Prefeitura de Petrolina e Agentes de Endemias chegam a acordo sobre campanha salarial

(Foto: Ascom/PMP)

Representantes da Prefeitura de Petrolina e dos Agentes de Endemias do município chegaram a um acordo sobre as reivindicações da categoria. De acordo com o município, os servidores receberão a bonificação exigida na campanha salarial, além de equipamentos de segurança.

A negociação entre a Secretaria de Saúde e o Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDESEMP), juntamente com a Associação dos Agentes de Endemias chegou a um consenso e a Prefeitura designará 70% da bonificação reivindicada.

Os servidores também receberão a gratificação por metas e receberão equipamentos de proteção individual (EPIs), para as atividades de campo. Ainda segundo a Prefeitura de Petrolina, os fardamentos também já estão em processo licitatório.

Membros do Conselho Municipal de Saúde visitam Hospital Dom Malan

(Foto: Divulgação)

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Petrolina visitaram o Hospital Dom Malana/IMIP na segunda-feira (7), para averiguar as condições o local. Na semana passada dois óbitos foram registrados na unidade, entre eles de uma grávida de 15 anos.

LEIA TAMBÉM:

Hospital Dom Malan afirma que grávida deu entrada já com suspeita de feto morto

Hospital Dom Malan afirma que grávida morreu em consequência de um choque séptico

A visita foi acompanhada pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT), que exerce uma função na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Os membros do Conselho e Odacy se reuniram com a diretora do HDM, onde foram apresentados os problemas na unidade.

LEIA MAIS

SINDSEMP convoca Agentes de Endemias para assembleia nesta quinta-feira (19)

(Foto: Ascom/SINDSEMP)

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) realiza nesta quinta-feira (19), às 8h uma Assembleia da Categoria dos Agentes de Combates às Endemias da cidade. O encontro acontecerá na sede do SINDSEMP.

De acordo com o Sindicato, a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque não compareceu às duas assembleias promovidas pelos Agentes de Endemias, não tendo contribuído para a negociação salarial dos servidores.

Segundo o presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias (AACEP), Charles de Oliveira, a pauta da assembleia de amanhã traz pontos como o incentivo adicional, a gratificação por metas, o calendário de atividades da campanha de reivindicações, a campanha salarial, fardamentos, EPI’S, Materiais de trabalho e melhores condições de trabalho para a categoria.

Secretaria de Saúde de Petrolina atualiza política de análise sobre mortalidade infantil materna

(Foto: Reprodução)

Uma portaria publicada pela Prefeitura de Petrolina no Diário Oficial da última sexta-feira (23) alterou algumas medidas no trabalho de análise de óbitos infantis, fetais, maternos e de mulheres em idade fértil (MIF), na cidade.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, a Portaria nº 01 de 15 de março desse ano atualiza Política do Ministério da Saúde sobre a redução da mortalidade infantil materna.

Com a medida, passam a integrar o Grupo Técnico profissionais da Vigilância Epidemiológica, da Diretoria de Atenção Básica, da Regulação do Município, da Atenção Primária/Saúde da Família, do Programa Mãe Coruja, da Atenção Hospitalar, da VIII Regional da Saúde, Médicos pediatras e obstetras e codificadores da Saúde Básica.

LEIA MAIS

Casa Nova: comunidade do Riacho do Sobrado é contemplada com ambulância

(Foto: ASCOM)

A população do Riacho do Sobrado, zona rural de Casa Nova vão receber nesta terça-feira (20) uma nova ambulância. O equipamento vai melhorar o atendimento à comunidade e será entregue amanhã.

O equipamento foi adquirido através de uma emenda do deputado estadual Bebeto Galvão (PSB), através de reivindicações da gestão municipal e dos vereadores de Casa Nova.

Casa Nova: comunidade do interior recebe serviços de saúde

(Foto: ASCOM/Casa Nova)

O final de semana foi de serviços no interior de Casa Nova. No sábado (10) os moradores de Santana do Sobrado receberam serviços de saúde, como a realização de exames de ultrassonografia de mama, abdominal e tireoide.

Nesse domingo (11) foi a vez do distrito de Bem Bom ser contemplado, com a entrega de laudo, realização de exames e conclusão de atendimentos. Atualmente a população de Casa Nova é de 73 mil habitantes, onde existe uma demanda acumulada na saúde municipal.

A iniciativa da Secretaria de Saúde busca zerar a demanda de exames, levando os serviços até os moradores dos distritos. A gestão do prefeito Wilker Torres espera atender todas as comunidades do interior.

Secretaria de Saúde de Petrolina muda de endereço e suspende atendimentos nesta sexta-feira

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Petrolina (PE), enviou nota a redação do blog informando que os antedimentos na instituição foram suspensos nesta sexta-feira (09).

O motivo da interrupção dos serviços para o público, é devido a realização da mudança de endereço da Secretaria.

O atendimento de todos os setores será normalizado na próxima segunda-feira (12), já em novo local. A Secretaria de Saúde passa a funcionar na Avenida Fernando Menezes de Góes, Centro da cidade.

Aero Cruz afirma que Miguel deu “oxigenada” no secretariado

O vereador Aero Cruz avalia como positiva as mudanças no secretariado do prefeito Miguel Coelho. Em entrevista ao programa Revista da Tarde, dessa segunda-feira (5), o edil comentou que as alterações vão dar um “novo gás” a gestão.

“Vejo com muita naturalidade, a gente sabe da preocupação do prefeito Miguel Coelho de estruturar e articular [a gestão]. Alguns precisavam sair, precisavam ser remanejados e com certeza o prefeito Miguel Coelho deu uma oxigenada no Governo, ele deu um choque térmico para que a gente cresça. A gente espera que dê certo, que dê um avanço maior que a população cobra, até porque foram anos a população não via o crescimento”, afirmou o vereador.

LEIA MAIS

Sento Sé: mutirão realiza combate ao mosquito Aedes Aegypti

(Foto: ASCOM)

O ‘Dia D’ de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya foi realizado na sexta-feira (2), na cidade de Sento Sé. A ação foi coordenada pela Secretaria de Saúde, que visitou as residências do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Durante o mutirão foram recolhidos materiais que servem de criadouro para o mosquito, como pneus, garrafas, tampas e recipientes. As equipes também fizeram o trabalho de conscientização nos bairros Bela Vista, Elias Alves e Santa Terezinha, além das casas populares do programa federal.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Rezende, foram recolhidas cinco caçambas de materiais. “Quero agradecer a todos os parceiros, iremos continuar com essas ações em outros bairros e no interior. O governo está fazendo seu papel e com a ajuda de todos iremos vencer a luta contra esse mosquito que causa tantos prejuízos a nossa população, vamos lá, todos contra o mosquito”, frisou o secretário.

Lagoa Grande tem nova secretária de Saúde

(Foto: ASCOM)

A gestão de Vilmar Cappellaro a frente de Lagoa Grande tem um novo nome no secretariado. Aparecida Diniz assumiu a Secretaria de Saúde, na quinta-feira (1º), com o compromisso de realizar ações preventivas no município.

Aparecida é professora e afirmou que vai implementar novas ações na Saúde de Lagoa Grande. “Vamos evitar que elas adoeçam e ter uma cobertura da saúde cada vez melhor e maior. A saúde preventiva é bem mais barata que a curativa. Agradeço a confiança do prefeito Vilmar Cappellaro por esse convite. Ele sabe do compromisso que tenho com nossa cidade”, disse a secretária.

Durante a posse da nova secretária, Cappellaro destacou o compromisso da gestão para melhorar o atendimento público a população, firmando parcerias com o Estado e com o Governo Federal.

“Nós não medimos esforços para dar as condições necessárias para que as coisas acontecessem. Colocando médicos em todos os PSFs, ortopedistas, ultrassonografia no Hospital Municipal e para o interior, trouxemos Dr. Mair Borba, urologista que tem feito um trabalho excepcional com a saúde do homem, entre muitas ações que estamos desenvolvendo fruto de emendas de deputados como Fernando Filho e Raul Jullggman”, disse Vilmar.

Segunda dose da vacina contra catapora já está disponível em Petrolina; procura ainda é baixa no município

O calendário nacional de imunização sofreu alterações nesse ano e a segunda dose da vacina para imunização da catapora já está disponível na rede pública de Petrolina. A dose é um reforço e deve ser aplicada em crianças de 4 a 6 anos, acima dessa idade não é recomendável a imunização. A primeira dose deve ser aplicada aos 15 meses.

Em Petrolina, a vacina já está disponível em todas as unidades de saúde desde janeiro. Mas até o momento a procura dos pais foi baixa. “Essa faixa etária se encontra em escolas e creches e como a transmissão da doença é bem fácil, os pais devem levar as crianças para tomar a segunda dose” afirmou Alexsandra Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização da cidade.

Ainda segundo Alexsandra, com o início do período letivo, as mães devem procurar imunizar as crianças. “A vacina é disponibilizada em todas as UBS e AMEs, da segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e é importante levar o cartão de vacina” destacou em entrevista ao Super Manhã, na Rádio Jornal.

HDM nega que Magnilde Albuquerque assumirá Coordenação de Enfermagem

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Hospital Dom Malan/IMIP se pronunciou na tarde dessa quinta-feira (22), a respeito da situação da secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.

Por meio de uma nota de esclarecimento enviada ao Blog, a assessoria do HDM informou que Magnilde não assumirá o cargo de Coordenadora de Enfermagem da instituição. Ainda segundo a nota, a substituta de Fátima Michelle, atual Coordenadora de Enfermagem, já foi designada para cargo.

LEIA MAIS

Magnilde Albuquerque continua na Saúde, mas deve assumir coordenação no HDM

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A quarta-feira (21) foi marcada pelas especulações sobre a saída de Magnilde Albuquerque, da secretária de Saúde de Petrolina. No entanto, após apuração do Blog, as informações mais recentes indicam que Magnilde continua à frente da pasta.

De acordo com as informações repassadas a nossa equipe, Magnilde ficará a frente da Saúde, pelo menos até o final deste mês. Em março Magnilde retornaria ao Hospital Dom Malan, para assumir a vaga de Fátima Michele, coordenadora que está grávida e vai tirar licença maternidade.

Nossa equipe entrou em contato com a assessoria de comunicação da secretaria de Saúde para confirmar as informações, porém não tivemos retorno. A Prefeitura ainda não se posicionou oficialmente sobre o caso.

Ilha do Massangano recebe atendimento da Secretaria de Saúde neste final de semana

(Foto: Divulgação/Ascom)

Neste sábado (24) equipes da secretaria de Saúde de Petrolina vão a Ilha do Massangano, para realizar atendimento à comunidade local, a partir das 9h. A ação celebra a 10ª edição do programa ‘Construindo Novo Tempo na Saúde’ e, durante a manhã serão realizados vários tipos de atendimentos.

Os profissionais da saúde vão realizar consultas com clínicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos. A comunidade também participará de atividades recreativas e poderá tirar dúvidas sobre a tuberculose e hanseníase.

LEIA MAIS

Exclusivo: Secretaria de Saúde de Petrolina deve realizar concurso público este ano

Durante visita à Câmara de Vereadores de Petrolina (PE), em 2017, a Secretária de Saúde de Petrolina (PE), Magnilde Albuquerque, informou que durante sua gestão iria realizar um concurso público para contratação de novos funcionários, para suprir sobretudo vagas no setor de endemias.

O ano passou e o concurso não saiu do papel. Procurada por nossa reportagem, ela informou através de sua assessoria de comunicação, que a Secretaria está fazendo um estudo sobre a viabilidade de concurso ou seleção pública, para atender as necessidades dos serviços de saúde. Assim que o estudo for finalizado, será feita a divulgação das informações necessárias.

Quem tiver interesse de ingressar no serviço público, já pode ir se preparando.