“O ato dele tem nome: traição”, diz Jarbas sobre Fernando Bezerra Coelho

“Jamais me curvarei diante da mesquinharia de homens”, disse Jarbas em seu discurso. (Foto: Internet)

A polêmica em volta do ingresso do senador Fernando Bezerra Coelho no PMDB parece não ter fim. Dessa vez, o próprio deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) ocupou a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira (12) para falar sobre a situação.

Após fazer um histórico da sua vida e de Fernando Bezerra que, segundo ele, “tem uma história marcada por adesismo de ocasião”, o deputado afirmou que a forma pela qual o senador ingressou no partido tem nome: “traição”.

O deputado afirmou que o PMDB de Pernambuco foi uma trincheira de resistência democrática ao regime ditatorial. “Vamos resistir e vamos recorrer a todas as instâncias políticas e legais para impedir que o partido se transforme numa extensão familiar dos interesses de Fernando Bezerra Coelho e companhia”, disse.

Além disso, Jarbas disse que não vai ser curvar. “Quero deixar registrado que jamais me curvarei diante da mesquinharia de homens que, usufruindo de um poder efêmero e frágil, buscam atingir aqueles que, como eu, sempre militaram em nome da democracia, da justiça e da coerência”, declarou.

Em cerimônia no Planalto, Temer diz que realidade é crescimento do país

Temer acredita que o Brasil está em crescimento. (Foto: Arquivo)

Ao discursar hoje (12) em cerimônia com sindicalistas, empresários e ministros, no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer disse que o povo brasileiro é maior que toda e qualquer crise. “O povo brasileiro é capaz de encarar os problemas, muitas vezes, artificialmente criados, e dizer não vou no artifício, vou na realidade, e a realidade é o crescimento do país.”

Para Temer, no Brasil, “cada um quer derrubar o outro” e que, muitas vezes, problemas são “artificialmente criados”. “Diálogo é fundamental para a democracia até porque irmana e fraterniza as pessoas. E é uma coisa muito importante no país, que cada um quer derrubar o outro, cada um quer derrotar o outro, cada um quer encontrar o caminho para verificar como atrapalha o outro. E não consegue. Não consegue porque o Brasil não para.”

A declaração ocorre um dia após a Polícia Federal concluir em inquérito que há indícios de crime por parte do presidente Michel Temer e demais integrantes do chamado “grupo do PMDB da Câmara” e após a prisão do empresário Joesley Batista.

LEIA MAIS

Defesa de Lula recorre na segunda instância de sentença no caso do triplex

A equipe de advogados sustenta que a análise de Moro foi “parcial e facciosa”. (Foto: Internet)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou, na noite de ontem (11), no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), um pedido de recurso contra a sentença do juiz federal Sérgio Moro no caso do triplex do Condomínio Solaris, localizado no município de Guarujá (SP). Lula foi condenado, em julho, a nove anos e seis meses de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

No documento de 490 páginas, os 12 advogados de defesa do petista argumentam que um conjunto de equívocos justifica a nulidade ou a reversão da condenação e que Lula deve poder depor novamente.

“O pedido foi baseado na demonstração de que o juiz de primeiro grau jamais teve interesse em apurar a realidade dos fatos e atuou como verdadeiro acusador: enquanto o MPF (Ministério Público Federal) fez 138 perguntas a Lula durante o seu interrogatório, o juiz formulou 347 questões ao ex-presidente, a maior parte delas sem qualquer relação com o processo”, escreveu a defesa em nota.

LEIA MAIS

Pedro Caldas é exonerado do cargo de secretário de Finanças e Gestão Administrativa em Cabrobó

(Foto: Internet)

O vice-prefeito de Cabrobó, Pedro Caldas (PT), foi exonerado do cargo de Secretário de Finanças e Gestão Administrativa após quase três meses de serviço. A portaria nº 396/2017 foi assinada pelo prefeito Marcílio Cavalcanti no dia 1º desse mês, mas só foi publicada nessa quarta-feira (6).

De acordo com informações, a decisão não abalou a relação entre os gestores. Ainda não se sabe quem assumirá a pasta.

Gaturiano Cigano apresentará projeto de lei que prevê vigilância armada 24 horas em agências bancárias

Projeto de lei busca prevenir assaltos a bancos em Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na manhã desta terça-feira (5), o vereador Gaturiano Cigano (PRP) irá apresentar na Câmara Municipal de Petrolina (PE) um projeto de lei que prevê a contratação de vigilância armada 24 horas nas Agências Bancárias Públicas e Privadas e nas Cooperativas de Crédito da cidade.

O projeto prevê vigilância inclusive nos finais de semana e nos feriados. Caso o projeto seja aprovado e sancionado, as Agências Bancárias e Cooperativas de Crédito terão 90 dias para se adequar a legislação.

Para Gaturiano, a lei servirá para prevenir que Petrolina seja alvo de assaltos a bancos. “Os roubos a caixas eletrônicos vêm substituindo os assaltos a bancos, devido à desarticulação das grandes quadrilhas de assaltantes, inclusive já tendo acontecido recentemente na nossa região, nas cidades de Salgueiro, Serrita, Granito, Terra Nova, Mirandiba e Verdejante, portanto faz-se necessário a presente Legislação, como forma de prevenção”, justificou o vereador.

Juazeiro: Vereadores participam da entrega da UPA reformada à comunidade

(Foto: ASCOM)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, acompanhado dos vereadores Bertinho da Carnaíba, Domingão da Aliança, Neguinha da Santa Casa, Joseilson Marcelino, Bené Marques, Allan Jones, Reinaldo de Sabino, entre outros, participou na tarde desta sexta-feira (01), da entrega à comunidade da reforma da UPA 24 Horas.

Para o Presidente Alex Tanuri a reforma da UPA “mostra a atenção que o prefeito Paulo Bonfim está dedicando à melhoria da saúde em Juazeiro. São novas instalações, novos equipamentos e uma atenção especial à qualificação do pessoal. A Câmara está aqui demonstrando apoio às iniciativas do prefeito em favor da saúde pública de Juazeiro”.

‘Estamos conversando’, diz Jarbas sobre ingresso de FBC no PMDB

(Foto: Arquivo)

O deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) admitiu, na manhã quinta-feira (31), conversas para o ingresso do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) no PMDB. “Estamos conversando”, disse o peemedebista, em entrevista a uma rádio local. O parlamentar também criticou as boatarias nas articulações políticas e disse que não existem chances de ele romper com o governador Paulo Câmara (PSB).

Após afirmar que mantém conversas com o senador Fernando Bezerra Coelho, Jarbas Vasconcelos respondeu que essa possibilidade (de ingresso do grupo no PMDB) estaria “pertinho” de oito, levando em consideração uma escala de zero a dez.

LEIA MAIS

Casa Nova: Associativismo leva equipe a trabalhar de domingo a domingo

(Foto: ASCOM)

Ao falar sobre a  disposição da equipe de associativismo em ir a campo de domingo a domingo, Carlos Tigre, secretário de Governo, afirmou que Casa Nova tem muito a se recuperar.

“O tempo que perdemos, o atraso em tudo que nossas comunidades poderiam ter ganho, a ausência de dialogo e do poder público e a falta de incentivo à colaboração e associação entre os moradores das comunidades. Casa Nova perdeu e cabe a nós recuperar estas perdas. Não temos mais tempo a perder”.

Neste domingo, como tem feito invariavelmente desde janeiro, Carlos do Tigre reuniu a equipe: Josimar Amorim (Coordenador da Sec. Educação); Maria José (Pedagoga – Ação Social); Rivelino Santos (Coordenador Pipas Exercito); Célio Roberto Bodão – Colaborador e Soledade – Liderança Comunitária e atendeu a um roteiro traçado durante a semana, depois de identificar as localidades que mais necessitam da presença do governo.

Da sede para o Mucambo, reunião com os moradores e agendamento de reunião com os associados da comunidade; atendimento da Unidade Móvel com médico, enfermeira, odontólogo e visita ao prédio da escola local.

Do Mucambo para Palmeira e São Bento, uma região inteira percorrendo estradas que foram patroladas e conferindo a qualidade dos serviços executados. A equipe esteve na Palmeira, 56, São Bento Salãozinho, Planta, Serra , São Bento e outras regiões próximas.

LEIA MAIS

Marília Arraes vem a Petrolina para conversa com Júlio Lossio

Eleição de 2018 começa a movimentar políticos em Pernambuco. (Foto: Internet)

Nesta quarta-feira (30), a vereadora e pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes, vem a Petrolina (PE) e já tem um encontro marcado com o ex-prefeito da cidade, Júlio Lossio.

De acordo com a vereador Cristina Costa (PT), “Marília quer conversar com Lossio e depois seguirá para Ouricuri”. Ainda segundo a parlamentar, Lossio será bem-vindo caso deseje vir para o Partido dos Trabalhadores. “Isso é proposta que ele vai analisar, mas acho que ele precisa está em outro partido que seja do campo do PT”, afirmou.

Primeira dama de Petrolina participa do encontro de Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social

O encontro foi promovido pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas. (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (25) Petrolina recebeu representantes de 40 municípios pernambucanos, para o encontro do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) ocorrido no auditório do hotel Grande Rio com o objetivo de promover a interação entre as cidades.

Representando o prefeito Miguel Coelho (PSB) a primeira dama Lara Secchi Coelho, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que o município tem sido destaque na área social.

“É uma grande honra estar aqui representando nosso prefeito Miguel Coelho que não pode estar aqui por um motivo nobre: ele está em busca de mais conhecimento para contribuir com o município. Receber representantes de 40 municípios aqui em Petrolina é um sinal de reconhecimento de que nossa cidade vem se destacado nesta área”, disse.

Na oportunidade, os profissionais participaram de palestras e oficinas com as seguintes temáticas: os desafios da gestão municipal do Suas e Vigilância socioassistencial na esfera municipal. Mas, nem só de teorias foi feito o encontro, depois de uma manhã de muitas discussões, os representantes municipais foram conhecer de perto alguns equipamentos sociais da cidade que vem apresentando resultados positivos.

O encontro foi promovido pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) e contou com a participação de sua presidente, Penélope Andrade, além da Secretaria Executiva de Assistência Social de Pernambuco, Socorro Araújo.

Em Recife, Lula afirma que senador Renan Calheiros o ajudou a governar o Brasil

O senador Renan Calheiros recepcionou Lula durante sua passagem por Alagoas. (Foto: Reprodução)

Durante sua passagem por Pernambuco, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista, onde falou sobre a força da esquerda e declarou que o senador Renan Calheiros (PMDB-RR) o ajudou a governar o Brasil.

“O Renan pode ter todos os defeitos, agora o Renan me ajudou a governar esse País. Se ele cometeu algum erro – e eu sou da opinião do seguinte, que todo mundo é inocente até que se prove o contrário. Olha, se eu quero pra mim a inocência até que se prove o contrário eu tenho que querer para os outros também. E o Renan me recebeu em Penedo, Renan foi no título Doutor Honoris Causa, o filho dele foi junto. Não vejo nenhum problema”, disse Lula, ao ser questionado sobre as movimentações com lideranças políticas durante a caravana pela região Nordeste.

Lula também falou sobre o desejo de mais força da esquerda no Brasil: “Eu gostaria que a esquerda tivesse mais força, que cada partido, o PCdoB elegesse 50 deputados, que o PSOL elegesse 50, 60, que o PSTU elegesse 50, 60. Que a esquerda do PMDB elegesse 50, 60. Mas quem vota é o eleitor. E quando eleitor vota nós temos que nos subordinar ao desejo das urnas. A única coisa que eu peço é que nessa eleição de 2018 nós vamos ter que ser mais cuidadoso com o nosso discurso para melhor orientar a população para votar”, disse.

Com informações do FolhaPE

“Não me interessa o desejo da igreja”, disse Ronaldo Souza sobre projeto de Shopping Popular em área do Palácio Episcopal

Ronaldo afirmou que há leis que proíbem construções no entorno do Palácio Episcopal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Sem papas na língua, o vereador Ronaldo Souza (PTB) criticou, durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (24), o andamento do processo que envolve a construção de um Shopping Popular nas redondezas do Palácio Episcopal em Petrolina.

De acordo com o parlamentar, a lei orgânica do município afirma que o Palácio Episcopal foi tombado pelo Poder Executivo, o que proibiria a construção no local, e que como legislador, apenas fará a lei ser cumprida.

“Não me interessa o desejo da igreja. Eu sou legislador e quero cumprir a lei. A lei orgânica diz que o Palácio Episcopal é histórico e não adianta dizer que não está registrado na Fundarpe. A carta magna do município de Petrolina é a lei orgânica. E eu peço respeito à lei e a mim que sou legislador. O patrimônio da igreja está sendo vendido. E eu estou procurando uma relação das áreas doadas pelo município para a igreja. Eu estou aqui para fazer e cumprir as leis”, disse.

Ronaldo disse ainda que o local será transformado em um camelódromo, caso o projeto avance e que não entraria em conflitos internos da Igreja Católica. “Nós vamos transformar um patrimônio histórico de Petrolina em um camelódromo, em um Shopping popular, tem tantas áreas. Se a igreja tem dificuldades, esclareça para a sociedade de Petrolina. Mas eu não vou entrar em conflitos da igreja, o que eu quero é proteção do patrimônio histórico”.

Câmara retira percentual de fundo público eleitoral; Votação da reforma política é adiada

Após a aprovação do destaque a votação do restante do texto da reforma política foi adiada. (Foto: Ilustração)

O plenário da Câmara aprovou na noite de hoje (23) o destaque que retira da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/2003 o dispositivo que estabelecia um percentual que vinculava 0,5% da receita corrente líquida da União para fundo de financiamento público de campanhas eleitorais. Após a aprovação do destaque, por 441 votos a 1, a votação do restante do texto da reforma política foi adiada para a próxima terça-feira (29).

Pelas dificuldades em fechar acordo entre os parlamentares, os deputados aprovaram um requerimento por 241 votos a 209 pela votação fatiada, em que a análise é feita por partes.

LEIA MAIS

Collor vira réu em processo da Lava Jato no Supremo

A PGR acusa o parlamentar de receber R$ 29 milhões em propina. (Foto: Arquivo)

Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou hoje (22) denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Fernando Collor (PTC-AL) pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão, Collor vira réu nas investigações da Operação Lava Jato.

A PGR acusa o parlamentar de receber R$ 29 milhões em propina pela suposta influência política na BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, além de Collor, estão envolvidos no suposto esquema a mulher do senador, Caroline Collor, e mais seis acusados que atuavam como “operadores particulares” e “testas de ferro” no recebimento dos valores.

Os ministros  Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello seguiram o voto do relator, Edson Fachin. Sem entrar no mérito das acusações, que serão analisadas ao fim do processo, Fachin entendeu que a denúncia contém os indícios legais que autorizam a abertura de ação penal contra o senador.

LEIA MAIS

Câmara pode votar hoje mudanças no sistema eleitoral

A sessão está marcada para começar às 13h, mas a votação deve ter início somente no fim do dia. (Foto: Internet)

O debate em torno da reforma política será retomado hoje (22) na Câmara dos Deputados, tanto no plenário quanto nas comissões. A sessão do plenário desta terça-feira tem como pauta única a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que trata da adoção de um novo sistema político-eleitoral para a escolha de deputados estaduais, distritais e federais e da criação de um fundo público para financiar as próximas campanhas eleitorais.

Se aprovada como está, a PEC 77 pode instituir no país o modo majoritário de votação para os cargos de deputados nas eleições de 2018 e 2020, como uma transição para o modelo distrital misto a partir de 2022.

O chamado “distritão”, como ficou conhecido, permite que os candidatos mais votados ganhem as eleições. Por esse sistema, cada estado vira um distrito, no qual as vagas disponíveis nas câmaras e assembleias legislativas são preenchidas pelos candidatos mais votados, sem considerar a proporcionalidade do total de votos recebidos pelos partidos e coligações, assim como ocorre com a escolha de prefeitos, governadores e presidente da República.

Pelo distrital misto, o eleitor vota duas vezes: uma no candidato do distrito e outra em uma lista preordenada pelo partido. O resultado sai do cálculo entre os resultados da votação majoritária no distrito e na escolha proporcional no partido.

Os líderes partidários passaram os últimos dias em reuniões com o relator para tentar fechar um acordo em torno de uma forma que seja mais viável como transição. Várias propostas têm sido levantadas, inclusive a de um modelo que foi apelidado de “distritão misto”, que seria uma combinação de voto majoritário no candidato e voto em legenda, ou seja, os eleitores poderiam votar em candidatos ou no partido nas eleições para deputado estadual e federal.

LEIA MAIS