Câmara de Vereadores analisa projetos do Executivo nesta quinta

Câmara de Vereadores de Petrolina. (Foto: arquivo)

Nesta quinta-feira (14), os vereadores de Petrolina devem analisar dois projetos de Lei do Poder Executivo Municipal. O Projeto de Lei nº 016/2019, que prevê a reestruturação do Conselho Municipal de Educação, e o Projeto de Lei nº 017/2019, que dispõe acerca da criação do Grupo do Magistério Público para Educação Especial.

Os projetos preveem ainda a revogação das leis nº 799/98 e nº 3.122/2018. Ambos serão votados em dois turnos e precisam da aprovação da maioria simples da Casa, o que deve acontecer, já que a bancada de situação é composta por 18 vereadores.

Além disso, os parlamentares devem apresentar requerimentos e indicações à prefeitura municipal. A maioria versa sobre limpeza e pavimentação asfáltica.

Miguel Coelho comemora 65% de aprovação e fala em reeleição

Miguel em entrevista para a imprensa local.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, falou, durante o evento de sua filiação ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sobre as eleições municipais do próximo ano. Em seu discurso, o gestor do Executivo municipal ressaltou a força do seu novo partido e o os avanços do município durante seu governo.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho comemora 65% de aprovação e fala em reeleição

“Petrolina quer continuar avançando, seguir em frente ou quer voltar ao passado? Precisamos projetar e continuar a fazer Petrolina crescer. Vamos disputar a reeleição ano que vem e vamos ganhar junto com o MDB para fazer Petrolina avançar”, disse.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho convida Raul Henry para disputar eleições municipais de Recife

Raul henry e Fernando em evento em Petrolina.

Durante o evento de filiação do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do governo federal no Senado, fez um convite ao deputado federal Raul Henry para disputar as eleições para prefeitura de Recife, capital pernambucana, ressaltando a retomada do protagonismo do partido no estado.

“O MDB, para se preparar para a disputa de 2022, para recuperar o tamanho da sua bancada, não pode deixar de disputar as capitais do Brasil. Portanto, Raul, pense com carinho, considere, (…) poucos quadros em Pernambuco têm a sua biografia e o Recife quer um novo tempo e Raul pode ser o instrumento da construção desse novo tempo na capital pernambucana”, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho se filia ao MDB em grande evento em Petrolina

Miguel Coelho comemora filiação ao MDB em Petrolina.

O ato de filiação do prefeito de Petrolina Miguel Coelho ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) aconteceu na noite desta segunda-feira (11), durante evento no Auditório da Fundação Nilo Coelho, Centro da cidade.

Muitas pessoas participaram da cerimônia, que contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho, dos deputados Fernando Filho (DEM) e Antônio Coelho, federal e estadual, respectivamente, do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, do presidente estadual, Raul Henry, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.

No seu discurso, Miguel fez questão de ressaltar a importância do partido na história do Brasil e identificação com a sigla. “Você tem que escolher um partido que você possa se identificar com sua história. (…) Não estou chegando para ser mais um prefeito do MDB. Quero vir para poder somar. Chego aqui para trazer os resultados da nossa gestão”, disse.

O prefeito cutucou, ainda, a gestão anterior e deixou um questionamento aos eleitores de Petrolina. “Petrolina quer continuar avançando, seguindo em frente, ou Petrolina quer voltar ao passado?”, afirmou.

Bolsonaro marca reunião com deputados aliados para anunciar saída do PSL nesta terça-feira

(Foto: Internet)

Nesta terça-feira (12), o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com o grupo de deputados bolsonaristas do PSL para informar que deixará o partido, em meio à crise deflagrada na sigla. A informação foi revelada hoje (11) pelo jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o jornal Folha de São Paulo, o encontro acontecerá no Palácio do Planalto, onde Bolsonaro deve comunicar que ficará sem partido pelo menos no curto prazo. A tendência é que o presidente anuncie processo de coleta de assinaturas para a formação de uma nova legenda, cujo nome ainda não foi definido. Uma das hipóteses é Conservadores.

Os deputados e senadores do PSL considerados traidores pelo presidente, como Joice Hasselmann (SP), Delegado Waldir (GO) e Major Olímpio (SP), não foram convidados para o encontro.

Vereador Zenildo Nunes confirma filiação ao MDB e conclama demais vereadores para o novo partido do prefeito Miguel Coelho

Zenildo Nunes segue os passos do prefeito Miguel Coelho e se filiará ao MDB.

Em entrevista exclusiva ao Blog Waldiney Passos, Zenildo Nunes, um dos vereadores mais votados de Petrolina (PE), confirmou neste sábado (9), sua migração para o partido MDB. Seguindo os passos do prefeito Miguel Coelho, Zenildo deixa o PSB para ingressar no Movimento Democrático Brasileiro.

“A gente se colocou à disposição do prefeito Miguel Coelho para que a gente possa realmente seguir o partido ao qual ele vai se filiar,  a gente está à disposição. Vamos esperar ano que vem para abrir a janela e a gente evidentemente, vamos ter que ir para o PMDB”, afirmou Zenildo.

Para Zenildo Nunes, apenas sua filiação não basta. Visando os próximos pleitos, o vereador conclama os colegas parlamentares para filiação ao MDB, no intuito de somar forças para a base do prefeito Miguel Coelho.

“Espero que os demais colegas, principalmente, aqueles que recebem recursos nas suas bases, muitas ações do prefeito Miguel Coelho, espero que venham também para o MDB no sentido de reforçar e aumentar mais ainda a força política do prefeito Miguel Coelho”, ressaltou.

LEIA MAIS

Havan suspende campanhas publicitárias na Rede Globo em apoio a Bolsonaro

(Foto: Internet)

Nesta sexta-feira (7), por meio de uma nota, Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamento Havan e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PSL), informou que a empresa suspendeu campanhas publicitárias na Rede Globo.

“Não compactuamos com o jornalismo ideológico e algumas programações da Rede Globo nacional e estamos sendo cobrados pela sociedade e nossos clientes”, diz um trecho da nota.

Ainda segundo Luciano Hang, “enquanto esses programas prestarem um desserviço à nação e irem contra os valores da família brasileira, não voltaremos a anunciar”, mas que a marca manterá as “propagandas nas afiliadas e jornais locais, que ainda informam a sociedade de forma mais isenta e conservadora”.

LEIA MAIS

Líder da oposição, Paulo Valgueiro deve se manifestar nesta quinta sobre acusações contra Lossio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Paulo Valgueiro, líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Petrolina, deve se pronunciar, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07), sobre as acusações contra o ex-prefeito Júlio Lossio e secretários de sua gestão.

Na última terça-feira (05), o parlamentar disse que preferia ouvir mais a respeito do fato do ex-gestor ter virado réu na Justiça Federal, após denúncia do Ministério Público Federal no caso conhecido como o “escândalo do São João do Vale”.

LEIA MAIS

Gonzaga reafirma apoio a Lucas Ramos, mas não descarta aproximação com Miguel

(Foto: Arquivo)

O apoio do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) à pré-candidatura de Lucas Ramos à Prefeitura de Petrolina, nas eleições do próximo ano, não é novidade para ninguém. De acordo com o socialista, o PSB tem o direito e o dever de encabeçar uma chapa própria para a Prefeitura e ressalta que o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) reúne todas as qualidades necessárias para isso.

Como disse em entrevista a uma rádio de Petrolina, sobre sua postura de oposição ao prefeito Miguel Coelho (MDB) Patriota deixa claro, que apoiará o nome do seu companheiro de partido, Lucas Ramos. No entanto, o parlamentar não exclui a possibilidade de uma futura aproximação com o prefeito Miguel Coelho.

“Meu candidato é Lucas Ramos, vou brigar por ele. Vamos trabalhar pra ganhar essas eleições, se Deus quiser. Quanto a uma aproximação com Miguel Coelho, lá na frente, quem sabe, a gente pode estar juntos.  Isso já ocorrera com o seu pai, Fernando Bezerra Coelho”, disse Gonzaga relembrando que isso já aconteceu com o senador Fernando Bezerra Coelho.

As afirmações de Patriota sobre o pleito municipal de 2020 em Petrolina, se baseiam na possibilidade de um segundo turno histórico no município sertanejo. Fato que o referido parlamentar acredita ser possível.

Ciro Gomes classifica Lula como “enganador profissional”

(Foto: Arquivo)

Visto como um dos expoentes da esquerda no Brasil, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) não acenou positivamente para uma possível aproximação com Lula em eleições futuras. Sem poupar palavras, Ciro, em entrevista ao “Congresso em Foco”, disse não ter “apreço político pelo Lula” e atribuiu ao ex-presidente as crises que assolam o país.

“Eu não me recuso a conversar com ninguém, mas não tenho nenhum apreço político pelo Lula, nenhum. Acho que ele é o grande responsável por essa tragédia econômica, social e política que o Brasil está vivendo, não tem grandeza, só pensa em si e virou um enganador profissional”, disse.

Ciro Gomes descartou, ainda, aliança com o que classificou de “quadrilha que hegemonizou o PT” e explicou seu rompimento com a sigla. “Eu respeito muito o militante médio do PT, sei bastante bem separar o joio do trigo. (…) Em um momento para diante, sabendo o que eu sei, se eu não rompo, eu sou cúmplice”, afirmou.

Após fala de Eduardo Bolsonaro defendendo um novo AI-5, partidos e instituições reagem

(Foto: Fernanda Calgaro/G1)

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou a defender o uso de medidas ditatoriais como resposta à polarização política existente no Brasil. Em entrevista ao programa do Youtube da jornalista Leda Nagle, Eduardo afirmou que: “Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual ao final dos anos 60 no Brasil. Se a esquerda radicalizar a esse ponto uma resposta precisará ser dada. E ela pode vir via um novo AI-5”. 

A entrevista que foi gravada no dia 28 deste mês foi ao ar nesta quinta-feira (31). No dia 29 o deputado discursou no plenário da Câmara afirmando que se houverem no Brasil manifestações semelhantes as do Chile, os manifestantes teriam que “se ver com uma polícia”. Segundo o deputado, em caso de uma radicalização nas ruas, “a história irá se repetir”.

Diante da fala do parlamentar, partidos de esquerda (PSOL, PT, PcdoB, PDT e PSB) decidiram entrar com uma representação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Eduardo Bolsonaro (SP). Os partidos vão pedir também a cassação de Eduardo no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

“Vamos representar no Conselho de Ética. Ao propor o AI-5, ele está propondo fechar o Congresso Nacional. Então a segunda coisa é entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) por quebra da ordem constitucional. Estamos estudando juridicamente a melhor maneira de fazer isso”, diz Ivan Valente (SP), líder do PSOL.

LEIA MAIS

Após encontro com lideranças do MDB, Miguel confirma ato de filiação em Petrolina

Jarbas Vasconcelos e Miguel Coelho.

Em agenda na capital federal, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho esteve reunido, nessa quarta-feira (30), com o senador Jarbas Vasconcelos e o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi. Após conversas com os dois líderes, o gestor sertanejo confirmou o ato de sua filiação ao MDB em Petrolina, em novembro.

O chefe do Executivo Municipal disse ter convidado Jarbas para o evento. “Já fiz o convite para que [Jarbas] esteja em Petrolina no dia da nossa filiação, e tenho certeza de que poderemos trabalhar juntos por um estado mais forte, pois, além da legenda, o comprometimento com o povo pernambucano é o que nos une”, disse.

Em Brasília, Miguel também teve agendas no Governo Federal. O prefeito reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Rodrigo Dias.

Fernando Filho destina R$ 3 milhões para requalificação das praças de Petrolina

Praças de Petrolina devem ser requalificadas. (Foto: Reprodução/Google Maps)

O deputado federal Fernando Filho (DEM) destinou R$ 3 milhões de sua cota de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para a requalificação de praças de Petrolina (PE).

O parlamentar anunciou o investimento ao prefeito Miguel Coelho, que esteve em Brasília nessa quarta-feira (30). Como as emendas parlamentares são impositivas, as ações serão executadas obrigatoriamente ao longo do ano de 2020.

LEIA MAIS

Miguel Coelho fecha apoio com PP durante reunião com Eduardo da Fonte

Miguel Coelho em reunião com presidente o PP-PE, Eduardo da Fonte.

Em Brasília nessa quarta-feira (30), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, conseguiu o apoio do Partido Progressista (PP) para sua gestão e reeleição. O apoio político foi confirmado durante reunião com o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente da sigla em Pernambuco.

“Quanto mais partidos e apoios o nosso governo recebe, mas temos a certeza de que trabalhamos corretamente. O apoio de lideranças como Eduardo da Fonte e o PP são um sinal claro de que o governo está fortalecido e aberto a mais contribuições. Nossa base fica ainda mais sólida e temos mais parcerias para Petrolina”, destacou o prefeito.

Atualmente, o PP é, juntamente com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), a legenda com maior bancada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ambos somam 11 parlamentares em atuação na Casa Legislativa.

Pastor Roberto é empossado na Câmara de Juazeiro na vaga de Joseilson Marcelino

Pastor Roberto assume vaga deixada por Joseilson.

Na tarde dessa terça-feira (15), Pastor Roberto (PSC) tomou posse como vereador em Juazeiro na vaga deixada pelo Vereador Joseilson Marcelino, falecido no dia 09 de outubro. Muitas pessoas participaram da sessão na Câmara Municipal.

Com referências ao trabalho de Joseilson Marcelino, sua luta em favor das comunidades que representava e o legado que deixa, agradecendo à família e aos eleitores, o Pastor Roberto falou de sua determinação, sua vontade de trabalhar e contribuir para o crescimento de Juazeiro.

“Quero dizer que chego a essa Casa com a permissão de Deus, não da maneira que eu queria. Jamais subiu no meu coração um desejo de subir dessa forma. Não foi fácil. Mas, eu entendo que Deus tem um chamado para nossas vidas”, disse.