Gonzaga Patriota assume a presidência do PSB em Petrolina

Gonzaga afirmou ainda, que vai votar a favor da investigação de Temer. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) esteve em reunião com lideranças de Petrolina neste sábado (07). Com o grupo, se lançou pré-candidato a reeleição, anunciando ainda que deverá voltar à presidência do PSB em Petrolina.

Patriota revelou que, em comum acordo com o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), o governador Paulo Câmara e todo grupo do Partido Socialista Brasileiro, voltará a comandar a sigla na cidade.

“São nove mandatos como deputado e mais de 30 anos de serviços prestados a Pernambuco e ao nosso país. Serei mais uma vez candidato e conto com a atenção dos eleitores, pois política é bom, é bonito; e é preciso depositar sua confiança em pessoas que têm um trabalho sério”, disse o parlamentar.

Em seu discurso, Patriota reforçou seu posicionamento contrário às reformas propostas pelo Governo Temer – como o teto dos gastos públicos; as reformas Trabalhista, Previdenciária e Política; o Fundo Partidário e o Distritão, além das privatizações.

Ele também citou mentiras que têm sido replicadas sobre o Projeto de Lei 6569/13, que já tramita no Senado e trata da revitalização do rio São Francisco através da interligação ao rio Tocantins.

“O Velho Chico tem uma vazão muito inferior ao rio tocantinense e aqui no Submédio não estamos atravessando-o a pé. Cruzar o Tocantins a pé ou de moto? Mentira! E jamais iremos tirar água de lá em época de vazante. Diziam que eu era louco quando pedia água do São Francisco para Salgueiro e para o Araripe, quando falava da aposentadoria para homens e mulheres do campo, quando pedia a volta das ferrovias para o Nordeste. Por que não trazer água de outra bacia para cá?”, disparou o parlamentar.

Sobre as investigações contra Temer, o legislador reiterou sua posição. “Semana que vem a Câmara vota mais uma denúncia contra o presidente. E mais uma vez votarei para que ele seja investigado!”, ressaltou.

Participaram da reunião ainda a professora Anete Ferraz e o pré-candidato a deputado estadual, Alvinho Patriota.

“Devemos recepcionar um grupo de oito a nove parlamentares do PSB”, diz Mendonça Filho

(Foto: Arquivo)

Uma das lideranças do DEM, o ministro Mendonça Filho (DEM) revelou que as portas do partido continuam abertas para o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e que o partido pretende receber oito a nove parlamentares do PSB. A declaração foi feita durante entrevista nesta sexta-feira (6), na inauguração do campus do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão) em Santa Maria da Boa Vista.

O ministro, que esteve reunido com o prefeito Miguel Coelho, afirmou em entrevista a Rádio Jornal que a decisão de não ingressar do DEM foi de FBC, mas que as portas continuam abertas. “As portas não estão fechadas. Respeitamos a decisão dele”, disse o ministro.

Ainda sobre a transição de partidos, Mendonça falou sobre a chegada de integrantes do PSB. “Devemos recepcionar sim um grupo de oito a nove parlamentares do PSB”, afirmou.

Em entrevista, Fernando Filho afirma que não será expulso do PSB e prevê debandada dos socialistas em março

Fernando Filho vai fazer o mesmo movimento que o pai, o senador Fernando Bezerra Coelho. (Foto: Arquivo)

Aguardando a janela partidária para migrar do PSB para o PMDB sem perder o mandato de deputado federal, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, afirmou em entrevista a Antônio Lavareda, no programa 20 minutos, da TV Jornal, que não acredita que será expulso do partido.

“Eles não vão pelo menos motivo expulsar apenas um parlamentar e não os outros 13”, afirmou, prevendo uma debandada dos socialistas em março, no mesmo período em que ele deve deixar a legenda. Para o ministro, parte deve ir para o PMDB e a outra procurar outras legendas, dependendo do contexto de cada estado.

O PSB tem hoje 36 deputados na Câmara. Fernando Filho vai fazer o mesmo movimento que o pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, cuja chegada provocou tensão no PMDB de Pernambuco. Depois de dois meses sendo cortejado pelo Democratas, FBC escolheu os peemedebistas a convite do presidente nacional da sigla, Romero Jucá, que prometeu entregá-lo o comando do partido, tradicionalmente nas mãos do grupo do deputado federal Jarbas Vasconcelos.

LEIA MAIS

“Aliança PSB-PT em Pernambuco é um escárnio”, diz deputado Silvio Costa

(Foto: Ailton de Freitas)

As eleições 2018 estão se aproximando e as atitudes de alguns políticos e partidos, que visam o poder, fogem da coerência mínima. É o caso da possível aliança entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) no estado de Pernambuco.

Vale lembrar que o PSB foi decisivo no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Caso 25 dos 31 deputados do partido votassem contra o impeachment, o processo não teria avançado. Mas apenas 3 votaram contra. Os 6 deputados do PSB de Pernambuco votaram a favor.

Analisando o que pode acontecer no estado, o deputado federal Silvio Costa (PTdoB-PE) classificou a possível aliança entre PSB e PT como “um escárnio”. ” O PSB traiu, vergonhosamente, a ex-presidente Dilma. O PSB encaminhou o voto a favor do impeachment. O governador Paulo Câmara (PSB) chegou a liberar os deputados federais que eram secretários, e eles foram a Brasília votar a favor do afastamento injusto de Dilma”, disse o deputado.

Confira a íntegra do texto do deputado Silvio Costa

Todo o meio político sabe que existe uma articulação da maioria da executiva nacional do PT para recriar a Frente Brasil Popular, juntando PT, PCdoB, PDT e PSB. Por dever de justiça, é  preciso registrar que o PDT e o PCdoB foram partidos muito corretos na resistência ao processo de impeachment da presidente Dilma (PT). Os dois partidos trabalharam pesado contra o golpe. PCdoB e PDT fecharam questão contra o impeachment.

Entretanto, o PSB foi a grande decepção. O PSB traiu, vergonhosamente, a ex-presidente Dilma. O PSB encaminhou o voto a favor do impeachment. O governador Paulo Câmara (PSB) chegou a liberar os deputados federais que eram secretários, e eles foram a Brasília votar a favor do afastamento injusto de Dilma.

Agora, estamos vendo – o que é capaz de indignar a todos os que lutaram pelo mandato da ex-presidente – a possibilidade do PSB voltar a integrar a Frente Brasil Popular, iniciativa que, de forma indigna, é defendido pelo governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

LEIA MAIS

Em entrevista, Fernando Bezerra aposta em Fernando Filho para o governo de Pernambuco em 2018

“Ele é um quadro muito promissor pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do ministério”. (Foto: Arquivo)

Diferente da aposta feita por senador Romero Jucá (PMDB), Fernando Bezerra Coelho (PMDB) acredita que Fernando Filho (PSB) seria uma boa aposta para o governo de Pernambuco.

Durante entrevista à Rádio Jornal nesta sexta-feira (8), FBC teceu críticas ao governador Paulo Câmara (PSB), a quem vai fazer oposição nas eleições de 2018. O senador foi colocado pelo presidente nacional do partido, Romero Jucá, como o candidato contra o governador, que vai tentar reeleição. Na entrevista, porém, fez coro às conversas de bastidores e defendeu o nome do filho, o ministro Fernando Filho (Minas e Energia) como alternativa. “Ele é um quadro muito promissor pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente do ministério”, justificou.

“Não teve ninguém que desejasse mais participar do governo Paulo Câmara do que eu. E isso não se deu no início, no meio”, disse. “Foi uma série de atitudes tomadas pelo governador, pelo PSB e por nós”. Revelou reforçando que o rompimento com o governador não é algo recente.

“O processo que desejamos implementar no PMDB de Pernambuco com apoio da executiva nacional é preparar o partido para eleições majoritárias”, afirmou. A articulação faz parte de um plano nacional para tentar montar bases para uma candidatura própria à presidência em 2022.

Com informações do Blog do Jamildo

No Piauí, Miguel Coelho inicia série de visitas técnicas e firma parcerias

Miguel Coelho e o prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB). (Foto: Divulgação)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) está no Piauí, onde iniciou uma série de visitas técnicas para firmar parcerias e troca de experiências com gestores públicos.

Acompanhado do governador do Piauí Wellington Dias (PT), Miguel conversou sobre o sistema adotado em Petrolina e conheceu os projetos de fruticultura irrigada que serão aplicados em cidades do sertão piauiense.

Nesta etapa das visitas Miguel foi recebido primeiro pelo prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB). Na oportunidade, os dois gestores trataram sobre saneamento e projetos de urbanismo. Depois, o encontro ocorreu com o prefeito de Jaboatão Anderson Ferreira (PR), no qual Miguel conheceu projetos de educação e inclusão social.

“Faço esse tipo de agenda antes mesmo de ser prefeito. Tirei importantes ensinamentos conhecendo modelos de gestão de municípios como Sobral (CE) e Salvador (BA) e pretendo seguir utilizando experiências exitosas em Petrolina. Estamos procurando ideias novas, modernas e vendo como podemos aplicar em nossa cidade”, explica Miguel Coelho.

Em Caruaru, Fernando Bezerra Coelho reforça racha no PSB e anuncia “novo tempo” para Pernambuco

O senador é visto como um dos pivôs do racha no PSB. (Foto: Reprodução)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o ministro Fernando Filho (PSB) marcaram presença em evento do Ministério das Cidades, em Caruaru, nesta segunda-feira (28). O senador falou em um “novo tempo” para Pernambuco, reforçando rumores de sua candidatura a governador do estado.

“Em 2016, Caruaru e Petrolina se uniram em uma campanha que parecia impossível, mas formaram uma grande frente política, que se fez vitoriosa e marcou os últimos anos da política pernambucana. Oxalá (tomara) que Caruaru e Petrolina mais uma vez se unam para anunciar que Pernambuco espera um novo tempo de trabalho e projetos”, disse o senador.

O senador é visto como um dos pivôs do racha no PSB e já não esconde sua insatisfação com o partido, reforçando neste domingo (27) com sua ausência no Congresso Estadual do PSB. Em Petrolina, FBC e Fernando Filho não dividiram o palanque com o governador Paulo Câmara (PSB) com a justificativa, segundo Câmara, de compromissos em Brasília.

Paulo Câmara atinge Fernando Filho e cobra diálogo por privatização da Eletrobrás

Declarações de líderes do PSB engrossam coro pela saída de Fernando Filho do partido. (Foto: Arquivo)

Parece que o jogo de compadres realmente acabou entre o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho. Após não comparecer ao Congresso Estadual do partido e emitir uma nota, junto com seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, afirmando que não havia clima para participar do evento, Fernandinho, como é conhecido, foi alvo do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara.

O chefe do Executivo Estadual, assim como outras autoridades do PSB, cobrou diálogo sobre a possível privatização da Eletrobrás. “Estou muito preocupado com a situação do Brasil como um todo, com as soluções que estão sendo dadas e seus encaminhamentos. Temos clareza de que o momento é dificil e de que soluções precisam ser muito bem discutidas. O sistema elétrico brasileiro é estratégico para o futuro do País”, afirmou.

A saída do ministro e do senador Fernando Bezerra Coelho do PSB é iminente. O senador afirmou que daqui a 15 dias deve ter uma posição sobre a sua situação partidária. O parlamentar disse que está aguardando a questão da reforma para tomar uma decisão. No entanto, revelou que terá um encontro como governador Paulo Câmara e com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

Fernando Bezerra Coelho e Fernando Filho não vão a Convenção Estadual do PSB por não haver clima

Saída do Senador e de seu filho do partido é iminente. (Foto: Internet)

O senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro Fernando Filho não compareceram à Convenção Estadual do PSB neste domingo (27).

De acordo com nota enviada à imprensa, não havia clima para a participação no evento. O presidente Nacional do partido, Carlos Siqueira, esteve na convenção. Siqueira tem adotado posições contrárias à do presidente Michel Temer.

“Com processos tramitando na executiva nacional solicitando a expulsão do partido de 16 parlamentares, inclusive 4 de Pernambuco, embora convidados, consideramos não haver clima para participar de eventos partidários até o desfecho desta questão”, declara a nota.

PSB promove 24º congresso para eleição de Diretório estadual em Pernambuco

No evento, ainda haverá comemoração dos 70 anos do Partido Socialista Brasileiro.
(Foto: Internet)

Neste domingo (27) o Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco realiza o 24º congresso, onde será eleito o próximo Diretório estadual e Executiva regional. Além da nova composição local, também serão eleitos os delegados aptos ao congresso nacional do PSB, previsto para outubro.

O evento está previsto para acontecer às 8h, no Recife Praia Hotel, no bairro Pina, no Recife.No encontro, serão eleitos os 100 membros que irão compor o Diretório pernambucano até 2020, além de 30 suplentes. Ainda haverá escolha dos três representantes do Conselho Fiscal e outros três do Conselho de Ética e Fidelidade Partidária, com seus respectivos suplentes. Após a eleição, haverá apresentação das chapas que poderão disputar a eleição para a composição da Executiva estadual, que também tem mandato de três anos. Desde 2011, o PSB de Pernambuco é dirigido por Sileno Guedes.

No evento, ainda haverá comemoração dos 70 anos do Partido Socialista Brasileiro, celebrados neste mês de agosto. Os 10 anos de gestão socialista em Pernambuco, que teve início em 2007 com o ex-governador Eduardo Campos, também serão registrados durante o congresso estadual.

Casa Nova sedia congresso do PSB e escolhe novo diretório

Durante o congresso foram eleitos os membros da Executiva Municipal. (Foto: Divulgação)

No último sábado (19) Casa Nova sediou um congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) para discutir a situação nacional do partido. Durante o evento foram eleitos a Executiva Municipal.

O evento reuniu centenas de filiados, simpatizantes, representantes de partidos aliados. A cidade em menos de 5 anos e elegeu o prefeito e três vereadores, do partido socialista. O prefeito Wilker Torres, eleito Presidente do PSB, aproveitou a reunião para falar sobre as dificuldades que tem enfrentados em menos de dois anos.

“Mais que nunca vamos precisar de vocês e de todos os partidos da base. Unidos somos fortes”, declarou Wilker Torres. “Com essa oposição que está aí continuaremos no poder por muitos e muitos anos. Quem não fez quando pode, não fará quando puder”, concluiu o prefeito de Casa Nova.

O Congresso elegeu a seguinte Executiva Municipal: Presidente: Wilker Oliveira Torres; Vice-Presidente: César Torres Santos; 1º Secretário: Carlos Alves Costa; 2º Secretário: Gisnaldo José de Oliveira Dias; 1º Tesoureiro: Cosme Coelho; 2º Tesoureiro: José Valdo dos Santos Passos e Líder do Governo: Vinícius Patrick Teles de Souza.

“As coisas estão muito complicadas no PSB”, afirma Fernando Bezerra Coelho que pode se candidatar a Governador de Pernambuco em 2018

Fernando afirmou que algumas decisões do partido têm criado esse momento de instabilidade e que no máximo em 40 dias poderá tomar uma decisão política. (Foto: Arquivo)

Ao que tudo indica, Fernando Bezerra Coelho está realmente disposto a disputar as eleições de 2018 e concorrer ao cargo de Governador do Estado de Pernambuco. De acordo com o próprio senador, “as coisas estão muito complicadas dentro do PSB”.

“Vocês estão acompanhando nos jornais os desencontros que a gente está tendo no PSB. Não sei como essa situação vai ser resolvida. Mas eu sou um otimista. De uma forma ou de outra a política vai encontrar uma solução”, disse.

Fernando afirmou que algumas decisões do partido têm criado esse momento de instabilidade e que no máximo em 40 dias poderá tomar uma decisão política e apresentar uma “luta maior” para o estado de Pernambuco, principalmente “a região do Sertão, do Agreste, que são as mais pobres do estado”.

“A gente quer ver esse estado de Pernambuco cada vez melhor, um estado que possa prosperar. Portanto, eu vim dizer aqui aos meus amigos que me acompanham que nos próximos 30, 40 dias a gente possa ter que avançar para tomar uma decisão política e se nos tomarmos essa decisão, não é para se acomodar, para ficar acuado, é uma decisão para dizer quem tem vontade, determinação e coragem para enfrentar disputas maiores para que a gente possa ver o nosso estado de Pernambuco avançar”, afirmou o senador.

Fernando Filho reforça desconforto no PSB e admite desejo de ser candidato a governador de PE

Fernando Filho é considerado a maior aposta do grupo dos Coelhos para a disputa de 2018, embora sua pretensão inicial seja a reeleição. (Foto: Arquivo)

Em entrevista à Rádio Folha nesta sexta-feira (18), o ministro das Minas e Energia, Fernando Filho (PSB) reforçou o desconforto no Partido Socialista Brasileiro, confirmou a candidatura à reeleição e o desejo em governar Pernambuco.

“Sou muito feliz com meu mandato e, a princípio, sou candidato à reeleição. Não posso ser candidato nem a senador nem a presidente, porque só terei 34 anos na eleição (é preciso 35). Só posso ser candidato a deputado federal e a governador. Quem tá na vida, tem ambições, quem é vereador quer ser prefeito. O deputado estadual quer ser federal. O federal quer ser governador, o governador quer ser presidente, o gerente que ser diretor e por aí vai”, revelou durante entrevista.

Sobre a relação com o PSB, Fernando Filho, mostrou que a relação dentro do partido está esgarçada, a ponto de não lembrar quando teve um encontro de trabalho com o governador Paulo Câmara.

“Faz tempo que não tenho conversado com ele. Recentemente nos encontramos no casamento do prefeito de Petrolina. (Encontro de trabalho) Já tem algum tempo. Estou tentando lembrar aqui, mas não consigo lembrar. Mas eu estou à disposição do governador e da administração para dar a contribuição”, afirmou.

O senador Fernando Bezerra Coelho, recentemente percorreu o Sertão e esteve em contato com aliados do seu grupo e afirmou o desconforto que existe no PSB. O desconforto que teve como principal motor a votação da reforma trabalhista, quando Fernando Filho retornou ao Legislativo para votar à favor da proposta governista, contrariando a orientação da direção partidária que era contra a proposta.

“O que gerou mais desconforto agora foi a forma e a reação em cima desses parlamentares. Na questão estadual se ressaltou alguns pontos aí, nós nunca estivemos representados no Governo do Estado, mas isso não é o mais relevante. A gente sempre buscou ajudar o Governo. Mas é vida que segue”, ponderou.

A atitude levou o ministro, 15 deputados federais e dois senadores ao centro de um pedido de expulsão no Conselho de Ética do PSB. A ofensiva da direção nacional e os desgastes no Estado criaram um ambiente cada vez mais insustentável para o grupo dos Coelhos, que passou a adotar um discurso mais independente.

Fernando Filho é considerado a maior aposta do grupo dos Coelhos para a disputa de 2018, embora sua pretensão inicial seja a reeleição.

Com informações do FolhaPE

11 cidades em 3 dias, FBC encerra giro pelo Sertão e relata desconforto no PSB

O senador também visitou, durante os últimos dias, Petrolina, Floresta, Belém do São Francisco, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. (Foto: Reprodução)

Encerrou nesta quinta-feira (17) o giro de três dias por 11 cidades de Pernambuco, do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB). FBC esteve em Salgueiro, Parnamirim, Ouricuri e Santa Cruz da Venerada.

Durante visita, FBC prestou contas do mandato e recebeu novas demandas da sociedade. Esteve em reunião com gestores públicos, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.

Em entrevistas concedidas a rádios e blog, Fernando Bezerra revelou o “desconforto” enfrentado dentro do PSB, à qual está filiado desde 2005.

“Estamos enfrentando um clima de radicalização dentro do PSB, que abriu processo no Conselho de Ética contra 16 deputados e dois senadores, o que inegavelmente gera muito desconforto para nós”, afirmou o senador.

FBC deve buscar o entendimento dentro da legenda, do contrário deve buscar “outras alternativas”. “Se este caminho não for possível, então buscaremos novas alternativas partidárias, para poder continuar realizando nosso trabalho e cumprindo os compromissos assumidos com os pernambucanos e pernambucanas ao longo destes 35 anos de vida pública”, destacou.

O senador também visitou, durante os últimos dias, Petrolina, Floresta, Belém do São Francisco, Dormentes, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

Com informações do FolhaPE

Casa Nova: Congresso do PSB vai reafirmar compromisso com demandas da comunidade

As votações devem acontecer a partir das 18h na Câmara de Vereadores de Casa Nova. (Foto: ASCOM)

Programado para acontecer neste sábado (19), na Câmara de Vereadores de Casa Nova (BA), o Congresso do Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegerá o Diretório Municipal e os suplentes, além do Conselho de Ética e disciplina partidária e Conselho Fiscal, e escolher delegados ao Conselho Estadual.

Segundo o secretário municipal do PSB , Carlos do Tigre, “o Congresso do PSB vem em um momento importante para Casa Nova. É um momento de definições, de compromissos, de nos aproximarmos cada vez mais da população e de suas demandas”.

“Estamos reiterando o convite a todos os militantes e filiados ao partido, convidando as lideranças políticas, os líderes comunitários e a sociedade casanovense para participar deste momento político importante para o futuro de Casa Nova”, complementou.

“É importante esta discussão política neste momento de crise. Casa Nova foi administrada anteriormente como se fosse propriedade de poucos, sem ouvir a população. Tivemos esta semana um exemplo de transparência e respeito com a população. O prefeito foi à rádio, explicar as decisões que tomou sobre o funcionalismo, a necessidade de cortar gastos e deu o exemplo: cortou do seu salário e dos agentes políticos do executivo. O PSB administra assim, pensando primeiro na população”, afirmou Carlos.

As votações devem acontecer a partir das 18h na Câmara de Vereadores de Casa Nova. “O Congresso é aberto. Estaremos o dia inteiro promovendo o debate, a discussão. O presidente atual, nosso prefeito Wilker , vai estar presente, discutindo a relação partido e sociedade. Queremos a presença de companheiros de outras cidades próximas e de representantes de todos os partidos que participam do governo em Casa Nova. Reiteramos o convite e a importância da presença de todos”, finalizou.

89101112