Farmácia da Família terá novo endereço em Juazeiro

(Foto: Internet)

A partir da próxima segunda-feira (6), a Farmácia da Família localizada na Av. Flaviano Guimarães passa a funcionar no Centro de Saúde III, segundo informações da Secretaria de Saúde de Juazeiro.

O novo endereço possui uma estrutura mais adequada para armazenar medicamentos. O Centro de Saúde III funciona na Av. Carmela Dutra, nº 700, Bairro Angary.

A ilha do fogo recebe mutirão de limpeza e capina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Uma demanda antiga da Ilha do Fogo, foi atendida durante a manhã de sexta-feira (03), pela prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. A ilha recebeu um mutirão de limpeza e capina.

Frequentada por diversos banhistas, turistas e praticantes de atividade física ao ar livre, a Ilha do Fogo já foi alvo de diversas críticas e atualmente passa por processos de revitalização. Nesta sexta uma equipe formada por cerca de 20 trabalhadores removeu lixo e a capinaram todo o local. A partir desse serviço, a Ilha passará a ser limpa semanalmente.

Para dar sequência as atividades voltadas para a Ilha, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes trabalha na elaboração de um projeto para melhorias da estrutura física do local, além da realização de uma campanha de conscientização da população, sobre a manutenção da limpeza da Ilha do Fogo.

Anvisa proíbe venda de canela em pó com pelo de roedor

(Foto: Internet)

Resoluções publicadas hoje (3) no Diário Oficial da União da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbem a distribuição e a comercialização de lotes de três marcas de canela em pó identificadas com pelo de roedor. Os produtos são os seguintes:

– Lote 3855 (válido até 23/08/2018) do produto Canela em pó – amido e açúcar, marca Fã, embalagem de 30g, distribuído por Junco-Indústria e Comércio Ltda.

– Lote 1607 (válido até 1/07/2018) do produto Canela em pó, marca Sacy, embalagem de 30g, fabricado pela empresa Indústria e Comércio de Temperos Sacy Ltda.

– Lote 01/06MP (válido até 12/04/2017) do produto Canela em pó da China, marca Pachá, embalagem de 30g, fabricado pela empresa Arcos Comércio Importação Ltda.

Segundo a Anvisa, todos os lotes apresentaram resultados insatisfatórios em pesquisas de matéria estranha macroscópica e microscópica devido à presença de fragmentos de inseto e/ou de pelo de roedor, matéria estranha indicativa de risco à saúde humana acima do limite de tolerância estabelecido.

O órgão determinou que as empresas promovam o recolhimento do estoque existente no mercado. As resoluções entram em vigor hoje.

Com informações do EBC

Ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morre aos 66 anos em São Paulo

(Foto: Internet)

A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva morreu hoje (3), aos 66 anos, em São Paulo. A morte ocorreu às 18h57 e foi confirmada pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Marisa estava internada desde o dia 24 de janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico.

O velório da esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorrerá no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, neste sábado (4), das 9h às 15h. Em seguida, o corpo será cremado em cerimônia particular no Cemitério Jardim da Colina, também em São Bernardo do Campo.

Marisa Letícia passou hoje por um protocolo de averiguação de morte cerebral às 12h. Havia a previsão de que nova avaliação fosse feita às 18h. No entanto, o hospital não confirmou se o procedimento chegou a ser realizado. Por volta das 18h, o padre Júlio Lancellotti ministrou a extrema unção à ex-primeira dama.

Com informações do EBC

Hospital demite médica suspeita de vazar exame de Marisa Letícia

(Foto: Internet)

O Hospital Sírio-Libanês demitiu a médica Gabriela Munhoz, suspeita de divulgar no whatsapp resultados de exames da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu uma sindicância para apurar se houve violação ao Código de Ética por parte da profissional ou participação de médicos em supostas ofensas contra a mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo o jornal O Globo, Gabriela, de 31 anos, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, divulgou no grupo do WhatsApp de ex-colegas da faculdade detalhes sobre o diagnóstico da ex-primeira-dama. A partir daí, a informação se espalhou por outros grupos em alguns dos quais médicos fizeram ofensas à mulher de Lula.

“O Sírio-Libanês tem uma política rígida relacionada à privacidade de todos os seus pacientes e repudia a quebra do sigilo de pacientes por qualquer profissional de saúde. Por não permitir esse tipo de atitude entre seus colaboradores, a instituição tomou as medidas disciplinares cabíveis em relação à médica, assim que teve conhecimento da troca de mensagens”, disse o hospital, em nota.

Com informações do Diário de Pernambuco

Começou nesta sexta-feira a mobilização para renegociação de dívidas dos trabalhadores e empreendedores do campo em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ivaldo Reges​)

Começou nesta sexta-feira (03) a mobilização que dá início ao mutirão de renegociação de dívidas dos trabalhadores e empreendedores do campo. O mutirão conta com uma parceria entre a prefeitura de Petrolina e o Banco do Nordeste.

O evento contou com a participação do prefeito Miguel Coelho, o presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda, e o senador Fernando Bezerra, além de outros políticos da região.

O mutirão foi motivado pela baixa procura dos produtores após a regulamentação da Lei 13.340 que prevê descontos de até 95% nas dívidas contraídas por produtores da região até o ano de 2011. De um total de 10 mil produtores em débito com o Banco do Nordeste, apenas 115 procuraram a agência de Petrolina para renegociar ou liquidar as dívidas, ou seja, 1% do público que poderia ser beneficiado.

LEIA MAIS

Prefeitura divulga balanço do programa “Cidade Mais Limpa”

(Foto: Ascom/PMP)

Através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a prefeitura de Petrolina executou ao longo de 24 dias, o programa “Cidade Mais Limpa”, uma das prioridades do governo do novo prefeito Miguel Coelho. As equipes recolheram 5 mil toneladas de sujeira dos principais locais de descarte de lixo.

O programa “Cidade Mais Limpa”, contou com uma equipe de 44 trabalhadores, 1 retroescavadeira, 1 pá carregadeira e 6 caminhões caçamba. Retiraram das ruas entulho, resto de poda, móveis e tudo que foi descartado de maneira errada, nas vias da cidade.

Com a ideia inicial de atuar em cinco pontos de descarte de lixo existentes na cidade, que ficam na Vila Eduardo, José e Maria, João de Deus, Quati e Centro. O programa acabou se estendendo a outras localidades, incluindo os bairros São Gonçalo, Gercino Coelho, João de Deus, Nova Vida, Loteamento Nova Iorque, Cohab Massangano, Areia Branca e Jatobá, onde foi realizada a limpeza da lagoa depois que peixes apareceram mortos no local.

A ação contou também com um mutirão que realizou serviços de varrição, raspagem, capina, poda de árvores e pintura de meio-fio. Para manter a cidade limpa, a prefeitura conta com o apoio e a conscientização da população petrolinense.

Ary Filho comandava esquema de lavagem de dinheiro controlado por Cabral, diz MPF

(Foto: Internet)

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro considerou o agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho como um dos mais importantes operadores financeiros do esquema de lavagem de dinheiro, apontado nas investigações que identificaram uma organização criminosa para lavagem de dinheiro e propina, que, segundo MPF, era liderada pelo governador Sergio Cabral.

Ary Filho foi preso nessa quinta-feira (2) por agentes da PRF no cumprimento de mandado de prisão preventiva decretada pela Justiça, no âmbito da Operação Mascate, desdobramento da Operação Calicute.

Fonte Agência Brasil

“O Nova Semente serviu de cabide de emprego para o antigo governo”, disparou o vereador Aero Cruz

De acordo com o parlamentar, algumas “Nova Sementes” contam com mais sementeiras do que seria necessário para gerir as unidades. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em meio à polêmica das demissões das funcionárias do programa “Nova Semente” na gestão anterior, o vereador Aero Cruz (PSB) se posicionou sobre o tema, durante a primeira sessão ordinária do ano na Câmara Municipal de Petrolina, e afirmou que, assim como a oposição, o prefeito Miguel Coelho (PSB) tem se preocupado com as demissões das sementeiras.

“Eu quero dizer para a vereadora Cristina Costa, sobre a preocupação dela com as demissões das sementeiras, que a preocupação da oposição é a mesma da nossa e do prefeito Miguel Coelho. Nós do grupo de Miguel temos também a preocupação com as demissões de vocês, pois a gente sabe que são mães de família, que precisam.”.

De acordo com o parlamentar, algumas “Nova Sementes” contam com mais sementeiras do que seria necessário para gerir as unidades. Para o vereador, a atitude da antiga gestão foi apenas uma forma de angariar votos para as eleições. Aero citou o caso do São Gonçalo, onde, segundo a gestora do local, a unidade conta com 18 funcionárias, quando só seriam necessárias sete para o bom funcionamento do estabelecimento.

“Estamos questionando o porquê que os CMEI’s foram esvaziados em detrimento da ‘Nova Semente’. Todas as novas unidades do ‘Nova Semente’ serviram de cabide de emprego para o antigo governo. Quando eu conversei com a gestora do ‘Nova Semente’ do São Gonçalo, Regina, ela disse que a unidade tem 18 sementeiras, mas disse que com sete funcionárias a unidade teria condições de funcionar. Como é que uma ‘Nova Semente’ que pode funcionar com sete sementeiras estava funcionando com 18? Estava servindo de cabide de emprego”.

(Foto: Arquivo)

Programa ‘Nova Semente’

O vereador afirmou que o programa em si é muito vantajoso para a comunidade petrolinense e que foi por isso que Miguel deu continuidade ao trabalho e garantiu a gratuidade do programa.

“O programa Nova Semente foi único programa que deu certo no governo passado. Deu tão certo, que o prefeito Miguel Coelho está dando continuidade ao programa. Ele foi às ruas e disse que seria de graça e a gratuidade está sendo confirmada”.

CPI

Aero foi um dos vereadores que assinaram a favor da solicitação da abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para averiguação de irregularidades na condução do programa pelo governo de Lossio.

“O que nós estamos pedindo à CPI aqui nessa Casa é para a gente apurar como estava sendo gerido o programa. Em 2014 foram abertas duas ‘Nova Semente’, em 2015, cinco, e em 2016, como era ano eleitoral, foram abertas 33. Teve dia que foram inauguradas seis unidades. Agora a gente precisa ter a consciência que a irresponsabilidade foi do governo passado quando sabia que não era necessário 18 sementeiras para gerir uma unidade do ‘Nova Semente’. E colocaram 18 porque queriam o retorno político, porque queriam o voto”.”.

Adalberto Cavalcanti reforça pedido ao Ministro de Defesa sobre resolução do caso Beatriz

Deputado Federal Adalberto Cavalcanti e o Ministro de Defesa Raul Jungmann. (Foto: ASCOM)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti (PTB) esteve com o Ministro de Defesa, Raul Jungmann, na última quinta-feira (2) e solicitou ao ministro para que reforce o pedido feito ao Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em dezembro de 2016, sobre a resolução do caso Beatriz, que aconteceu em Petrolina (PE). Jungmann se dispôs ajudar e afirmou que vai reforçar o pedido feito pelo deputado.

Caso Beatriz

A garota Beatriz Angélica foi brutalmente assassinada em dezembro de 2015 durante uma festa de formatura no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina (PE). O corpo da menina foi encontrado em um depósito, próximo ao local onde era realizada a cerimônia, com vários golpes de faca.

Posições políticas devem nortear as discussões na Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: Arquivo)

O tom das discussões na primeira sessão do ano na Câmara Municipal de Petrolina, serviu como um termômetro do que será a nova legislatura. De um lado o exército, grande maioria, dos que fazem parte da bancada da situação, vereadores veteranos e novatos, mas  sabedores da importância em defender um governo que está apenas começando e que encontrou a Prefeitura completamente endividada. Do outro, a oposição ainda rancorosa com a derrota nas urnas na última eleição, já querendo atribuir à nova gestão as mazelas deixadas pelo governo anterior.

As mudanças no Nova Semente, feitas pelo prefeito para tentar salvar o programa e garantir a gratuidade aos pais dos alunos, num cenário em que faltou responsabilidade da gestão anterior ao inchar o programa com a criação proposital de 66 novas unidades em 2016, sedo 30 após as eleições, criando enormes dificuldades para manutenção das creches, foi o prato cheio para as primeiras críticas a nova gestão.

Com um número bem menor de vereadores, a bancada da oposição não se mostrou inferior, muito pelo contrário, deu seu recado, cobrou, opinou, criticou e sinalizou para debates e embates acirrados, claro que com o discuso de uma oposição séria, sem querer atrapalhar o novo governo, mas votando no que for importante para a sociedade.

Um início de trabalho não tão amistoso como alguns pregavam e profetizavam, pelo visto essa vai ser mais uma legislatura de muitos embates, levando-se em conta as posições políticas que devem sobrepor as questões técnicas.

Vereadora Cristina Costa divulga nota de pesar pela a morte da ex-primeira Dama Marisa Leticia

(Foto: Internet)

Nesta quinta-feira (02) foi confirmada a morte cerebral da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, companheira do ex-presidente da República Luiz Inácio da Silva. A vereadora e Presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores, Cristina Costa divulgou uma nota de pesar pelo falecimento da ex-primeira dama.

 “A Vereadora Cristina Costa (PT) lamenta a morte cerebral da Ex primeira dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, esposa do Ex Presidente Lula, nesta quinta-feira (2), em São Paulo. Dona Marisa sempre foi considerada por todos uma mulher amável e cordial. Uma mulher de luta, que começou a trabalhar aos 9 anos de idade. E acompanhou como esposa e mãe toda a carreira política de Lula.
Uma perda para o Brasil e para o PT, partido que Dona Marisa ajudou a fundar em 1980. A primeira bandeira do partido foi criada, com as próprias mãos, por dona Marisa, a partir de um recorte de tecido que tinha em casa há muito tempo. Ela costurou a estrela branca ao centro e exclamou: “Ficou lindo!” Na sua casa também estampava camisetas para arrecadar fundos no início do PT.
Nossa solidariedade nesse momento ao Ex Presidente Lula e sua família.
Cristina Costa
Vereadora e Presidente Municipal do PT”

Prefeitura e Banco do Nordeste promovem encontro com produtores rurais em Petrolina

Nesta sexta-feira (03) o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Holanda, o prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra promovem um encontro com trabalhadores rurais.

O tema do evento será a renegociação de dívidas rurais e uma abordagem dos aspectos da Lei 13.340, que autoriza a liquidação e renegociação de crédito rural. O evento acontece às 10h, no auditório do Sest/Senat, e é voltado para trabalhadores do campo no Vale do São Francisco.

Corpo de jovem é encontrado na zona rural de Juazeiro

(Foto: Arquivo)

No início da tarde de quarta-feira (01) o corpo de um homem de 18 anos foi encontrado na zona rural de Juazeiro (BA).

O corpo foi encontrado no aterro sanitário de Maniçoba (BA) e tinha uma perfuração no peito, além de estar com as mãos amarradas. O jovem foi identificado e o corpo foi recolhido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara dos Deputados

(Foto: Internet)

Com 293 votos o Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi reeleito presidente Câmara para o biênio 2017-2018, em primeiro turno .Ele derrotou outros cinco candidatos que estavam na disputa.

Seu principal adversário, Jovair Arantes (PTB-GO), teve 105 votos. Em terceiro lugar, ficou o pedetista André Figueiredo (CE), com 59 votos. Júlio Delgado (PSB-MG) teve 28 votos, Luiza Erundina (PSol-SP), dez; e Jair Bolsonaro, quatro.

A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), na noite de quarta-feira (01) permitiu que ele participasse da disputa.

Com informações do G1