Estão abertas as inscrições para o “1º Circuito de Tênis de Mesa do Vale”

(Foto: Internet)

As inscrições para o “1º Circuito de Tênis de Mesa do Vale”, estão abertas. O evento busca popularizar a modalidade na região do São Francisco. A primeira será no dia 12 de março, em Petrolina.

Para participar basta realizar a inscrição até o dia da competição, o evento é voltado para todas as idades e cobra uma taxa de R$15,00 para iniciantes e R$20,00 para 1ª e 2ª divisão. Os interessados podem se inscrever através do telefone: (87)98845-9019.

Pesquisa inédita da FIEPE mapeia as indústrias da Região do São Francisco

O Conselho Empresarial da Unidade Regional do São Francisco (URSF) da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) apresentou, nesta quarta-feira (15), em Petrolina – PE, um mapeamento com o perfil das indústrias da região do São Francisco, seus potenciais e dificuldades.

Durante a reunião, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do município, Eduardo Carvalho, o analista do Núcleo de Economia e Negócios Internacionais da FIEPE, Thiago Lima, detalhou o estudo inédito que começou com uma pesquisa em agosto do ano passado.

A pesquisa Mapeamento das Indústrias da Região do São Francisco Pernambucano analisou o ambiente industrial e identificou as empresas situadas nas cidades de Petrolina, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. A amostra foi realizada com 259 indústrias de um universo de 859.

Entre as principais informações do estudo, o Conselho Empresarial da URSF destacou um crescimento entre o ano de 2010 a 2015 com aumento de 40,9% no número de estabelecimentos industriais. Contudo, do ano de 2014 para 2015 foi registrado queda de 3,4%, fato que pode estar relacionado a má conjuntura econômica nacional. Os subsetores industriais que mais perderam empresas foram: construção civil, metalurgia, borracha, material de transporte, indústria química, fumo e couro.

De acordo com Thiago Lima, a região possui uma boa cultura exportadora presente no agronegócio e isso pode contribuir para melhorias das exportações industriais em outros setores. O analista afirmou ainda que o “Sistema FIEPE tem potencializado suas ações para o desenvolvimento industrial local e no fomento de novas parcerias que visam o crescimento da região”.

Ainda durante a reunião, o diretor da Unidade Regional do Sertão do São Francisco da FIEPE, Albânio Nascimento, entregou um documento ao secretário Eduardo Carvalho com as prioridades da indústria em Petrolina para o setor de urbanismo e sustentabilidade. Participaram também do encontro o secretário de Segurança do município, José Silvestre Junior; a secretária executiva de Urbanismo, Taisa Gueiros; e o secretário executivo de Serviços Públicos, Frederico Machado.

Senador Fernando Bezerra leva prioridades regionais a ministro do Planejamento

Senador Fernando Bezerra Coelho, líder do PSB no Senado, e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira

Nesta quinta-feira (9), o Senador Fernando Bezerra Coelho, líder do PSB no Senado, foi recebido pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, a quem pediu atenção para a fruticultura irrigada no Vale do São Francisco dentro do novo programa de investimentos que o governo federal pretende lançar no próximo mês de março.

Ao citar como exemplos de sucesso os perímetros irrigados Nilo Coelho e Maria Tereza, o senador falou também sobre o potencial do Projeto Pontal, na região de Petrolina. Atento às informações de Fernando Bezerra, o ministro Dyogo Oliveira comprometeu-se a analisar meios possíveis para dar mais velocidade à implementação definitiva do Pontal Sul e do Pontal Norte.

Produtores do Vale do São Francisco em alerta

Responsável por produzir 90% de toda manga in natura e 95% de uva de mesa do País, Pernambuco é destaque, quando se trata de exportação de frutas no Brasil. (Foto: Internet)

As altas temperaturas provocadas pelo o verão, podem aumentar os índices de infestação da mosca das frutas nos pomares, preocupando com produtores da região do Vale. A infestação da mosca-das-frutas nos pomares provoca a rejeição de mercados exigentes.

Responsável por produzir 90% de toda manga in natura e 95% de uva de mesa do País, Pernambuco é destaque, quando se trata de exportação de frutas no Brasil. As frutas são destinadas a mercados exigentes, como Japão e países da Europa.

“As moscas da fruta ainda são um grande impasse para os produtores. Além dos custos com o pós-colheita, existem os gastos com a inspeção internacional”, diz Jair Virgínio, presidente da Moscamed – empresa responsável pelo monitoramento na região.

A propagação da praga acontece também quando o preço das frutas no mercado externo não está competitivo. “Quando o produtor é pouco remunerado, a tendência é que ele cuide menos da sua plantação. Com o preço despencando, ele faz sequer a colheita”, frisou. Virgínio destacou ainda que, esta semana, a remuneração no mercado interno estava R$ 0,20 por quilo, enquanto que, no externo, estavam pagando um euro por quilo. Mesmo com valores discrepantes, reforçou o presidente, ambos são baixos e nada animadores.

Apesar de ter o maior programa de monitoramento para este tipo de praga do País, com 18 mil hectares do total de mangas e uvas, um produtor, que preferiu não se identificar, relatou atraso de seis meses na execução das diretrizes do programa. “Fomos prejudicados porque não houve continuidade. Acabou em dezembro de 2015 e só retomou em junho deste ano. E, para piorar, o lado produtivo baiano não faz o controle e complica ainda mais nossa situação”, relatou. O Governo de Pernambuco executa o programa com recursos da União. Do total de hectare observado, 5 mil são bancados pelos próprios produtores e 13 mil pelo Estado, por se enquadrarem no status baixa renda.

Com informações do FolhaPE

Orgânicos do Vale do São Francisco ganham mercado europeu

Frutas também são destaque nos produtos orgânicos plantados na região./ Foto: arquivo

Frutas também são destaque nos produtos orgânicos plantados na região./ Foto: arquivo

Comida saudável, sem agrotóxico e cultivada com agressão zero ao ecossistema. É para atender a esse paladar ambientalmente correto cujo mercado cresce 30% ao ano que o cultivo de produtos orgânicos vem se consolidando em projetos públicos de irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), principalmente em Petrolina (PE).

São 54 irrigantes dedicados exclusivamente a essa produção num cardápio onde o carro-chefe é a manga orgânica, mas que também inclui hortaliças, acerola, goiaba, maracujá e mamão. “A cadeia de hortaliças está bem consolidada. O foco agora é a fruticultura, principal produto nos projetos da Codevasf”, explica o engenheiro agrônomo Osnan Soares Ferreira, gerente regional de Revitalização da Codevasf em Petrolina.

LEIA MAIS

IF Sertão: seminário sobre games abre inscrições

(imagem ilustrativa)

(imagem ilustrativa)

O Seminário sobre Games no Vale do São Francisco (#SGAMES) abriu as inscrições para a terceira edição no IF Sertão-PE, em  Petrolina. O evento é gratuito e será realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.  As inscrições podem ser feitas pelo site do seminário.

Serão oferecidas as oficinas:  ‘Scratch’, ‘Pokémon GO para pais’  e ‘RPG como estratégia de ensino’. Também terão mini-cursos e outras atividades. Os interessados em submeter trabalhos poderão optar por duas categorias: ‘Short paper’ e ‘Full Paper’.  São aceitos trabalhos finalizados ou em estado inicial de desenvolvimento sobre a temática do Game e suas múltiplas referências.  A divulgação dos trabalhos aprovados está prevista para o dia 31 de outubro. Outras informações sobre o processo de submissão pelo site.

O III #SGAMES é uma realização do do IF Sertão-PE  com a Uneb, a Facape, Univasf e o Laboratório de Pesquisa Comunidades Virtuais.

Menos de 15% do público que visita vinícolas e fazendas do Vale são de moradores da própria região, indica trade turístico

manga exportação

65% dos visitantes vem de Salvador e Recife e 20% do restante do país./ Foto: Paula Teothonio

O que tem para fazer no Vale? Aos finais de semana, os sanfranciscanos sempre acabam usufruindo os mesmos espaços: bares e restaurantes na Orla, ilhas, balneários e shoppings. As vinícolas e fazendas de manga e uva, ícones da economia regional, acabam sendo deixadas de lado quando o assunto é entretenimento. Segundo dados fornecidos pelo trade, apenas 15% do público visitante às produtoras de vinho é composta de moradores do entorno.

“65% vem de Salvador e Recife e 20% do restante do país”, indicou o enólogo Ricardo Henriques. No Vapor do Vinho, roteiro que atravessa o Lago de Sobradinho e leva até a vinícola em Casa Nova, esse número cai para 5%. “Muitos destes, inclusive, vão acompanhados de parentes que estão visitando a região”, adicionou o empresário do setor de turismo fluvial, Rogério Pereira.

LEIA MAIS

Melhor tinto do País é do Vale do São Francisco

oie_12115327KuQO0l9n

A maior surpresa da seleção Top 10 Nacional realizada na Expovinis veio do Vale do São Francisco sob o nome Testardi, um vinho monovarietal, feito com a casta Syrah e assinatura da Miolo (enólogo Flávio Durante), que conquistou a primeira posição entre os tintos nacionais. A degustação foi realizada às cegas, isso significa que os jurados receberam o líquido, mas não puderam associá-lo a qualquer produtor, que só foi anunciado a posteriori, depois de revelados os resultados.

Era palpável, além do espanto que circulava entre os que recebiam a notícia, uma certa reserva em relação ao resultado. Compreensível, afinal, na tradução pura e simples daquilo a que se propôs a lista, a leitura é uma só: o melhor vinho tinto do Brasil é fruto de um terroir de pouquíssima tradição na vitivinicultura – apenas 10 anos – o Sertão nordestino, uma vez que as instalações da Miolo ficam em Ouro Verde, Bahia, no limite com o Estado de Pernambuco.

“É um vinho de produção limitada, só assim é possível obter tal concentração de qualidades, afinal foram cinco mil quilos de uvas por hectare para produzir apenas mil garrafas”, pondera Luís Ramos Lopes. Ainda que assim seja, o Testardi não deixa de ser um certificado de garantia a respeito da potencialidade da região.

32 º Festival de violeiros atrai multidão para Concha Acústica de Petrolina

violeiros

A Concha Acústica de Petrolina ficou pequena, para tantos admiradores que prestigiaram os melhores cantadores e repentistas do Nordeste, que bridaram o público com rimas e muito bom humor. Foto: Ascom

Mais de seis mil pessoas prestigiaram a 32ª edição do Festival de Violeiros. Essa foi a estimativa dos organizadores do evento, realizado pela Prefeitura de Petrolina e que compõem a programação do São João do Vale. A Concha Acústica de Petrolina ficou pequena, nessa segunda-feira (13), para tantos admiradores que prestigiaram os melhores cantadores e repentistas do Nordeste, que bridaram o público com rimas e muito bom humor .

Ao todo, 10 competidores, oriundos de diversas cidades do nordeste, afinaram a viola para disputar, em dupla, o título de melhores cantadores de repente da região. Depois de uma avaliação criteriosa da mesa julgadora o primeiro lugar ficou com dupla de violeiros João Lourenço e Hipólito Moura, ambos pernambucanos.

A noite também foi de festa para duplas premiadas em ordem de colocação: Ivanildo Vila nova e Moacir Laurentino (segundo lugar); Zé Cardoso e Valmir Teles (terceiros colocados); Edvaldo Zuzu e Raimundo Caetano (quarto lugar) e por fim Gilmar de Oliveira e Francinaldo Oliveira na quinta posição do festival.

O coordenador do Festival, Natanael Cordeiro, declarou em publico o orgulho de poder trazer mais uma vez as duplas para esse desafio, que abrilhanta a cada ano o São João Cultural de Petrolina. É muito bom saber que nossa cultura é valorizada. Imagina mais de 6 mil pessoas vieram aqui na Cancha prestigiar nossos repentistas. Isso sim é motivo de satisfação. Quero aproveitar e agradecer ao prefeito Julio Lossio por essa parceria e pelo apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina”, declarou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção, representando o prefeito Julio Lossio deu boas vindas aos violeiros e parabenizou a organização do evento. “Quero aproveitar em nome do prefeito Julio Lossio, do nosso deputado federal Guilherme Coelho, e em memória de Osvaldo Coelho para dizer que estamos sempre a disposição desse evento que enaltece nosso São João Cultural”, finalizou.

Da Ascom

Cidade do Vale do São Francisco se unem em Programa de Regionalização do Turismo

vale do são francisco

Na quarta-feira (16) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Executiva de Turismo, em ação conjunta com os municípios Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó aderiu ao Programa de Regionalização do Turismo para fortalecer o Roteiro Águas e Vinhos do Vale do São Francisco.

O Programa de Regionalização do Turismo tem o objetivo de criar subcomissões entre as cidades para a criação de um conselho que vai incentivar um trabalho conjunto de estruturação e promoção dos potenciais turísticos dos municípios brasileiros.

A adesão foi formalizada em uma reunião com gestores das pastas de Turismo, dos quatro municípios – Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande e Orocó –  para criação dos Conselhos Municipais de Turismo, que vai estabelecer critérios, despesas e ações voltadas diretamente para o Turismo dentro da Lei Orçamentária (LOA).

Para o secretário-executivo de Turismo de Petrolina, Iuric Pires, com a criação da Instância Regional de Turismo, denominado de Roteiro Águas e Vinhos do Vale do São Francisco, a pasta de Turismo de Petrolina continuará desenvolvendo ações para a promoção do município, na melhoria da infraestrutura turística e na capacitação do trade turístico.

“O turismo em Petrolina tem se fortalecido como novo viés de desenvolvimento socioeconômico no Vale do São Francisco e com a estruturação do Conselho Municipal a pasta de Turismo desenvolverá mais ações voltadas para o beneficio no município”, afirma o secretário Iuric Pires.

Vale ressaltar que Petrolina saiu na frente com a criação do Plano Estratégico de Turismo, Inventário Turístico de Petrolina, do Conselho Municipal, do Fundo Municipal e com base nos dados do Ministério do Trabalho e Emprego a cidade é uma das 30 cidades, do interior, que gera mais emprego no setor agronegócio.

Reunião em Brasília debate melhoramento genético das frutas do Vale

Lucas-Ramos-em-Brasília-com-Fernando-Monteiro-e-Felipe-Mendes

Nesta quarta-feira (09), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB/PE) participou de reunião com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes, e o deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE). Atuando em conjunto, os parlamentares discutiram com o presidente a liberação de convênios entre a Companhia e o Governo de Pernambuco.

Segundo Ramos na reunião. “Tratamos da liberação de um convênio de mais de R$ 1,05 milhão para o Governo de Pernambuco aplicar na pesquisa e no melhoramento genético das frutas do Vale do São Francisco, o que aumentará a qualidade dos nossos produtos. A Codevasf desempenha um papel importante para o desenvolvimento da região do Sertão do São Francisco e queremos que as parcerias sejam ampliadas”, destacou o parlamentar.

A proposta prevê a realização dos estudos junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco.

O encontro discutiu, ainda, a viabilidade de um convênio para elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), documento necessário para a regularização fundiária e para o acesso a políticas públicas e crédito bancário.

Profissionais do Vale palestram no Rio de Janeiro em lançamento da novela Velho Chico

rio são francisco

Paula Theotonio

Elson Rabelo

No dia 07 de março, o rio São Francisco vai mudar sua rota e desaguar no Rio de Janeiro com palestras de quatro profissionais do Vale, em meio a uma série de atividades no auditório do Museu do Amanhã. Trata-se do evento Vozes do Velho Chico, parte do lançamento da novela Velho Chico, que estreia em 14 de março de 2016.

São eles: a jornalista Paula Theotonio, que irá falar sobre as peculiaridades Elson Rabelogastronômicas da região e a relação delas com a identidade de seu povo; do professor da Univasf Elson Rabelo, mostrando um olhar artístico sobre as transformações sociais, econômicas e culturais vividas pelo São Francisco dos últimos 40 anos; a produtora Ozaneide Gomes, sobre o empoderamento socioeconômico das mulheres ligadas à agricultura agroecológica/orgânica em Petrolina, Juazeiro e região; e o sommelier José Figueiredo, contando a história dos personagens que deram vida aos premiados vinhos do Vale, retratando a importância e a ligação direta destes atores com as grandes guerras europeias e do norte da África.figueiredo

Além deles, também participará do evento o empreendedor José Francisco, que revolucionou o turismo no município de Delmiro Gouveia, no estado de Alagoas. Após as apresentações, haverá um debate com mediação da jornalista e apresentadora da GloboNews, Bianca Ramoneda.

Ozaneide Gomes

O evento é gratuito e aberto ao público, mas para participar é necessário se inscrever aqui.

 

 

 

Confira abaixo a programação completa:

velho chico novela

  • 13h30 às 15h30

Palestras com:

Dr. Elson de Assis Rabelo – Professor do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Vale do São Francisco

José Figueiredo – Sommelier, pesquisador e documentarista vínico

Ozaneide Gomes do Santos – Presidente da APROVASF – Associação de Produtores Orgânicos do Vale do São Francisco

Paula Theotonio – Jornalista, autora de blog especializado na gastronomia da região do Vale do São Francisco

José Francisco – empreendedor sertanejo, mobilizador social em Delmiro Gouveia.

  • 15h30

Intervalo

  • 16h

Debate com mediação da jornalista e apresentadora da GloboNews, Bianca Ramoneda. Convidados:

Rodrigo Medeiros – Vice-Presidente da Conservação Internacional Brasil (CI Brasil). Co-Chair da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável para as Nações Unidas (SDSN Brasil).

Roberto Malvezzi – Filósofo, Teólogo e Cientista Social, atua na Equipe CPP/CPT do São Francisco.

Fernando Gabeira – Jornalista, escritor e político brasileiro. Atualmente apresenta programa na Globonews.

Serviço

Vozes do Velho Chico

Data: 07 de março

horário: 13h30 às 18h

Local: Museu do Amanhã, Rio de Janeiro.

Pais de Beatriz Mota escrevem carta aberta a sociedade do Vale

Beatriz-Angelica-Mota-menina-sete-anos-morta-escola-auxiliadora

Após as repercussões na mídia do assassinato misterioso da estudante Beatriz Mota em Petrolina (PE) ocorrido no dia 10 de dezembro de 2015 e ainda sem solução das autoridades policiais, a família da Garota que se estivesse viva estaria com 8 anos se pronunciou na imprensa por meio de nota.  O texto é assinado por Sandro Romilton Ferreira da Silva e Maria Lúcia Mota da Silva, pais  da garota. A baixo acompanhe a nota na íntegra.

1 – Não compactuamos com nenhum ataque a Instituição “Colégio Nossa Senhora Auxiliadora”, pois reconhecemos o seu valor e a sua importância para as cidades de Petrolina/PE e Juazeiro/BA na educação das suas crianças, adolescentes e jovens. Temos a perfeita consciência que as falhas que existiram na segurança do evento, onde nossa amada filha foi covarde e brutalmente assassinada, são humanas, e que as responsabilidades dos envolvidos serão apuradas pelo órgão competente, sendo esse um desejo da família e, certamente, da Instituição. O que pleiteamos, apenas, foi o engajamento da Instituição na luta para se descobrir o(s) culpado(s) e cobrar celeridade aos poderes constituídos. Desta forma, nenhum ataque a imagem da instituição de ensino “Colégio Nossa Senhora Auxiliadora” partiu ou partirá de nosso núcleo familiar;

2 – O nosso núcleo familiar também não compactua com qualquer posição político/partidária de caráter ideológico, quanto à atuação da Polícia Civil de Pernambuco. O que foi dito no pronunciamento da última manifestação, dia 11 de fevereiro de 2016, foi apenas uma constatação das condições de trabalho dos policiais envolvidos no caso. Por isso mesmo, a família fez questão de destacar o empenho demonstrado para a solução do caso por parte do Delegado Dr. Marceone e de sua equipe de policiais. Portanto, qualquer pronunciamento com cunho político/partidário não partiu ou partirá da nossa família;

3 – Por fim, também não compactuamos com nenhuma mensagem que gere conflitos entre as religiões. Como toda família brasileira, a nossa família é composta por católicos e evangélicos, pautada sempre pela convivência respeitosa e pacífica. Por isso, queremos deixar bem claro que não partiu ou partirá do nosso núcleo familiar qualquer mensagem com intuito de atacar a Igreja Católica, muito pelo contrário, clamamos pelo seu apoio, bem como das Igrejas Evangélicas.

A nossa amada filha, apesar da pouca idade, nos deixou um grande legado de amor e de perdão, por isso a nossa luta é contra a injustiça e tem que ser uma luta também de toda a sociedade petrolinense e juazeirense, das instituições de ensino, das religiões e dos órgãos governamentais.

Petrolina, 16 de fevereiro de 2016.

Sandro Romilton Ferreira da Silva e Maria Lúcia Mota da Silva

Petrolina sediará 1º Congresso de Oncologia no Vale do São Francisco  

Gray Portela 1

Diretor Médico do Centro de Oncologia, Gray Portela

O Congresso que vai acontecer no mês de abril em Petrolina no Sertão de Pernambuco, é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde do Vale do São Francisco e a iniciativa  do evento é do centro de Oncologia do Hospital Dom Tomás de Petrolina e a Apami.

As palestras do 1° Congresso de Oncologia do Vale abordará assuntos como transplante de medula óssea, leucoses agudas e crônicas, linfomas e tumores sólidos que serão tratados dentro dos seguintes temas: oncologia clínica, cirurgia oncológica, oncologia pediátrica, hematologia e transplante.

O Diretor Médico do Centro de Oncologia Gray Portela, mencionou que. “As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer apontam um aumento significativo de casos de câncer no país. Na nossa área de abrangência também já é vista uma demanda maior de pacientes e por isso é preciso oferecer aos profissionais e àqueles que pretendem se especializar, mais informações, conhecimento sobre os temas da oncologia, afirmou.

Profissionais de imprensa do Vale do São Francisco se unem e denunciam intimidações no exercício da profissão

5442f340-1b20-486d-9a54-56e03281df5a

Os comunicadores do Vale do São Francisco lutam com garra por todo espaço de audiência possível e por cada fatia em nosso concorrido mercado de comunicação. A concorrência é tão forte e leal quanto os laços que firmamos, que construímos.

Chegamos a um nível de maturidade que, ao tempo que disputamos, acompanhamos o trabalho dos colegas e torcemos por eles.  Mais do que isso, nós os prestigiamos e dividimos experiências, pautas e emoções diversas.

Agora trocamos informações, visitas, abraços e afagos em encontros cada vez mais rotineiros, cada vez mais constantes. Somos concorrentes e amigos. Somos um time que joga junto mesmo com camisas diferentes.

Somos parceiros dos ouvintes, leitores, telespectadores e de quem precise do comunicador e da informação como instrumento de romper com o que é danoso, ultrapassado e que nos impeça de construir uma sociedade mais justa e mais igual.

Se estamos prontos e temos compromisso com nossa comunidade, esse compromisso, se estende a nós mesmos. Portanto não permitiremos agressões, intimidações ou ameaças aos profissionais de imprensa que abrem o espaço para quem não tem voz.

Ligar para veículo de comunicação para reclamar e pedir demissão de profissional ou exercer a tirania é prática de político que tem que ser banido do futuro que desejamos. Uma agressão a um é uma agressão a todos.

Não aceitaremos ações atrasadas de coronéis antigos ou modernos e repudiaremos com força toda forma de opressão ou ameaça. Nós sabemos respeitar a todos, mas levantaremos a voz contra quem pede cabeça de comunicador ou qualquer constrangimento moral ou profissional.

 Nós somos comunicadores, mas também somos uma família. Família unida!

10111213