“O estado dele inspira cuidados, mas está sob controle”, diz médico responsável pelo caso do Secretário José Carlos

(Foto: Wanderley Alves)

Durante a tentativa de homicídio ocorrida na manhã de hoje (11), o Secretário Executivo da Ammpla, José Carlos Alves foi alvejado com quatro tiros (dois na cabeça, um no tórax e outro no braço). Após a ação criminosa, ele foi levado para um hospital particular da cidade.

LEIA TAMBÉM

Licitação pode ter sido motivação do atentado contra secretário: “Muita coincidência”, afirma Miguel Coelho

Ainda na manhã desta quarta-feira, José Carlos passou por cirurgia para a remoção das balas, e de acordo com o médico Antonio Vinicius, responsável pelo tratamento, o secretário não corre risco de morte. “Ele está relativamente bem. Foi submetido a uma cirurgia para abertura de crânio e correu tudo bem. Ele já acordou, está falando e passará uns dois ou três dias na UTI e até dez dias internado. O estado dele inspira cuidados, mas está sob controle”, explicou o médico.

Após entrevista coletiva concedida aos veículos de imprensa da região, o prefeito Miguel  Coelho se deslocou até o hospital onde está internado José Carlos Alves para prestar solidariedade à família. “Vamos dar todo o apoio à esposa, filha e familiares nesse processo de recuperação. Agora também pedimos para as pessoas rezarem pela pronta recuperação de José Carlos”, disse o prefeito.

Mototaxista se recusa a entregar motocicleta durante blitz da CSTT e Polícia Militar é acionada

(Foto: Ascom/PMJ)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro (BA) realizou nesta terça-feira (11), mais uma blitz itinerante. Desta vez, os fiscais de transporte percorreram o Centro da cidade e os bairros Quidé, João Paulo II, Itaberaba, Tabuleiro, além dos Residenciais Brisa da Serra e Praia do Rodeadouro.

Durante a operação um mototaxista irregular foi pego em flagrante no estacionamento do Juá Garden Shopping, e se recusou a entregar os documentos e a motocicleta. Para apreender a motocicleta,  foi necessário acionar a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e a Polícia Militar.

Segundo a CSTT, a ação tem como objetivo combater o transporte clandestino de passageiros e irregularidades no serviço de mototáxi em Juazeiro. “Os profissionais cadastrados devem usar motocicletas, capacetes e coletes amarelos. A moto deve ter o número do alvará e a placa vermelha. E o piloto precisa ter a carteirinha de permissionário da CSTT”, esclarece Francisco Paulo, gerente de transportes da CSTT.

Após atentado contra secretário da Ammpla, segurança de Miguel Coelho e de demais envolvidos em licitação será reforçada

(Foto: Thamires Santos)

As especulações sobre o que motivou o atentado contra o Secretário da Ammpla, José Carlos, ocorrida na manhã de hoje (11), são muitas. No entanto, a Polícia Civil de Pernambuco não confirmou nenhuma informação e disse que só se pronunciará ao final das investigações.

O fato é que, desde o início do processo de licitação da nova empresa responsável pelo transporte coletivo de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho, o secretário José Carlos, o ex-diretor do órgão, Geraldo Miranda e o  diretor da Ammpla, Edilsão do Trânsito, foram ameaçados.

“A gente sabia que existiam as ameaças, mas a gente não imaginava, exatamente por nunca ter acontecido em  Petrolina, chegar a um ponto tão extremo como uma tentativa de homicídio, como ocorreu na manhã de hoje”, disse Miguel Coelho durante coletiva de imprensa.

Diante do ocorrido que vitimou o secretário José Carlos, as ameaças agora são levadas em conta, e segundo o prefeito Miguel Coelho, sua segurança e dos demais envolvidos na “licitação do transporte coletivo”, será reforçada.

“Depois de hoje medidas a mais terão que ser tomadas. O próprio governador colocou a segurança disponível, não só para a nossa equipe, mas para todas as pessoas que tiveram participação no processo de licitação desse novo contrato. A empresa também sofreu ameaças e eu fui informado de que eles já abriram Boletim de Ocorrência”, ressaltou Miguel.

Escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciam período de renovação de matrículas 

(Foto: ASCOM)

Visando o ano letivo 2020, as escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram período de renovação de matrículas para os alunos que já são da rede e que permanecerão na mesma escola.

O procedimento deverá ser feito até o dia 27 de dezembro, pelos pais ou responsáveis, com apresentação do CPF, na escola onde o aluno estuda atualmente, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3612-3354.

Já as pré-matrículas online para os alunos novatos ocorrerão no período de 07 a 17 de janeiro de 2020, através do Portal da Educação ou nos terminais de matrículas que serão instalados em algumas escolas da sede e interior de Juazeiro.

Secretaria da Fazenda de Pernambuco lança campanha para pagamentos do IPVA em atraso com desconto de 70%

(Foto: Internet)

O Governo de Pernambuco está oferecendo uma oportunidade para o contribuinte de IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – regularizar seus débitos. O Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC) concede descontos para aquele que aderir ao programa e ficar em dia com o Fisco. Quem realizar o pagamento à vista terá uma redução de 70% do valor total da dívida, limitado ao valor do imposto devidamente atualizado. O contribuinte também pode parcelar o débito em até 36 vezes, tendo uma redução de 50% do valor devido. Para quem optar pelo parcelamento, o valor da parcela não pode ser inferior a R$ 100. A campanha é válida até o dia 30 de dezembro.

Para aderir ao programa, o contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no site da Sefaz-PE para realizar o pagamento com desconto à vista ou parcelado ou comparecer a uma das Agências da Receita Estadual (ARE´s) da SEFAZ.

LEIA MAIS

Pesquisa aponta WhatsApp como principal fonte de informação dos brasileiros

(Foto: Internet)

Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou o WhatsApp como principal fonte de informação dos brasileiros. 79% dos entrevistados disseram receber notícias sempre pela rede social.

O aplicativo de troca de mensagens possui mais de 136 milhões de usuários no Brasil, sendo a plataforma mais popular juntamente com o Facebook.

Depois do WhatsApp, outras fontes foram citadas, misturando redes sociais e veículos tradicionais na lista dos locais onde os brasileiros buscam se atualizar. Apareceram canais de televisão (50%), a plataforma de vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o Twitter, por 7%.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro retoma obra de requalificação da Avenida Adolfo Viana

(Foto: Ascom/PMJ)

Quem passa pela Avenida Adolfo Viana, Centro de Juazeiro (BA), pode perceber que o canteiro central da avenida está recebendo novos postes. Essa é mais uma ação da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) dentro da obra de Requalificação desta que é uma das principais vias da cidade.

Até o momento a intervenção já executou os seguintes serviços: redimensionamento do canteiro central, recuperação do pavimento danificado com redimensionamento do canteiro e instalação das bases para a nova iluminação.

O engenheiro civil da SEDUR, Lucas Souza, explica que os 24 novos postes estão sendo instalados em substituição ao posteamento existente no canteiro central. “São postes em aço carbono, com 8m de altura e duas pétalas com luminárias em LED (cada uma com potência de 120w), que através de um design moderno vão proporcionar uma iluminação com mais qualidade, além de representar uma economia para os cofres municipais uma vez que o sistema de luminárias em LED possui maior durabilidade e economia energética”, explica Lucas Souza.

LEIA MAIS

Segunda edição do ‘Empreender na Praça’ será realizada na Cohab VI

(Foto: Ascom/PMP)

Após o sucesso da primeira edição do ‘Empreender na Praça’, que tem movimentado a economia dos bairros de Petrolina (PE), o projeto realizará sua segunda edição no próximo dia 20 de dezembro, a partir das 19h, na praça principal da Cohab VI.

A ação é promovida pela Prefeitura de Petrolina, através da Agência Municipal do Empreendedor  e tem como objetivo, reunir empreendedores de diversos segmentos em praças de Petrolina com a venda dos seus respectivos produtos.

Empreendedores do bairro e de áreas circunvizinhas que se interessam em expor produtos em espaços da praça devem ficar atentos ao período de inscrições, que segue até a próxima sexta-feira (13). Os cadastros poderão ser feitos na sede da Associação de Moradores da Cohab VI, no horário comercial ou ainda na sede da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), na Rua Castro Alves, 55, Centro (atrás do Banco do Brasil), das 8h às 14h.  Os interessados devem ser empreendedores e levar documentos pessoais, informar endereço residencial e especificar qual tipo de produto será exposto para venda.

Univasf abre seleção para professor formador 

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a Seleção de Professor Formador, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

No total, são 27 vagas distribuídas em diferentes disciplinas dos cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciência da Computação e Licenciatura em Educação Física. As inscrições devem ser realizadas gratuitamente no Sistema de Inscrições em Processos Seletivos (PS) até 2 de janeiro de 2020.

Para participar, os interessados devem cumprir os seguintes requisitos: ser docente do quadro permanente da Univasf e não se encontrar afastado das funções do cargo de origem durante o período que atuar como bolsista; ter experiência docente de no mínimo um ano no ensino superior; possuir formação e titulação mínima para as disciplinas; possuir conhecimentos básicos de informática e internet, em especial no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA); possuir preferencialmente experiência docente em programas de educação à distância; apresentar certidão de quitação eleitoral. No ato da inscrição, o candidato deve escolher uma disciplina para concorrer.

LEIA MAIS

Casa Nova: Escola Municipal Sólon Xavier adota sistema CPM 

(Foto: ASCOM)

A Escola Municipal Sólon Xavier, em Casa Nova (BA) adotou o sistema Colégio da Polícia Militar (CPM). A assinatura do convênio da prefeitura com a Polícia Militar da Bahia para a implantação do novo sistema, foi celebra na última quinta-feira (5).

“Defendo a educação como o único caminho para a prosperidade e o desenvolvimento. Por isso estou fazendo tudo o que posso para contribuir e aumentar o conhecimento de nossos jovens”, disse entusiasmado, o prefeito Wilker Torres.

Inicialmente, o convênio beneficiará 600 alunos da Escola Sólon Xavier, mas segundo a gestão municipal, existe a  possibilidade do sistema ser ampliado para mais unidades escolares do município.

LEIA MAIS

Lei Estadual garante meia-entrada a doadores de sangue e medula óssea em Pernambuco

(Foto: iStock/Thinkstock)

A Lei Estadual nº 16.724, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (10), garante meia-entrada para doadores regulares de sangue e medula óssea em espetáculos artístico-culturais e esportivos realizados no Estado de Pernambuco. O projeto que deu origem a lei é de autoria da deputada estadual Gleide Ângelo (PSB). Caso não cumpram a lei, os estabelecimentos estão sujeitos a multas de entre R$ 500 e R$ 100 mil, a depender das circunstâncias, aponta o texto.

Segundo a lei, fica assegurado aos doadores o acesso com desconto a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses e eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento, em todo o território do Estado e organizados e/ou realizados em estabelecimentos públicos ou privados. O benefício, no entanto, não terá caráter cumulativo. Ou seja, caso o doador tenha direito a outro benefício ele só poderá usar um.

LEIA MAIS

Homem é preso em flagrante transportando drogas no bairro Areia Branca

(Foto: Ilustração)

Na última segunda-feira (9), um homem foi preso depois de ser flagrado transportando 300 g de crack. O flagrante foi feito por uma guarnição do 2º BIEsp, durante patrulhamento no bairro.

Segundo informações do 2º BIEsp, ao realizar rondas no bairro Areia Branca, a guarnição avistou na Avenida São Francisco, um veiculo Renault KWID de cor branca, com um passageiro suspeito de distribuir drogas no Centro de Petrolina.

Ao efetuar a abordagem aos integrantes do veículo, o condutor deste afirmou ser motorista de aplicativo. Na revista ao passageiro, os policiais encontraram uma sacola com 300 g de crack. O imputado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as medidas cabíveis.

Juíza nega pedido de prisão do filho do ex-presidente feito pela PF

Lulinha é alvo da 69ª fase da Operação Lava Jato. (Foto: Internet)

A Polícia Federal (PF) pediu nesta terça-feira (10) a prisão temporária do empresário Fábio Luis Lula da Silva, conhecido popularmente como “Lulinha”, filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Justiça, no entanto, negou a solicitação.

A PF deflagrou hoje a 69ª fase da Operação Lava Jato com o objetivo de buscar provas na investigação sobre repasses financeiros suspeitos, realizados por empresas do grupo Oi/Telemar em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol, controladas pelo filho do ex-presidente e por seus sócios Fernando Bittar, Kalil Bittar e Jonas Suassuna.

Segundo a PF, “havendo suficientes indícios de materialidade e autoria delitiva, presentes os requisitos legais do artigo 1º, incisos I e III, da Lei nº 7.960/89, e visando à coleta de provas adicionais acerca da materialidade dos delitos em tela, representamos pela decretação da prisão temporária de Fábio Luis Lula da Silva, Kalil Bittar e Jonas Leite Suassuna Filho”.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina segue cronograma de ações e limpeza na cidade; confira os bairros contemplados

(Foto: Ascom/PMP)

Durante esta semana, as praças do bairro Palhinhas e da rua Maurício de Nassau estão sendo as contempladas com serviços de varrição, capina, pintura e poda de árvores. A ação faz parte do programa ‘Cidade Mais Limpa’, que além da limpeza de praças também realiza mutirões de limpeza em vias e em canais em outros seis bairros do município até o fim da semana. Outros serviços seguem acontecendo pela cidade através dos programas ‘Operação Tapa-Buraco’ e ‘Mais Luz’.

LEIA MAIS