Prefeitura de Petrolina reforça alerta à população sobre riscos com escorpiões

Com a chegada do segundo semestre do ano, a região de Petrolina costuma registra um aumento significativo no aparecimento de escorpiões. O clima mais seco, aliado às temperaturas elevadas, favorece a movimentação desses animais, que buscam abrigo e alimento, muitas vezes invadindo residências. Diante desse cenário, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, faz um alerta à população para que redobre os cuidados durante esse período.

Os escorpiões são animais peçonhentos e oferecem riscos à saúde, principalmente de crianças, idosos e pessoas com maior sensibilidade ao veneno. Manter quintais limpos, eliminar entulhos e materiais de construção acumulados, vedar ralos e frestas em portas e paredes, e garantir o acondicionamento adequado do lixo doméstico são medidas que ajudam a dificultar o acesso desses animais às residências.

Caso seja identificado escorpião dentro de casa ou nas proximidades, é fundamental evitar qualquer contato direto com o animal. Em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde será orientada por um profissional sobre o local adequado para receber o atendimento necessário.

A participação popular, aliada ao trabalho contínuo do município, é essencial para manter a cidade mais segura durante este período de maior risco. Qualquer dúvida ou informação, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 98824-5641. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Ascom

No primeiro semestre do ano a Prefeitura vistoriou aproximadamente 750 terrenos baldios em Petrolina

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade (Sedurbhs) de Petrolina, intensificou as fiscalizações e a limpeza de terrenos baldios no município. Com a implementação do programa Petrolina + Limpa, as ações ganharam mais força e, somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 750 áreas foram vistoriadas para verificar a existência de acúmulo de lixo, mato alto e outras situações que possam oferecer riscos à saúde pública.

De acordo com a Sedurbhs, o objetivo das vistorias é garantir que os proprietários mantenham seus terrenos limpos, prevenindo a proliferação de insetos, animais peçonhentos e focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Quando constatadas irregularidades, os responsáveis são notificados e têm um prazo de 15 dias para realizar a limpeza.

Somente nos últimos dois meses, a Prefeitura aplicou 50 multas a proprietários que descumpriram as notificações. As penalidades estão previstas no Código de Posturas do Município e variam de acordo com a gravidade da infração e a reincidência.  A gestão municipal reforça que manter o terreno limpo é responsabilidade do proprietário e que o descumprimento das normas impacta diretamente na saúde, segurança e qualidade de vida da população. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (87) 98844-2540.

Ascom

Prefeitura de Petrolina promove audiência pública para discutir LDO 2026 nesta terça-feira

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Finanças de Petrolina vai realizar amanhã (19), às 11h, a audiência pública para apresentar e discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2026.

A apresentação tem como objetivo garantir transparência na gestão pública e definir as prioridades e metas que irão orientar o orçamento municipal para o próximo ano. A LDO é um instrumento fundamental no planejamento orçamentário, pois estabelece as diretrizes para a elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), definindo metas fiscais, prioridades de investimento e critérios para aplicação dos recursos públicos.

A audiência pública será realizada na sede da Câmara de Vereadores de Petrolina, localizada na Praça Santos Dumont, S/Nº, Centro.

Ascom

Casamento Comunitário de Petrolina terá horário de atendimento estendido e documentação simplificada

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome de Petrolina, segue promovendo cidadania e inclusão social com o Casamento Comunitário, que vai beneficiar 600 casais com a realização gratuita da união civil. Em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania(CEJUSC), o Cartório de Registro Civil e o Transforma Petrolina, a iniciativa busca oficializar o amor e fortalecer os laços familiares de forma acessível e segura. Agora, o atendimento será estendido até às 13h e não será mais necessário apresentar a folha resumo do Cadastro Único; basta que o casal não tenha renda comprovada ou receba até 1 salário mínimo, tornando o processo mais simples e acessível.

As inscrições seguem até 25 de agosto no CEAM e CREAS, localizados na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó, em frente ao SESI, das 8h às 13h, incluindo o atendimento no sábado, 23 de agosto. Embora a participação seja gratuita, os casais são convidados a levar 2Kg de alimento no momento da inscrição, que serão destinados ao programa Transforma Petrolina, reforçando a solidariedade à população em situação de vulnerabilidade social.

Para se inscrever, uma pessoa do casal pode comparecer com a documentação exigida, agilizando o atendimento. Casais a partir de 16 anos podem participar, desde que estejam acompanhados pelos pais, e situações de divórcio ou viuvez exigem documentos adicionais, conforme previsto em lei. A data e o local da cerimônia serão divulgados em breve, prometendo um evento repleto de emoção, simbolismo e celebração coletiva.

Documentos necessários

•          Solteiro(a): Certidão de nascimento recente, RG e CPF, comprovante de endereço em Petrolina.
•          Divorciado(a): Certidão de casamento com averbação de divórcio, RG e CPF, comprovante de endereço.
•          Viúvo(a): Certidão de casamento, certidão de óbito do cônjuge falecido, RG e CPF, comprovante de endereço.

Ascom

Ipsos-Ipec: 38% dos brasileiros aprovam início do pontificado de Leão XIV; 5% reprovam e 29% ainda não opinam

 

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada neste domingo, 17, aponta que 38% dos brasileiros avaliam que os dois primeiros meses do pontificado do papa Leão XIV foram positivos: 14% o consideram ótimo e 24%, bom.

Quase um terço, 29%, ainda não formaram uma opinião sobre Leão XIV e disseram não saber ou preferiram não responder à pergunta. Outros 28% avaliam o Papa como regular e 5% como ruim (1%) ou péssimo (4%).

LEIA MAIS

Motorista sem habilitação é preso com 13 Kg de maconha em Petrolina

Um homem que transportava 13 kg de maconha foi detido, neste sábado (16), em uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 428, em Petrolina. Segundo a PRF, o motorista estava sem carteira de habilitação.

Em consulta ao carro, a PRF descobriu que o veículo já havia sido abordado no dia 12 de agosto deste ano. Nesse dia, o motorista foi autuado pela recusa em fazer o teste do bafômetro e por dirigir sem a carteira de habilitação.

Ainda de acordo com a PRF, durante a nova abordagem, os policiais perguntaram se ele estava com algo ilícito e o condutor admitiu que transportava a droga no porta-malas do veículo.O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Petrolina. Ele poderá responder por tráfico de drogas, que prevê pena de 5 a 15 anos de reclusão.

G1 Petrolina

Prefeito Simão anuncia padre Antônio Maria no Festival Cristão de Petrolina

Em uma noite marcada pela fé, emoção e devoção, a Concha Acústica de Petrolina ficou lotada, nesta sexta-feira (15), durante a celebração dedicada à Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina. Foi nesse cenário de celebração que o prefeito Simão Durando anunciou uma das atrações mais aguardadas do Festival Cristão, a presença do Padre Antônio Maria, que comandará a noite católica do evento no dia 19 de setembro. A expectativa é de que milhares de fiéis participem desse grande encontro de fé, louvor e adoração.

Além da confirmação da atração, o prefeito revelou outro gesto significativo que é a concessão da maior honraria do município, a Medalha de Honra Nilo Coelho, ao bispo diocesano Dom Antônio Carlos Cruz Santos. A homenagem, segundo Simão, é um reconhecimento à dedicação incansável do bispo em prol da evangelização e do cuidado pastoral com a comunidade católica, sobretudo com os mais humildes. Dom Antônio Carlos é visto como uma liderança espiritual que representa, com simplicidade e firmeza, a fé e a esperança do povo sertanejo.

Ao anunciar as novidades, o prefeito ressaltou a importância do evento para a cidade. “Petrolina é uma cidade de fé, e nada mais justo do que celebrar os 130 anos da nossa história reunindo o povo em uma grande festa de gratidão. Ter o Padre Antônio Maria conosco será um momento inesquecível, de espiritualidade e de comunhão. E é com muito orgulho que vamos homenagear Dom Antônio Carlos, que tanto faz pela nossa diocese e pelo povo sertanejo. Essa será uma noite para renovar a esperança, fortalecer nossa união e reafirmar os laços que nos unem como comunidade”, destacou Simão Durando.

Ascom

Integração regional Petrolina promove capacitação em Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Petrolina realizará a I Atualização Regional sobre Vigilância Sanitária, um evento que promete fortalecer as práticas sanitárias na região e promover reflexões importantes sobre seu papel no desenvolvimento econômico, social e nas políticas públicas de saúde. A iniciativa é desenvolvida por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária em parceira com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA). O evento acontecerá no auditório da Faculdade Maurício de Nassau (UNINASSAU), na Avenida Cardoso de Sá, nessa terça (19) e quarta-feira (20).

A iniciativa visa atualizar e qualificar os profissionais da Vigilância Sanitária, com foco especial nos Agentes Sanitários, promovendo a troca de experiências, o alinhamento de ações e o aprimoramento técnico das equipes que atuam diretamente na promoção da saúde coletiva.

Estarão presentes representantes das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compõem a VIII Regional de Saúde: Petrolina, Dormentes, Cabrobó, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Afrânio. A presença dessas equipes reforça a importância da integração regional para o fortalecimento das ações sanitárias no Sertão pernambucano.

Além da programação técnica, o evento se propõe a ser um espaço de debate sobre os desafios e avanços das práticas sanitárias, considerando as especificidades locais e a importância do setor para o bem-estar da população.

Ascom

Governo Trump estuda devolver visto de Fachin em aceno ao STF

 

O governo de Donald Trump estuda reativar o visto do ministro Edson Fachin, eleito na quarta-feira (13/8) para presidir o STF, a partir de 28 de setembro, pelos próximos dois anos. A medida foi discutida em reunião de integrantes do Departamento de Estado com o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) e o jornalista Paulo Figueiredo.

A iniciativa é vista como um aceno ao futuro chefe da Corte. Na avaliação de integrantes do Departamento de Estado norte-americano, Fachin não estaria tensionando as relações entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo apuração da coluna, a avaliação de Washington é que a reativação do visto pode ajudar a distensionar o cenário institucional e, ao mesmo tempo, isolar o futuro vice-presidente do STF, Alexandre de Moraes.
LEIA MAIS

Governadora Raquel Lyra prestigia a abertura do Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira, no Agreste

A governadora Raquel Lyra estará na abertura do Festival Pernambuco Meu País em Pesqueira, nesta sexta-feira (15). Esta é a terceira semana do festival itinerante, que tem uma ampla programação espalhada em 15 polos com ações gratuitas como espetáculos nas praças, cortejo de brincantes, atividades para crianças, exposições fotográficas, gastronomia, entre outras atrações.

Com mais de R$ 30 milhões de investimentos do Governo do Estado, a 2ª edição do Pernambuco Meu País ainda passará neste ano pelos municípios de Gravatá, de 22 a 24 de agosto; Arcoverde e Riacho das Almas, de 29 a 31 de agosto; e Caruaru, de 5 a 7 de setembro.

Feirantes do José e Maria já iniciaram mudança para o novo pátio

“Eu estou aguardando ansiosa com o melhor sentimento possível essa primeira feira no nosso pátio. Agora teremos um local cercado, mais seguro, mais limpo e coberto, nos protegendo do sol e da chuva. Bom para nós comerciantes e para os consumidores”. Assim destaca a feirante do bairro José e Maria, Sônia Gomes de Alencar, que já tem mais de 50 anos na profissão, e vive a expectativa para a primeira feira no espaço totalmente reformado e ampliado. Na segunda-feira (18) os feirantes vão atuar no novo Pátio da Feira Livre do bairro José e Maria.

O novo pátio foi entregue para população e aos comerciantes do local na última semana, a nova estrutura da feira livre do bairro vai contar com cerca de 350 feirantes, que estarão distribuídos entre bancas, que já estão sendo colocadas em seus locais, 80 novos boxes foram construídos. Para a comerciante de carnes, Maria Aparecida Mota, o momento é de alegria e expectativa.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro desmente fake news sobre “fechamento” da cidade

A Prefeitura de Juazeiro declara que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre um suposto “fechamento” da cidade no dia 22 de agosto.

A administração municipal ressalta ainda que não há nenhuma operação ou bloqueio previstos para essa data. O que está programado diz respeito às obras do Complexo Viário de Juazeiro (Travessia Urbana), executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/DNIT) com etapas agendadas apenas para setembro.

Confira o Cronograma oficial

  • 15 de setembro: Testes operacionais nas rampas de acesso e saída da ponte (lado Banco do Brasil, sentido Petrolina, e descida para a Avenida Raul Alves).
  • 22 de setembro: Demolição da banca localizada próxima à cabeceira da Ponte Presidente Dutra.
LEIA MAIS

Madrasta é acusada de ameaçar jogar enteada de 7 anos pela janela; mãe divulga áudio

A mãe de uma menina de 7 anos viveu momentos de desespero ao receber, pelo WhatsApp, áudios da madrasta com ofensas e ameaças contra a criança, em Pouso Alegre (MG). As mensagens, enviadas no formato de visualização única, teriam sido gravadas por Graziele Silva Bertelli, que chegou a dizer que mataria a enteada e choraria no velório.

O caso aconteceu em março, mas os áudios só foram divulgados pela mãe, Luciana Dias, neste mês. “O meu chão caiu. Eu estava na rua, caí, comecei a chorar, fiquei desesperada. Só pensava em buscar minha filha na escola porque tinha medo de ela ir buscá-la, já que a escola ficava perto da casa dela”, relatou.

Segundo Luciana, a conversa começou com reclamações sobre o comportamento da criança. A madrasta dizia que a menina era mimada, pedia muito ao pai, fazia birra e drama, e que a situação estava insuportável. A mãe tentou contato com o pai da criança, sem sucesso, antes de responder. “Disse a ela que as questões relacionadas à minha filha cabiam apenas a mim e ao pai dela. Que ela não era nada dela.”

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan em Petrolina forma enfermeiros para planejamento reprodutivo com ênfase em DIU

Termina nesta sexta-feira (15), no Hospital Dom Malan pertencente a rede estadual de saúde em Petrolina, o primeiro ciclo de formação de enfermeiros em planejamento reprodutivo, com ênfase na inserção, revisão e retirada de DIU – Dispositivo Intrauterino, que é um método contraceptivo reversível de longa duração, eficaz na prevenção da gravidez.

O dispositivo é uma pequena peça de plástico flexível em forma de T que é inserida no útero pelo médico, através da vagina. Existem dois tipos principais: o DIU hormonal (SIU com levonorgestrel) e o DIU de cobre ou prata.

O curso está sendo realizado pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco e está formando dez enfermeiras obstetras do Hospital Dom Malan para o atendimento.  A parte prática será realizada no mês de setembro.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina lança 1º Concurso de Fotografias em homenagem ao aniversário da cidade

Pela primeira vez, Petrolina celebra seu aniversário com uma iniciativa que promete revelar novos talentos e olhares sobre a cidade através do 1º Concurso de Fotografias: ‘Petrolina: Um novo Olhar’, lançado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Executiva de Cultura.

O edital convida fotógrafos profissionais e amadores de todo o Brasil a registrarem, de forma criativa e original, os múltiplos aspectos da cidade, urbano, sociais, naturais históricos e culturais. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 01 de setembro.

Para participar, basta entrar no Mapa Cultural Municipal. Cada participante pode inscrever até duas fotos, sendo que apenas uma poderá ser premiada. Vale ressaltar que 60% da premiação será destinada para moradores de Petrolina, que comprovem residência no município há pelo menos 12 meses.

Os vencedores serão escolhidos em duas categorias: Profissional, com premiação de R$: 3.000,00 por fotografia; e Amador, com prêmio de R$: 1.000,00 por foto selecionada. Serão premiadas as dez melhores imagens de cada categoria.

Além do reconhecimento e do valor em dinheiro, os vencedores terão suas obras exibidas em uma ‘exposição itinerante’ que percorrerá diversos espaços da cidade. Ao fim da mostra, as imagens passarão a compor o acervo público municipal, promovendo a valorização da arte local e eternizando novos olhares sobre Petrolina