Profissionais de assistência social receberão capacitação para atuar no combate à violência contra mulher

(Foto: Ascom/PMP)

Na próxima quarta-feira (11), os profissionais que trabalham na área de assistência social terão a oportunidade de participar do II Fórum Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento promovido pela prefeitura, acontecerá no auditório do IGEPREV, a partir das 9h.

O evento será mediado por técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) e convidados. O objetivo é orientar os profissionais que trabalham na área de assistência social sobre tipos de violência contra a mulher e onde elas podem procurar auxílio nestes casos. Essa é a segunda edição do fórum, que, no último mês de julho capacitou cerca de 500 agentes comunitários de saúde.

“O primeiro fórum foi bastante exitoso, pois capacitamos os agentes comunitários de saúde que estão em contato direito com a população. Agora, os profissionais da assistência social que também precisam ser sensibilizados no combate à violência contra a mulher. Quanto mais pessoas puderem ser parceiras, mais a gente terá êxito neste enfrentamento”, explica a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana.

Homem acusado de tentativa de homicídio é preso na Feira do bairro José e Maria

(Foto: Divulgação/2ºBIEsp)

Na noite do último domingo (8), equipes do 2°BIEsp foram acionadas pela Central 190 para uma ocorrência de troca de agressões e dano ao patrimônio na Feira do bairro José e Maria, em Petrolina (PE).

No local indicado, as guarnições constataram que um homem estava quebrando um carro, agredindo uma pessoa e discutindo com transeuntes. Além disso, o criminoso foi reconhecido como autor de uma tentativa de homicídio ocorrida ocorrida na manhã do mesmo dia, na feira do bairro.

LEIA MAIS

Ministro da Saúde diz que canabidiol pode ser incluído no SUS

(Foto: Ilustração)

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que a pasta deve avaliar a inclusão de produtos à base de canabidiol no SUS. Esse derivado da maconha é conhecido por ter efeitos terapêuticos. A medida ocorre após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar novas regras para registro desses produtos. Isso que acabaria por permitir sua venda em farmácias. A decisão da Anvisa ocorreu na última terça-feira (3).

LEIA MAIS

Tradicional Cantata Natalina encantará Juazeiro na próxima semana 

(Foto: Ascom/PMP)

A tradicional Cantata Natalina – ‘Luzes, Canções e Presentes’, será realizada na próxima semana, dia 11 de dezembro, às 18h, no Paço Municipal, Centro de Juazeiro (BA). O espetáculo é promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Este ano, a cantata reúne mais de 200 estudantes das escolas municipais Dois de Julho, Dinorah Albernaz, Judite Leal, Guiomar Lustosa, Maria José, Anália Barbosa, José de Araújo, EMEI Maria Hozana e Lar Feliz.

O evento vai contar com apresentações de teatro, canto coral, musicais, dança, além da participação especial dos alunos da Educação Infantil.

Univasf abre inscrições para Programa de Mobilidade Estudantil 

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu o período de inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil InterIES. A mobilidade é destinada ao 1º semestre de 2020 e podem se inscrever estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). As inscrições estão abertas até o dia 21 de janeiro.

Os discentes que desejam realizar estudos na Univasf devem se inscrever em sua Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, nos locais indicados no Edital Nº 20/2019. Os requisitos para participar da mobilidade também estão disponíveis no Edital Nº 20.

LEIA MAIS

Policiais do 8º BPM predem dois homens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Salgueiro

(Foto: Divulgação/8º BPM)

Dois homens foram presos, no início da manhã de hoje (7), em Salgueiro (PE). A prisão foi realizada por policiais do 8º BPM.

Durante rondas na referida localidade, a guarnição recebeu uma denúncia sobre a prática de tráfico de drogas, no bairro Divino Espírito Santo. De imediato o efetivo se deslocou até o local indicado para averiguar a situação.

Ao perceber a chegada do efetivo, um dos suspeito tentou fugir, mas não obteve êxito. Ao realizar abordagem foram localizados em poder do indivíduo, nove pequenos invólucros, que, segundo o proprietário, se tratava de crack. questionado se havia mais substâncias entorpecentes na residência, o mesmo informou que sim.

LEIA MAIS

Vila Bossa Nova é inaugurada em Juazeiro; empreendimento visa geração de emprego e renda para o município

(Foto: Ascom/PMJ)

Centenas de juazeirenses prestigiaram, nesta sexta-feira (06), na Orla 2 em Juazeiro, a inauguração da Vila Bossa Nova (Centro Gastronômico), um dos espaços mais aguardados pela população do Vale do São Francisco e que promete movimentar a economia da região. Inicialmente o espaço conta com o funcionamento da cervejaria NordHaus, o restaurante Brewhouse e o parque infantil ‘Mundo Encantado’. Até o final deste mês, demais equipamentos estarão funcionado.

“É uma grande honra poder inaugurar um dos espaços que irá movimentar a economia, turismo e cultura do município e da região. A nossa gestão não tem medido esforços para trazer novos equipamentos para Juazeiro, contribuindo assim com a geração de emprego e renda. A Vila Bossa Nova é um desejo antigo e hoje o tornamos realidade, o povo de Juazeiro merece esse tão importante presente”, declarou o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim.

O município de Juazeiro tem ocupado nos últimos anos os primeiros lugares na geração de emprego na Bahia, no Nordeste e no Brasil nos setores da agricultura e de serviços. A Vila Bossa Nova chegou para contribuir ainda mais com essa colocação, onde inicialmente será gerado 120 empregos diretos e cerca de 340 empregos indiretos com a contratação de fornecedores, garçons, barman, cozinheiros, dentre outros e no período das obras mais de 500 vagas também foram geradas.

LEIA MAIS

Leitora denuncia envenenamento de animais no bairro Jatobá

(Foto: Ilustração)

Indignada, uma moradora do bairro Jatobá, em Petrolina (PE), entrou em contato com o Blog Waldiney Passos, para denunciar a prática de envenenamento de animais, ocorrida na referida localidade.

De acordo com a denunciante, que preferiu não se identificar, no prédio onde mora, animais abandonados são alimentados por moradores. A prática é antiga e feita de forma espontânea por moradores que se solidarizam com os animais em situação de rua.

Contudo, no início da manhã da última sexta-feira (6), um gato apareceu morto no bairro, apresentando sinais de envenenamento. “Estamos com medo de acontecer com os outros animais que ficaram, não faziam mal a ninguém, mas de antemão quero lembrar para a pessoa que fez isso, que ela torça para não ser descoberta”, disse a denunciante.

Crime

Na lei de crimes ambientais, Art. 32, consta que o indivíduo que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode sofrer pena de detenção, de três meses a um ano, além de multa. “A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.”

Desabastecimento da Adutora de Curaçá provoca falta d’água no distrito de Pinhões, em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Em comunicado divulgado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE de Juazeiro,a prefeitura de Juazeiro esclareceu a falta de água no distrito de Pinhões, zona rural da cidade.

De acordo com o SAAE, a falta d’água registrada nos últimos dias na sede do distrito de Pinhões está sendo provocada pelo desabastecimento da ‘Adutora do Forró’, de responsabilidade do SAAE de Curaçá (BA).

“O Setor de Divisão do Interior do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro constatou o esvaziamento da tubulação e a paralisação no sistema de captação. Vale ressaltar que existe um acordo entre os dois SAAEs, e que a direção em Juazeiro já está buscando uma solução para a resolução do problema”, diz o comunicado.

Limite para compras em viagem ao exterior vai subir para US$ 1.000

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Os brasileiros que viajarem ao exterior terão novos limites de compras, com isenção de tributos. Os países integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) aprovaram a elevação do limite de isenção de bagagem em viagens aéreas e marítimas –de US$ 500 para US$ 1000.

Mas ainda não há data para a validade da medida porque depende de regulamentação de cada país integrante do bloco. No Brasil, a Receita Federal será responsável pela regulamentação.

LEIA MAIS

‘Feira Rebuliço’ movimenta Centro de Petrolina neste sábado

Artistas da região São Franciscana estarão reunidos no Beco da Cultura, neste sábado (7), em Petrolina (PE), divulgando e comercializando seus trabalhos durante a primeira edição da ‘Feira Rebuliço’. Ótima opção para quem curte trabalhos autorais na área das artes visuais.

A Feira Rebuliço surgiu com a proposta de ampliar a divulgação e fomentar a produção de arte impressa ou desenvolvida sobre papel no Vale do São Francisco. A quantidade de artistas visuais espalhados pela região é expressiva.

Os visitantes vão poder conferir pintura, desenhos, gravuras, impressos, escritos, cordéis, zines e livros que estarão expostos na Feira. A visitação ao evento que acontecerá no Beco da Cultura, Centro de Petrolina, será gratuita e deve começar a partir das 15h de hoje. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina, através da equipe da Secretaria Executiva de Cultura.

Cinco homens são presos com drogas no Residencial Juazeiro I durante operação policial

(Foto: Divulgação/PM)

Cinco homens foram presos no Residencial Juazeiro I, na noite da última sexta-feira (6). A prisão ocorreu durante a “Operação Inquietação”, realizada pela 75ª CIPM.

Segundo informações da Polícia Militar, uma guarnição PETO fazia rondas no conjunto habitacional, juntamente com equipes do grupamento Carcará, quando recebeu a denúncia de que na rua K, três indivíduos estariam traficando drogas.

No local indicado, foram abordados três indivíduos com as características descritas na denúncia, e mais dois outros em atitudes suspeita. Durante a ação, um dos indivíduos, que disse ser menor de idade, dispensou duas trouxinhas de maconha.

LEIA MAIS

Petrolina recebe prêmio por investir em saúde da mulher para reduzir mortalidade infantil

(Foto: Ascom/PMP)

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Prefeitura de Petrolina participou do II Fórum Perinatal e II Mostra de Experiências Exitosas, que aconteceram em conjunto na Faculdade Uninassau. Com a temática “Fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde da Mulher como Estratégia para Redução da Mortalidade Infantil”, o evento contou com representantes dos municípios da VIII Gerência Regional de Saúde (Geres).

Durante o Fórum, foram apresentados 16 trabalhos desenvolvidos nos serviços dos municípios da VIII Geres, e Petrolina levou o segundo lugar na mostra de experiências exitosas, com o trabalho “Implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil: vivências nas oficinas de trabalho”.

LEIA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3 milhões neste sábado

(Foto: Ilustração)

Neste sábado (7), o concurso 2.214  da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 3 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre hoje em São Paulo (SP).

As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 4,50.

Homem morre durante seleção da Marinha em Salvador

(Foto: Reprodução/Google Street View)

Um candidato que fazia seleção para a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, em Salvador (BA), morreu durante a prova, na última quinta-feira (5).  Matheus Barbosa Lima, que não teve a identidade revelada, passou mal e, mesmo sendo socorrido, não resistiu.

De acordo com a Marinha, o candidato estava realizando um teste de suficiência física, no Grupamento de Fuzileiros Navais, no bairro do Comércio, por volta das 9h, quando teve um mal súbito. Ele recebeu os primeiros socorros no local. Um médico e um enfermeiro estavam de plantão em uma ambulância UTI, que serve, exatamente, para ajudar os candidatos, caso algum deles passe mal.

LEIA MAIS