Professores podem concorrer ao Prêmio Lucilo Ávila Pessoa

O prazo para inscrição no Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação foi prorrogado. Professores interessados em concorrer têm agora até esta segunda-feira (28) para submeter seus trabalhos pelo site https://tecnologianaeducacao.com.br. Podem se inscrever docentes do Estado que atuem na educação básica, profissional, técnica e superior, incluindo Bacharelados, Licenciaturas e Tecnológicos.

O Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação é uma iniciativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) e integra as atividades do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação (CITE), que acontecerá de 20 a 22 de setembro nos espaços do Senac Pernambuco, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina.

Para se inscrever no prêmio, que chega à oitava edição, o professor precisa estar no exercício da atividade docente e ter participado do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem-sucedidas, planejadas e executadas em escolas privadas e das esferas da administração municipal, estadual ou federal. Será necessário preencher um formulário disponível no site do XIX CITE, anexar relato de experiência com detalhes da atividade realizada, cópia de identidade, CPF e comprovante de inscrição no congresso.

A avaliação será realizada por uma comissão julgadora formada por representantes do Sesc, Senac, Faculdade Senac, Instituto Fecomércio, Sebrae e Secretaria de Educação do Estado. Serão avaliadas a clareza no relato de experiência, a relevância para a educação em Pernambuco, a inovação e criatividade na prática educacional. O resultado do trabalho vencedor será anunciado no dia 5 de setembro no site do XIX CITE. A experiência vencedora será premiada com uma Bolsa da Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Senac Pernambuco, de acordo com as regras contidas no edital da premiação.

Desde a sua criação, o prêmio tem buscado valorizar os professores em seu papel de agentes formadores e parte integrante do desenvolvimento social e humano, bem como difundir e dar visibilidade às experiências pedagógicas construídas e implantadas pelos docentes, tornando-as passíveis de serem adotadas por outros profissionais e pelos sistemas de ensino.

Congresso

O Prêmio Lucilo Ávila será entregue presencialmente no dia 19 de setembro, integrando a programação do XIX Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em formato presencial e virtual, nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. A programação conta com 51 palestras, sete oficinas e cinco prosas/mesa redonda com nomes importantes do cenário brasileiro e internacional, além de apresentações culturais, shows, tour pedagógico, Ideathon (maratona de inovação), Salão de Empreendedorismo e o Espaço do Conhecimento.

Diário de Pernambuco

Prêmio Sebrae de Jornalismo está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Com tema central “A importância dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”, a premiação contempla quatro categorias principais na edição estadual (Áudio, Texto, Vídeo e Foto). Na etapa nacional, este ano, as matérias poderão concorrer ainda ao prêmio especial, caso abordem a temática do empreendedorismo social. As inscrições podem ser feitas de forma rápida e fácil pelo site www.premiosebraejornalismo.com.br.

O jornalista responsável pela Agência Sebrae de Notícias (ASN) Bahia, Pedro Soledade, evidencia o potencial inspirador e transformador das reportagens inscritas no PSJ. “Mais que uma premiação, o Sebrae há 10 edições valoriza, reconhece e fortalece o jornalismo parceiro do empreendedorismo e dos pequenos negócios, trazendo pautas que impactam positivamente neste universo que responde por cerca de 98% do tecido empresarial do país e da Bahia”, afirmou.

O PSJ se tornou referência no fomento ao jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais. A Bahia foi o estado do Norte/Nordeste com o maior número de trabalhos inscritos, totalizando 62 nas quatro categorias. Veja aqui  os veículos e jornalistas que foram reconhecidos pela premiação na etapa estadual, em 2022.

Podem concorrer matérias veiculadas de 1º de julho de 2022 a 4 de junho de 2023, assim como podcasts e vídeos veiculados em plataformas digitais nesse mesmo período. O prazo para se inscrever vai até 5 de junho. Confira informações detalhadas abaixo.

• Quatro categorias na Etapa Bahia: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Áudio, Jornalismo em Vídeo e Fotojornalismo.

• Há premiações especiais na Edição Nacional: Empreendedorismo Social e Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo (concorrem os vencedores de cada categoria).

• Inscrições até 5 de junho de 2023.

• Período de veiculação dos conteúdos que podem concorrer: 1º de julho de 2022 a 4 de junho de 2023.

• Temas sugeridos: empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação, acesso a crédito, e empreendedorismo social.

• Inscreva-se: www.premiosebraejornalismo.com.br

Premiação especial 

Os conteúdos sobre empreendedorismo social devem abordar o tema retratando negócios que buscam solucionar ou minimizar problemas sociais ou locais por meio de produtos e serviços. Mostrar histórias inspiradoras, os desafios desse tipo de empreendedorismo, bem como seus impactos, também é uma forma de tratar do tema.

Ascom

Escola Municipal Dois de Julho em Juazeiro conquista medalha de prata na ‘série cobre’ de maior competição estudantil do país

Alunas da Escola Municipal Dois de Julho, localizada no distrito de Maniçoba, em Juazeiro, conquistaram a medalha de prata, na modalidade handebol feminino, disputada nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) de 2022, e consolidaram o esporte estudantil de Juazeiro. O evento representa a etapa máxima das competições estudantis no Brasil, e reuniu mais de 5 mil estudantes-atletas, dos 27 estados da federação, no período de 01 a 14 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

A equipe disputou na ‘série cobre’ dos JEBs e trouxe para casa a medalha de prata, sendo vice-campeã no jogo disputado com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jandira Henderson e Silva, do estado do Pará.

Integrante do time vencedor, a capitã Iris Railine Marques destacou a emoção de trazer bons resultados para Juazeiro. “Para mim, participar do JEBs foi uma grande conquista e uma grande alegria. Só em pensar que estamos levando uma medalha para casa, me enche o peito de emoção. Foi uma experiência incrível e desejo que ano que vem tenha mais”, contou a capitã.

Apoio e participação

Nos JEBs, Juazeiro esteve representada nas modalidades de xadrez, handebol e atletismo, com o apoio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), que ofereceu todo suporte de informações e assistência aos atletas, gestores, professores e comissão técnica envolvidos.

Participaram da iniciativa, estudantes da categoria mirim (12 a 14 anos), de naipes masculino e feminino, desde modalidades individuais a coletivas, das redes municipal e estadual. Na rede municipal de ensino participam alunos das escolas municipais de Pontal, Professora Dinorah Albernaz Melo da Silva, Helena Celestino e Dois de Julho. Já na estadual, os colégios Hildete Lomanto, Rotary e Rui Barbosa. Ao todo, 34 estudantes participaram das competições.

“O fomento ao esporte educacional traz excelentes resultados não apenas do aspecto dos resultados das competições, mas nesse sentido, Juazeiro também foi muito bem representada.  A Seduc cumpre o seu papel de engajar os jovens, promover e incentivar essas práticas e participar ativamente da construção de um novo tempo do esporte educacional no município”, finalizou a diretora de Juventude e Esporte Educacional, Carla Luz.

 

Texto: Brena Souza – Ascom Seduc/ PMJ

Após vencer maior prêmio de fotografia da Europa, Fotógrafo baiano conquista terceiro lugar em premiação dos Estados Unidos

Depois de emplacar o SIENA DRONE AWARDS, no maior concurso de fotografia da Europa, o fotógrafo baiano Aldo Bernardis figura, agora, entre os premiados do IPA – Int´l Photography Awards, importante concurso realizado nos Estados Unidos e que recebeu mais de 14 mil inscrições na edição de 2022.

A imagem produzida conquistou o terceiro lugar na categoria “Fotografia de Rua” e retrata um jovem pulando em direção ao Rio São Francisco, a partir da orla de Juazeiro. “Incrivelmente, a nuvem atrás dele formou uma espécie de capa ou asa, dando-lhe muita força e tornando esta imagem única”, afirma o fotógrafo, que já acumula mais de uma década atuando na área.

Bernardis explica que as 14 mil fotos inscritas vieram de mais de 120 países e foram analisadas por um júri internacional de renomados especialistas, contemplando diversas categorias.

Em menos de um mês, pude projetar para o mundo as belezas do nordeste e o trabalho de um nordestino a partir de minhas lentes. Estou muito feliz por mais essa conquista”.

O fotógrafo irá a solenidade de gala do Lucie Awards / IPA – Int´l Photography Awards, que chega a sua 19ª edição e será realizada Zankel Hall, em Nova York, no Carnegie Hall, na terça-feira, 25 de outubro de 2022.

Todas as fotografias premiadas podem ser acessadas clicando aqui.

Texto: Andrei Sansil

Fotógrafo baiano receberá premiação no maior concurso de fotografia da Europa

O fotógrafo baiano Aldo Bernardis, radicado em Petrolina (PE), entrou para o seleto grupo de profissionais a conquistar o prêmio de fotografia mais importante da Europa. Divulgado nesta segunda-feira (06), o resultado final do Siena Drone Awards coloca o trabalho de Bernardis onde nenhum outro brasileiro jamais chegou.

O Siena Drone Awards é o maior concurso da Europa e recebe inscrições de todo o mundo. Inscrito na categoria casamento, o trabalho do fotógrafo baiano recebeu o nome de “The Sea Love”. Segundo Aldo Bernardis, é “uma fotografia com uma composição muito forte, contraste e cores”, que ganhou os jurados do concurso.

A imagem foi feita durante o ensaio de pré-casamento do casal Tárcio e Amanda, realizado na cidade de Aracajú (SE). O fotógrafo participará da cerimônia de entrega do prêmio, que ocorrerá no Teatro dei Rinnovati, em Siena, Itália, no dia primeiro de outubro de 2022.

Estou muito feliz por ser o primeiro brasileiro a ganhar esse prêmio. Primeiro brasileiro, baiano e vindo do sertão. Essa conquista é de muita gente e só tenho a agradecer a todos”, finalizou Aldo Bernardis.

Jornalista Carlos Laerte vence Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco

(Foto: Maurício André)

O jornalista do Vale do São Francisco, nascido em Juazeiro (BA) e criado em Petrolina (PE), Carlos Laerte foi o grande vencedor do 1º Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco, na categoria ‘Jornalismo Cooperativo’. O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (30).

Diretor da Clas Comunicação e Marketing, Carlos Laerte venceu com a matéria ‘Saúde e sustentabilidade marcam história de sucesso cooperativista no Vale do São Francisco’, que conta a trajetória da Unimed Vale do São Francisco. A obra concorreu com inúmeras produções jornalísticas de profissionais que atuam em cooperativas do sertão ao litoral pernambucano.

Para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Pernambuco (OCB/PE), Malaquias Ancelmo de Oliveira, a primeira edição do Prêmio de Jornalismo Cooperativista de Pernambuco reconheceu e valorizou temas importantes para o cooperativismo a exemplo do desenvolvimento sustentável que transforma vidas.

LEIA MAIS

Apostadores contam planos para prêmio da Mega-Sena acumulada

(Foto: Ilustração)

Destinos paradisíacos e viagens despreocupadas de lazer estão entre os sonhos de consumo dos apostadores do concurso nº 2477 da Mega-Sena que, na quarta-feira (4/5), vai sortear R$ 60 milhões. Os números vencedores serão conhecidos, às 20h, no Espaço da Sorte, em São Paulo, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Caixa Econômica Federal.

No concurso anterior, 2.476, ninguém acertou os seis números e o prêmio de R$ 48 milhões acumulou. Os cinco acertos foram feitos por 72 apostas vencedoras, em que cada uma levou mais de R$ 45 mil para casa. Outras 4,7 mil que acertaram quatro números da cartela e receberam exatos R$ 985,76. A arrecadação total da Caixa foi de exatos R$ 57 milhões.

Mercado do Produtor de Juazeiro ganha destaque nacional como o 3° maior em comercialização de hortifrutigranjeiros do Brasil

Em pouco mais de um ano da gestão Suzana Ramos, Juazeiro alcança mais um destaque nacional. Pela primeira vez na história, o Mercado do Produtor, sob a responsabilidade da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), passou a ocupar a 3ª posição como maior entreposto em comercialização e volume do país no ranking de comercialização de hortigranjeiros divulgado nesta quarta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O levantamento tem como base a quantidade anual de 2021, comercializando o volume de 1.427.574 (um bilhão, quatrocentos e vinte e sete milhões, quinhentos e setenta e quatro mil) toneladas de frutas e verduras. Um aumento de 18,16% em relação a 2020.

O Mercado Produtor de Juazeiro fica atrás apenas do CEAGESP, de São Paulo, e do Ceasa Minas, de Belo Horizonte. O entreposto de Juazeiro está na frente de Ceasas de grandes capitais, como Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Recife, Porto Alegre e Salvador. As informações estão disponíveis no site da Conab (https://www.conab.gov.br/).

Para a prefeita Suzana Ramos, o momento é de comemoração. “Estamos em um momento muito importante na história de Juazeiro, onde o crescimento da cidade e o volume de ações que estamos realizando vem mudando o cenário local e projetando, ainda mais, a nossa cidade para todo o Brasil. Esse é só o começo de muitas realizações que estamos preparando e que contribuirão para alavancar Juazeiro e colocá-la no topo de diversos segmentos”, declarou a gestora.

LEIA MAIS

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 26 milhões


O Concurso 2.451 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (5) à noite em São Paulo, deve pagar o prêmio de R$ 26 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

Ninguém acertou as seis dezenas no concurso de quarta-feira (2) e o prêmio ficou acumulado em R$ 26 milhões.

As apostas podem ser feitas até às 19h (horário de Brasília) em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade e preencher o número do cartão de crédito.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Agência Brasil

OBMEP: Estudantes da rede municipal de Petrolina são premiados por desempenho

Um total de 58 estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina foram destaques pelo ótimo resultado conquistado na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 2021. Em sua 16ª edição, a OBMEP divulgou esta semana a lista de alunos premiados na avaliação, que reuniu 17,7 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas. A Prefeitura de Petrolina, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Esportes, irá realizar de forma simbólica, no mês de fevereiro, a cerimônia de premiação em uma data que ainda será definida.

A Rede Municipal de Ensino totalizou seis medalhas recebidas, sendo duas de prata e quatro de bronze, e 52 menções honrosas. Os estudantes André Luiz Nogueira Amorim, da Escola Municipal José Cícero, e Rebeka Amorim Ferreira, da Escola Municipal Eduardo de Sousa, conquistaram medalhas de prata. Já os ganhadores da medalha de bronze são os alunos: Juan Pablo Barbosa, da Escola Paulo Freire; Allan Santana, da Escola Olavo Bilac; Mateus Gilsivan, da Escola Santa Terezinha, e o aluno José Augusto Coelho De Amorim, da Escola João Rodrigues de Macêdo.

LEIA MAIS

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 75 milhões

Premiação acumulou novamente.

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.425 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta-feira (3) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou e é estimado em R$ 75 milhões. As dezenas sorteadas foram 10 – 31 – 38 – 46 – 49 – 54.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

LEIA MAIS

Mega-Sena acumula de novo e prêmio vai a R$ 46 milhões no próximo sorteio

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.327 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (12) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. O prêmio acumulou e será de R$ 46 milhões no próximo sorteio.

Veja as dezenas sorteadas: 30 – 37 – 45 – 54 – 57 – 58.

A Quina teve 47 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 64.714,34. A Quadra teve 3.521 apostas ganhadoras e cada uma leva R$ 1.234,05.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

A aposta simples, com apenas seis dezenas, o valor do bilhete é de R$ 4,50. Já para uma aposta com 15 dezenas, que é o limite máximo, o apostador paga de R$ 22.522,50 para concorrer.

Pesquisa de cientista social formada na Univasf recebe prêmio da Associação Brasileira de Antropologia

Izabel Castro é egressa do curso de Ciências Sociais.

Um estudo sobre a relação entre o surgimento das primeiras prisões do Brasil e os interesses políticos e econômicos da classe dominante do século XIX. Assim é o trabalho da egressa do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Izabel Castro, premiado com menção honrosa durante a 32º Reunião Brasileira de Antropologia, promovida pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

O artigo, intitulado “Punição e controle social no Século XIX: uma análise histórica-antropológica dos Annaes do Parlamento Brazileiro e do Código Criminal de 1830”, foi submetido ao IX Prêmio Antropologia e Direitos Humanos, na categoria Graduação.

LEIA MAIS

Mega-Sena pode pagar R$ 45 milhões nesta quarta

Premiação acumulou novamente.

O concurso 2.313 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 45 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h desta quarta-feira (28) no Espaço Loterias Caixa, no terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. A aposta mínima custa R$ 4,50 e pode ser realizada pela internet – saiba como fazer.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal – acessível por celular, computador ou outros dispositivos. É necessário fazer um cadastro, ser maior de idade (18 anos ou mais) e preencher o número do cartão de crédito.

LEIA MAIS

Mega-Sena pode pagar R$ 20 milhões, neste sábado

O concurso 2253 da Mega-Sena será sorteado, na noite deste sábado (18), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. As seis dezenas premiadas serão sorteadas a partir das 20h (horário de Brasília).

O prêmio está acumulado em R$ 20 milhões, e as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), deste sábado, no site das Loterias Caixa. É possível ganhar prêmios ao acertar quatro ou cinco números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas.

Para tentar ser o próximo ganhador da Mega-Sena, o apostador deve marcar de seis a 15 números do volante, podendo inclusive deixar que o sistema escolha os números, na chamada ‘Surpresinha’, ou concorrer com a mesma aposta por dois, quatro ou oito concursos consecutivos, com a ‘Teimosinha’.

A aposta mínima, com seis números, custa R$ 4,50.

12345