“Meu empenho é pelo sucesso de Paulo Câmara”, diz Fernando Bezerra Coelho

“Podemos ter visões distintas, mas meu empenho é pelo sucesso de Paulo Câmara. Tenho um compromisso inafastável com a Frente Popular e com a liderança de Paulo Câmara”, declarou FBC/Foto:arquivo

“Podemos ter visões distintas, mas meu empenho é pelo sucesso de Paulo Câmara. Tenho um compromisso inafastável com a Frente Popular e com a liderança de Paulo Câmara”, declarou FBC/Foto:arquivo

O senador Fernando Bezerra Coelho divulgou ter considerado normais as eventuais divergências nos processos de debate partidário.

“Podemos ter visões distintas, mas meu empenho é pelo sucesso de Paulo Câmara. Tenho um compromisso inafastável com a Frente Popular e com a liderança de Paulo Câmara”, declarou.

Para Fernando Bezerra Coelho, os socialistas vão permanecer firmes e dialogando. “Quebrará a cara quem apostar em intrigas e divisões, o PSB estará unido para vencer os desafios administrativos e eleitorais que se aproximam”, em recado direto ao senador do PTB Armando Monteiro Neto.

Nesta segunda-feira (16/05) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez uma defesa enfática da unidade da Frente Popular, afirmando que o PSB estará junto para vencer os desafios administrativos e eleitorais deste ano.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra afirma que quem aposta em “briga e divisões” no PSB “quebrará” a cara

Fernando Bezerra

Fernando Bezerra Coelho reforçou que o PSB “está unido” para poder vencer o desafio administrativo.” Vamos unidos, sob o comando de Paulo Câmara, escrever novas páginas na história política de Pernambuco”

Em meio à questão da indicação do deputado Fernando Filho (PSB) para o Ministério de Minas e Energia, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), pai do novo ministro, disse ontem, em Arcoverde, que quem aposta em “briga e divisões” no PSB “quebrará” a cara. O senador integrou a comitiva do governador Paulo Câmara (PSB), que foi inaugurar uma escola técnica estadual e o pátio da Feira de São Cristóvão na cidade.

Fernando Filho aceitou participar do ministério, com o apoio da maioria da bancada socialista na Câmara. A decisão contrariou a resolução da Executiva Nacional do partido de não indicar nem chancelar nomes para ocupar cargos do governo de Michel Temer.

No discurso para os moradores de Arcoverde, Fernando Bezerra fez questão de reafirmar o compromisso com a Frente Popular. “Sou senador pela força da Frente Popular. Sou senador pelo convite que Eduardo Campos me fez para poder representar Pernambuco. E o meu compromisso é com o sucesso do governador Paulo Câmara. Quebrará a cara quem apostar em briga e em divisões”.

Fernando Bezerra Coelho reforçou que o PSB “está unido” para poder vencer o desafio administrativo.” Vamos unidos, sob o comando de Paulo Câmara, escrever novas páginas na história política de Pernambuco”.

Com informações do Diário de Pernambuco

Prova de fogo para o PSB

Paulo CÂmara, Fernando Bezerra, Mendonça Filho

Sem habilidade política Paulo Câmara (PSB) enfraquece reeleição de Geraldo Júlio e pode se complicar em 2018

Os últimos movimentos do PSB em Pernambuco, evidenciam um racha na Frente Popular, diante das articulações para o pleito municipal. Os efeitos das mudanças trazem riscos não somente para o projeto de reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), mas também para a do governador Paulo Câmara (PSB) nas eleições de 2018. Eleito com uma base de 21 partidos, o chefe do Palácio do Campo das Princesas poderá ter, nos próprios aliados, seus principais adversários nos embates eleitorais.

Os problemas do PSB começaram com a composição do Governo Temer, que reforçou a consolidação de lideranças em Pernambuco. O presidente interino, Michel Temer, nomeou quatro ministros no Estado: Mendonça Filho (DEM) em Educação, Bruno Araújo (PSDB) em Cidades, Raul Jungmann (PPS) na Defesa e Fernando Filho (PSB) em Minas e Energia.

O anúncio da saída de PSDB e do DEM dos cargos ocupados no Palácio das Princesas – a partir de uma determinação do governador – visto como erro estratégico até mesmo por socialistas, acabou afastando aliados no momento em que eles ganharam ainda mais poder. A justificativa para o movimento foram as candidaturas do deputado federal Daniel Coelho (PSDB) e da deputada estadual Priscila Krause (DEM) que ameaçam a reeleição de Geraldo.

Para o cientista político Vannuci Pimentel, o governador Paulo Câmara começa a pagar caro para reeleger o correligionário e corre o risco de minar pontes com os aliados. “Ele está bancando um preço muito alto, abrindo mão de aliados. Ele foi responsável por unir DEM e PSDB em Pernambuco. Agora, colocou para fora duas forças que podem se unir no futuro”, avaliou.

Para o professor, o PSB errou no timing do anúncio do rompimento. “Foi precitado e repentino fazer isso, logo depois do anúncio dos ministros. O governador poderia buscar uma saída mais negociada até para deixar as portas abertas para o segundo turno do Recife, mas acabou unindo PSDB e DEM na oposição”, criticou.

Outra ameaça poderá vir, até mesmo, de dentro do PSB. O grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ganhou força ao emplacar um ministro no Governo Temer mesmo sem chancela da Executiva Nacional socialista e atua de forma independente nas hostes da sigla. “Petrolina sempre foi um tanto dissidente. O PSB já criou problemas demais com os aliados, não vale a pena entrar em uma disputa caseira. É preciso que as lideranças adotem um tom conciliador”, disse.

O cientista político Elton Gomes avalia que a frente sustentada pelo PSB é ampla demais para não apresentar problemas devido ao excesso de interesses e aliados para contemplar. Diante do desafio, a prova de fogo dos apadrinhados de Eduardo Campos, Geraldo Julio e Paulo Câmara, deverá ser a campanha do Recife. “Sem Eduardo Campos e com a necessidade de defender seu projeto, a eleição do Recife será o verdadeiro teste de fogo de Paulo Câmara e Geraldo Julio”, avaliou.

Com informações da Folha de Pernambuco

Ida de Fernando Filho para ministério Temer gera mal-estar no governo estadual

Cotado para a pasta da Integração Nacional, Fernando Filho assume o Ministério das Minas e Energia/Foto: arquivo

Cotado para a pasta da Integração Nacional, Fernando Filho assume o Ministério das Minas e Energia/Foto: arquivo

Além dos problemas decorrentes do afastamento do DEM e do PSDB, o PSB tem um problema interno para solucionar. Embora a Executiva nacional do partido tenha decidido que não teria cargos no governo Michel Temer (PSDB), o deputado federal Fernando Filho (PSB) ocupará a pasta de Minas e Energia. Na prática, a iniciativa do parlamentar de aceitar o convite do peemedebista representa mais um capítulo no duelo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) com o governador Paulo Câmara (PSB) e o prefeito Geraldo Julio (PSB). Pernambuco só perde para São Paulo como o Estado com maior número de cargos no governo Michel Temer.

Vice-presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco já havia declarado que era contra a ocupação de cargos no governo Temer. Ontem, no Palácio do Campo das Princesas, ele reconheceu que a iniciativa de Fernando Filho gerou incômodo. “Criar desconforto, cria. Sobre punição, cabe à Executiva Nacional se pronunciar. Evidentemente, como filiado ao PSB, respeito as decisões do partido. É importante que todos os filiados também respeitem”, declarou.

LEIA MAIS

Maria Elena critica retirada de Ministério da Mulher e da Cultura em governo Temer

Maria Elena

Maria Elena aproveitou a oportunidade para enaltecer o atual ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB)

A vereadora do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, Maria Elena (PSB) afirmou em uma entrevista na Rádio Jornal que se deve dar um voto de confiança ao governo do presidente interino da República, Michel Temer (PMDB).

O PSB, partido da vereadora, apoiou a admissibilidade no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, tanto na Câmara quanto no Senado. Entretanto, a socialista destacou que é um retrocesso não haver nenhuma mulher como ministra, além da subtração do Ministério da Mulher e da Cultura, principalmente.

De acordo a Vereadora, ela, enquanto representante petrolinense e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Petrolina, irá buscar uma maneira que chamar a atenção do governo. “Em nome das mulheres de Petrolina, a gente vai encontrar uma forma de oficializar essa nossa cobrança” afirma.

Maria Elena aproveitou a oportunidade para enaltecer o atual ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB), que mesmo contra a orientação do partido, assumiu a pasta. “Fernandinho está preparado e se preparou para isso. Ele não está fazendo nenhum favor. O nome de Fernandinho vai dar muita dignidade ao ministério”  diz.

Com a ida de pernambucanos para ministérios, salgueirense sobe para a Câmara dos Deputados

creuza pereira

Ex-prefeita de Salgueiro, conseguiu 24,7 mil votos na última eleição

Entre os nomes que estão na equipe do peemedebista, os dos deputados pernambucanos Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM).  Novos nomes passarão a integrar a bancada federal pernambucana na Câmara Federal.

Primeira na lista de suplência entre os 14 partidos que compuseram a Frente Popular em 2014, Creuza Pereira (PSB), ex-prefeita de Salgueiro, conseguiu 24,7 mil votos na última eleição e é dada como certa em Brasília. “Na verdade, esse é um momento muito desagradável de assumir, que tolhe a nossa capacidade de sonhar em relação ao que poderíamos realizar na Câmara”, avaliou a socialista, acrescentando que é “uma pessoa que se acostumou a cumprir missões”. A certeza com relação à sua ida é tanta que ela já foi informada extraoficialmente pelo partido. “Estive em Brasília e todos falavam: ‘prepare-se, porque você vai vir’”, disse.

Integrante do diretório estadual e nacional do partido, com bom trânsito no Palácio do Campo das Princesas e uma longa história no PSB, Creuza afirmou que “acima de tudo, é uma mulher de partido”. Sobre o futuro mandato na Câmara dos Deputados, ela salientou que defenderá bandeiras ligadas ao direito das mulheres, da criança e do idoso. “Também não podemos esquecer do desenvolvimento. O Brasil está parado e é preciso encontrar alternativas para sairmos dessa situação”, complementou.

Segundo na lista de suplentes, Severino Ninho (PSB) obteve 21 mil votos em 2014. Ex-vereador e prefeito de Igarassu, o socialista também já cumpriu mandato na Câmara Federal.

Cotado para ser ministro, Fernando Filho defende PSB no governo Temer e expõe racha no partido

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A posição de Fernando Filho, em linha com seu pai, vai contra o que defendem o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

Horas depois de a Executiva Nacional do PSB dizer que não indicará nomes para o governo Michel Temer (PMDB), na tarde desta terça (10), à noite as bancadas do partido da Câmara e do Senado se reuniram para escolher um socialista que integrará o novo governo. O resultado agora vem a público através do líder do partido na Câmara, o deputado federal Fernando Filho.

Em nota, o parlamentar, cotado para o Ministério da Integração Nacional, pasta já ocupada por seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), defende publicamente que o partido participe formalmente do governo Temer.

LEIA MAIS

PSB decide não indicar nomes para eventual governo Temer

Direção nacional do PSB não indicará nem chancelará nomes para eventual governo Temer, decide Executiva Nacional

A Executiva Nacional do PSB decidiu nesta terça-feira (10) que a direção do partido não vai indicar nem chancelar nomes para compor o ministério de um eventual governo de Michel Temer (PMDB). Na resolução aprovada em reunião que terminou no começo da noite, em Brasília, o partido afirma que contribuirá com propostas e que deve ser dada a ampla liberdade para o peemedebista reunir quadros qualificados para enfrentar a crise.

No documento o PSB destaca o quadro atual de “crises simultâneas no terreno social, político, econômico e federativo, que se retroalimentam e conduzem à degradação dos serviços prestados pela União, Estados e municípios”.

Assinada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, a resolução responsabiliza o governo da presidente Dilma Rousseff pela falta de um “projeto estratégico de desenvolvimento sustentável” e aponta para o “esgotamento de um modelo socioeconômico que se pretendeu levar muito adiante de suas possibilidades”.

O PSB compreende a necessidade de se “mudar radicalmente o legado que será transmitido pelo governo Dilma Rousseff”.

Para isso, a resolução reitera os dez pontos de uma agenda mínima para o país, já proposta ao vice-presidente Michel Temer. Essa agenda prevê, por exemplo, a reengenharia do Estado, a adequação das políticas fiscal, monetária e cambial, a adoção de estratégias de desenvolvimento e a preservação dos direitos sociais conquistados na Constituição de 1988.

Miguel Coelho responde a Gonzaga Patriota sobre possível candidatura à prefeitura de Petrolina

Miguel Coelho 04

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) afirmou recentemente em entrevista que caso o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) anunciasse a candidatura a prefeito de Petrolina do filho e deputado estadual Miguel Coelho, da mesma legenda, ele [Gonzaga] e o Deputado estadual Lucas Ramos iriam se unir para também, saírem candidatos. “Fernando vai correr com o dele e nós vamos correr com o nosso” afirmou.

Em resposta, Miguel Coelho foi enfático ao dizer que respeita o deputado, mas que quem indica é o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

“Eu respeito o Deputado Gonzaga e Lucas Ramos, mas já que Gonzaga está dizendo que não apoia um candidato apresentado pelo senador Fernando, vou pedir para o governador Paulo Câmara apresentar o candidato do PSB, e assim a gente pode ter um eventual apoio dos nossos deputados do PSB. Por que é ilusão querer jogar pra plateia. O candidato do PSB não é de Fernando, é o candidato do governador. Ele represente o partido e vai agregar o maior número de forças da Frente Popular que dá sustentação ao governo de Paulo no nosso estado” frisa.

Ato de filiação do PSB recebe senadora e deputados

lidice da mata
A Senadora Lídice da Mata, o Deputado Federal Bebeto Galvão (ambos do PSB) e o Deputado Luciano Simões (PMDB) confirmaram presença ao ato de filiação que acontece neste sábado (02), promovido pela Direção Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Casa Nova, Norte da Bahia.

Passam a integrar o PSB o atual vice-prefeito José Amorim Libório (Maninho – PDT), a vereadora Maria Regina (PMDB), o ex-vereador Vadinho (PSD), o ex-prefeito Neco Biato; o atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vagner Lima; o ex-secretário de Obras João Viliney (PMDB); o suplente de vereador Luiz Claudio Braga dos Santos (Cacado – PDT) e o empresário Walison Torres (Tum).

O Ato acontece no Plenário da Câmara de Vereadores, sábado, dia 02 de abril, a partir das 19:30 horas.

Miguel Coelho afirma que a saúde ainda é o principal problema de Petrolina

miguel coelho

Na manhã de hoje (01), o programa Bom dia Vale, na rádio Jornal, recebeu o deputado estadual Miguel Coelho (PSB), abordou sobre as discussões da ‘Agenda 40’, que aconteceu ontem no bairro João de Deus, em Petrolina, Sertão pernambucano. Segundo ele, estiveram presentes mais de 300 pessoas, inclusive de outros bairros,  que expuseram suas insatisfações principalmente no segmentos da saúde. “O propósito da agenda 40 é poder ouvir a população para que nós possamos nortear o programa de governo que o PSB vá apresentar nas eleições deste ano.” contou.

Ainda nessa entrevista, Miguel Coelho falou da visita ao Hospital Dom Malan – IMIP, com a Comissão Especial de Acompanhamento aos Casos de Microcefalia da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), para ele a saúde é  o principal problema dos moradores de Petrolina. “Nós precisamos discutir qual o modelo de saúde da família que funciona, o modelo do posto de saúde que deve ter nesses bairros, até nas AME’s mesmo, os núcleos de saúde da família, como é que deve funcionar.”

Outro ponto questionado pelo deputado foi sobre os problemas enfrentados pelo Hospital Universitário (HU) de Petrolina e a responsabilidade administrativa . “A gente sabe que o Trauma é um grande calo aqui de Petrolina, não tô criticando a Univasf, acho que ela cumpre um papel ali, mas também nós sabemos das dificuldades e das críticas que a população faz, e faz com justiça, faz com todo direito, que espera daquele equipamento público, que espera daquele hospital um atendimento mais humano.” afirmou.

Sobre as emendas destinadas ao HDM em Petrolina, de sua autoria, ele confirmou que o hospital receberá o valor de 400 mil reais, para investir na estrutura e atendimento à população. “Eu destinei essa emenda para o Hospital Dom Malan nesse valor, e inclusive estive com o diretor do hospital, e vendo o plano de trabalho do que pode ser feito com esse dinheiro vai dar pra ser realizado em torno de 311 cirurgias eletivas aqui em Petrolina. Hoje a fila de espera, gira em torno de 280, ou seja, vamos conseguir zerar a fila de esperar de cirurgias eletivas no Hospital Dom Malan e ainda vai sobrar vagas a serem feitas este ano.”

PSB realiza mais uma edição da Agenda 40 em Petrolina

12932962_1323499221000289_2708900420744389225_n

O presidente do diretório do PSB em Petrolina, deputado estadual Miguel Coelho, postou nesta quinta-feira (31), nas redes sociais o convite para realização de mais edição da Agenda 40 na cidade.

“Hoje, o João de Deus será palco do debate das propostas que ajudarão na formação de uma nova Petrolina. A partir das 19h, eu, lideranças e moradores estaremos reunidos na Rua 55, em frente à Escola Eneide Coelho Paixão Cavalcanti, para discutir e ouvir a opinião de todos. Participe você também!”, postou Miguel.

Governador defende aproximação do PSB com vice-presidente Michel Temer

Governador Paulo Câmara, inauguração OAB

O governador Paulo Câmara (PSB) defendeu o diálogo do seu partido, do qual é vice-presidente nacional, com o vice-presidente da República. Nessa segunda-feira, um dia antes dos peemedebistas oficializarem a saída da base de apoio ao governo federal, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, reuniu-se com Michel Temer (PMDB) e Paulo endossou o encontro. Para ele, é legítimo que os socialistas mantenham-se próximos a Temer.

“Sempre que somos convidados participamos de conversa. Debatemos os cenários, as preocupações de todos nós diante de tanta incerteza que está  passando o Brasil. Evidentemente que o PSB sempre se colocou à disposição para ajudar com suas propostas e ideias. É um momento de deliberação diante do agravamento da crise. Tão logo isso seja definido é preciso que haja uma unificação de forças com todos os partidos e lideranças para o Brasil voltar a andar”, falou.

De acordo com o governador, o momento é de estreitar a relação político-partidária. No entanto, ele não adiantou se o PSB discutiu com Temer a participação em um futuro governo peemedebista caso ocorra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

“A gente tem sempre que estar abrindo portas, contribuindo para o debate nacional que está tão difícil. Essa (participação em um possível governo Temer) é uma discussão que o partido ainda vai ter. A gente vai ver alternativas e a forma que o PSB pode contribuir para o Brasil. Não há necessidade de deliberar questões como essas de imediato”, declarou.

De acordo com o governador, o momento é de estreitar a relação político-partidária. No entanto, ele não adiantou se o PSB discutiu com Temer a participação em um futuro governo peemedebista caso ocorra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

“A gente tem sempre que estar abrindo portas, contribuindo para o debate nacional que está tão difícil. Essa (participação em um possível governo Temer) é uma discussão que o partido ainda vai ter. A gente vai ver alternativas e a forma que o PSB pode contribuir para o Brasil. Não há necessidade de deliberar questões como essas de imediato”, declarou.

“Eu não saí do PSB, me tiraram de lá” diz Raquel Lyra sobre saída do partido

raquel lyra

A deputada Raquel Lyra anunciou, na Reunião Plenária desta segunda (21), que está deixando de fazer parte do Partido Socialista Brasileiro para entrar no PSDB. “Eu não saí do PSB, me tiraram de lá”, disse a parlamentar, ao explicar que o partido decidiu que ela não poderia  disputar a Prefeitura de Caruaru por meio da legenda.

“Eu assumi a presidência do PSB em Caruaru com a garantia de que lançaria meu trabalho e meu nome para a prefeitura dessa cidade. Mas fui avisada na última segunda (14) de que não poderia mais ser candidata, sem qualquer direito ao contraditório”, relatou. O motivo apresentado para a mudança, segundo Raquel Lyra, foi uma exigência do PDT de Pernambuco, que, hoje, está à frente da gestão do município, em troca, do apoio à reeleição do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

“Da escola que venho, aprendi que política se faz com palavra, compromisso e coerência. Não participarei deste acordo, vou preservar minha dignidade e independência. Caruaru exige respeito”, reagiu a deputada. No seu discurso, a parlamentar relembrou que era filiada ao PSB desde 2007, fazendo um histórico de suas contribuições ao partido, além da aliança histórica de sua família com a família Arraes, iniciada em 1959.

“Passados esses fatos, não olharei pelo retrovisor. Agradeço aos companheiros do PSB que muito me ensinaram ao longo dessa jornada”, declarou. Sobre a missão em seu novo partido, a deputada afirmou que “o PSDB, neste momento, compreende, respeita e valoriza a minha vontade de alcançar as mentes e corações com um projeto coletivo de cidade”.

15161718