Após PSB-PE votar pelo impeachment de Dilma, ala do PT tenta reaproximação para disputa pelo governo no estado

Aproximação enfraquece discurso de “Golpe”

Parte dos integrantes do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) tem se manifestado a favor de uma possível aliança da legenda com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) para a disputa do Governo Estadual. A aproximação acontece mesmo após o PSB-PE ser um dos principais articuladores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, quando os cincos deputados do partido votaram a favor do processo, na época, além de um senador.

LEIA TAMBÉM

Enquete: Odacy Amorim é preferido para disputar governo de Pernambuco pelo PT

Nome de candidato a governador pelo PT deve ser decidido em maio

Em reunião nessa quinta-feira (03) com um grupo nacional sobre as eleições, uma ala do PT defendeu a proposta de aliança do partido com o Governador Paulo Câmara (PSB-PE) no Estado. Outro lado do PT entende ser inviável a aliança justamente por entender o peso que o PSB teve na queda de Dilma em 2016. Marilía Arraes, que defende a candidatura própria do partido no estado, esteve no encontro.

 

Caso a aliança se confirme, o discurso de “golpe” – comumente utilizado pelos políticos petistas – sofrido pela ex-presidente deve enfraquecer, já que o PT entraria em contradição apoiando um dos partidos que foi diretamente responsável pela concretização do impeachment.

Definição de nome para disputa ao Governo

Dividido desde o ano passado entre o PSB e a candidatura própria, o PT marcou para 12 de maio um congresso para definir um nome para a disputa do Governo Estadual. Apesar disso, petistas ponderam que, mesmo que um candidato seja escolhido – além de Marília Arraes, foram inscritos o deputado estadual Odacy Amorim e o militante José de Oliveira -, a executiva nacional precisa homologar o resultado e pode intervir pela aliança.

Exclusiva: escolha do PT sobre nome que disputará governo do estado deve acontecer em maio, de acordo com senador Humberto Costa

Senador (esq.) revelou que PT pode ter candidatura própria ou se aliar a PSB (Foto: Ascom)

A escolha do Partido dos Trabalhadores para o nome que disputará as eleições de outubro para o governo de Pernambuco não deve ser definida por ora. Foi o que afirmou o senador Humberto Costa em entrevista exclusiva ao Blog.

Hoje três nomes disputam a preferência dos membros petistas: o deputado estadual Odacy Amorim, a vereadora do Recife, Marília Arraes e o militante dos movimentos sociais José de Oliveira, entretanto, a martelo somente deverá ser batido em maio.

“Hoje a decisão do partido tem é de ter uma candidatura própria, nós temos três nomes disputando: Odacy, Marília e José de Oliveira, militante do movimento social e ainda há uma discussão a ser feita antes disso, se o PT vai sair com uma candidatura própria ou se o PT vai fazer uma aliança, no caso com o PSB“, explica o senador.

LEIA TAMBÉM:

Em Petrolina, senador Humberto Costa reafirma que PT continua trabalhando na candidatura de Lula

Humberto Costa acredita que Lula pode participar das eleições de outubro

Pesquisa interna

Segundo Humberto Costa, o PT contratou uma pesquisa para analisar o cenário eleitoral e depois dessas informações será decidido o futuro ou não de uma aliança com os socialistas. O próximo passo para o diretório avançar na escolha dos nomes para a eleição a governo de Pernambuco em 2018 é uma reunião no dia 5 de maio.

LEIA MAIS

Rede e PSB se aproximam e podem criar aliança para eleições de outubro

Partidos se aliaram nas eleições de 2014 (Foto: Roberto Pereira/Sei)

Nos bastidores da corrida à Presidência da República, a Rede Sustentabilidade e o PSB estão mantendo diálogos para construir uma aliança com foco nas eleições de outubro. Segundo a Folha de Pernambuco apurou, os dois partidos admitem conversas informais visando fortalecer o nome da pré-candidata Marina Silva (Rede).

Uma aproximação das duas siglas representa superar o também pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) na preferência dos eleitores. De acordo com um dirigente da Rede próximo à Marina Silva, “as definições somente serão tomadas quando se aproximar as eleições. Depende do desempenho dos candidatos nas pesquisas e outros fatores”, disse à Folha.

A aliança entre Rede e PSB significa na consolidação do nome de Joaquim Barbosa para a corrida eleitoral. O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) já apareceu nas intenções de voto da última pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada no domingo (15), onde teve entre 8% e 10% das intenções de voto.

Fernando Bezerra e Paulo Câmara se manifestam sobre prisão de Lula

(Foto: Ricardo Stuckert)

A atitude tomada por Sérgio Moro de decretar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou reações não apenas em políticos pró-Lula. O senador de Pernambuco e oposicionista ao governo do PT, Fernando Bezerra Coelho utilizou suas redes sociais para comentar a situação do Brasil.

Fernando escreveu que hoje é um dia delicado para o país e pediu respeito às opiniões divergentes entre esquerdistas e pessoas de direita.

“Hoje é um dia delicado para o país e, especialmente, para o ex-presidente Lula, que, inquestionavelmente, liderou conquistas para o Brasil, o Nordeste e Pernambuco. O momento pede serenidade e respeito às opiniões, às pessoas e às instituições” comentou.

LEIA MAIS

Joaquim Barbosa deve se filiar ao PSB na próxima semana

Ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, pode disputar eleição presidencial pelo o PSB. (Foto: Arquivo)

As especulações sobre a possível candidatura de Joaquim Barbosa ao Palácio do Planalto ganharam força nesta semana. Isso porque o ex-ministro Supremo Tribunal Federal (STF) teria acertado sua filiação ao PSB, em reunião com o presidente da sigla, Carlos Siqueira. A oficialização deve ocorrer nos próximos dias, já que a janela para filiação partidária se encerra no dia 7 de abril.

A candidatura de Barbosa à presidência é defendida por grande parte da bancada do PSB na Câmara. No entanto, o nome ex-ministro é rejeitado por alas mais à esquerda no partido.

De acordo com a última pesquisa Datafolha, Joaquim Barbosa registra de 3% a 5% da preferência do eleitorado. No levantamento, o jurista está à frente de pré-candidatos já oficializados, como Manuela D’Ávila (PC do B) e Guilherme Boulos (PSOL).

Mirando candidatura estadual, Carlos Neiva se filia ao PSB

(Foto: Ascom)

Ex-secretário no governo de Isaac Carvalho, Carlos Neiva se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) de olho em uma candidatura a deputado estadual na Bahia. A filiação de Neiva aconteceu na sexta-feira (23), no Grande Hotel de Juazeiro.

A filiação contou com a participação de políticos como a senadora Lídice da Mata, o deputado federal Bebeto Galvão e do presidente do PSB em Juazeiro, Carlos Luciano. O evento foi marcado por discursos em homenagem a vereadora Marielle Franco, morta no Rio de Janeiro.

PSB lamenta morte de vereador no Agreste

(Foto: Reprodução)

O vereador José Célio Soares da Silva foi assassinado na manhã dessa quinta-feira (22), na cidade de Palmeirinha, Agreste de Pernambuco. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) desde 2011, o diretório estadual lamentou a morte de Mizé, como era conhecido.

“O Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco lamenta a morte do vereador de Palmerina, José Célio Soares da Silva, filiado ao nosso partido desde 2011. Confiamos no trabalho da Polícia Civil e esperamos que o caso seja devidamente esclarecido para que os culpados sejam responsabilizados. Prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de luto. Diretório estadual do PSB”, afirma o comunicado oficial da sigla.

O crime está sob investigação da Polícia Civil. Até o momento não há mais informações sobre o caso.

Armando Monteiro volta a declarar apoio a Lula e critica possível aliança do PT com PSB

(Foto: Bobby Fabisak/JC Online)

Um dos nomes cotados para concorrer ao Governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro Neto afirmou que, se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realmente for candidato, tem obrigação de votar em Lula.

Em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, Armando destacou o sentimento de gratidão do pernambucano com Lula e não escondeu seu compromisso político com o ex-presidente.

“Não há como deixar de reconhecer que os pernambucanos têm muita gratidão e muita consideração com o presidente Lula. Eu por exemplo tenho, sou amigo do presidente, já caminhamos juntos em várias eleições e eu até já declarei publicamente que se o presidente Lula for candidato, eu não posso deixar de votar nele”, afirmou o senador.

LEIA MAIS

“Ele já está filiado”, afirma Paulo Valgueiro sobre filiação de Fernando Bezerra

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Paulo Valgueiro negou qualquer interferência na filiação do senador Fernando Bezerra Coelho ao MDB. Presidente do Diretório Municipal, Valgueiro rebateu críticas ao processo feito pelo Diretório Municipal e afirmou que FBC já está filiado ao partido.

Na manhã dessa sexta-feira (9), Valgueiro participou do programa Super Manhã, na Rádio Jornal e ressaltou estar seguindo o procedimento do partido. Segundo o vereador, a ficha de filiação foi assinada em Brasília, foi remetida ao diretório estadual e foi repassada para Petrolina.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Senado, deputado Sílvio Costa critica possível aliança entre PT e PSB em Pernambuco

Deputado Federal Sílvio Costa. (Foto: Internet)

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante) participou de ato político, nesta sexta-feira (23), em Santa Cruz do Capibaribe, quando assinou a filiação ao Avante do ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual, José Augusto Maia (ex-Podemos).

Em entrevista a rádios locais, Sílvio Costa reafirmou o apoio às candidaturas do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado e de Lula à presidência da República.

Em crítica à possível aliança entre PT e PSB, Sílvio Costa lamentou que o PT vá descartar a pré-candidatura de Marília Arraes. “Rifar a candidatura de Marília Arraes (PT) é gerar uma contradição que o povo não vai entender: golpistas e golpeados juntos”, disse Sílvio.

O deputado relembrou dois episódios que realçam o conflito de posições e interesses caso se confirme a aliança. “O prefeito Geraldo Júlio (PSB do Recife) chegou a dizer “temos de tirar essa mulher”, citando Dilma, e o aliado Jarbas Vasconcelos (MDB) afirmou que o ex-presidente Lula tinha que ir para a Papuda. Como vão explicar essa aliança agora? “, declarou Sílvio Costa em entrevistas a rádios na cidade.

PT e PSB cada vez mais próximos em Pernambuco

Ex-presidente Lula com governador de pernambuco Paulo Camara, João Campos e Renata Campos. (Foto: Reprodução/fFacebook)

A votação dos deputados federais de Pernambuco do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 parece ser águas passadas para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em reunião com o governador Paulo Câmara (PSB) e com Renata e João Campos, viúva e filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, nessa quinta-feira (15), Lula se mostrou favorável a uma reaproximação dos partidos, que estão rompidos desde 2012 no estado.

De acordo com nota divulgada no site do petista, o encontro serviu para que fossem discutidas as responsabilidades dos partidos com o futuro do país. “Conversaram sobre o cenário político brasileiro e a responsabilidade do PT e do PSB com o futuro do país, e por isso a importância dos dois partidos manterem o diálogo aberto independente de alianças eleitorais. O PT, o PSB, o PDT, o PSOL, o PCdoB e setores progressistas do PMDB criaram uma frente para discutir pontos em comum para a superação da atual crise política pela qual passa o Brasil”, diz a nota.

Com essa escolha do ex-presidente, o Partido dos Trabalhadores começa a costurar acordos e põe em risco sua candidatura própria ao governo do estado, que tem os nomes da vereadora Marília Arraes e do deputado estadual Odacy Amorim. Além disso, a reaproximação coloca em xeque o argumento do partido sobre um possível golpe contra Dilma, já que o PSB-PE votou de forma unânime pelo impeachment da ex-presidente.

Vice de Paulo Câmara, Raul Henry critica FBC: “foi desleal”

Henry (esq.) não poupou críticas a Fernando (dir.)

O vice-governador de Pernambuco, Raul Henry (PDMB) criticou o senador Fernando Bezerra Coelho (FBC) em entrevista cedida ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) na segunda-feira (12). Segundo Henry, a única pessoa com quem ele “tem problemas” na política é com FBC.

“Não tenho nenhum problema com ninguém na política de Pernambuco. Eu sempre fiz política pensando no interesse do público. Surgiu esse problema recente com o senador Bezerra Coelho porque foi uma violência muito grande contra nós” afirmou Henry.

FBC fazia parte do PSB até 2017, quando se filiou ao PMDB e começou a fazer oposição ao governo do estado, grupo do qual fez parte nas eleições de 2014, ano em que Paulo Câmara foi eleito governador de Pernambuco e o próprio Fernando foi eleito para senador.

Henry não poupou críticas a atitude de Fernando Bezerra. Para o vice-governador, o político petrolinense foi “desleal”. “Foi um gesto de absoluta deslealdade pessoal porque ele foi convidado a entrar no partido, ele entrou no partido numa quarta-feira e, na segunda anterior, de forma traiçoeira, ele pediu dissolução do partido que tem mais de 50 anos de história. Uma absoluta falta de respeito pessoal” alfinetou Henry.

FBC responde às críticas: “não posso deixar de reagir às agressões”

Fernando Bezerra respondeu às críticas de Henry chamando as declarações do vice-governador de “agressão”. “Não tenho nenhuma restrição pessoal a quem quer que seja. Na minha trajetória política de mais de 36 anos não tenho inimigos. Agora não posso deixar de reagir às agressões que são feitas sem nenhum respaldo com as verdades dos fatos” comentou.

Sobre a filiação ao PMDB, FBC destacou que “me filiei fazendo a comunicação prévia ao deputado Jarbas Vasconcelos que não apresentou nenhuma restrição. Estranho que ele desconhecesse todo o processo de afastamento meu do PSB para sinalizar positivamente e depois se posicionar de forma contrária à minha filiação” finalizou o senador.

Gonzaga Patriota assume presidência do comitê provisório do PSB; Lucas Ramos é vice

(Foto: ASCOM)

A Justiça Eleitoral validou, nessa quarta-feira (24), a diretoria do comitê provisório do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O deputado Gonzaga Patriota volta a presidência da legenda e tem Lucas Ramos como seu vice.

Segundo Gonzaga, em março, os socialistas petrolinenses serão convocados para realizar um “grande trabalho”. “Tenho o cuidado, na minha vida pública, de permanecer em partidos políticos de verdade. Passei mais de 20 anos no MDB (Movimento democrático Brasileiro) e estou há 27 anos no PSB. Agradeço esta condução, ao partido”.

“Gás e água não se juntam” diz Gonzaga Patriota sobre alianças da oposição em 2018

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na tarde de hoje (23) o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), reuniu a imprensa e durante entrevista em diversos assunto, entre eles o grupo de oposição “Pernambuco quer Mudar”.

No início de dezembro, diversos políticos do grupo de oposição marcaram presença do lançamento da campanha “Pernambuco quer mudar”. Lideram o ato os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Fernando Bezerra Coelho, o ministro Mendonça Filho (DEM), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) e os ex-governadores João Lyra Neto (PSDB) e Joaquim Francisco (PSDB).

Questionado sobre a construção do grupo, Gonzaga Patriota, que comanda o diretório local do PSB, falou que o grupo tem uma união frágil e que deve se separar na hora certa.

“É um união onde juntou o partido de Armando, Mendonça Filho que é um dos melhores ministros do governo de Temer, o próprio Bruno Araújo que foi um grande ministro das cidades, Fernando Bezerra Coelho que tem a história de Petrolina e Pernambuco conhece. Só que essas quatro forças que eu citei dificilmente se juntam, porque, gás e água não se juntam elas se separam, na hora certa. É uma confraternização como a gente faz com amigos, independentemente de nos apoiar ou não. Eu acho que aquela reunião da oposição não trás nenhum mal para Paulo Câmara”, afirmou Gonzaga Patriota.

“A causa negra é de todos os patriotas”, destaca Gonzaga em discurso na Câmara

Gonzaga lamentou, ainda, que a data não seja um feriado nacional. (Foto: divulgação)

Em nome do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o deputado federal Gonzaga Patriota fez um discurso na tribuna da Câmara nesta segunda-feira (20) sobre o Dia da Consciência Negra.

A data é celebrada desde 2003, quando foi incluída no calendário escolar pela lei que tornou obrigatório o ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nas escolas. Em 2011, uma nova lei consolidou-a também como Dia Nacional de Zumbi.

Para o parlamentar, as autoridades brasileiras devem respeito aos negros. Ele acredita que Brasil dos dias de hoje segue explorando sua população negra e promove leis que invalidam as conquistas desses povos no país.

“Poderíamos ser o 2º país do mundo em economia e em respeito aos negros.  Mas somos o 2º país com maior população negra abandonada do mundo. Este povo conquistou muito ao longo dos últimos 500 anos, mas muitos governantes parecem ter esquecido o passado e trabalham no sentido de fazer estas conquistas desaparecerem. Falo dessa portaria – que não irá passar – que pode trazer de volta a escravização em nosso país. E, ainda, da reforma trabalhista e da revogação da CLT – algo que conquistamos quando nosso país ainda começava a crescer”, criticou Gonzaga.

LEIA MAIS