Edilsão do Trânsito visita bairros para fiscalizar serviços desenvolvidos pela gestão municipal

No Loteamento Nova Iorque, o vereador acompanhou o reparo na pavimentação no cruzamento da Avenida Cardoso de Sá com a Rua Los Angeles/Foto: AssessoriaNo Loteamento Nova Iorque, o vereador acompanhou o reparo na pavimentação no cruzamento da Avenida Cardoso de Sá com a Rua Los Angeles/Foto: Assessoria

O vereador Edilsão do Trânsito (PRTB) esteve nos bairros Cohab Massangano, Areia Branca e Loteamento Nova Iorque para acompanhar a execução de alguns serviços de recuperação, resultado de pedidos feitos à Prefeitura de Petrolina.

No bairro Areia Branca, Edilsão fiscalizou a obra de recuperação do canteiro central da Avenida São Francisco, principal via do bairro. Esse pedido foi feito há algumas semanas e visa evitar que motoristas e motociclistas façam conversões em locais proibidos.

Já no Loteamento Nova Iorque, o vereador acompanhou o reparo na pavimentação no cruzamento da Avenida Cardoso de Sá com a Rua Los Angeles.

LEIA MAIS

Petrolina realiza nesta terça (07), Fórum da Juventude

juventude

Acontece nesta terça (07), a partir das 18h30, na Biblioteca de Petrolina, centro da cidade, o Fórum da Juventude, que será realizado através da secretaria Executiva de Juventude e Qualificação Profissional. O evento é um dos caminhos para a reestruturação do  Conselho Municipal da Juventude (CMJ) e deve discutir a participação do jovem no processo de controle social do município. Na ocasião será eleita a diretoria definitiva do Conselho, composta por Presidente, Vice-Presidente e Secretário.

“Estamos atentos com nossa juventude. Sabemos que precisamos melhorar em muitas áreas, mas temos avançado no tratamento com a juventude. Os cursos profissionalizantes, as Escolas de  Talentos e Alimentos, tudo isso tem contribuído para que nossa juventude se sinta acolhida. O Fórum que iremos realizar  e a escolha da nova diretoria do Conselho da Juventude vai fortalecer os jovens na nossa cidade”, afirma o prefeito de Petrolina, Julio lossio.

O CMJ é o órgão de participação da comunidade na formulação e no acompanhamento das políticas dirigidas à juventude, e que tem como função analisar, discutir, aprovar e sugerir políticas públicas que permitam e garantam a integração e a participação do jovem no processo social, econômico, político e cultural do município.

Com informações da Assessoria

 

Gestora da AMMA representa Petrolina em evento da FIEPE

Experiências de Petrolina ligadas ao Meio Ambiente são destaque em evento na capital pernambucana/Foto: Assessoria

Experiências de Petrolina ligadas ao Meio Ambiente são destaque em evento na capital pernambucana/Foto: Assessoria

As experiências de Petrolina na área ambiental foram destaque na 21ª reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (COEMA) Regional Nordeste, promovida no último fim de semana pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no Recife. A cidade do sertão de Pernambuco foi representada pela gestora da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Denise Lima, que compartilhou com os participantes do evento, ações exitosas como as Unidades de Conservação da Caatinga implantadas em Petrolina, ecomoney, potencialidade do sertão na geração de energia solar, encontro do G20 realizado para pensar o futuro do semiárido.

“Nossa participação foi positiva e, ao mesmo tempo, propositiva. Precisamos preparar as pessoas e as cidades para os desafios futuros. É preciso fortalecer cada vez mais as parcerias entre os órgãos que lidam com o Meio Ambiente e outras instituições públicas e privadas. Essas parcerias são de suma importância para que os projetos efetivamente saiam do papel, ganhem vida e transformem a vida das pessoas, dentro do que se concebe como desenvolvimento sustentável”, destaca Denise.

Ainda constaram na pauta do evento, as seguintes temáticas: ‘Acordo Setorial de Embalagens em Geral: Perspectivas e Alternativas Proposta da Coalizão Empresarial’, ‘Desafios de Segurança Hídricos para o Semiárido Brasileiro’, ‘Processo de articulação dos representantes da indústria nos colegiados de recursos hídricos do NE’ e ‘Licenciamento ambiental – atualização das discussões’.

Com informações da Assessoria

Equipe UPAE/IMIP apresenta fluxograma para atendimento de crianças com microcefalia para VII, VIII e IX Geres

upae carol

Ana Carolina Freire Enfermeira-Gerente do Ambulatório da UPAE Petrolina, afirma que a unidade de saúde se adequou para receber o novo público

A Coordenadora Geral da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Magnilde Alves, e a Enfermeira-Gerente do Ambulatório, Ana Carolina Freire, apresentaram o fluxograma para atendimento de reabilitação e estimulação precoce em crianças com diagnóstico confirmado de microcefalia na VI Macrorregião de Saúde do estado, que é composta por 25 municípios.

Participaram, no campus de Petrolina, representantes do Hospital Dom Malan (HDM/IMIP) e VIII Regional, e através de videoconferência os gestores da VII e IX Geres, com sede em Salgueiro e Ouricuri, respectivamente. “O encontro teve como objetivo socializar informações a respeito do fluxograma de atendimento. Desse modo, todos os envolvidos puderam visualizar nossa agenda dos médicos especialistas e profissionais não médicos que irão atuar na reabilitação e estimulação precoce das crianças. Com isso, esperamos que a prestação do serviço seja otimizada e a agenda aproveitada da melhor forma pelos municípios que fazem parte da pactuação”, esclarece Magnilde.

Além da agenda, a apresentação abordou outros pontos de destaque, como o fluxo das interconsultas que irá encaminhar internamente os pacientes para a equipe multiprofissional – responsável por realizar um projeto terapêutico singular da criança de acordo com a sua necessidade; a importância da formação de cuidadores, através de medidas de orientação para o estímulo domiciliar com vistas à continuidade da reabilitação e estimulação; e a importância do aproveitamento dos serviços no município de origem.

“Todas essas medidas têm como objetivo promover uma maior adesão ao tratamento, diminuir o desgaste com idas e vindas, bem como promover um apoio psicossocial à criança e à família. A nossa unidade de saúde se adequou para receber o novo público, inclusive com a compra de material específico de estimulação e ambientação, e toda a equipe está pronta para receber a demanda”, afirmou Ana Carolina durante a apresentação.

População cobra do poder público, mas joga lixo nas ruas

lixo

O lixo é uma questão de saúde pública que interessa a todos. Foto: WP

Basta andar um pouco pelas ruas e bairros de Petrolina para comprovar a quantidade de lixo espalhado nas vias públicas, são entulhos de materiais de construção, copos descartáveis, latas de refrigerantes, garrafas e outros resíduos que deveriam ter outra destinação.

A imagem feita ao lado de uma das avenidas mais movimentadas da cidade de Petrolina, Monsenhor Ângelo Sampaio, comprova o acúmulo de lixo espalhado em um terreno desocupado e chama atenção de vizinhos e transeuntes.

É comum ver pessoas reclamando da gestão municipal atenção para a quantidade de lixo nas ruas, contudo esquecem que é falta de educação jogar lixo nas vias públicas.

Durante a semana a coleta do lixo passa por toda a cidade não justificando, portanto, a quantidade de lixo em  locais públicos.

Não jogue nada no chão. Lugar de lixo é nas usinas de reciclagem e não nas ruas e rios, onde só causarão problemas a vida humana.

Por um voto, representante de Residencial Brasil é escolhida

????????????????????????????????????

A próxima eleição será no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 08./ Foto: arquivo

A eleição do Residencial Brasil, organizada pela Federação das Associações do Município de Petrolina (Feamupe), em Petrolina, Sertão de Pernambuco foi apertadíssima. Por apenas um voto, foi escolhido quem representaria o bairro.

Segundo representante da Femaupe, houve recontagem dos votos a pedido de um dos candidatos, em que mai de uma vez, foi comprovado que Karina, com 226 votos, venceu o candidato Edvanilson.

A eleição foi realizada entre às 08h e 17h deste domingo (05). A próxima eleição será no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 08.

Homem é morto no bairro Fenando Idalino

homicidio1

Na noite deste domingo (05), um jovem de 29 anos, foi morto à tiros no bairro Idalino Bezerro, em Petrolina, Sertão pernambucano. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima participou de um torneio de sinuca durante o dia e entrou em discussão com agressão mútua com um outro homem.

Entre 20h e 21h, dois indivíduos em uma moto chegaram à casa da vítima e efetuaram o disparo de arma de fogo de grosso calibre contra o jovem. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas deu entrada sem vida no Hospital Universitário.

De acordo com a PM, a vítima era ex-presidiário. O fato foi registrado na delegacia de plantão.

 

Jovem é roubado e ferido com golpe de faca em Petrolina

Faca

Na manhã de ontem (05), um homem foi agredido com uma arma branca, no bairro Maria Auxiliadora, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, a vítima de 20 anos, relatou que dois homens não identificados numa moto, desferiram um golpe de faca nas costas e levaram dele R$ 900.

A vítima não soube informar qual destino os criminosos tomaram. A polícia realizou buscas no local, mas sem sucesso. No final da tarde, um dos acusados, de 22 anos, foi preso na rua Cabrobó, no bairro Vila Eduardo e posteriormente encaminhado a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes em Petrolina.

 

Inscrição para I Simpósio do Bioma Caatinga da Embrapa é realizada até esta segunda

caatinga

O Semiárido brasileiro tem a maior parte de seu território ocupado por uma vegetação chamada Caatinga./ Foto: arquivo

Com a preocupação de preservar e discutir a sustentabilidade é que será realizado dos dias 07 a 09 de junho,no auditório da Embrapa, a primeira edição do Simpósio do Bioma Caatinga reunirá segmentos das áreas pública e privada em um fórum de debates em busca de soluções para desafios ambientais.

A inscrição pode ser feita até hoje (06), no link do evento. A taxa é de R$ 70 para profissionais e R$ 50 para estudantes.

O Semiárido brasileiro tem a maior parte de seu território ocupado por uma vegetação xerófila denominada Caatinga. Este bioma ocupa 11% do território nacional e 70% do Nordeste e abriga 60% da população nordestina.

LEIA MAIS

Vestibular da Facape é realizado neste domingo

Vestibular 2016.2 5

Os cursos mais concorridos foram Direito, Serviço Social e Ciências Contábeis./ Foto: Ascom

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) realizou neste domingo (5) mais um vestibular. Mais de 1500 feras participaram da maratona de provas, concorrendo à vaga em um dos seis cursos: Administração, Direito, Serviço Social, Gestão da Tecnologia da Informação (GTI), Ciência da Computação e Ciências Contábeis. Os aprovados nesse processo iniciam as aulas no mês de agosto.

Ao todo, faltaram 121 candidatos dos 1791 inscritos. As provas aconteceram tranquilamente, sem filas, atrasos ou tumultos. Além das 50 questões objetivas das disciplinas de português, matemática, inglês ou espanhol, e conhecimentos gerais, os estudantes fizeram uma redação em que puderam escolher um dos temas: a esperança do brasileiro ou o risco da exposição nas redes sociais.

LEIA MAIS

Homem acusado de estupro é preso no Maria Tereza

Violence victim

O acusado ainda ofereceu a quantia de R$ 10 mil reais aos policiais./ Foto: arquivo

Na madrugada deste domingo (05), um homem de 24 anos, foi preso acusado de estupro de uma menina de 16 anos, no Projeto Maria Tereza, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, a vítima informou que o acusado ameaçou matar ela e a mãe, caso ela contasse para alguém.

Após realizar buscas, o homem foi localizado e reagiu a prisão. O acusado ainda ofereceu propina de R$ 10 mil reais aos policiais para que o liberassem. O acusado foi encaminhado a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante e depois encaminhado a Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes.

 

Leitor denuncia buraco aberto no centro de Petrolina

Buraco Rua Manoel Borba 01

Buraco aberto pela Compesa obstrui a passagem de veículos no centro de Petrolina-PE

Um leitor atento deste Blog nos enviou algumas fotos denunciando a morosidade da Compesa em consertar um vazamento na Rua Manoel Borba, centro de Petrolina-PE. Ele explica que a empresa abriu o buraco há cerca de duas semanas prejudicando os moradores e as pessoas que por ali transitam.

Buraco Rua Manoel Borba 02

Com a palavra a Compesa, que foi apelidada de “como pesa” pelo vereador José Batista da Gama (PDT), devido aos transtornos causados constantemente aos petrolinenses.

 

João de Deus recebe o “Projeto Debatendo Petrolina com Odacy”

“A cada viatura adquirida pelo governo estadual, eu como prefeito, irei adquirir outra. Fizemos uma parceria positiva para devolver a paz a nossa cidade quando estive prefeito e vamos novamente assumir esse compromisso”, comentou Odacy Amorim.

Na noite deste sábado(4), o bairro João de Deus, em Petrolina, foi a segunda comunidade a  receber o  projeto ‘Debatendo Petrolina com Odacy’.

O projeto é uma iniciativa do Partido dos Trabalhadores (PT), que em Petrolina tem como pré-candidato a prefeito Odacy Amorim, o objetivo é a construção do programa de governo do parlamentar, ouvindo de forma democrática, as sugestões da população.

O encontro atraiu lideranças comunitárias da região polarizada pelo bairro e representantes de várias entidades que atuam no João de Deus que hoje é o maior bairro da cidade com cerca de 35 mil habitantes.

Saúde, transporte público, segurança pública, infraestrutura, com foco em pavimentação, além da atenção aos idosos, tiveram entre as principais queixas e também foram as sugestões consideradas prioritárias pela comunidade para que o deputado priorize em seu plano de governo voltado para o João de Deus. O presidente da Associação de Usuários de Transporte Coletivos de Petrolina, Francisco do João de Deus, entregou a Odacy um documento com 14 propostas para que Petrolina passe a ter um sistema de transporte público mais digno, conforme disse Francisco no encontro.

Com informações da assessoria

Mês de junho será marcado por maior fiscalização

policia-blitz-viatura

A polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também participam das ações especificas de fiscalização e blitz durante o período junino. / Foto: arquivo

Um esquema especial de transporte, segurança e fiscalização com o objetivo de garantir tranquilidade das pessoas que vão participar das festas de São João 2016 em Petrolina, teve início neste final de semana.  O setor de educação da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) realiza blitz educativa durante a realização da 30ª  Vaquejada de Petrolina, no Parque Geraldo Estrela, que ocorre até este domingo (05).

O diretor presidente da AMMPLA, Ryan Pedro, determinou o esquema reforçado em todo o local e nas regiões no entorno do Parque de Eventos e locais destinados as demais ações juninas. O esquema prevê que o trabalho será de plantão 24 horas.

A coordenação do setor de educação montou uma estrutura para distribuição de panfletos com o alerta para que os motoristas respeitem as leis de trânsito, não beber e dirigir. Também serão fiscalizados o transporte público e os pontos de táxis montados para facilitar o acesso aos forrozeiros.

A polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também participam das ações especificas de fiscalização e blitz durante o período junino.

Debate sobre obrigatoriedade do voto é realizado em colégio de Petrolina

plenus

Uma vez por mês, o Plenus Colégio e Curso realiza debates sobre temas sociais que podem ser base para o Enem e os vestibulares./ Foto: Ascom

Dois representantes de opiniões diferentes sobre o mesmo tema apresentaram argumentos num debate promovido pelo Plenus Colégio e Curso. Com o objetivo de promover mais reflexões sobre o atual sistema político do Brasil, a escola identificou maior participação dos estudantes que estão a cinco meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O debate desta quinta foi a primeira vez em que o escritor e jornalista, Carlos Laerte, e o professor de História, Everaldo Libório, expuseram opiniões sobre a obrigatoriedade do voto. Os alunos que foram participar das discussões não ficaram apenas ouvindo. Os jovens, que são da 3ª série do Ensino Médio, questionaram, apreciaram os argumentos dos debatedores e avaliaram como o que foi debatido se aplicaria na vida real.

LEIA MAIS