Os agricultores dormentenses esperam ansiosos pelo pagamento do benefício Garantia-Safra 2017/2018. Mesmo a prefeitura de Dormentes estando em dia com todas as obrigações perante o programa, o benefício ainda não foi liberado pelo governo federal.
Segundo a prefeita Josimara Cavalcanti, o município tem buscado resolver a situação junto aos órgãos competentes para que o pagamento seja liberado em breve. “A gestão seguiu todas as orientações do programa, realizou todos os pagamentos, mas infelizmente a burocracia é grande. As análises iniciais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) estavam equivocadas e lentas, mas já resolvemos isso. Os dados do IPA, IBGE e CEMADEN comprovam as perdas dos nossos agricultores e já estão sendo analisadas em Brasília. Esperamos que o pagamento seja liberado o mais rápido possível, porque o nosso trabalhador rural conta com esse dinheiro e também já pagou a taxa de contrapartida”, explica Josimara.
De acordo com o relatório pluviométrico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), de janeiro a março de 2018, choveu em Dormentes o equivalente a 236 milímetros, índice que inviabiliza a safra do município. O levantamento do IPA mostrou que a perda da safra de milho foi de 75,77% e a do feijão de 66,76%.