Câmara de Petrolina declara luto oficial pela morto do ex-vereador Joaquim Coelho de Amorim

A Câmara de Vereadores de Petrolina declarou, por meio da portaria de número 18, luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vereador Joaquim Coelho de Amorim, ocorrido ontem (27) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A portaria foi publicada nesta segunda-feira (28) e o estado de luto vai até a próxima quarta-feira (30).

Portaria De Luto Oficial Joaquim Amorim

LEIA MAIS

Morre Joaquim Coelho de Amorim, filho do ex-vereador Plínio Amorim 

Morre Joaquim Coelho de Amorim, filho do ex-vereador Plínio Amorim 

Morreu neste domingo (27) em Petrolina, no sertão de Pernambuco, Joaquim Coelho de Amorim, filho do Vereador Plínio Amorim.

Joaquim é ex-vereador de Petrolina, assim como o pai, Plínio Amorim e o irmão, também ex-vereador, Juarez Amorim.

O Deputado Estadual, Lucas Ramos (PSD), destacou, em suas redes sociais, a carreira política da família Amorim. “Joaquim Coelho de Amorim dedicou sua vida à população de Petrolina. Filho do ex-vereador Plinio Amorim e irmão do ex-vereador Juarez Amorim, também teve a oportunidade de representar o povo na Câmara de Vereadores. Batalhou sempre por melhorias na vida das pessoas, especialmente os petrolinenses de Rajada. Ajudar quem mais precisava, essa era sua verdadeira vocação. À família e amigos, deixamos aqui nossos mais profundos sentimentos. Que Deus conforte a todos e receba Joaquim em paz”, concluiu.

Morre José Ednar de Alencar, irmão da Vereadora Maria Helena

Faleceu nesta domingo (27), aos 71 anos, o irmão da Vereadora Maria Helena, José Ednar de Alencar.

Nas redes sociais, a vereadora Maria Helena fez uma homenagem ao irmão. “A chama da sua vida se apagou, hoje meu dileto, amigo e muito amado irmão, Jose Ednar de Alencar. Continuarei e sempre te levarei comigo vida afora. Enquanto, também, não fizer a passagem para me encontrar contido e com nossos Pais”, disse.

O corpo será velado a partir das 14h de hoje no SAF da Avenida Sete de Setembro e o sepultamento será às 17h no Cemitério Campo das Flores, Centro da cidade.

Samara da Visão denuncia equipamentos abandonados em depósitos da Codevasf; A equipe do Blog já solicitou resposta da Codevasf sobre a denúncia

A vereadora de Petrolina, Samara da Visão (PSD), esteve nos últimos dias vistoriando dois depósitos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), localizados na zona rural na cidade, e se deparou com os materiais empilhados, debaixo do sol forte, se deteriorando, acumulando sujeira, jogados no meio do mato que cresce dia a dia.

“É lamentável o que está acontecendo, eu como vereadora fiquei indignada ao ver, não tem como não ficar! Iremos cobrar explicações plausíveis, sobre quais os requisitos estão sendo usados para ser contemplado com o maquinário e com esses reservatórios. Quanto tempo tem que este material está sob o sol? As caixas e as tubulações estão ressecando”, alerta a vereadora Samara da Visão.

Os materiais se encontram nos depósitos do Icozeiro e do perímetro irrigado do C3. Através de imagens aéreas é possível perceber a extensão de equipamentos que estão abandonados.

O outro lado

A redação do Blog Waldiney Passos já solicitou resposta da Codevasf sobre a denúncia da Vereadora Samara da Visão. Nós estamos aguardando o posicionamento da instituição.

Antonio Coelho entrega 4.200 metros de canos às comunidades de Sítio Manteiga e Xique Xique, em Petrolina


Na manhã deste sábado (26), acompanhado do vice-prefeito Simão Durando, o deputado estadual Antonio Coelho (DEM) participou da entrega de 4.200 metros de canos para as comunidades do Sítio da Manteiga e Xique Xique, localizadas em Rajada, na zona rural de Petrolina. Os equipamentos, fruto da articulação do parlamentar em conjunto com o deputado federal Fernando Filho (DEM), serão destinados à construção do novo sistema do sítio Xique Xique e à ampliação do ramal de abastecimento já existente no Sítio Manteiga.

LEIA MAIS

Vídeo: Luís Miranda afirma que Bolsonaro atribuiu a Ricardo Barros responsabilidade por irregularidades  na compra da Covaxin

 

Em depoimento marcado por tumultos provocados por governistas, o deputado federal Luís Miranda disse que o presidente Jair Bolsonaro atribuiu ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, a responsabilidade por eventuais irregularidades no processo de compra da vacina indiana contra a covid-19, a Covaxin.

Miranda, que falou à CPI da Covid ao lado do irmão Luís Ricardo, servidor do Ministério da Saúde, se negou inicialmente a revelar o nome do congressista citado pelo presidente, mas depois acabou divulgando a identidade. “Os senhores também sabem que é o Ricardo Barros que o presidente falou. Foi o Ricardo Barros. Eu queria ter dito desde o primeiro momento, mas vocês não sabem o que eu vou passar”, declarou ao responder uma pergunta da senadora Simone Tebet.

LEIA MAIS

Barroso confirma legitimidade de decretos estaduais contra covid-19 de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná


O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu na quarta-feira (23) pedido do presidente da República, Jair Bolsonaro, para suspender decretos dos Estados do Rio Grande do Norte, de Pernambuco e do Paraná que determinaram medidas restritivas, em razão da pandemia de Covid-19. O ministro acolheu os argumentos apresentados pelas Procuradorias Gerais dos três estados.

Na petição apresentada em defesa de Pernambuco, o procurador-geral do Estado de Pernambuco, Ernani Medicis, e o chefe da Reginal da PGE-PE em Brasília, Sérgio Augusto Santana, enumeram e contextualizam as ações realizadas pelo Governo do Estado desde o início da pandemia e a adequação das medidas restritivas aos princípios constitucionais. “O Decreto impugnado adequa-se à competência constitucional prevista no Estado Democrático de Direito e tem lastro no princípio da legalidade, quer pela previsão da Magna Carta, quer pelos dispositivos da Lei 13.979/2020, revelando um federalismo de cooperação imprescindível diante da emergência sanitária e da omissão da União”, afirmam.

Zó pede a inclusão de comerciários em grupo prioritário de vacinação contra covid-19

O deputado Zó (PCdoB) recomendou ao governador Rui Costa, por intermédio da Assembleia Legislativa, que analise a possibilidade de incluir, como grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19, os trabalhadores e trabalhadoras do comércio em todo território baiano.

Segundo o parlamentar, a indicação tem como intuito garantir o direito à vacinação a esses profissionais, garantindo as lojas abertas para servir à população, que compra o essencial à sua sobrevivência junto ao setor.

LEIA MAIS

Contas do Presidente da República serão apreciadas na próxima quarta-feira (30)

O Tribunal de contas da União (TCU) vai apreciar, na próxima quarta-feira (30/6), às 10h, as contas do Presidente da República relativas ao exercício financeiro de 2020. O relator é o ministro Walton Alencar Rodrigues.

A apreciação será feita, às 10h, em sessão extraordinária telepresencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube do TCU.

Bolsonaro insulta imprensa ao ser questionado sobre vacinas

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a insultar a imprensa nesta sexta-feira (25) em viagem a Sorocaba (SP), no interior de São Paulo. Novamente descontrolado, Bolsonaro disse para a jornalista Victória Abel, da Rádio CBN, voltar para a faculdade, depois para o ensino médio, em seguida, para o jardim de infância e aí “nascer de novo”.

Em nota, a CBN disse que “repudia o tratamento agressivo e insultuoso de Jair Bolsonaro à repórter Victória Abel. Não foi à repórter que faltou educação nesse episódio. A CBN se solidariza com Victória Abel, que, assim como todos os nossos jornalistas, continuará a fazer seu trabalho para informar os brasileiros”.

Outro episódio 

Bolsonaro se irritou na última segunda-feira (21) com uma pergunta da repórter Laurene Santos, TV Globo, e voltou a fazer ataques à emissora. O presidente chegou a mandar a repórter calar a boca.

Vereadores de Juazeiro aprovam quatro PL nesta quarta (23); Criação do Programa Vale Alimentação Estudantil foi um dos votados

Os vereadores da Câmara Municipal de Juazeiro aprovaram três projetos do Executivo municipal na sessão ordinária remota na manhã desta quarta-feira (23) e um Legislativo.

Um dos Projetos de Lei, autoriza o Executivo Municipal à criação do Programa Vale Alimentação Estudantil Municipal, destinado à ação de transferência de renda aos estudantes da rede pública municipal de ensino para o benefício complementar de emergência em decorrência de calamidade pública da pandemia do Covid-19.

O outro Projeto dispõe sobre a Lei que desafeta um bem público municipal e autoriza a doação do terreno ao Governo do Estado da Bahia.

LEIA MAIS

Sindicatos da Policia Civil de Pernambuco realizam ato contra a PEC-32

O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (SINPOL-PE) promoveu na manhã de hoje um ato em protesto contra aprovação da PEC 32, na rua da Aurora, área Central do Recife.  Com faixas e distribuição de uma carta aberta à população, para chamar atenção da sociedade, parlamentares e lideranças políticas de PE sobre os prejuízos da PEC32, que será votada no Congresso Nacional, e terá a participação importante dos deputados federais de Pernambuco.

 Uma campanha massiva sob o lema “A PEC 32 FEDE” foi lançada recentemente pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (COBRAPOL), entidade nacional que representa a categoria em todo país.  O objetivo é mostrar os retrocessos para os serviços públicos e para o funcionalismo caso a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/2020), de autoria do Poder Executivo, seja aprovada pelo Congresso Nacional.

LEIA MAIS

Urgente: Ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, pede demissão

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão na tarde desta quarta-feira (23) ao presidente Jair Bolsonaro. Ele  alegou motivos familiares para deixar o cargo.

A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União. No mesmo decreto, Bolsonaro nomeou Joaquim Alvaro Pereira Leite como novo ministro do Meio Ambiente.

Salles é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente ter atrapalhado investigações sobre apreensão de madeira. Em 19 de maio, ele foi alvo de operação da Polícia Federal, que apurava esquema envolvendo a exportação ilegal de madeira para os Estados Unidos e a Europa.  Salles nega ter cometido irregularidades.

Prefeitura de Juazeiro inicia cadastro para o Auxílio Emergencial Cultural Afonso Conselheiro

Já está aberto e segue até o dia 02 de julho, o cadastramento de artistas e trabalhadores da cultura para o ‘Auxílio Emergencial Cultural Antônio Conselheiro’. Aprovado pela Lei n° 3.012/2021, o benefício é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro e prevê o apoio financeiro aos profissionais do setor cultural em situação de vulnerabilidade social.

Com valor total de até R$ 900, o benefício será dividido em três parcelas fixas e mensais de R$ 300, pagos com recursos próprios do município. “Desde janeiro trabalhamos na construção do auxílio e agora ele é realidade. Iniciamos o cadastramento e a nossa expectativa é que esse auxílio possa amenizar um pouco a crise que esses profissionais estão vivendo”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

LEIA MAIS

Marquinhos do N4 destaca falha no texto dos projetos, pede correção e aprova pensando no bem comum dos petrolinenses

O vereador e líder da Bancada de Oposição, Marquinhos do N4, votou favoravelmente aos projetos do Executivo Municipal, enviados e apreciados na Câmara de Petrolina, durante sessão ordinária desta terça (22). Os textos dispõem da autorização para créditos especiais destinados às pessoas em situação de empobrecimento e para os artistas da cultura junina de Petrolina.

Os textos elaborados pelo Executivo pedem:

Projeto de Lei nº 017/2021 auxílio emergencial para apoiar financeiramente o setor cultural do ciclo junino do município de Petrolina afetado pela permanência das medidas restritivas adotadas em decorrência da pandemia da covid-19;

Projeto de Lei nº 018/2021 pede autorização de crédito especial para atender famílias em extrema pobreza e famílias afetadas economicamente pela perda de um ente vítima do coronavírus sars-cov-2 (covid-19), no município;

Projeto de Lei nº 019/pede autorização do Legislativo para abertura de crédito especial ao orçamento municipal do exercício de 2021.

LEIA MAIS