a retomada das cirurgias eletivas em Pernambuco que demandem qualquer tipo de anestesia e internação hospitalar nas redes pública e privada de saúde do Estado. De acordo com reportagem da Folha de Pernambuco, as cirurgias e procedimentos eletivos são aqueles que podem ser adiados e/ou reprogramados sem prejuízo à saúde do paciente.

Esses procedimentos foram suspensos no dia 8 de março, por conta do aumento na ocupação das unidades hospitalares com pacientes infectados pelo coronavírus causador da Covid-19.

LEIA MAIS

COVID-19: Moradores de Izacolândia a partir de 45 anos serão vacinados nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (2) a Prefeitura de Petrolina irá vacinar, com a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, a população em geral com 45 anos ou mais que reside na zona rural. As equipes da Secretaria de Saúde estarão na comunidade de Izacolândia. A imunização segue até o sábado (3).

Na zona rural, a vacinação é programada com data, horário e local, para vacinar o maior número de pessoas em um único dia. Essas informações são repassadas através dos Agentes Comunitários de Saúde de cada local. Para ser vacinado é preciso levar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e comprovante de residência.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra novo óbito por Covid-19 em Juazeiro nesta quinta-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações do novo Coronavírus e 55 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (1º).

O óbito foi de uma pessoa do sexo masculino, de 90 anos, em um hospital particular de Petrolina. Com isso, o município agora registra 303 mortes provocadas pela doença.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos de UTI para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 80%, com 45 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 89% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 3 leitos disponíveis.

Pessoas a partir de 42 anos já podem ser vacinadas contra a Covid-19 em Juazeiro; Veja o cronograma!

(Foto: Evandro Leal / Estadão Conteúdo)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, divulga o planejamento de vacinação contra a Covid-19 para sexta-feira (02), sábado (03) e domingo (04). O esquema foi montado de acordo com as doses recebidas. A Sesau baixou a idade para a vacinação do público geral. No sábado serão vacinadas pessoas com 42 anos e mais. Também haverá vacinação de segunda dose.

LEIA MAIS

COVID-19: Pessoas a partir de 40 anos já podem ser vacinadas em Petrolina; Agendamento começa hoje (01)

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, abre, a partir das 12h desta quinta-feira (1), a plataforma vacinacaopetrolina.tisaude.com para agendamento da vacina contra a COVID-19. Outra novidade é sobre a faixa etária para população em geral, agora a vacina será ofertada para o público a partir dos 40 anos.  A imunização acontecerá nesta sexta-feira e sábado (2 e 3) em pontos fixos e de drive-thru espalhados pela cidade. A vacina será aplicada das 8h às 17h sem intervalo para almoço.

LEIA MAIS