Secretaria de Saúde faz avaliação positiva de ações realizadas durante o Carnaval de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Com profissionais escalados para trabalharem todos os dias do Carnaval de Petrolina (PE), a secretaria de Saúde do município fez uma avaliação positiva dos trabalhos realizados durante a folia.

Com uma ambulância à disposição no Polo da 21 de Setembro e um stand montado no Polo Orla, o SAMU registrou 22 ocorrências durante os quatro dias de evento, nos cinco polos da festa. Um número menor de em ralação ao ano passado.

Entre as ocorrências registradas 10 foram atendimentos clínicos a pessoas com mal estar em geral, a exemplo de tonturas e aumento de pressão arterial, e as demais, agressões físicas e traumas.

A diretora de Atenção Especializada, Ana Célia de Almeida, fez um balanço da atuação do SAMU durante a folia.

“Foi um evento muito tranquilo, com um número baixo de ocorrências, todas consideradas de leves a moderadas, sem nenhuma vítima fatal. O SAMU estava com uma estrutura pronta para atender a qualquer um que precisasse, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem”, ressaltou.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) também esteve presente em todos os dias do evento. Em cada dia de festa, quatro fiscais circulavam pelos polos para identificar irregularidades que poderiam colocar em risco a saúde do consumidor.

Foram detectados problemas como bebidas armazenadas no chão; utilização de utensílios impróprios; e falta de itens de higiene nos manipuladores de alimentos. Os ambulantes que apresentaram estes problemas foram orientados pela AMVS a corrigi-los, sob pena de multa ou recolhimento do material de trabalho.

A AMVS coibiu ainda a presença de ambulantes que não estavam devidamente cadastrados pela Prefeitura de Petrolina.

Apesar destas ocorrências, o diretor da AMVS, Marcelo Gama, fez uma avaliação da atuação no Carnaval. “No geral todos os ambulantes seguiram as orientações que demos na palestra de boas práticas antes do Carnaval.  Encontramos na festa apenas  pequenos desvios, que conseguimos contornar lá mesmo no local, portanto, foi bastante tranquilo o nosso trabalho”, destacou.

Secretaria de Saúde encerra programação da campanha Novembro Azul em Petrolina

(Foto: Divulgação)

A campanha Novembro Azul foi encerrada nesta quinta-feira (30), pela Secretaria de Saúde de Petrolina, com oficinas e palestra sobre cuidados do homem no CAPS II.

Para alertar sobre os cuidados com a saúde, as Unidades de Saúde do município realizaram, durante todo o mês, atividades voltadas ao público masculino, a exemplo da AME Maria de Lourdes, no Bairro Antônio Cassimiro, que promoveu um mutirão de serviços como avaliação nutricional, testes rápidos para HIV e VDRL, aferição de pressão e glicemia e palestras para desmistificar o tabu acerca do exame de toque da próstata.

Os homens que vivem em situação de rua também foram contemplados com atividades durante o Novembro Azul. O Consultório de Rua promoveu um encontro no Centro Pop, que contou com discussões sobre o câncer de próstata, informações sobre doenças como tuberculose e hanseníase e distribuição de preservativos e lubrificantes.

“Através de ações pequenas, mas potentes, conseguimos atingir um grande número de usuários durante o Novembro Azul. Esperamos que os homens se conscientizem da importância dos cuidados, porque o câncer de próstata é o segundo mais comum entre eles”, finalizou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Em Belo Jardim, adolescente de 15 anos morre por chikungunya

(Foto: Ilustração)

Nesta quarta-feira (22) um boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, confirmou chikungunya como a causa da morte de um adolescente de 15 anos, no Distrito de Serra do Ventos, em Belo Jardim.

A Prefeitura de Belo Jardim divulgou uma nota dizendo que intensificou o combate ao mosquito Aedes Aegypti e realiza mutirões de limpeza pela cidade, além do canal do Rio Bitury, que corta o município.

A prefeitura realizou também uma limpeza nos dois cemitérios urbanos, em busca de possíveis locais propícios para proliferação do mosquito. Os agentes de endemias intensificaram as visitas residenciais e o uso de produtos que impedem a multiplicação dos mosquitos.

Com informações do G1

Fórum apresenta redução no número de acidentes de trânsito em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Durante o I Fórum de Vigilância em Saúde do Sertão do São Francisco, nesta sexta-feira (17), foram apresentados dados acerca de violência no trânsito em Petrolina. Nos primeiros nove meses, os números de acidentes e de óbitos no trânsito, contou com 102 ocorrências a menos que no mesmo período de 2016.

No período de janeiro a setembro deste ano, Petrolina registrou 4.456 Acidentes por Transporte Terrestre (ATT). Desse total, 3.265 envolveram motocicletas. Já no mesmo período do ano passado, foram 4.558, ou seja, houve uma redução de 102 casos. Com relação ao número de óbitos, neste ano foram 70 mortes contra 83 no mesmo período do ano passado.

“Hoje os acidentes são considerados um problema de Saúde Pública, gerando um custo muito alto para os hospitais e todo o Sistema Único de Saúde. Petrolina registra atualmente, em média, 400 acidentes por mês, do total, cerca de 75% correspondem a acidentes de moto. Desde o começo do ano lançamos o projeto Vida no Trânsito para a conscientização dos motoristas. Graças a Deus, com as ações do projeto e outras ações intersetoriais já podemos vislumbrar resultados positivos”, ressaltou a secretária executiva de vigilância em saúde, Marlene Leandro.

Pernambuco tem 90 dias para adquirir novas macas e atender determinação do MP

A deliberação foi acertada após audiência sobre o inquérito que apura a retenção de macas do Samu e dos Bombeiros em hospitais. (Foto: Reprodução)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu à Secretária Estadual de Saúde (SES) um prazo de 90 dias, nesta segunda-feira (13), para a aquisição de novas macas hospitalares para as unidades que integram a rede de urgência do Estado.

A deliberação foi acertada após audiência sobre o inquérito que apura a retenção de macas do Samu e dos Bombeiros em hospitais. Segundo denúncias, os equipamentos utilizados no resgate de vítimas vêm sendo, constantemente, bloqueados por dias para servir de leito em algumas dessas unidades.

Em Petrolina, Secretaria justifica atraso nas mamografias e garante que o problema será solucionado em breve

Para as mulheres com casos de câncer de mama na família, a mamografia é indicada antes dos 40 anos. (Foto: Ilustração)

Uma leitora entrou em contato com o blog, para informar que aguarda desde abril uma vaga para realizar mamografia na AME do bairro Cohab Massangano. Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Saúde, que justificou o atraso.

Segundo a denúncia, a AME do bairro Cohab Massangano está superlotada e há registro de mulheres que estão aguardando o procedimento desde o mês de abril. Diante da campanha do Outubro Rosa, nossa equipe questionou a secretaria, para saber quando o problema seria resolvido.

Através de nota, a Secretaria de Saúde de Petrolina falou sobre a demanda reprimida e que o problema está sendo resolvido aos poucos.

Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Petrolina esclarece que encontrou uma demanda reprimida de 1.800 guias de solicitações de mamografias de anos anteriores. Neste mês de outubro, em alusão a campanha do Outubro Rosa, iniciamos um mutirão para a realização de 1.200 exames para diminuir essa lista de espera e todas as AMES estão sendo beneficiadas”.

Secretaria avalia Posto de Saúde incendiado no bairro São Gonçalo, em Petrolina

(Foto: Divulgação/whatsapp)

Na tarde de segunda-feira (23) o um posto de saúde desativado foi incendiado, pela segunda vez, no bairro São Gonçalo, em Petrolina. Através de nota, a secretaria de saúde afirmou que uma equipe de obras está avaliando o local.

Veja a nota na íntegra:

Uma equipe da Secretaria de Saúde esteve no local para averiguar a situação, e já acionou a Defesa Civil para avaliação do prédio. Após o primeiro incêndio, a estrutura do prédio ficou danificada, por isso, desde a última semana, a pasta já estava providenciando o isolamento do local. 

Cabe ressaltar que o prédio está desativado desde a gestão passada. Segundo informações, em janeiro de 2016, após fortes chuvas no município, essa Unidade Básica de Saúde foi completamente alagada devido a um canal de esgoto que fica nas proximidades. A atual equipe de engenharia também foi até o local e confirmou que o mesmo fica um nível abaixo do esgoto”.

Um relatório sobre o futuro do local e os danos causados pelo incêndio, será divulgado em breve.

Com mais de mil casos de sífilis congênita, Secretaria de Saúde de Pernambuco faz alerta a população

(Foto: Ilustração)

Até o dia 11 de setembro deste ano, foram registrados 1.022 casos de sífilis congênita em Pernambuco. Neste sábado (21) será o Dia Nacional de Combate à Sífilis, com ações em Petrolina.

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que tem cura, entretanto, durante a gestação 1.507 mães transmitiram a doença para o bebê em Pernambuco, segundo registro da secretaria de saúde do estado.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis, François Figueiroa, na forma congênita, a criança pode nascer com sequelas, como surdez, cegueira e retardo mental.

“É uma doença silenciosa. A ferida que aparece nos órgãos genitais parece com um arranhão que não dói e nem arde. As pessoas acham que é só um machucado, um arranhão. Por isso é preciso fazer o teste antes de ter relações sexuais sem preservativo e programar a gestação”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o tratamento gratuito da sífilis. Para tentar diminuir os números, a Secretaria de Saúde aposta na descentralização do teste rápido.

Em Petrolina, diversas ações serão realizadas neste sábado (21) no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado no prédio da Secretária de Saúde de Petrolina, no Centro.

Com informações do G1

Em Pernambuco, Secretaria de Saúde abre seleção com 8 vagas

Há vagas reservadas para pessoas com deficiência. (Foto: Internet)

Estão abertas inscrições para uma seleção pública simplificada da Secretaria de Saúde de Pernambuco. São oito vagas para candidatos com o superior de diversas formações, com salários de R$ 3.600.

A contratação temporária é para atuação no desenvolvimento das ações de educação a distância, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. Das vagas disponíveis, duas são para apoiadores institucionais em videoconferência, uma para apoiador institucional desenvolvedor web, uma para apoiador institucional em webdesigner, duas para apoiadores institucionais em teleassistência e outras duas para apoiadores institucionais em teleducação.

O cadastro poderá ser feito até o dia 20 de outubro, por meio de Sedex, com aviso de recebimento (AR), ou de forma presencial, no Núcleo de Telessaúde da Secretaria de Saúde, localizado na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife. Outras informações através do edital da seleção.

Com informações do G1

Secretaria de Saúde de Salgueiro abre Seleção Simplificada

O contrato será temporário. (Foto: Ilustração)

Na próxima segunda-feira (11) Secretaria de Saúde de Salgueiro, abre inscrições para Seleção Simplificada com seis vagas para auxiliar odontológico, com cadastro reserva.

O contrato será temporário. As inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de setembro, de forma presencial, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Aurora de Carvalho Rosa, n° 2240, no Centro. Os atendimentos acontecem das 8h às 12h.

O resultado preliminar vai ser divulgado no dia 20 de setembro no site da prefeitura e nos murais da prefeitura, Secretaria de Saúde e Câmara de Vereadores. O resultado final está previsto para o dia 9 de outubro, através dos mesmos meios.

Para reforma, Secretaria de Saúde suspende atendimento da AME da Areia Branca, em Petrolina

A Secretaria de Saúde informou que o serviço será retomado na próxima segunda-feira (4). (Foto: ASCOM)

A partir desta quinta-feira (31) os serviços da Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Manoel Possídio, no bairro Areia Branca, será interrompido para reforma no prédio.

A Secretaria de Saúde informou que o serviço será retomado na próxima segunda-feira (4). A equipe de refroma também está realizando, durante este período, os reparos no prédio da cooperativa onde funcionará a nova unidade que atenderá a população de Bebedouro.

 As reformas estão acontecendo em todas as unidades, seguindo um cronograma estabelecido pela pasta. Até o momento, mais de 22 prédios já foram reformados.

Saúde em dia: prefeitura faz mutirão em parceria com hospitais e clínicas em Petrolina

Esta semana, foi implantada uma central de marcação no prédio da Secretaria de Saúde. (Foto: ASCOM)

Para zerar fila de espera, a prefeitura de Petrolina através do projeto ‘Saúde em Dia’, faz parcerias com clínicas e hospitais privados, que oferecem seus serviços permitindo a compensação de dívidas com a prefeitura, a exemplo de ISS (Imposto Sobre Serviço) já vencido. Primeira ação acontecerá neste sábado (2).

O projeto, desenvolvido pela Secretaria municipal de Saúde, e aprovado pela Câmara de Vereadores, permite ao município firmar acordos de cooperação técnica com hospitais e clínicas particulares. Os acordos estão sendo celebrados de forma individual, de acordo com a necessidade do serviço ofertado.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, existe uma fila de quase 25 mil pessoas para consultas com especialistas, além de mais de 40 mil solicitações para exames e 2 mil pedidos de cirurgias. Esta semana, foi implantada uma central de marcação no prédio da Secretaria de Saúde – localizada na Avenida Fernando Góes, nº 537, Centro – para a regularização dos serviços.

Os atendimentos na rede privada acontecerão das 8h às 17h. Neste sábado, serão oferecidas quatro especialidades: ginecologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e proctologia, além dos exames de eletrocardiograma.

Prefeitura de Petrolina afirma que as UBS das comunidades de Pedrinhas e Bebedouro continuam funcionando

UBS Bebedouro, localizada no Projeto Bebedouro S/N, Vila NS2 já foi interditada em novembro de 2015 após desabamento.
(Foto: Divulgação/Cremepe)

Através de nota, a prefeitura de Petrolina afirmou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das comunidades de Pedrinhas e Bebedouro continuam funcionando. No último sábado (12), o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) divulgou uma nota, sobre a interdição ética das UBS de Pedrinhas e Bebedouro.

Veja a nota na íntegra:

“Com relação a fiscalização do Conselho Regional de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde das comunidades de Pedrinhas e Bebedouro a Secretaria de Saúde de Petrolina informa que as unidades continuam funcionando normalmente.

O órgão informa ainda, que não recebeu nenhuma notificação, porém, as reformas das unidades, encontradas pela gestão no início do ano em situação precária, iniciaram no começo do mês de julho. Até o momento já foram reformadas 18 unidades de saúde. Na localidade de Pedrinhas a equipe está realizando a manutenção e em Bebedouro está sendo providenciado um novo local para funcionamento dos serviços.

Reforçamos que no começo do ano foi realizado um levantamento da situação estrutural de todas unidades, deixada pela gestão passada, e após constatar todas as dificuldades, logo foi iniciado o processo de licitação para a compra de materiais e também de equipamentos, já que a maioria não tinha, sequer, balança para atender os pacientes. Este relatório foi apresentado na prestação de contas na Câmara de Vereadores”.

Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento sobre paralisações de profissionais da área em Juazeiro

A secretaria de saúde de Juazeiro, afirmou que recursos para a área de saúde estão para chegar e que deve contemplar os profissionais. (Foto: ASCOM)

Neste sábado (5) a Secretaria de Saúde de Juazeiro, emitiu uma nota sobre a paralisação de profissionais da saúde no município e se colocou à disposição para negociar com a classe.

Veja a nota na íntegra:

“Diante das recentes paralisações promovidas por alguns profissionais da área de Saúde do município de Juazeiro, cabe a esta secretaria esclarecer:

– A decisão de retornar o funcionamento das UBSs para oito horas diárias decorre de decisão judicial, originada em processo de autoria do Ministério Público;

– Na busca por reverter a decisão, a Procuradoria Geral do Município ingressou com um agravo. Tal instrumento já foi protocolado na Justiça e cópias do mesmo foram enviadas ao SINTRAB Saúde, SINSERP e SEEB;

A administração municipal jamais encerrou o diálogo com os servidores e estabeleceu mesa conjunta permanente de negociação. Como resultado, avançamos, dentre outros, em vários pontos importantes:

– Até que tenhamos uma decisão judicial favorável, que nos permita o retorno ao modelo instituído em novembro passado, promoveremos a reorganização da carga horária dos servidores das UBSs, em cumprimento à resolução do Ministério da Saúde, de forma a garantir as 40 horas semanais de trabalho, distribuídas em 32 de exercício efetivo nas unidades e 8 de autogerenciamento que inclui a formação permanente;

– Concessão de reajuste dos salários da ordem de 6,3% e o mesmo percentual estendido ao auxílio alimentação;

– Extensão do auxílio aos enfermeiros e odontólogos, com a devida regulamentação em projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores. Neste ponto, manteremos diálogo com os edis para uma votação célere objetivando que efetivemos o pagamento ainda no salário de agosto;

– Reorganização do trabalho de segurança das UBSs, com criação de coordenação própria dentro da SESAU com aprimoramento da atuação dos profissionais da área;

– Promoção de avaliação dos graus de insalubridade que já está em andamento, cumprindo calendário estabelecido pela Secretaria de Gestão de Pessoas;

Lembramos que estamos numa importante fase de avaliação da PMAQ, promovida pelo Ministério da Saúde, que garante importantes recursos para a área de saúde e que contemplam também os profissionais.

O diálogo permanece”.