Hospital Dom Malan promove festa junina para levar alegria a pacientes, acompanhantes e funcionários em Petrolina

Funcionários, voluntários e o Trio Saideira levaram o clima do São João aos corredores do Hospital Dom Malan, proporcionando momentos de alegria, música e acolhimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores da unidade

O clima de São João tomou conta do Hospital Dom Malan (HDM) Ismep, em Petrolina, nesta quarta-feira (17). Os corredores da unidade de saúde, pertencente à rede estadual de Pernambuco, foram transformados em um grande arraiá, proporcionando momentos de descontração e acolhimento para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A animação ficou por conta dos funcionários, voluntários e do Trio Saideira, que levou muito forró e música nordestina pelos diversos setores do hospital. O grupo, que completa nove anos de carreira neste mês, participou da ação de forma voluntária.

LEIA MAIS

São João de Petrolina: Vigilância Sanitária abre em horário especial para credenciamento de ambulantes

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) de Petrolina informa que funcionará em horário especial para realizar o credenciamento dos ambulantes que irão atuar durante o São João 2026. O atendimento acontecerá nesta quarta (17) e quinta-feira (18), das 8h às 17h. Já na sexta-feira (19), o funcionamento será das 8h às 12h. A ação é voltada exclusivamente para os ambulantes que já participaram das capacitações obrigatórias promovidas pelo município. A Vigilância Sanitária está localizada na Praça da Travessa Vila Rica, no Centro.

Essa iniciativa tem como objetivo garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos comercializados durante o evento, além de assegurar que os trabalhadores estejam aptos a atuar dentro das normas sanitárias vigentes.

O credenciamento é obrigatório para todos os ambulantes que desejam trabalhar nos festejos juninos, sendo uma medida essencial para a organização do evento e proteção da saúde pública.

São João de Petrolina: confira o esquema especial de trânsito no entorno do Pátio Ana das Carrancas

Com a expectativa de receber milhares de forrozeiros durante os festejos do Melhor São João do Brasil, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), preparou um esquema especial de trânsito para garantir mais segurança, fluidez e organização viária no entorno do Pátio de Eventos Ana das Carrancas. As alterações começam a valer nesta sexta-feira (19), primeiro dia da programação oficial da festa.

Entre as principais mudanças está a interdição total da Avenida das Nações, que ocorrerá diariamente a partir das 17h. O bloqueio será realizado no trecho compreendido entre a rotatória da Praça da Sementeira e o viaduto da Avenida Sete de Setembro, permanecendo até o encerramento dos shows.

Outras mudanças importantes ocorrerão nas vias auxiliares da Avenida Sete de Setembro. Os trechos localizados entre o cruzamento do antigo Posto Espacial e a Avenida das Nações serão parcialmente interditados, exigindo que os condutores utilizem o viaduto da Avenida Sete de Setembro como rota alternativa para seguir viagem.

LEIA MAIS

Tenda do Forró amplia programação junina e garante o esquenta para o Pátio Ana das Carrancas

Quem deseja entrar no clima do São João antes dos grandes shows do Pátio Ana das Carrancas terá um novo ponto de encontro no Ciclo Junino de Petrolina. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, preparou a Tenda do Forró, um espaço pensado para reunir música, cultura, gastronomia e artesanato em um ambiente acolhedor às margens do Rio São Francisco.

Instalada na Orla de Petrolina, ao lado do monumento “Eu Amo Petrolina”, a Tenda do Forró funcionará nos dias 19, 20, 21, 24, 25, 26 e 27 de junho, sempre das 16h às 19h. A programação contará com apresentações de trios de forró pé de serra e duas atrações musicais por noite, garantindo muito arrastá-pé e animação para moradores e visitantes.

Além da música, o espaço contará com a participação da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), que levará barracas de comidas típicas e artesanato regional, fortalecendo o trabalho de empreendedores locais e valorizando a cultura sertaneja.

A iniciativa foi criada para oferecer mais uma opção de entretenimento durante o período junino, ampliando as experiências para quem visita Petrolina nesta época do ano. A proposta é que a Tenda do Forró funcione como um grande esquenta para o Pátio Ana das Carrancas, permitindo que o público aproveite a programação desde o final da tarde e siga celebrando a maior festa cultural do Nordeste.

LEIA MAIS

Segunda edição do Forró da Acessibilidade celebra inclusão e fortalece o calendário junino de Petrolina


No São João de Petrolina, a celebração das tradições nordestinas também é marcada pelo acolhimento, respeito e inclusão.

Nesta terça-feira (16), a partir das 18h, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, vai realizar a segunda edição do Forró da Acessibilidade, na Vila São Francisco, no Pátio Ana das Carrancas. O evento foi pensado para garantir que pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida possam participar dos festejos juninos em um ambiente preparado para receber a todos com conforto, segurança e acessibilidade.

Consolidado como um dos momentos mais simbólicos da programação social do São João, o evento reforça que a inclusão também passa pelo acesso ao lazer, à convivência e às tradições culturais que fazem parte da identidade nordestina. A iniciativa promove um espaço de acolhimento, interação e pertencimento, fortalecendo a participação das pessoas com deficiência em uma das maiores celebrações populares da região.

A noite contará com a animação da cantora Grace Di Calli, que levará muito forró ao público. A programação foi planejada para que todos possam aproveitar a festa, dançar, interagir e viver plenamente o clima junino. Mais do que um momento de diversão, o Forró da Acessibilidade reafirma o compromisso do município com a construção de uma cidade mais inclusiva, onde todas as pessoas possam exercer seu direito à cultura, ao lazer e à convivência comunitária.

Montagem de barracas para o São João de Petrolina altera trânsito em trecho da Avenida Sete de Setembro

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), informa que a partir desta terça-feira (16), a rua paralela à Avenida Sete de Setembro, no trecho entre as Avenidas Nilo Coelho e das Nações, estará temporariamente interditada para o tráfego de veículos. A medida é necessária para viabilizar a montagem da estrutura destinada aos ambulantes que irão atuar durante os festejos do São João de Petrolina.

Com a alteração no trânsito, os condutores que seguirem pela via paralela à Avenida Sete de Setembro, no sentido Zona Leste, deverão ficar atentos às opções de desvio. Ao chegarem nas proximidades da Bari, os motoristas poderão acessar a Avenida Nilo Coelho ou utilizar o viaduto para seguir o trajeto. A interdição permanecerá em vigor até o dia 27 de junho, período em que ocorrerá o São João de Petrolina. A orientação é que os motoristas redobrem a atenção à sinalização implantada no local e, sempre que possível, utilizem rotas alternativas para evitar congestionamentos e contribuir para a organização do trânsito durante o período festivo.

Miguel Coelho prestigia tradição do São João do Alto do Moura em Caruaru

Miguel Coelho participou da programação do São João do Alto do Moura, em Caruaru, ao lado da governadora Raquel Lyra e do prefeito Rodrigo Pinheiro, prestigiando uma das mais tradicionais festas culturais de Pernambuco

O presidente estadual do União Brasil e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, participou neste fim de semana da tradicional festa junina do Alto do Moura, em Caruaru, ao lado da governadora Raquel Lyra e do prefeito Rodrigo Pinheiro.

Reconhecido como um dos maiores polos culturais do São João de Caruaru, o Alto do Moura reuniu milhares de visitantes para celebrar a riqueza da cultura nordestina, marcada pelo forró, pelo artesanato e pelas manifestações populares.

LEIA MAIS

Junina Explode Coração conquista o 12º Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas de Lagoa Grande

Uma noite marcada pela alegria, disputa e tradição das quadrilhas juninas — manifestação cultural que é a cara dos festejos da nossa região. Assim foi o 12º Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas, realizado na sexta-feira (12), abrindo oficialmente as festividades pelos 31 anos de emancipação político-administrativa de Lagoa Grande, no Sertão pernambucano.

Promovido pela Prefeitura através da Diretoria de Cultura, Turismo e Esporte, o festival consagrou como campeã a Quadrilha Junina Explode Coração, de Petrolina. O segundo lugar ficou com a Junina Danado de Bom, também de Petrolina, e a terceira colocação foi para a Junina Krak’s do Sertão, de Ouricuri. O Festival Anarriê também premiou os melhores puxadores das quadrilhas participantes. As três primeiras colocações seguiram a mesma ordem das campeãs: o melhor puxador foi o da Explode Coração, seguido pelo da Danado de Bom e, em terceiro, o da Krak’s do Sertão.

A rainha vencedora do festival foi a representante da Junina Danado de Bom. Já a Explode Coração e a Danado de Bom, campeã e vice-campeã, também conquistaram os títulos de melhor noivo (Explode Coração) e melhor repertório (Danado de Bom). As apresentações aconteceram no pátio da Concha Acústica de Lagoa Grande, localizada na Avenida da Uva e do Vinho, no Centro da cidade. A programação atraiu um grande público, entre amantes das tradições nordestinas, autoridades, convidados, visitantes e a população em geral.

Para o diretor de Cultura, Turismo e Esporte de Lagoa Grande, Edivaldo Barbosa, o evento foi um sucesso e reforça a importância da valorização cultural: “A sensação é de dever cumprido após mais um ano de sucesso do nosso Festival Anarriê de Quadrilhas Juninas. São 12 edições e sempre nos surpreendemos com o profissionalismo e a beleza das apresentações. Claro que tudo fica mais fácil quando temos uma gestão comprometida com a cultura e com nossas tradições. Agradeço à prefeita Catharina Garziera por sempre valorizar o nosso trabalho. Parabéns aos vencedores e a todos que participaram e animaram mais um ano de sucesso do festival, que marca a festa de aniversário da nossa cidade”, destacou Edivaldo.

A prefeita Catharina Garziera fez questão de acompanhar a festa do início ao fim, prestigiando a beleza e a riqueza das apresentações do Festival Anarriê. “Lagoa Grande não poderia abrir de maneira melhor a programação das festividades dos seus 31 anos. Parabenizo cada quadrilha, cada integrante e todos que fizeram essa festa tão bonita e marcante para a nossa cultura. A população e os visitantes compareceram e prestigiaram a força cultural do nosso município e da região. Nossa gestão tem buscado valorizar e criar as melhores condições para apoiar e fortalecer as nossas tradições culturais”, concluiu a prefeita.

Ascom

Tradição, cultura e muito arrasta-pé marcaram primeiro dia do “Juazeiro Aqui Tem Forró” na Avenida Flaviano Guimarães

Juazeiro já está no clima do São João. Nesta sexta-feira (12), aconteceu mais uma edição do “Juazeiro Aqui Tem Forró” no polo da Avenida Flaviano Guimarães, levando a tradição e a cultura nordestina para todos os cantos do município, da sede ao interior. Com decoração típica da época, a avenida foi transformada em um grande arraiá a céu aberto, fazendo com que o público entrasse de vez no clima junino.

O trio Xote do Vale abriu os festejos da primeira noite com o autêntico forró pé de serra. Em seguida, o filho da terra, o sanfoneiro Flávio Baião, deu continuidade à programação com uma homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga. “Estou no terreiro da minha casa. Nasci nesta avenida e é uma satisfação participar dessa festa e levar a alegria do São João para esse povo”, destacou o sanfoneiro, morador da Avenida Flaviano Guimarães.

A festa continuou com a cantora Mariana Aydar, que uniu a sofisticação da MPB às raízes da música nordestina, animando ainda mais o público. “Em Juazeiro eu me sinto em casa. Amo estar aqui nessa cidade maravilhosa. Já tomei banho no Rio São Francisco e agora estou nesta festa linda, sentindo essa energia gostosa desse público maravilhoso”, afirmou a artista. A programação da noite seguiu com Júlio do Acordeon e o sanfoneiro Ivan Greg, que encerraram com chave de ouro a primeira noite do evento no polo da Flaviano Guimarães.

A primeira noite do evento foi marcada pela presença de público de todas as idades, que aproveitou a festa em um clima de alegria, harmonia e paz. O administrador Felipe Castro veio com a esposa, Márcia, e o filho, Nico, diretamente de Ubatuba (SP), para prestigiar os festejos juninos no Vale do São Francisco. “Vim com minha família prestigiar a festa junina da região e estou encantado com o que estou vendo em Juazeiro. É uma energia muito boa, com todos curtindo a festa com muita alegria”, comentou.

A noite também foi especial para os casais que celebraram o Dia dos Namorados ao som do forró. Muitos aproveitaram o clima romântico para dançar agarradinhos e comemorar a data. Foi o caso de Ricardo de Souza e Denise, que aproveitaram a festa para cair no arrasta-pé. “Nada melhor do que comemorar o Dia dos Namorados dançando forró juntinho com minha esposa”, disse Ricardo.

Durante o evento, diversos serviços foram ofertados ao público. Entre eles, a vacinação contra a influenza (gripe), que foi aproveitada por muitos participantes. A estudante Gabriele da Silva foi uma das pessoas que garantiu a imunização durante a festa. “Devido aos estudos e ao trabalho durante o dia, não tive tempo de ir tomar a vacina. Quando cheguei à festa e vi que estava acontecendo a vacinação, aproveitei para me imunizar e me proteger neste São João”, relatou.

O evento também contou com a presença da equipe do Observatório dos Direitos da Mulher, que realizou ações de conscientização junto ao público, com distribuição de materiais informativos, adesivagem e monitoramento de possíveis situações de violência. A iniciativa reforça o compromisso com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero, garantindo mais segurança e acolhimento durante os festejos juninos.

As festa continuam neste sábado (13). A partir das 18h, acontece o Concurso de Quadrilhas Juninas, no Colégio Paulo VI. Já às 19h, o polo da Flaviano Guimarães contará com a transmissão do jogo da Seleção Brasileira em um telão. Em seguida, sobem ao palco Sérgio do Forró, Maciel Melo, Sebastian Silva, Gel Barbosa e Jaidete, encerrando a programação da noite. O “Juazeiro Aqui Tem Forró” é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), com apoio do Governo do Estado da Bahia, valorizando e fortalecendo as tradições da cultura nordestina.

Ascom

Feira da Agricultura Familiar reúne cerca de 50 produtores nesta sexta-feira em Petrolina

Secretário de Desenvolvimento Rural de Petrolina, Darcílio Almeida

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realiza nesta sexta-feira (12) mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, reunindo cerca de 50 produtores rurais e pequenos empreendedores na Praça Dom Malan, no Centro da cidade.

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Desenvolvimento Rural, Darcílio Almeida, reforçou o convite para que a população prestigie o evento, que terá início às 8h, em frente à Caixa Econômica Federal e ao lado da Catedral.

LEIA MAIS

Milton Lázaro conquista o título do 26º Concurso de Sanfoneiros da Rádio Rural FM em Petrolina

O 26º Concurso de Sanfoneiros da Rádio Rural FM consagrou mais uma noite de valorização da música nordestina e do talento dos instrumentistas da região. Realizado dentro da programação junina de Petrolina, o evento reuniu participantes de diferentes cidades e emocionou o público com apresentações de baião, xote, xaxado e autêntico forró pé de serra.

Após a avaliação da comissão julgadora, os vencedores foram anunciados:

🥇 1º Lugar: Milton Lázaro dos Santos Oliveira (Lázaro do Acordeon) – Jeremoabo (BA)

🥈 2º Lugar: Pedro Gabriel Ferreira Feitoza – Juazeiro do Norte (CE)

🥉 3º Lugar: Rodrigo Feitoza de Araújo (Rodrigo Sanfoneiro) – Rio Corrente

O concurso, promovido pela Rádio Rural FM em parceria com a Fundação Nilo Coelho e com apoio da Prefeitura de Petrolina, é um dos eventos mais tradicionais do ciclo junino do Vale do São Francisco. Nesta edição, 13 sanfoneiros disputaram o título de melhor instrumentista do ano, levando ao palco técnica, criatividade e muito amor pela cultura popular.

Além da competição, o público acompanhou uma verdadeira celebração da música nordestina, reforçando a importância da sanfona como símbolo das tradições juninas e da identidade cultural do Sertão.

Os vencedores agora passam a integrar a galeria de campeões de um concurso que revela talentos e mantém viva a herança musical de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e tantos outros artistas que transformaram a sanfona em patrimônio do Nordeste.

Aciaj apoia 5ª edição do Arrasta-Pé Solidário da Paróquia Nossa Senhora das Grotas

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj) está apoiando a realização da 5ª edição do Arrasta-Pé Solidário da Paróquia Nossa Senhora das Grotas, um dos eventos beneficentes mais tradicionais do calendário junino do município.

A festa acontecerá no dia 1º de julho, no Clube dos Subtenentes e Sargentos, reunindo música nordestina, cultura popular e solidariedade em uma programação voltada para toda a família.

Entre as atrações confirmadas estão Sérgio do Forró, Raimundinho do Acordeon, Grupo Horas, Benon do Acordeon e Niltinho, que prometem animar o público com muito forró e clássicos do período junino.

Além dos shows, o evento contará com sorteio de diversos prêmios, entre eles R$ 2 mil em dinheiro, uma televisão de 50 polegadas e um aparelho de ar-condicionado. As cartelas estão sendo comercializadas por R$ 30 e podem ser adquiridas na Secretaria da Catedral.

LEIA MAIS

Em clima de São João e Copa do Mundo, Petrolina realiza a 3ª Feira da Agricultura Familiar nesta sexta-feira

Feira da Agricultura Familiar reúne produtores rurais, comidas típicas, artesanato e muito forró nesta sexta-feira, em frente à Praça Dom Malan, no Centro de Petrolina

O clima junino vai tomar conta do Centro de Petrolina nesta sexta-feira (12) com a realização da 3ª edição da Feira da Agricultura Familiar. Promovido pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), o evento acontecerá das 8h às 15h, em frente à Praça Dom Malan, reunindo cerca de 50 produtores rurais familiares do município.

A feira será uma oportunidade para moradores e turistas conhecerem e adquirirem produtos típicos das festas de São João, como milho verde, pamonha, canjica, licores artesanais de diversos sabores, além de uma grande variedade de frutas, verduras, legumes, doces, bolos, cocadas e queijos produzidos por agricultores locais.

LEIA MAIS

Alisson Castro destaca força do forró e convida público para o 26º Concurso de Sanfoneiros da Rural FM

Cantor será uma das atrações da noite desta terça-feira na Concha Acústica de Petrolina

O cantor e sanfoneiro Alisson Castro participou, na manhã desta terça-feira, do programa Espaço Aberto, da Rural FM, e reforçou o convite para o público prestigiar o 26º Concurso de Sanfoneiros, que acontece a partir das 19h, na Concha Acústica de Petrolina.

Durante a entrevista, Alisson destacou a importância do evento para a valorização da cultura nordestina e da nova geração de músicos.

LEIA MAIS

Forró, tradição e acolhimento marcam São João dos aposentados e pensionistas de Petrolina

O clima junino tomou conta do Instituto de Gestão Previdenciária do Município de Petrolina (IGEPREV) durante uma manhã especial de confraternização voltada aos aposentados e pensionistas. Com decoração temática, comidas típicas e muito forró, o encontro proporcionou momentos de confraternização e valorização daqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Petrolina.

A aposentada Fátima Freitas destacou a importância da iniciativa para fortalecer os vínculos entre os participantes. “Foi uma festa muito bonita, organizada com muito carinho. Encontramos amigos, dançamos forró e aproveitamos as comidas típicas dessa época” destaca. Já a aposentada Cleidimar dos Santos ressaltou a alegria de participar da festa. “Eu adorei tudo. O forró, o ambiente muito agradável e foi uma oportunidade de sair da rotina e viver momentos felizes ao lado de outras pessoas”, explica.

Além de celebrar as tradições nordestinas, o São João do IGEPREV reforçou o compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas, promovendo ações que estimulem a convivência social e a valorização dessas pessoas.

1234