
Uma legislação de trânsito prevista para entrar em vigor em 2026 reforça o rigor no combate ao uso de celular durante a condução de veículos.
A proposta estabelece tolerância zero à distração, equiparando o manuseio do aparelho com o veículo em movimento ao mesmo grau de gravidade atribuído à direção sob efeito de álcool.
Pelas diretrizes apresentadas, qualquer forma de manuseio do celular passa a ser considerada infração gravíssima, independentemente do tempo de uso ou do tipo de via, seja urbana ou rodoviária. A penalidade prevista mantém multa de R$ 293,47 e acréscimo de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



















