Estudo da Fiocruz mostra efetividade das vacinas em idosos

(Foto: Itamar Crispim/Fiocruz)

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que o esquema vacinal completo contra covid-19 (duas doses) garante taxas de efetividade médias de 79,8% em pessoas com 60 a 80 anos e de 70,3% em idosos com mais de 80 anos.

Considerando-se uma média daqueles que receberam o esquema vacinal completo e aqueles que tomaram apenas a primeira dose, as taxas de efetividade ficam em 73,7% em idosos com até 79 anos e de 63% em pessoas com 80 anos ou mais.

O estudo considerou os imunizados com CoronaVac e AstraZeneca e foi feito com base em registros de hospitalização e morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que permitiu avaliar a efetividade em relação à redução de casos graves e óbitos.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro abrirá posto fixo de testagem da Covid-19 na próxima segunda-feira

(Foto: Divulgação)

A partir desta segunda-feira (12), começa a funcionar o Posto Fixo de Testagem da Covid-19 aberto pela Prefeitura de Juazeiro. O local escolhido pela Secretaria de Saúde do Município (Sesau), foi a Praça da Catedral de Nossa Senhora da Grotas. “É uma praça central, bem localizada e vai facilitar o acesso da população ao nosso ponto de atendimento. O objetivo é testar as pessoas com sintomas da Covid-19 que serão encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde”, explica o secretaria de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

A Prefeitura fez um investimento de aproximadamente R$ 670 mil somente no mês de junho e a chegada dos testes a Juazeiro acontece de forma gradativa, conforme a necessidade da Sesau. O planejamento financeiro da secretaria é para a compra de 150 mil testes.

Fluxo de testagem

LEIA MAIS

Covid-19: Juazeiro registra 50 novos casos nas últimas 24h

Juazeiro registrou 50 novos casos da covid-19  nas últimas  24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta sexta-feira (9).

De acordo com o  levantamento, 16.470 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 15.804 já estão recuperados. Os casos descartados somam 27.227. Juazeiro tem 356 casos ativos da Covid-19.

Não há registro de óbito neste boletim. Com isso, o município contabiliza 310 mortes pela Covid-19.

Ocupação de leitos

Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 61%, com 87 leitos disponíveis. Somente em Juazeiro, 53% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 estão ocupados, com 14 leitos disponíveis.

Vacina Covid-19: Prefeitura de Juazeiro realiza vacinação de segunda dose neste sábado

(Foto: Ascom PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, realiza vacinação de segunda dose contra a Covid-19 neste sábado (10). A Sesau aguarda o recebimento de uma nova remessa da vacina para avançar na imunização da população geral.

No sábado a vacinação da segunda dose será na Creche Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio), UBS Alto da Aliança, Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo) e UBS Tabuleiro.

Para tomar a segunda dose é preciso levar RG, CPF, Comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacinação. O horário é de 8h às 12h.

Vacina da gripe: Unidades Básicas de Saúde de Petrolina funcionarão neste sábado para dia D de vacinação

Neste sábado (10), a Secretaria de Saúde estará com todas as Unidades Básicas de Saúde abertas para realização do dia D da vacinação contra a gripe. A imunização disponibilizada na rede pública garante proteção contra os vírus Influenza B, H1N1 e H3N2. Para atender aos públicos preconizados na campanha nacional, além dos postos de saúde, o município disponibilizará quatro unidades móveis e um drive-thru.

Polos de vacinação:

UBS zona urbana, das 8h às 17h

UBS zona rural, das 8h às 13h

Unidades móveis: Praça do Bambuzinho, até 14h; Residencial Vivendas, das 8h às 13h; Residencial Monsenhor Bernardinho, das 8h às 13h; Residencial Pomares, das 8h às 17h.

Drive-Thru: Portal do Rio, Orla, das 8h às 17h.

A campanha nacional contempla gestantes, puérperas (com até 45 dias pós-parto), crianças de seis meses a menores de seis anos, profissionais de saúde, idosos com 60 anos e mais, professores ativos, pessoas que possuem comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro convalida novo decreto estadual que flexibiliza medidas de enfrentamento à pandemia

(Foto: Ascom/PMJ)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Procuradoria Geral do Município, informa à população que analisou e aderiu às novas medidas de enfrentamento à pandemia estabelecidas pelo novo decreto do Governo do Estado, publicado nesta sexta-feira (9).

O toque de recolher passa a ser das 24h às 5h, válido até o próximo dia 23 de julho. Restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 23h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.

Estão autorizados a realização de eventos e atividades com público inferior a 100 pessoas. Porém, continuam suspensos até 23 de julho, os shows e festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes.

LEIA MAIS

Pernambuco recebe mais 42 mil doses da CoronaVac para reforçar imunização contra covid

Pernambuco recebeu novas doses da CoronaVac (Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Além das vacinas da Pfizer que chegaram na quinta-feira (8), Pernambuco também recebeu mais doses da CoronaVac/Butantan na madrugada desta sexta-feira (9). São mais 42.200 doses para reforçar a imunização dos pernambucanos.

“É preciso que os gestores fiquem alertas e planejem bem seus esquemas de imunização em cada cidade, para que tudo corra dentro do previsto e possamos avançar ainda mais no enfrentamento à doença“, orientou o governador Paulo Câmara (PSB).

As novas doses serão encaminhadas às Gerências Regionais de Saúde (Geres) juntamente com as da Pfizer. Com mais esse lote, Pernambuco soma 5.876.400 doses de imunizantes. Foram 2.867.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.184.160 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Juazeiro segue ofertando 2ª dose de vacinas contra covid nesta sexta-feira

(Foto: Ascom PMJ)

Juazeiro (BA) dá seguimento à vacinação da população nesta sexta-feira (9), mas para quem precisa da 2ª dose. Basta comparecer aos polos, até 11h30 ou das 13h30 às 16h. É obrigatório apresentar RG, CPF, comprovante de residência, Cartão SUS e de vacinação.

Os locais de vacinação são:

  • Juá Garden Shopping;
  • Crech Mariá Tanuri (bairro Santo Antônio);
  • Escola Iracema Pereira Paixão (bairro São Geraldo);
  • Univasf.

Sobre a 1ª dose, a Secretaria de Saúde (Sesau) informou que “aguarda o recebimento de nova remessa de imunizantes para avançar na vacinação da primeira dose no município”.

Petrolina registra mais 41 casos de covid e 4 óbitos na quinta-feira

Petrolina registrou mais 41 casos de covid-19 e quatro óbitos na quinta-feira (8). Agora a cidade soma 30.523 pacientes infectados, 27.201 recuperados e chegou a 525 mortes.

Novos casos

Dos 41 casos, 21 são do sexo masculino e 20 do feminino. Eles têm entre dois anos e 86 anos. Já as mortes são de três homens e uma mulher, com respectivamente, 65, 48, 39 e 55 anos. Os óbitos foram registrados entre 2 e 8 de julho.

LEIA MAIS

PM apreende mais de 4 kg de maconha na zona rural de Ouricuri

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Policiais militares do 7º BPM realizavam patrulhamento na zona rural de Ouricuri (PE), na manhã de quinta-feira (8), quando foram informados de que havia um homem em uma motocicleta trafegando na BR-316 em atitude suspeita. Ele estaria no Sítio Tigres, com drogas.

De pronto, a equipe foi até o endereço e ao perceber a presença da polícia, o suspeito fugiu pela caatinga. Contudo, a PM encontrou 4,700 kg de maconha pronta para consumo, abandonada no local. O material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, onde foi instaurado um Inquérito Policial.

Pernambuco recebe nova remessa de vacinas da Pfizer

(Foto: SEI/Divulgação)

Pernambuco recebeu, na tarde de quinta-feira (8), mais um lote de vacinas da Pfizer/BioNTech. São 83.070 doses para dar continuidade à aplicação da 1ª a quem ainda não se imunizou. As doses serão repassadas às Gerências Regionais de Saúde ainda nesta sexta-feira (9).

“Estamos otimistas com o ritmo da vacinação em Pernambuco, que tem gerado uma queda significativa da procura por leitos de UTI. Mas é preciso ampliar ainda mais esse contingente, incentivando as pessoas a tomar a primeira dose, e também aquelas que já iniciaram o processo de imunização a buscarem a segunda dose“, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

No balanço do Estado, Pernambuco já recebeu 5.834.200 doses de imunizantes. Foram 2.867.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 656.370 doses da Pfizer/BioNTech e 168.450 da Janssen.

Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas; Aulas retornariam no mês de agosto

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, defenderam hoje (8) o retorno dos estudantes às salas de aula. Os dois anunciaram a preparação de um protocolo de retorno e fizeram, de forma conjunta, um “apelo” a gestores municipais e estaduais para que comecem de imediato a preparação para essa retomada.

Segundo o ministro da Saúde, 80% dos professores do ensino básico já receberam a primeira dose da vacina, o que possibilitaria, a partir de agosto, um retorno seguro às aulas. “Temos apoio da Unicef, da Unesco, da OMS e da OCDE [para isso]. Há absoluto consenso de que vacinação não é pré-requisito para o retorno às aulas. Vamos, portanto, criar um protocolo conjunto que será estabelecido por portaria interministerial, estabelecendo as regras para o retorno seguro”, disse ele ao reiterar que a narrativa de que o Brasil vai mal na vacinação já estaria se dissolvendo.

Segundo a Agência Brasil, a expectativa é de que a portaria com o protocolo de retorno às aulas seja publicada no início da semana que vem.

LEIA MAIS

Assembleia autoriza prorrogação de calamidade pública no Estado; Prazo é de mais 90 dias

O reconhecimento do estado de calamidade pública em Pernambuco e em 131  municípios do Estado será prorrogado por mais 90 dias. Na Reunião Plenária nesta quarta (7), coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eriberto Medeiros (PP), foram aprovados, em Primeira Discussão, os Projetos de Decreto Legislativo (PDLs) nº 195/2021 e nº 196/2021. De autoria da Mesa Diretora, as iniciativas contêm as solicitações de prorrogação do Poder Executivo Estadual e das prefeituras, respectivamente. Para apreciar as propostas, a Casa fez uma autoconvocação, suspendendo o recesso parlamentar.

LEIA MAIS

Juazeiro confirma mais uma morte por covid-19 nesta quinta-feira

O boletim divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) nesta quinta-feira (8) confirmou mais uma morte por covid-19. Também foram registrados mais 44 casos positivos da doença.

Com esta atualização, são 16.420 pacientes infectados, dos quais 15.782 estão recuperados e há ainda 310 mortes. Atualmente, são 328 casos ativos da covid em Juazeiro.

Morte

O óbito reportado hoje é de um homem, de 34 anos. Ele estava internado na rede privada de Petrolina e possuía comorbidades.

Ocupação dos leitos

A rede municipal está com 66% de ocupação de leitos de UTI. Atualmente há 10 vagas disponíveis. Já na rede PEBA, são 82 vagas e ocupação de 63%.

Baixas temperaturas: Prefeitura de Petrolina alerta sobre cuidados para a prevenção de viroses

A estação mais fria do ano já começou, e algumas doenças características desse período começam a aparecer, como gripes, resfriados, pneumonias, rinites alérgicas, entre outras. Por isso, a Prefeitura de Petrolina alerta a população sobre os cuidados com a higiene para evitar a disseminação dessas doenças, principalmente as respiratórias.

Nessa época do ano, para se proteger de temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficar em locais fechados, sem ventilação, aumentando as chances de infecção por vírus. O médico infectologista da Secretaria de Saúde, Samuel Ricarte, explica que não é o frio que causa essas doenças. “Não é porque as temperaturas estão baixas que pegamos gripes ou resfriados. A verdade é que quando sentimos frio, as pessoas costumam ficar em ambientes mais fechados e agrupadas, o que facilitaria a disseminação dessas viroses através do contato próximo ao falar, espirrar ou tossir, basta ter uma pessoa sintomática “, destaca.

LEIA MAIS