Eletrobras anuncia mais de 200 vagas do Estágio Unificado

A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina, lança seu primeiro programa de estágio integrado oferecendo mais de 200 oportunidades em diversas regiões do Brasil. Direcionado para estudantes de graduação, o Programa de Estágio Unificado Eletrobras 2024 irá receber inscrições de 19 a 30 de agosto.

A iniciativa, que visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos universitários, conta com vagas para diversos cursos, como Administração, Agronomia, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Química, Tecnologia da Informação, Geografia, entre outros.

Distribuídas pelo país, serão aproximadamente 20 oportunidades na região Norte, 40 no Nordeste, 30 no Centro-Oeste, 100 no Sudeste e 30 no Sul. Para participar do processo, o candidato deve acessar o site da Eletrobras, buscar a seção Trabalhe Conosco e selecionar a área de Jovens Talentos. O andamento do processo de seleção para o Programa de Estágio deverá ser acompanhado unicamente pelos canais oficiais da Eletrobras.

“Nesta primeira edição integrada do Programa de Estágio, ofereceremos uma grande oportunidade de vivência cotidiana no setor elétrico, um dos que mais crescerão nas próximas décadas, contribuindo com o desenvolvimento de carreira dos estudantes e com a formação de jovens talentos para a indústria. Acreditamos muito na pluralidade, na diversidade e na capacidade de inovação desses jovens”, afirma José Renato Domingues, vice-presidente executivo de Gente, Gestão e Cultura da Eletrobras.

Serviço:
Cursos: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquivologia, Biologia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Arquitetura, Química, Tecnologia da Informação, Geografia, Marketing, Pedagogia, Letras, Psicologia.

Estados: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
Requisitos: Nível superior em andamento
Carga Horária: 4 horas diárias
Benefícios: A partir de R$ 2.339,75*
*o valor se refere à soma de Bolsa Auxílio, Vale Transporte e Auxílio Alimentação

Correio da Bahia

Programa Ganhe o Mundo prorroga inscrições para 900 vagas de intercâmbio nos EUA, no Canadá e no Chile

O governo de Pernambuco prorrogou as inscrições no Programa Ganhe o Mundo, que oferece 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio das escolas estaduais. O prazo para se inscrever, que terminaria nesta segunda-feira (19), foi ampliado até as 23h59 da terça-feira (20).

De acordo com o edital do processo seletivo, que está disponível na internet, são 400 vagas para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile. Ao se inscrever, cada candidato precisa preencher os dados solicitados e escolher o idioma (inglês ou espanhol) e o país de destino desejado.

De acordo com o governo de Pernambuco:
– Os estudantes selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países;
– O resultado final da seleção será divulgado em outubro;
– Cada um dos 184 municípios do estado terá, ao menos, um estudante convocado pelo programa;
– As vagas remanescentes serão distribuídas entre os aprovados, sendo respeitada a classificação final;
– Os candidatos classificados asseguram apenas a expectativa de direito ao intercâmbio, pois a viagem depende da emissão de passaporte válido e da obtenção de vistos consulares;
– A data de embarque está prevista para até março de 2025.

Fases do processo seletivo:
A seleção é composta por duas etapas. A primeira tem caráter eliminatório e classificatório e será uma prova objetiva aplicada no dia 15 de setembro, no idioma escolhido pelo estudante na inscrição. Para aprovação, o candidato precisa alcançar nota mínima de 6.

“Uma novidade deste ano é que as provas objetivas para os estudantes matriculados na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago de Fernando de Noronha serão aplicadas na própria unidade, não sendo mais necessário o deslocamento dos alunos até o Recife”, informou o governo de Pernambuco, em nota.

A segunda fase será a análise dos requisitos previstos no edital:
– Frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio;
– Média 7 em português e matemática;
– Idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição;
– Idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.

G1 Pernambuco

Programa de Mobilidade Estudantil do IFSertãoPE abre inscrições nesta terça-feira (20)

O IFSertãoPE abre inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil interIES a partir desta terça-feira (20). Podem participar do processo seletivo, estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação no semestre de 2024.1 ou 2024.2 nas instituições parceiras: Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 deste mês, na instituição na qual o estudante está matriculado. Os estudantes interessados deverão enviar e-mail para os endereços descritos no edital.

Os estudantes devem enviar o requerimento de inscrição do processo seletivo de mobilidade estudantil (anexo único), devidamente preenchido e assinado; cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado; histórico escolar atualizado, emitido pelo setor responsável da IES de origem; comprovante de matrícula atualizado, caso não conste no histórico escolar; ementas e conteúdos programáticos das disciplinas que o estudante pretende cursar no IFSertãoPE.

O candidato deve ter concluído pelo menos 20% da carga horária do seu curso de graduação e não ter participado anteriormente deste mesmo programa de mobilidade por três vezes consecutivas ou alternadas, independente da IES em que tenha ocorrido a mobilidade. Além disso, o estudante deve estar apto para iniciar as atividades acadêmicas na data prevista e não exceder o limite semestral de carga horária de matrícula em disciplinas, previsto no regimento de sua IES de origem.

O resultado final do processo seletivo será divulgado no site do IFSertãoPE no dia 18 de setembro. As matrículas online estão previstas para serem realizadas no período de 23 a 25 de setembro. A previsão do início das aulas para o campus Petrolina zona rural, é dia 30 de setembro e do campus Petrolina, sede dia 15 de outubro. Mais informações podem ser consultadas no edital.

G1 Petrolina

Governo da Bahia abre inscrições para auxílio permanência estudantil nas universidades públicas estaduais

As inscrições para a seleção do segundo semestre do Mais Futuro foram abertas nesta segunda-feira (19) e prosseguem até 18 de setembro, através da internet.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa de auxílio permanência é direcionado a estudantes com situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal; que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presencial em uma das quatro universidades estaduais da Bahia (UNEB, UESC, UESB e UEFS); e não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior.

O auxílio permanência corresponderá ao valor de R$ 400 para o perfil básico; R$ 800 para o perfil moradia e valor variável para o perfil complementar.

Os estudantes interessados em participar do Mais Futuro deverão, no momento da inscrição, identificar em um dos perfis estipulados pelo programa:

Básico, que se aplica aos estudantes residentes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso superior;

Moradia, referente a alunos que moram em município localizado a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula, com e frequência do curso superior e que mudou de domicílio para frequentar o curso;

Complementar, correspondente a estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico e Moradia.

Entre os documentos exigidos para a inscrição estão:
– Carteira de Identidade ou documento oficial com foto;
– Cadastro de Pessoas Física (CPF);
– Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico, que deverá estar carimbada e assinada pelo órgão responsável pelo fornecimento das informações, e na ausência de carimbo, o servidor responsável deverá registrar o número da matrícula funcional e assinar; comprovante de matrícula emitido/disponibilizado no semestre vigente; comprovante de residência em nome do estudante, mãe, pai, avós ou outro responsável legal;
– Declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso de nível superior, entre outros.

Após a etapa de inscrição, a documentação exigida será analisada e homologada pelas Comissões de Seleção, equipes correlatas ou pelo setor responsável pela assistência e permanência estudantil de cada universidade. É de responsabilidade do estudante o acompanhamento regular no sistema de inscrição on-line no mesmo endereço utilizado no momento da inscrição.

A lista dos alunos homologados será disponibilizada pela SEC, em articulação com as universidades, e divulgada por cada uma das respectivas instituições em seus portais eletrônicos. Atualmente, 10 mil estudantes são contemplados com o Programa Mais Futuro.

Cronograma
Publicação do Edital de Inscrição 2024.2 – 16/08
Período de Inscrição – 19/08 a 18/09
Período da 1ª análise de homologação – 20/08 a 23/09
Correções das inscrições pelos estudantes – 21/08 a 20/09
Finalização do Processo de Homologações – 20/08 a 03/10
Publicação da Lista Parcial de Homologados – 30/09
Recursos Contra o Resultado das Homologações – 07 e 08/10
Publicação da Lista Final de Homologados – pós recursos – 14/10/2024

G1 Bahia

Estudante de Medicina da UFPE apresenta pesquisa no maior congresso internacional de cirurgia vascular do mundo

Uma universitária de quarto ano de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi a única estudante brasileira a apresentar uma pesquisa no maior congresso de cirurgia vascular do mundo. De acordo com a universidade, a aluna Cynthia Florêncio de Mesquita, apresentou sua pesquisa no Vascular Annual Meeting, no último mês de junho, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA).

Segundo a UFPE, além de apresentar seu trabalho em forma de pôster, Cynthia também foi agraciada com uma bolsa de estudos que financiou sua participação no evento. “A pesquisa apresentada por Cynthia focou na superioridade do acesso transfemoral (pela coxa) em reparos endovasculares de aneurisma de aorta, uma técnica que mostrou melhores resultados em comparação ao método tradicional de acesso braquial (pelo braço), ainda predominante no Brasil”, destacou a UFPE, por meio de nota.

De acordo com a UFPE, o estudo, publicado no Journal of Vascular Surgery, analisou dados de 6.138 pacientes tratados por reparo endovascular de aneurismas complexos da aorta, demonstrando que o acesso transfemoral reduz significativamente o risco de eventos cerebrovasculares, lesões na medula espinhal e mortalidade em comparação ao acesso por extremidade superior.

“Esse trabalho é crucial para mostrar que é necessário aprender essa nova técnica e que vale a pena investir na curva de aprendizado, pois os pacientes, via de regra, terão resultados muito melhores se o acesso for pela perna (femoral)”, enfatizou a estudante Cynthia Florêncio.

Quanto à estudante de Medicina ter recebido uma premiação que incluía uma bolsa de estudos para apresentar seu trabalho no congresso, ela afirmou: “Acredito que essa conquista pode incentivar mais colegas a buscar essas oportunidades e a acreditar que é possível alcançar esse tipo de reconhecimento”, destacou a universitária.

Diário de Pernambuco

Estudantes criam luva que estabiliza tremores em pacientes com Parkinson

Alunos da  Escola  Técnica Estadual (ETE) Professor  Paulo  Freire,  em Carnaíba,  no  Sertão,   desenvolveram uma  luva  que  consegue  estabilizar  tremores  nas  mãos.  Chamada  de GlovETE,  a  iniciativa  foi  criada  para amenizar  um dos sintomas mais comuns da Doença de Parkinson, distúrbio degenerativo que afeta as células cerebrais.

O protótipo custa, em média, R$ 92, enquanto diferentes  luvas  já  presentes  no  mercado  podem chegar a R$ 8 mil. O projeto foi desenvolvido  no  Espaço  4.0  da  ETE, com  orientação  dos  professores  Gustavo Bezerra e Carla Robecia, e a luva surgiu durante os encontros do clube de robótica da escola, a partir de um exercício de empatia dos alunos.

“Tive  que  faltar  alguns  dias  pra levar  minha  mãe  a  um  tratamento  de Parkinson e, quando cheguei ao clube, comentei com os alunos o que ela es-tava  enfrentando.  Então,  os  quatro  estudantes  do  grupo  discutiram  a  possibilidade  de  encontrar  uma  alternativa na  robótica. Achei  muito  bacana,  por-que, por mais que eu sempre tenha desenvolvido projetos com os alunos para resolver problemas da comunidade, eu nunca imaginei que pudesse ser um problema tão próximo a mim”, contou Gustavo Bezerra.

A partir daí, utilizando conceitos de robótica e de física aprendidos na escola, os estudantes partiram para o desenvolvimento  do  protótipo.  O  primeiro desafio foi encontrar um motor de alta rotação que pudesse ser reutilizado para funcionar com um antitremor.

“Eles chegaram ao motor de HD de computador,  disponível  em  algumas  máquinas antigas lá na escola. A rotação des-se motorzinho na superfície da mão vai fazer  com  que  o  portador  evite  realizar  movimentos  involuntários,  tentando  controlar  os  movimentos  causados pelo Parkinson”, explicou o orientador.

O motor do HD reaproveitado funciona como um giroscópio, garantindo estabilidade para a mão enquanto gira em alta velocidade. A ele, foram adicionados uma luva de academia e outros componentes eletrônicos, como Arduíno, uma placa programável. O protótipo  foi  construído  graças  aos  materiais disponíveis no Espaço 4.0, como uma impressora  3D,  furadeiras  e  uma  microrretífica,  ferramenta  capaz  de  per-furar,  escavar,  cortar,  lixar  e  polir  materiais e superfícies em pequena escala.

Rayane  Morais,  uma  das  estudantes envolvidas no projeto, lançou-se ao desafio  com  pouco  conhecimento  sobre tecnologia e hoje cursa Sistema de Informação  na  Universidade  Federal de Pernambuco (UFPE).

“Os meninos que participaram comigo do projeto já tinham uma boa base geral de tecnologia, de programação, de montagem. Tive que me esforçar um pouco mais pra conseguir acompanhar. Eu fiquei mais por dentro das pesquisas, mas estudando,  observando.  Com  a  ajuda  dos  co-legas, consegui me adequar melhor ao projeto. Essa oportunidade me mostrou uma área que eu consegui me identificar  e  que  eu  me  sinto  mais  à  vontade e mais confiante em atuar profissional-mente.”, disse a jovem, que antes planejava cursar licenciatura em Letras.

A estudante aponta a fase de testes da  luva  como  uma  das  mais  complicadas  do  projeto.  “A  gente  não  pode-ria testar logo de cara em uma pessoa que tem a Doença de Parkinson, então um amigo nosso ia usando e dizia o que incomodava. O objetivo foi preservar a autonomia sem afetar o desempenho do nosso protótipo”, explicou Rayane.

Prêmios

O projeto  conquistou premiações.  Foi um dos 50 melhores projetos de 2023 do Solve For Tomorrow, prêmio da Samsung, e também alcançou o primeiro lugar no QCiência, evento de ciência e tecnologia da UFPE.  Atualmente, o projeto está em fase de transição. Os estudantes que desenvolveram o protótipo – Danilo Morais, Felipe Santos e Gustavo Henrique e a própria Rayane – concluíram o ensino médio e outros estudantes trabalham para propor melhorias na luva.

“Dentre essas melhorias, a gente visa diminuir o tamanho  dela  para  ficar  mais  confortável  para  o  portador  da doença, substituindo o Arduino Uno por um Arduino Na-no, além de deixar ela mais automatizada, acoplando baterias  recarregáveis,  o  que  vai  facilitar  a  locomoção  das pessoas com a luva”, informou Gustavo. Após as modificações, o grupo tentará aprovar o projeto em um comi-tê de ética para testar o protótipo em pessoas que sofrem da doença.

Diário de Pernambuco

Ações de educação no trânsito vão ser realizadas na rede de ensino de Petrolina

Ações educativas vão levar informação de maneira lúdica e criativa sobre a legislação de trânsito para estudantes da rede municipal de ensino infantil de Petrolina. A partir da terça-feira (21) comunidades do município vão receber atividades do projeto “Vida no Trânsito”, que visa conscientizar os futuros condutores a diminuir acidentes.

A iniciativa vai orientar sobre comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, seja na condição de pedestre, condutor ou passageiro. Além de contribuir na construção de valores, como o respeito ao próximo e proteção à vida. Os estudantes passam por esse tipo de ação por serem novos multiplicadores de informações e boas práticas para o convívio em sociedade.

As atividades são realizadas pela Secretaria de Saúde, em parceria com Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

Confira o cronograma das ações:
21/05 – Projeto Vida no Trânsito na Escola Municipal de Guido Alves Cardoso em Izacolândia;
21/05 – Ação educativa em parceria com a AMMPLA no CMEI Maria Nunes;
28/05 – Projeto Vida no Trânsito na Escola Municipal em Tempo Integral Camila Branco na Vila Nossa Senhora Aparecida;
28/05 – Projeto Vida no Trânsito na Nova Semente Tia Cotinha;
29/05 – Ação educativa em parceria com o CRPAM (Comitê Regional de prevenção aos Acidentes de Moto – Oficina de Educação em Saúde sobre Trânsito com Multiplicadores da Educação -Capacitar multiplicadores da educação para promover a educação em saúde sobre o trânsito de forma eficaz nas escolas.

G1 Petrolina

Estudantes da rede municipal de Juazeiro participam de competição internacional de robótica

Estudantes do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misael Aguilar estão em Salvador participando da etapa regional da edição 2023/2024 da First Lego League, competição internacional de robótica. Confiantes, os estudantes fizeram a sua primeira participação no torneio na sexta-feira (16).

O Caic é a primeira escola municipal do norte da Bahia a participar da competição, o que representa um marco para a educação de Juazeiro. “Esse é um momento muito importante para a educação de Juazeiro. Uma parceria inédita com o Sesi, fez com que a gente concretizasse o sonho de trazer os estudantes para essa competição internacional aqui em Salvador. É um momento extremamente significativo, porque a educação tem um viés tecnológico e a gente tem mais esse ‘up'”, disse o articulador de Programas Tecnológicos Educacionais da Secretaria de Educação e Juventude, Francisco Hernandes.

O estudante, Fábio de Jesus Santos, destacou a ansiedade no primeiro dia de competição, que também foi o momento para ganhar confiança. “Eu estava bem ansioso, porque estava entendendo um pouco do processo, entendendo como o robô ia funcionar. No final do primeiro dia de competição avançamos mais do que a gente esperava, então estou mais tranquilo”, contou o estudante.

First Lego League

A First Lego League é uma competição internacional de exploração científica e desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Liderados por dois adultos, os estudantes precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, a equipe deve construir dois robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. No Brasil, a categoria Chalenge, na qual os estudantes do Caic irão participar, é operacionalizada pelo Sesi.

A TV Escola Web Juazeiro está presente no evento cobrindo todos os detalhes para a produção de um documentário sobre a participação dos estudantes na competição.

Ascom Seduc/PMJ

Fotos: Mathias Dias

Juazeiro: Estudantes da rede municipal são premiados na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, em Juazeiro, foram premiados com o primeiro e o segundo lugar da categoria Ensino Fundamental na 2ª Mostra Petrolinense de Foguetes, promovida pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). O evento aconteceu nesta sexta-feira (20) e reuniu estudantes de diversas escolas do Vale do São Francisco no campus do IFSertãoPE em Petrolina.

Na mostra, cada equipe finalista teve direito a dois lançamentos de foguete. Os que alcançaram a maior distância foram os vencedores. “Nós contamos com duas equipes participando da final e, assim como no primeiro ano da mostra, garantimos o primeiro e o segundo lugar. Ficamos muito felizes porque só tínhamos duas equipes representando a escola e as duas conseguiram um bom resultado”, contou a professora de Robótica do Paulo VI, Alana Gama, responsável pelo acompanhamento dos estudantes.

Foguetes

Os foguetes totalmente construídos pelos estudantes, apenas com algumas orientações da professora, são confeccionados utilizando duas ou mais garrafas PET e funcionam com água e ar comprimido. Na competição, os foguetes ficam sobre uma base de lançamento, também construída pelos alunos em pvc. Para impulsionar o foguete, os alunos usam uma bomba de encher pneus de bicicleta.

De acordo com a professora Alana Gama, no processo de confecção do foguete e com a participação na mostra, os estudantes desenvolvem uma série de habilidades. “Do ponto de vista pedagógico, esse processo é muito enriquecedor para os estudantes. Eles aprendem matemática, química, física, astronomia e cultura maker, além de desenvolverem habilidades socioemocionais”, frisou a professora.

Os estudantes premiados foram Luan Garcia, Márcio Galdino e Ryan Damásio, alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, e Igor Costa, Josué Ribeiro e Tiago Mendes, alunos do 9° ano.

Ascom/Seduc

Mais de 900 mil alunos fazem 2ª etapa da Olimpíada de Matemática

Mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participam neste sábado (7), as provas da segunda fase da 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).  O coordenador-geral da Obmep e diretor-adjunto do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Cláudio Landim, enfatiza que as provas não medem o conhecimento em matemática, mas sim a capacidade de imaginação, criatividade e raciocínio para resolver os problemas.

A novidade desta edição é o aumento no número de medalhas nacionais a serem distribuídas para os participantes. São 8.450, sendo 6,5 mil para alunos das escolas públicas e o restante para estudantes das escolas particulares. A Obmep vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas regionais. Segundo Landim, os alunos de escolas públicas que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“Os medalhistas recebem, no ano que vem, uma bolsa de iniciação científica no valor de R$ 300 mensais para participarem do programa de formação oferecido em todo o Brasil e que prepara esses alunos e os estimula para entrarem em universidades em áreas das ciências exatas”, diz a organização. A divulgação dos premiados será no dia 20 de dezembro.

A competição, destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação.

Agência Brasil com colaboração de Cristiane Ribeiro, do Radiojornalismo

Empreendedorismo: estudantes de Juazeiro participam da Feira do Bode do Junco neste sábado

Estudantes das escolas municipais localizadas no Distrito do Junco, região do Salitre, em Juazeiro, participam até este domingo (24) da Feira do Bode da localidade. Neste sábado (23), os alunos irão expor no evento os produtos cultivados e produzidos por eles através do programa Despertar e da disciplina de Empreendedorismo.

Entre as unidades que irão participar da Feira, a Escola Municipal Maria Monteiro Bacelar, na comunidade do Rodeadouro, também recebeu intervenções do programa Despertar, com a oficina “Coleta Seletiva e Reciclagem”, ministrada pelas educadoras ambientais Thalita Carvalho e Fernanda Leal. Já na Escola Lucia Carmem Sobreira, localizada na comunidade de Horto Florestal, os alunos produziram doce de banana e realizaram a colheita da sua horta. Os produtos das oficinas e os alimentos coletados serão comercializados em um estande na Feira do Bode.

As oficinas

São realizadas pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos estudantes e fortalecer habilidades de empreendedorismo a partir de uma perspectiva sustentável. “As ações integram o programa Despertar, que juntamente com a disciplina de empreendedorismo, vem mostrando para os alunos que é possível desenvolver produtos dentro da própria comunidade e comercializá-los em grandes eventos”, explicou a coordenadora do programa Despertar, Michele Viana.

Para Joane Rocha dos Santos, 11 anos, aluna do 5° ano na Escola Lucia Carmem Sobreira, o programa incentiva o desenvolvimento dos alunos. “É muito bom participar, a gente aprende muitas coisas. Como agente despertar, eleita pela comunidade escolar, eu ajudo os colegas e professores, arrumo as coisas e converso com os colegas sobre a coleta e o desperdício. Juntos, nós vendemos alface, coentro e doce de banana”, contou a aluna, que já sabe fazer o doce sozinha.

Além da Lucia Carmem Sobreira e Maria Monteiro Bacelar, a Feira também vai receber estudantes, professores e gestores das Escolas Municipais Miguel Ângelo de Souza, Professora Maria Amélia de Souza Oliveira, Professora Oscarlina Tanuri, Manoel Nunes Amorim e Professora Edualdina Damásio.

Eneida Trindade/Ascom Seduc

Fotos: Ícaro Alexandre

Estudantes da Univasf realizam cadastro de doadores de medula óssea em parceria com o Hemocentro de Petrolina

Será realizada nesta quarta-feira (26), no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma ação para cadastro de doadores de medula óssea, no espaço cantinho das mães, próximo ao Restaurante Universitário (RU). A atividade, que acontece das 8h às 12h, será realizada pelo Hemocentro Regional de Petrolina (Hemope), com a colaboração de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos pode se cadastrar como doador. O cadastro consiste no preenchimento de uma ficha com dados pessoais, na assinatura de um termo de consentimento livre e esclarecido e na coleta de uma amostra de cinco mililitros de sangue. Os interessados precisam levar documento de identidade com foto (RG) e CPF.

A amostra de sangue coletada será encaminhada pelo Hemope ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que realizará testes de histocompatibilidade e armazenará as informações em um banco de dados. A pessoa cadastrada só será consultada para realizar a doação quando aparecer um paciente compatível com o sangue coletado. Para se tornar um doador, basta estar em bom estado geral de saúde. As únicas restrições são não ter doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica, como câncer, do sangue ou do sistema imunológico.

Esta já é a terceira ação realizada pelos estudantes da Univasf. A ideia de realizar esta atividade surgiu após uma visita técnica ao Hemope, realizada na disciplina de Hematologia e coordenada pelo professor do Colegiado de Ciências Biológicas da Univasf Diego César Nunes da Silva. A primeira ação, que foi desenvolvida em 2017, conseguiu realizar 201 cadastros. Na segunda, realizada em 2019, foram cadastradas 100 pessoas como possíveis doadoras. “Ações como esta são verdadeiros atos de solidariedade que podem salvar vidas. Em 2017, foi realizada a primeira ação e, através dela, foi encontrado o primeiro doador compatível do banco do Hemocentro de Petrolina. Por isso é importante abraçar campanhas como esta que ajudam toda a sociedade”, ressalta o professor Silva.

ascom

Araripina adere ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual para combater a precariedade menstrual nas escolas municipais

O município de Araripina aderiu nesta segunda-feira (24) ao Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. Este movimento, liderado pelo Ministério da Saúde, visa combater a precariedade menstrual e promover a saúde e higiene entre estudantes das escolas municipais. A secretária municipal de Saúde, Roberta Falcão, presidiu o evento, destacando a importância dessa iniciativa.

“A falta de acesso a produtos de higiene menstrual é uma barreira para o pleno desenvolvimento e inclusão social de nossas meninas e mulheres”, ressaltou Roberta, acrescentando que a iniciativa é crucial para garantir o direito à saúde e à educação das jovens. A precariedade menstrual é um problema significativo que se refere à dificuldade de acesso e aquisição de produtos de higiene durante o ciclo menstrual feminino. O programa busca não apenas combater essa situação, mas também oferecer cuidados básicos de saúde e desenvolver mecanismos para incluir as mulheres em programas voltados para a saúde menstrual.

Em Araripina, o programa vai fornecer gratuitamente absorventes higiênicos para estudantes de 9 a 15 anos matriculadas na rede municipal de ensino e que estão em situação de precariedade menstrual, além disso, serão promovidas ações educativas sobre saúde, prevenção de doenças, planejamento familiar e sexual. No evento, algumas estudantes já receberam um kit com seis pacotes de absorventes. Cerca de 448 adolescentes de oito escolas municipais serão beneficiadas nesta primeira etapa.

Entre as autoridades presentes no evento estavam a deputada estadual e primeira-dama de Araripina Socorro Pimentel, a secretária de Educação Ana Paula Ramos, a coordenadora do Saúde da Mulher Carla Rocha, a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) Jackeline Cirilo, além de diretoras de escolas e mães.

Pernambuco – Em um âmbito mais amplo, no dia 17 de julho, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sancionou o projeto de lei (740/2023) que institui o Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos no estado. Este programa beneficiará estudantes matriculadas nas escolas públicas estaduais, mulheres acolhidas nas unidades e abrigos sob a gestão estadual, mulheres que se encontram recolhidas em unidades do sistema prisional estadual e mulheres que se encontram em internação em estabelecimento educacional estadual em decorrência de cumprimento de medida socioeducativa.

Ascom

12