Centrista e líder da extrema-direita vão disputar o segundo turno na França

Emmanuel Macron sai na frente de Marine Le Pen e se torna favorito para ocupar o Palácio do Eliseu

Num resultado histórico, que pela primeira vez deixou de fora os dois tradicionais partidos de direita e esquerda há décadas se alternando no comando do país, o centrista Emmanuel Macron e a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, venceram ontem uma acirrada disputa nas urnas e vão se enfrentar no segundo turno das eleições presidenciais francesas, em 7 de maio. Logo após a confirmação da derrota, o socialista Benoît Hamon e o conservador François Fillon declararam apoio a Macron. “O extremismo só pode trazer desgraça e divisão”, justificou Fillon. Macron disse querer ser o presidente contra a “ameaça dos nacionalistas”, enquanto Le Pen quer “libertar o país das elites arrogantes”. Líderes da UE celebraram o êxito do ex-ministro, que em pesquisas divulgadas ontem tinha 64% de intenções de voto no segundo turno.

Diretoria do Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo será empossada em maio

Contente por ter sido escolhido o primeiro presidente da Associação de Moradores do Residencial Novo Tempo, o senhor Luiz Carlos, mototaxista que concorreu ao cargo de vereador na última eleição, já está convidando as lideranças e a população em geral para a posse da nova diretoria no dia 13 de maio com a presença de diversas autoridades, confira a convocação que o novo presidente está fazendo através das redes sociais:

Olá pessoal boa noite dia 13 de Maio comemoramos o dia das mães, primeiro ano do nosso residencial NOVO TEMPO, e posse da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação de Moradores do qual sou presidente, e entre os ilustres convidados estão Prefeito Miguel Coelho, Presidente do PR Klebyo Bezerra, Senador Fernando Bezerra Coelho, Ministro de Minas e Energia e Deputado Federal Fernando Filho, Deputado Federal Guilherme Coelho, Vereadores, Secretário de governo e os meus companheiros líderes comunitários aqui de diversos bairros de Petrolina. Venha você também participar desse momento histórico. LOCAL Quadra coberta poliesportiva as 19:00 (hs) RESIDENCIAL NOVO TEMPO.

Luiz Carlos

Delator deve apresentar provas de acusações contra Lula

(Foot: Internet)

Segundo informações divulgadas neste sábado (22) pelo o Ministério Público Federal (MPF) novos documentos serão inclusos no processo que apura se o Grupo OAS pagou propina ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva por meio da reserva e reforma do triplex em Guarujá.

O ex-presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro, o Léo Pinheiro, vai apresentar documentos que comprovam o que ele disse durante depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, na quinta-feira (20). São informações como registros na agenda de Léo Pinheiro dos encontros pessoais entre ele e Lula, além de telefonemas e contatos para tratar da reforma do imóvel.

No interrogatório, Léo Pinheiro foi questionado sobre um dos encontros, no triplex. Ele respondeu ao procurador que o “o presidente e a dona Marisa estiveram no triplex em fevereiro de 2014”.

Fonte G1

Prefeitura realiza levantamento em assentamentos de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a última semana equipes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, percorreram alguns assentamentos da região para um levantamento das principais demandas dos moradores.

A primeira visita aconteceu no Assentamento Federação, onde o secretário da pasta, José Batista da Gama apresentou ações que serão desenvolvidas pela prefeitura na localidade. Durante a visita, representantes de outros assentamentos estiveram no local.

As equipes ainda estiveram nas barragens do Cristalino e Baixa Alegre. Na comunidade de Volta da Carolina, as obras da barragem serão iniciadas ainda neste mês de abril.

Confiança na economia voltou, diz Temer

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer afirmou hoje (22), em artigo publicado no jornal espanhol El País, que a confiança na economia brasileira voltou. Ele pediu ainda que os empresários espanhóis aproveitem oportunidades de investimento no Brasil.

O artigo foi publicado às vésperas da visita do primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, ao Brasil. Rajoy estará em Brasília na segunda-feira (24) “A confiança [na economia] voltou. Queremos, como em outras ocasiões, que a Espanha se una ao Brasil nesse momento de recuperação e aproveite as muitas oportunidades que se apresentam”, escreveu Temer.

LEIA MAIS

Campanhas presidenciais de 2014 receberam R$ 37 mi em caixa 2, dizem delatores

(Foto: Ilustração)

Os executivos e ex-executivos da empreiteira Odebrecht afirmaram, em depoimentos de delação premiada à força-tarefa da Operação Lava Jato, que a empresa repassou R$ 37 milhões em doações irregulares, o chamado caixa 2, para a campanha presidencial de 2014.

De acordo com levantamento feito pela Agência Brasil a partir dos depoimentos de cinco delatores, as campanhas eleitorais presidenciais do PT, do PSDB e do PSC, em 2014, tiveram R$ 24 milhões, R$ 7 milhões e R$ 6 milhões, respectivamente, em repasses ilícitos. Parte das doações irregulares era feita em espécie e repassada em mochilas durante encontros entre mediadores da empresa e dos partidos.

Os valores foram detalhados pelos ex-executivos da companhia, que tiveram os depoimentos homologados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no início deste ano. Na semana passada, com base nas delações premiadas, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, determinou a abertura de inquéritos para investigar os políticos com foro privilegiado na Corte citados nos depoimentos.

Responsável pelas maiores negociações, o ex-presidente da empresa, Marcelo Odebrecht, conta que, após acertar os valores com partidos e candidatos que receberiam apoio, as doações eram operacionalizadas entre seus subordinados e representantes dos candidatos. De acordo com ele, como havia um limite para doação oficial, a Odebrecht sempre recorria ao caixa 2 para concretizar os repasses acertados previamente.

Fonte Agência Brasil

Cerca de 70% dos inquéritos abertos por Fachin envolvem pagamento de caixa 2

(Foto: Internet)

Dos 81 inquéritos abertos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, 71%, ou 58 inquéritos, tratam de acusações de pagamento de caixa 2, recursos não contabilizados pela Justiça e pagos a partidos e políticos a pretexto de campanhas eleitorais.

Já os 29% restantes (23 inquéritos) envolvem acusações de pagamento de propina para facilitar contratos e licitações da empreiteira Odebrecht com o Poder Público ou para aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional que beneficiariam a construtura.

Em parte dos inquéritos que tratam de caixa 2, os delatores especificam que os recursos estavam de alguma forma ligados a uma contrapartida, como futuros contratos com o Poder Público. Na maioria dos casos, a empreiteira esperava conseguir obras de saneamento básico.

O ex-diretor da empreiteira Alexandrino de Alencar afirmou, em delação, que o objetivo com os pagamentos de caixa 2 e também com doações oficiais era o crescimento do grupo Odebrecht.

LEIA MAIS

Humberto Costa chega a Petrolina neste sábado

(Foto: Internet)

O Senador Humberto Costa (PT) desembarga em Petrolina neste sábado (22), para participar de eventos ligados a Reforma Trabalhista e a PEC da terceirização.

Depois de Petrolina, o Senador segue para o município de Ouricuri, onde se reúne com lideranças políticas e faz palestra para trabalhadores. No mesmo dia, Humberto segue para Granito para cumprir agenda com líderes do PT naquele município e aprofundar discussões com os trabalhadores sobre a terceirização.

Temer admite que economia com reforma da Previdência pode ser menor que R$ 600 bilhões

(Foto: Reprodução/NBR)

O presidente Michel Temer admitiu que a economia com a reforma da Previdência pode ficar abaixo de R$ 600 bilhões depois das mudanças feitas no projeto original do governo, que estimava inicialmente economizar R$ 800 bilhões em 10 anos com a reforma previdenciária.

“Se não for R$ 600 bilhões, e eu não vou fixar números, pode ser R$ 580 bilhões. Enfim, há uma grande redução do déficit. A redução inaugural seria de cerca de R$ 800 bilhões. Com os ajustamentos caiu a R$ 600, R$ 580 bilhões, mas sempre uma redução substanciosa, o que significa uma reforma útil da Previdência Social”, disse Temer a repórteres ao final de eventos para comemoração pelo dia do diplomata no Palácio do Itamaraty.

O projeto de reforma da Previdência enviado pelo governo ao Congresso previa uma economia de R$ 800 bilhões em 10 anos. Depois das mudanças preparadas pelo relator, Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA), com aval do Planalto, a equipe econômica falava em R$ 630 bilhões.

Temer afirmou que os “ajustamentos” e “readequações” são necessários para aprovar a reforma na Câmara e no Senado, e que sempre se soube que o projeto do governo teria que ser negociado com os parlamentares.

O presidente também negou que haja um atraso no cronograma. Na quarta-feira, o governo cedeu à pressão da oposição e concordou em adiar a votação na comissão especial da Câmara para o início de maio, depois de ter colocado como objetivo começar a apreciação já na semana que vem.

Fonte G1

Alepe aprova projeto de lei que cria novas regras para fraldários em PE

(Foto: Internet)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou um projeto de Lei que cria regras para os fraldários de todo o Estado. Os estabelecimentos que possuam esses espaços serão obrigados a dispor de trocadores de bebês com elevações nos quatro cantos de, pelo menos, 10 centímetros de altura.

Os trocadores também precisarão ter cinto de segurança para os bebês e base em material antiderrapante. Segundo o texto, o estabelecimento cujo fraldário não cumprir a regra poderá receber uma multa entre R$ 1 mil e R$ 15 mil. O valor será reajustado anualmente pela inflação. A proposta original é do deputado Ricardo Costa (PMDB), mas foi modificada pela Comissão de Constituição e Justiça.

“Pesquisas têm revelado números alarmantes de bebês acidentados por quedas. A exemplo de pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e apresentada pelo Fantástico da TV Globo, realizada entre os anos 2012 e 2014, em hospitais de São Paulo, com bebês de até um ano de idade, internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e na Unidade de Tratamento Semi-Intensivo, 35% (trinta e cinco por cento) dessas quedas ocorrem nos trocadores”, afirma o peemedebista.

Fonte JC

Segundo mutirão de ortopedia acontece neste sábado em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Neste sábado (2) uma nova edição do mutirão de ortopedia será realizada em Petrolina. O mutirão atenderá 20 pacientes no Hospital Universitário (HU).

A iniciativa é fruto de uma parceria da Secretaria de Saúde de Petrolina com o Hospital Universitário (HU) e na última edição, atendeu 20 pacientes. O mutirão tem o objetivo de reduzir a lista de espera que, desde o ano passado, conta com 105 pacientes.

“Realizamos o primeiro mutirão há duas semanas, com 20 procedimentos, e a nossa proposta é aumentar o número de cirurgias semanalmente. O município está disponibilizando a equipe médica e instrumentadores. Em parceria com o HU, estamos trabalhando para resolver essa demanda ortopédica com celeridade, porém, com muito profissionalismo e competência”, afirma a diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire.

Prefeitura de Petrolina convoca proprietários a regularizarem edificações

(Foto: Divulgação/Ascom)

O decreto municipal nº 46/2017, publicado no dia 05 de abril, regulamenta a Lei nº 2898/17, que trata da regularização de edificações que se encontram em desconformidade com o Plano Diretor Participativo, o Parcelamento do Solo Urbano, e o Código de Obras de Petrolina. Dessa forma, em vez de serem embargadas e até demolidas, essas edificações podem ser regularizadas via processo administrativo regulado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Para emissão da Certidão de Regularização da Construção e Habite-se o requerente deve dar entrada junto ao Protocolo da SEDURBS no processo de Regularização de Edificações. Em seguida, com a emissão do número do processo, será dado início a tramitação da solicitação. Na sequência, a Diretoria de Licenciamento Urbano vai analisar toda a documentação e o projeto, indicando as contrapartidas cabíveis (estabelecidas pela Lei Municipal n° 2.898/2017) para emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e a Taxa de Expediente. Juntamente com a emissão do DAM, será concedida a Anuência para requerimento da Licença Ambiental junto a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Por fim, após apresentada e anexada ao processo a cópia da Licença Ambiental concedida pela AMMA e do comprovante de pagamento do DAM referente às taxas de contrapartida, será emitido o alvará de Regularização de Construção. O Habite-se é emitido ao final da construção, após vistoria e parecer favorável das equipes de fiscalização. A expectativa é de que a emissão do DAM, da Taxa de Expediente e da Anuência para a licença ambiental seja realizada no prazo de uma semana.

A SEDURBS alerta que será realizada fiscalização rotineira a fim de se constatar irregularidades. Quando ocorrer, será dado um prazo para que o proprietário realize a regularização do empreendimento. Aqueles que não se regularizarem, certamente vão encontrar dificuldades quando da venda do imóvel ou na hora de conseguir junto à prefeitura uma certidão negativa. A documentação necessária nestes casos, só será liberada para edificações devidamente regularizadas.

Conselho Municipal de Turismo é reativado em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Uma cerimônia de posse marcou a reabertura do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta quarta-feira (19) em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho (PSB) deu posse aos membros.

Para garantir a reativação do Conselho, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes promoveu uma série de reuniões nas quais cada setor teve a oportunidade de indicar seu representante para compor a entidade. O Comtur estava desativado a alguns anos, segundo a prefeitura, e agora retoma as atividades para auxiliar na articulação e no planejamento do turismo local.

“Sabemos que Petrolina tem um grande potencial e temos um grande desafio pela frente. Temos que saber que turismo não é só festa, fizemos um carnaval maravilhoso e estamos trabalhando para fazer um bonito São João valorizando a prata da casa, mas sempre lembrando que turismo não é só festa”, finalizou Miguel Coelho.

A composição do Conselho será a seguinte: Marcus Pamponet (presidente); Glaucineide Macedo (vice-presidente); Aluísio Ferreira (Agência Municipal de Meio Ambiente); Ibamar Fernandes (Câmara de Vereadores); Cynthia Clause (Agências de Viagens); Edneide Gonçalves (Sebrae); Sandra Nunes (Gastronomia); Maria dos Anjos (CDL); Gislane Rocha (Instituição de ensino superior); Antônio Menezes (artesanato); Maria do Socorro (Associações de moradores).

Ex-prefeito de Juazeiro nega caixa 2 da Odebrecht

De acordo com Isaac, todas as doações de campanha foram registradas na prestação de contas, aprovada pela Justiça eleitoral

O ex-prefeito da cidade de Juazeiro, Isaac Carvalho, negou ter pedido ou recebido recursos da Odebrecht. De acordo com Isaac, ‘todas as doações de campanha foram registradas na prestação de contas, aprovada pela Justiça eleitoral’.

“No próprio vídeo, o delator deixa claro que não mencionou valores na breve reunião em que discutíamos a possibilidade de investimentos no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE)”, disse.

“Fica claro no vídeo, na fala do delator, a inexistência de qualquer contrato com a Odebrecht durante a nossa gestão e isso comprova cabalmente que não recebemos nenhuma doação” e que “a acusação não tem fundamento”, completa o ex-prefeito.

Câmara de Vereadores de Petrolina votará projeto de lei sobre reajuste salarial dos servidores municipais hoje

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os vereadores de Petrolina vão votar, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 011/2017, que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores municipais. A sessão deverá ser bastante movimentada devido à importância do projeto.

As comissões emitiram pareceres favoráveis ao projeto. A votação vai acontecer em dois turnos e precisa da maioria simples para que seja aprovado.