Marília Arraes cumpre agenda em Petrolina e concede entrevista à Rural FM

Entrevista vai abordar projetos políticos e pautas voltadas ao Vale do São Francisco

A pré-candidata ao Senado por Pernambuco, Marília Arraes (PDT), estará cumprindo agenda nesta sexta-feira em Petrolina.

Durante a passagem pela cidade, Marília participará de uma entrevista ao vivo no programa “Espaço Aberto”, da Rural FM 103,1, a partir das 7h da manhã.

Na entrevista, a pré-candidata deverá abordar projetos políticos, cenário eleitoral de Pernambuco e pautas voltadas ao desenvolvimento do Vale do São Francisco, além de temas ligados à infraestrutura, economia e geração de emprego na região.

LEIA MAIS

Antonio Coelho e Paulo Lira vistoriam construção de escolas e equipamentos de segurança em Petrolina

Antonio Coelho, Paulo Lira e Ricardo Coelho acompanharam andamento das obras.

O deputado estadual Antonio Coelho acompanhou o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Paulo Lira, em uma série de visitas técnicas a importantes obras executadas pelo Governo de Pernambuco em Petrolina. A agenda também contou com a presença do vice-prefeito Ricardo Coelho.

As visitas incluíram intervenções nas áreas da educação e segurança pública. Entre os equipamentos vistoriados está a construção de uma nova escola estadual de tempo integral no bairro Jardim Maravilha. A unidade está sendo construída em uma área superior a 4 mil metros quadrados, com investimento de aproximadamente R$ 9 milhões.

LEIA MAIS

Capacitação amplia proteção de crianças e adolescentes em Petrolina

Treinamento fortalece rede de proteção à infância e adolescência em Petrolina.

Conselheiros tutelares de Petrolina participaram, nesta quarta-feira (20), de um treinamento voltado ao Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA), ferramenta utilizada em todo o país para registro e acompanhamento de casos relacionados à garantia de direitos de crianças e adolescentes.

A capacitação teve como objetivo fortalecer a atuação dos profissionais que trabalham diretamente na proteção social, garantindo um atendimento mais organizado, eficiente e humanizado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

LEIA MAIS

Sertão vira palco da corrida pelo Governo de Pernambuco entre Raquel e João Campos

Governadora aposta em obras; João Campos investe em articulação política no Sertão.

O Sertão pernambucano voltou a ocupar o centro das articulações políticas para as eleições de 2026. Nos próximos dias, a governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife João Campos cumprem agendas quase simultâneas em municípios estratégicos do interior do estado.

Raquel Lyra chega ao Sertão com foco em entregas, inaugurações e anúncios de obras. A programação da governadora inclui municípios do Sertão Central, Araripe e São Francisco, com autorizações de obras, entrega de ônibus escolares, equipamentos de saúde e inaugurações de centros de referência.

LEIA MAIS

Caps na Comunidade leva acolhimento e inclusão à Praça da Juventude em Petrolina

Evento levou acolhimento, cultura e serviços de saúde à Praça da Juventude.

A saúde mental ganhou espaço, acolhimento e integração social durante mais uma edição do Caps na Comunidade, realizada na noite desta quarta-feira (20), na Praça da Juventude, no bairro João de Deus, em Petrolina.

Promovida pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, a iniciativa aproximou os serviços da Rede de Atenção Psicossocial da população, fortalecendo vínculos entre usuários, familiares e comunidade.

LEIA MAIS

Suspeita de integrar esquema milionário de fraudes bancárias é presa em Petrolina

Uma mulher investigada por participação em um esquema de fraudes bancárias que teria causado prejuízo de R$ 1,5 milhão foi presa nesta quarta-feira (20) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante a Operação Credinimigo, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia. Ao todo, cinco suspeitos foram capturados em ações realizadas também nas cidades baianas de Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Segundo as investigações, o grupo criminoso é suspeito de praticar furtos qualificados e estelionatos por meio de fraudes na concessão de microcréditos bancários. A operação foi coordenada por equipes da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (19ª Coorpin/Senhor do Bonfim), da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Centro Norte).

De acordo com a Polícia Civil, a organização utilizava uma empresa correspondente bancária regular para obter acesso facilitado ao sistema de concessão de crédito de uma instituição financeira estatal. A partir disso, os suspeitos simulavam pedidos de empréstimos na modalidade “Crediamigo” em nome de terceiros.

LEIA MAIS

Prefeito Simão Durando lamenta o falecimento de Flávio Cabral

Petrolina amanheceu de luto nesta quinta-feira (21) com a notícia do falecimento do engenheiro Flávio José Gomes Cabral. Em nota de pesar, o prefeito Simão Durando destacou a trajetória de dedicação de Flávio ao serviço público e sua importante atuação na comunicação institucional da região:

“Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de Flávio José Gomes Cabral, ocorrido na noite desta quarta-feira (20), no Recife.

Flávio era um profissional respeitado, humano e extremamente dedicado ao serviço público. Engenheiro de formação, atuava como assessor especial de Comunicação na 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina, onde construiu uma trajetória marcada pela competência, responsabilidade e pela forma gentil com que sempre tratou a todos.

Sua atuação deixou importantes contribuições para o desenvolvimento institucional do Vale do São Francisco, sendo reconhecido por sua retidão, compromisso e grande capacidade de diálogo. Flávio conquistou o respeito e a amizade de colegas, gestores, comunicadores e de toda a comunidade regional.

LEIA MAIS

Importante corredor viário, Avenida Fernando de Farias passa por ação intensificada de limpeza

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil, intensificou os serviços de limpeza na Avenida Fernando Farias, popularmente conhecida como Estrada da Banana. A iniciativa integra o cronograma de manutenção urbana do município e reforça as ações preparatórias para o período do São João, quando a cidade registra um aumento expressivo na circulação de moradores e turistas.

Os serviços são executados por uma equipe de aproximadamente 30 trabalhadores, que atuam com limpeza manual em toda a extensão da via. Entre as atividades realizadas estão capina, varrição, roçada, remoção de resíduos e pintura de guias, garantindo mais organização e melhor aspecto visual para um dos principais acessos da cidade.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até sábado (23), reforçando o compromisso da gestão municipal em manter a cidade limpa, segura e preparada para os festejos do São João.

Exposição gratuita no Vale do São Francisco apresenta o universo dos fungos à população

Oficina sobre “Técnicas para Identificação de Fungos Macroscópicos” ministrada na exposição.

Uma imersão pelo universo dos fungos tem despertado a curiosidade de estudantes, professores e visitantes em Petrolina. Com uma proposta educativa e acessível, o projeto “Do Litoral ao Sertão: Museu Itinerante da Micologia Pernambucana (MIMPE)”, coordenado pelo professor Renan Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está aproximando ciência e população por meio de uma exposição gratuita no Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na Orla 1 do município.

Idealizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Micologia, o projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) e financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). A iniciativa reúne professores e pesquisadores de instituições como UFPE, Univasf, UFAPE e UFRPE/UAST.

A exposição apresenta, de forma educativa e acessível, a importância dos fungos para o meio ambiente, a saúde, a produção de alimentos e a biotecnologia, aproximando ciência e sociedade por meio de curiosidades, aplicações práticas e informações científicas sobre esses organismos.

LEIA MAIS

Projeto educativo da AMMPLA orienta crianças sobre segurança viária em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), mantém em funcionamento o projeto “Turminha do Trânsito”, iniciativa de caráter educativo voltada à conscientização de crianças sobre segurança nas vias públicas. Implementada em 2022, a ação realiza atividades semanais no Parque Municipal Josepha Coelho com o objetivo de instruir os participantes sobre regras de mobilidade urbana e convivência social.

O programa utiliza uma estrutura que simula a malha rodoviária urbana, equipada com ruas sinalizadas, semáforos, placas de trânsito, faixas de pedestres e ciclovias. No circuito, as crianças realizam o percurso a pé ou na condução de minicarros, alternando entre os papéis de pedestres e motoristas para compreender o funcionamento prático da sinalização e os direitos e deveres de cada cidadão no trânsito.

LEIA MAIS

Caminhoneira de Petrolina concorre a prêmio de R$ 500 mil no Master Driver Brasil

Adreleny Chaveirinho representa Petrolina no Master Driver Brasil e disputa prêmio de R$ 500 mil

A caminhoneira Adreleny Chaveirinho, moradora do Projeto Bebedouro, na zona rural de Petrolina, está representando o Vale do São Francisco no reality show Master Driver Brasil, onde concorre ao prêmio de R$ 500 mil.

O programa reúne motoristas de caminhão de diversas regiões do país e tem como objetivo valorizar os profissionais do transporte rodoviário, reconhecendo a importância da categoria para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

LEIA MAIS

Petrolina realizará conferência para discutir direitos de crianças e adolescentes

Inscrições estão abertas e seguem até sexta-feira (22), ao meio-dia

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, promoverão nos dias 25 e 26 de maio a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O encontro será realizado no auditório da FACAPE e terá como tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a Democracia Participativa”.

Na segunda-feira (25), a programação acontecerá das 15h às 17h. Já na terça-feira (26), as atividades serão realizadas das 7h30 às 17h.

LEIA MAIS

Petrolina abre inscrições para tradicional Concurso de Sanfoneiros da Rádio Rural FM

Vencedor do concurso receberá prêmio de R$ 5 mil

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, anunciou a abertura das inscrições para a 26ª edição do tradicional Concurso de Sanfoneiros da Rádio Rural FM, realizado em parceria com a Fundação Nilo Coelho.

O evento será realizado no dia 9 de junho, a partir das 19h, na Concha Acústica, no Centro de Petrolina, e contará com a participação especial do cantor Elisson Castro.

LEIA MAIS

Lucas Ramos confirma nome de Elismar Gonçalves para disputar vaga na Assembleia Legislativa

Deputado federal afirmou que decisão atende a uma convocação popular por mais representatividade do Sertão na Alepe

O deputado federal Lucas Ramos confirmou oficialmente o nome do ex-vereador Elismar Gonçalves como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. O anúncio consolida a chamada dobradinha “Lucas Federal e Elismar Estadual”, fortalecendo o grupo político no Sertão do São Francisco.

Segundo Lucas Ramos, a parceria com Elismar Gonçalves é construída há mais de uma década e se baseia em lealdade, amizade e trabalho conjunto em várias campanhas eleitorais. O parlamentar lembrou que Elismar esteve ao seu lado desde a primeira eleição, em 2014, e participou das disputas de 2018 e 2022.

LEIA MAIS

Segunda etapa da duplicação da Avenida Transnordestina será entregue nas próximas semanas

Novo trecho conta com 1,8 km de via duplicada e iluminação 100% em LED

A Prefeitura de Petrolina deverá realizar nas próximas semanas a entrega oficial do segundo trecho da Avenida Transnordestina, uma das obras mais importantes de mobilidade urbana executadas pela atual gestão municipal.

A nova etapa do projeto contempla aproximadamente 1,8 quilômetro de via totalmente asfaltada e iluminada com tecnologia 100% LED. No momento, as equipes da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade trabalham nos ajustes finais para a conclusão da obra.

Ainda nesta semana, está prevista a instalação da sinalização vertical e horizontal, além das defensas metálicas de proteção, equipamentos que vão reforçar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente o corredor viário.

LEIA MAIS