FIEPE realiza oficina de planejamento tributário em Petrolina; saiba como participar

(Foto: Internet)

Com o objetivo de proporcionar conhecimento aos profissionais que desejam entender como funcionam os regimes de tributação (lucro presumido, lucro real e simples nacional) e compará-los, para que se possa fazer o planejamento tributário nas empresas, a unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizará a oficina de Planejamento Tributário no dia 24 de julho, em Petrolina (PE).

O evento acontecerá das 8h às 17h e será ministrado pelo bacharel em Ciências Contábeis, Glaucio Frazão, que tem mais de 20 anos de experiência no segmento corporativo e já atuou em empresas nacionais e internacionais em cargos de gestão. Destinado aos profissionais de Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Economia e Direito, a oficina esclarece aos participantes como funcionam os regimes de tributação e as modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, bem como a melhor forma de fazer um planejamento tributário nas empresas, cumprindo as obrigações fiscais e evitando perdas financeiras.

LEIA MAIS

Celpe identifica mais de 65 mil ligações irregulares no primeiro semestre

(Foto: Divulgação)

A intensificação das ações de combate ao furto de energia promovidas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) tem apresentado resultados recordes. Durante o primeiro semestre de 2019, a concessionária realizou cerca de 107 mil inspeções em Pernambuco, identificando 65.706 ligações irregulares. A energia recuperada nessas ações seria capaz de abastecer, por exemplo, a cidade do Cabo de Santo Agostinho durante três meses consecutivos.

Nos primeiros seis meses do ano, a Celpe realizou quase 20 mil inspeções a mais que o mesmo período em 2018, quando 88.182 inspeções foram executadas. Como consequência da intensificação das ações e da modernização do setor de inteligência, a quantidade de ligações clandestinas identificadas foi 73% maior em relação ao primeiro semestre do ano passado.

A Celpe atua de forma preventiva no combate às ligações irregulares e conta com uma equipe de inteligência que trabalha ativamente para identificar e retirar essas ligações. A concessionária reforça, ainda, que a ligação clandestina é crime com pena prevista no Código Penal Brasileiro e ressalta que a população pode realizar denúncias de forma anônima através dos canais de atendimento da empresa.

Prefeitura investe em capacitação para professores da Educação Infantil em Petrolina

(Foto: Ascom)

Seguindo o cronograma de capacitações, a Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (8), e segue até o próximo dia 18 de julho com mais uma formação para educadores da Educação Infantil (berçário, maternal 1 e 2, pré 1 e  2), cujo foco principal é implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município.

A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e ensino fundamental. A BNCC também é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil.

LEIA MAIS

Paulo Câmara prestigia Seminário dos Municípios Pernambucanos

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara marcou presença na abertura do Seminário dos Municípios Pernambucanos, realizado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta terça-feira (9), no Centro de Convenções, em Olinda (PE). Em seu discurso, o chefe do Executivo Estadual falou sobre a necessidade de maior unidade entre os entes federativos para assegurar o desenvolvimento de ações em prol da população.

“Em um momento difícil por que passa o Brasil, numa crise que tem dificultado o dia a dia dos Estados e as administrações dos municípios, a gente vê cada vez mais a necessidade de unidade na discussão em relação aos temas nacionais, que são urgentes. É preciso trabalhar também de forma integrada, juntos, União, Estados e municípios, e buscar, principalmente nos municípios, as diretrizes necessárias para alcançar as pessoas. Fazer o novo, ampliando parcerias. Por isso que buscamos apoiar eventos como esse, porque temos certeza de que é preciso estarmos mais próximos das cidades, que é onde a população vive e onde a população quer ser feliz”, justificou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Petrobras reduz preços da gasolina e do diesel nesta terça-feira

(Foto: Ilustração)

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (8) a redução nos preços da gasolina e do diesel em suas refinarias, a partir de hoje (9).

O preço médio da gasolina vai cair 4,4%, enquanto o valor médio do diesel vai recuar 3,8%. A informação consta em site da empresa no qual a petroleira detalha preços praticados nos 37 pontos de suprimento do mercado brasileiro, para a gasolina, o diesel S10 e o diesel S500.

LEIA MAIS

Família de Juazeiro encontra parente no bairro Itaberaba

Givaldo foi encontrado no bairro Itaberaba (Foto: Arquivo Pessoal)

Givaldo da Silva Lima foi encontrado no bairro Itaberaba, em Juazeiro (BA), na casa de um amigo, na noite de ontem (8), mesmo dia em que o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre o desaparecimento dele, depois que familiares procuraram a nossa equipe de reportagem.

LEIA TAMBÉM:

Família de Juazeiro procura parente desaparecido

De acordo com Sinária Lima, irmã de Givaldo, o mesmo não entrou em contato com a família por que o celular apresentou um defeito. “Meu irmão foi encontrado e graças a Deus está bem”, disse Sinária.

Domingos de Cristália recorrerá ao Tribunal Superior Eleitoral

(Foto: Lalo de Almeida/Folhapress)

Na tentativa de anular a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambucano, que por unanimidade, optou pela cassação de seu mandato, o vereador Domingos de Cristália (PSL) vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para dar continuidade à sua defesa das acusações movidas pelo comunitário Julio César Monteiro, através do MPE.

LEIA TAMBÉM:

Por unanimidade, TRE-PE decide cassar mandato do vereador Domingos de Cristália

Domingos de Cristália é acusado de de cometer irregularidades durante a campanha de 2016, quando foi eleito vereador por Petrolina (PE). A ação do TRE-PE alega que o edil fez abuso de poder econômico, cometeu fraude e corrupção no pleito passado. O julgamento foi realizado na tarde de hoje (9).

“Nesta ação, a acusação com gravações ilegais, segundo os advogados de defesa do vereador, o acusaram de colocar carradas de areia e de prometer ações em troca de voto, quando a ação foi realizada pela gestão municipal à época numa ação administrativa”, informou a Assessoria de Comunicação de Domingos.

LEIA MAIS

Por unanimidade, TRE-PE decide cassar mandato do vereador Domingos de Cristália

Vereador Domingos de Cristália – PSL (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após quase três horas de julgamento nesta terça-feira (9), os membros do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, por unanimidade, decidiram cassar o mandato do vereador Domingos de Cristália (PSL) e decretar sua inelegibilidade pelo período de oito anos a contar da eleição.

LEIA TAMBÉM: 

TRE julga cassação de mandato de Domingos de Cristália na tarde dessa terça-feira

Domingos é acusado de cometer irregularidades durante a campanha de 2016, quando foi eleito vereador por Petrolina (PE). A ação do TRE-PE alega que o edil fez abuso de poder econômico, cometeu fraude e corrupção no pleito passado.

Além da cassação, a corte do TRE-PE, impôs ao edil, uma multa no valor arbitrado na decisão, nos termos do voto da turma.

Motociclistas de todo o país se reúnem em Petrolina para a 20ª edição do Moto Chico

(Foto: Jonas Santos)

O encontro de motociclistas mais esperado da região começa nesta quinta-feira (11) e vai até o domingo (14), no estacionamento do Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina (PE). Durante quatro dias de evento, a 20ª edição do Moto Chico deve receber cerca de 4 mil visitantes e representantes de aproximadamente 480 motoclubes. O evento oferece uma programação multicultural diversificada, com atrações musicais, além da exposição de motos e estandes temáticos.

De acordo com o representante da Associação Moto Chico, José Ivanildo dos Santos, é uma desafio planejar um evento desse porte sem fins lucrativos. Segundo ele, o diferencial da festa está em trazer artistas de referência para o público alvo.  “A nossa expectativa é que o evento seja o sucesso como sempre tem sido, pois somos os únicos do Norte e Nordeste reconhecidos nacionalmente, e conseguimos atrair muitas caravanas”, observa o representante.

LEIA MAIS

Prefeita de Dormentes cobra do Governo Federal o pagamento do Garantia Safra aos agricultores do município

(Foto: Divulgação)

Os agricultores dormentenses esperam ansiosos pelo pagamento do benefício Garantia-Safra 2017/2018. Mesmo a prefeitura de Dormentes estando em dia com todas as obrigações perante o programa, o benefício ainda não foi liberado pelo governo federal.

Segundo a prefeita Josimara Cavalcanti, o município tem buscado resolver a situação junto aos órgãos competentes para que o pagamento seja liberado em breve. “A gestão seguiu todas as orientações do programa, realizou todos os pagamentos, mas infelizmente a burocracia é grande. As análises iniciais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) estavam equivocadas e lentas, mas já resolvemos isso. Os dados do IPA, IBGE e CEMADEN comprovam as perdas dos nossos agricultores e já estão sendo analisadas em Brasília. Esperamos que o pagamento seja liberado o mais rápido possível, porque o nosso trabalhador rural conta com esse dinheiro e também já pagou a taxa de contrapartida”,  explica Josimara.

De acordo com o relatório pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), de janeiro a março de 2018, choveu em Dormentes o equivalente a 236 milímetros, índice que inviabiliza a safra do município. O levantamento do IPA mostrou que a perda da safra de milho foi de 75,77% e a do feijão de 66,76%.

Prefeitura de Juazeiro convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) divulgou no Diário Oficial do Município da desta segunda-feira (08), o quarto edital de convocação do Processo Seletivo referente ao edital nº 001/2019, realizado com o objetivo de atender e manter os serviços essenciais das Secretarias Municipais de Saúde e de Administração.

Lista de convocados

Os candidatos convocados devem entregar a documentação solicitada no Setor de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão de Pessoas, localizada na Rua 15 de Julho, nº 32, 2º andar – Centro, em dia e horário definido no edital.

Recadastramento biométrico em Campo Formoso passa a funcionar em novo horário

Recadastramento é obrigatório e deve ser feito até 2020 (Foto: Internet)

Os eleitores de Campo Alegre de Lourdes (BA) devem ficar atentos a mudança no horário de atendimento para o recadastramento biométrico. A Prefeitura anunciou ontem (8) que o serviço está sendo ofertado das 8h às 14h, na Biblioteca Municipal.

O recadastramento é obrigatório no município e pode ser feito de segunda à sexta-feira. Apesar de o prazo se encerrar no dia 18 de fevereiro de 2020, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) chama atenção dos eleitores para que agilizem o procedimento.

Basta comparecer à Biblioteca no horário mencionado, munido de RG, CPF, Título de Eleitor e Comprovante de Residência. Também são ofertados serviços de inscrição de novos títulos e transferências.

Prefeitura de Serra Talhada abre seleção para contratação temporária na Educação

Inscrições terminam nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

Termina nesta sexta-feira (12) a inscriçõe para a Seleção Pública da secretaria de Educação de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Prefeitura, são ofertadas nove vagas temporárias e formação de cadastro de reserva.

Há vagas para instrutor de braille, instrutor de libras, professor I e II, professor de laboratório de informática, nutricionista, merendeira, psicopedagogo e motorista de ônibus escolar. As inscrições devem ser feitas pessoalmente na Secretaria de Educação, localizada na Praça Barão do Pajeú,  nº 1005, Nossa Senhora da Penha, das 08h às 14h.

A seleção busca preencher vagas de servidores afastados para gozo de licenças – sem vencimento, auxílio doença, maternidade, prêmio entre outras – os quais atuam na rede municipal de ensino. A seleção será feita em etapa única (avaliação curricular). O resultado preliminar será divulgado no dia 16 e o resultado final no dia 22 de julho.

Petrolina: após testes, preferência nas rotatórias federais voltará a ser de veículos nas BRs

DNIT afirma que resultados de testes provou que trânsito fluía melhor como antes (Foto: Arquivo Pessoal)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Tráfego (DNIT) enviou hoje (9) uma nota ao Blog, informando que a prioridade e preferência nas rotatórias das BRs 407 e 428 voltou a ser como era antigamente. Ou seja, os veículos que circulam nas rodovias federais têm preferência.

“O DNIT informa que após testes experimentais de tráfego, retifica que não haverá mudanças na prioridade de circulação nas rotatórias de Petrolina. Portanto, continua tendo a preferência e prioridade, veículos que trafegam pelas rodovias federais BR-407 e BR-428”, informa a nota.

LEIA TAMBÉM:

DNIT afirma que mudança na preferência das rotatórias vai “agilizar o fluxo de veículos”

Depois de várias cobranças, DNIT altera preferência de veículos nas rotatórias das BRs em Petrolina

Segundo o Departamento, essa foi a “alternativa mais eficaz e viável”. A mudança foi anunciada pelo DNIT na última sexta-feira (5) e desde então os cinco trechos citados pelo órgão registraram grande retenção de veículos, provocando o efeito contrário ao esperado.

Confira a nota do DNIT:

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota anuncia mais de R$ 3 milhões em investimentos na saúde de municípios pernambucanos

(Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) anunciou que conseguiu a liberação de mais de R$ 3 milhões para investir na saúde de dez municípios pernambucanos: Bonito; Sertânia; Solidão; Dormentes; Jupi; Lagoa Grande; Serrita; Trindade; Itacuruba e São José do Egito. Os recursos são oriundos do Ministério da Saúde.

De acordo com o parlamentar, é imprescindível que haja uma sensibilidade para área da saúde que garanta a dignidade do povo. “Todos nós sabemos que um dos maiores problemas hoje nas cidades são as dificuldades na saúde, por isso, priorizei o investimento nessa área, porque só sabe da real necessidade quem precisa dos serviços ofertados por um hospital público. Se depender de mim, farei o máximo para garantir que minhas emendas cheguem aos locais que o pernambucano mais precisa”, avaliou Patriota.

As emendas do deputado serão destinadas para compra de equipamentos hospitalares e ambulâncias, assim como para construção de uma Unidade Básica de Saúde, em Solidão, e uma Academia da Saúde, em Dormentes, e para investimentos na atenção básica de saúde – procedimentos em média e alta complexidade.