Covid-19: Bahia receberá mais de 111 mil doses da vacina contra nesta quinta-feira

Uma carga com 111.150 doses da vacina contra a Covid-19 está prevista para chegar em Salvador na tarde desta quinta-feira (8), de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Os imunizantes são da Pfizer/Biontech e serão destinados para primeira aplicação em moradores dos municípios baianos. Outro lote com 61.800 doses da Coronavac está previsto para chegar na manhã de sexta-feira (9).

Segundo a Sesab, as vacinas que chegarão na sexta-feira serão divididas em duas partes: metade para aplicação de primeira dose e a outra parte para o complemento do esquema de vacinação.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 48 casos de covid na quarta-feira

O boletim de quarta-feira (7) confirmou mais 48 casos de covid-19 e o 521º óbito em Petrolina. Desde o início da pandemia são 30.482 pacientes infectados, dos quais 27.077 recuperados.

Novos casos

Dos novos pacientes, 23 são do sexo masculino e 25 do feminino. Eles têm entre um ano e 75 anos. Já a morte é de um idoso, hipertenso e diabético, com 78 anos. Ele morreu em 26/06, porém, a confirmação da causa da morte apenas foi repassada ontem.

LEIA MAIS

AGE Petrolina relembra prazo para renegociação de dívidas com até 90% de desconto

Desde março deste ano, a Agência Municipal do Empreendedor (AGE Petrolina) adotou a lei assinada pelo prefeito Miguel Coelho que diz respeito ao Programa de Regularização de Débitos Fiscais (PROREF).

O prazo para as pessoas que, por algum motivo, não conseguiram manter em dia os seus compromissos financeiros junto a agência se encerra nesta quinta-feira (8).

O programa é uma oportunidade para a regularização de dívidas junto ao município, incluindo neste pacote os empréstimos das linhas de créditos ofertadas pela AGE Petrolina.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra um óbito e 110 novos casos de Covid-19 em Juazeiro nesta quarta-feira

Juazeiro registrou um óbito por complicações do novo Coronavírus e 110 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quarta-feira (7).

A morte foi de uma pessoa do sexo feminino, de 74 anos, em um hospital público de Juazeiro. O paciente tinha histórico de comorbidade. Com isso, o município possui 309 mortes provocadas pela doença.

LEIA MAIS

Alepe: Plenário aprova prorrogação do estado de calamidade pública por causa do coronavírus

Cento e trinta e um municípios pernambucanos e Pernambuco vão continuar em estado de calamidade pública por causa da pandemia do coronavírus, até 30 de setembro. É o que prevê dois projetos aprovados pela Assembleia Legislativa, nesta quarta. A primeira proposta, de autoria da Mesa Diretora da Alepe, atende ao pleito das prefeituras que enviaram ofício solicitando a prorrogação.

LEIA MAIS

Kit para glaucoma: Pacientes que recebem medicação em Juazeiro devem fazer o pedido na Secretaria de Saúde

Mais de 700 pacientes que recebem da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), o kit de medicação para glaucoma devem fazer o pedido com antecedência à Sesau. Até então, os pedidos eram feitos de forma automática com os cadastrados no Programa Glaucoma. Porém, como alguns beneficiários não faziam a retirada da medicação da Unidade Básica de Saúde (UBS), ela acabava sendo perdida.

O objetivo dessa mudança é evitar desperdício do material. O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico com perda de campo visual. Para fazer o pedido, o paciente cadastrado no programa deve comparecer à Sesau cerca de 30 dias antes do kit que ele já está em posse finalizar. É preciso levar o RG e o Cartão SUS do paciente.

LEIA MAIS

Pernambuco: municípios poderão aplicar 2ª dose da AstraZeneca com intervalo menor

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Governo de Pernambuco anunciou a redução do intervalo entre a 1ª e 2ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Agora os pacientes poderão tomar a dose de reforço com o intervalo de 60 dias e não mais 90. O imunizante é o mais utilizado no país contra a covid-19 e nas cidades de Recife e Jaboatão, tal mudança já contempla pessoas do grupo prioritário a partir de hoje.

A decisão foi comunicado em uma reunião promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com a Comissão de Intergestores, na terça-feira (6). Ainda  de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a segunda dose do pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias), após a primeira dose.

“De acordo com as autoridades sanitárias, a antecipação da segunda dose não traz nenhum prejuízo à saúde. Cada cidade deve organizar marcação da segunda dose da Astrazeneca, levando em conta seus estoques“, destacou o governador Paulo Câmara (PSB).

Petrolina registra mais 55 casos de covid na terça-feira

Petrolina registrou mais 55 casos de covid-19 e mais um óbito na terça-feira (6). Com mais essa atualização, são 30.434 pacientes infectados, dos quais 26.956 estão recuperados e há ainda 520 mortes.

Novos casos

Dos novos pacientes, 26 são do sexo masculino e 29 do feminino. Eles têm entre dois anos e 98 anos. Já a morte é de um homem de 73 anos, sem histórico de comorbidades. Ele morreu no dia 13/04, na rede privada. Contudo, seu atestado de óbito apenas chegou ontem ao município.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico não registra óbito por Covid-19 em Juazeiro nesta terça-feira

Juazeiro não registrou óbito por complicações do novo Coronavírus nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta terça-feira (6). O município possui 308 mortes provocadas pela doença.

Por falha no sistema E-SUS VE que contabiliza os dados, não foi possível o acesso aos casos confirmados, descartados e altas. De acordo com o último levantamento, 16.266 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 15.590 já estão recuperados. Os casos descartados somam 27.497. Juazeiro tem 368 casos ativos do novo coronavírus.

Ocupação de leitos

LEIA MAIS

Pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Petrolina são atendidos em nova sede no Recife

Com o intuito de trazer mais conforto e melhor estrutura para os pacientes que precisam utilizar o serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), instrumento que garante assistência à saúde de pacientes portadores de doenças não tratáveis no município, a Prefeitura de Petrolina está com uma nova sede do TFD em Recife. O local está localizado na Rua Marques de Amorim, Nº 114, no bairro da Boa Vista.

A nova sede conta com os seguintes profissionais: auxiliar de serviços gerais, porteiros plantonistas e duas auxiliares administrativas. A casa foi toda mobiliada com equipamentos novos e tem capacidade de receber 44 pacientes. Ela é bem localizada próximo da maioria dos serviços de saúde. A unidade é conservada, segura, ventilada e oferece espaço externo com ampla varanda.

LEIA MAIS

Covid-19: Moradores da zona rural de Juazeiro serão vacinados nesta quarta e quinta-feira

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai realizar nesta quarta-feira (07) e quinta-feira (08) a vacinação contra a Covid-19 na zona rural do município. A vacinação será nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Distritos 5 e 6 para os moradores das localidades com 40 anos ou mais. A aplicação da segunda dose continua na zona urbana nestes dois dias.

Na quarta-feira haverá vacinação dos moradores do Distrito 5, exceto Abóbora e Poções que receberão a vacinação na quinta (08) e sexta-feira (09), respectivamente. Fazem parte do Distrito 5 as UBSs de Pinhões, Lagoa do Boi, Jardim Primavera, Juremal, Massaroca, Carnaíba do Sertão, Carnaíba de Dentro, Abóbora, Poções, Lagoa do Salitre, Capim de Raiz, Goiabeira e Junco.

LEIA MAIS

Museu do Sertão e Biblioteca Municipal reabrem ao público adotando protocolos de segurança sanitária

Seguindo o decreto estadual e municipal que estabelece medidas necessárias para um funcionamento seguro dos equipamentos culturais da cidade diante da pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, iniciou a semana com o retorno das atividades do Museu do Sertão e Biblioteca Cid Carvalho. Regras de visitação, a exemplo do uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social deverão ser seguidas pelo público para evitar qualquer tipo de contaminação.

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 73 casos e 3 mortes por covid-19

Petrolina confirmou mais 73 casos de covid-19 na segunda-feira (5). Também foram registrado mais três óbitos em decorrência da doença. Desta forma, o município contabiliza 30.379 pacientes infectados, dos quais 26.815 estão recuperados e há ainda 519 mortes.

Novos casos

Dos 73 novos casos, 33 são do sexo masculino e 40 do feminino. Eles têm entre um mês de vida e 75 anos.  Já as mortes são de dois homens e uma mulher, com 65, 39 e 57 anos, respectivamente. Os óbitos aconteceram entre 10 de junho e 4 de julho.

LEIA MAIS

Boletim epidemiológico registra dois óbitos por Covid-19 em Juazeiro nesta segunda-feira

Juazeiro registrou dois óbitos por complicações do novo Coronavírus e 99 novos casos nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta segunda-feira (5).

Os óbitos foram uma pessoa do sexo feminino, de 40 anos, e outra do sexo masculino, de 74 anos e histórico de comorbidade. As mortes ocorreram em um hospital particular de Juazeiro. O município soma 308 mortes provocadas pela doença.

Ocupação de leitos

LEIA MAIS

Unidade Móvel Médica atenderá 19 localidades no interior de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina continua com os serviços da Unidade Móvel de Atendimento Médico. Nesse mês de julho, as equipes da Secretaria de Saúde vão atender cerca de 19 localidades no interior do município. As comunidades Garcinha e Serrote Pelado já foram contempladas.

Na unidade são ofertados serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, além de realizarem solicitação de exames e consultas especializadas, caso necessário. Para ser atendido não é preciso agendamento, basta comparecer com um documento de identificação e o cartão SUS, a partir das 8h.  O objetivo é garantir os serviços de saúde para as comunidades que residem nas áreas mais distantes do município.

Confira o Cronograma

LEIA MAIS