Após ministro da Saúde testar positivo para covid, Anvisa recomenda quarentena a comitiva de Bolsonaro

Ministro testou positivo nos EUA (Foto: Walterson Rosa/MS)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou, na noite de terça-feira (21), isolamento da comitiva que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a viagem aos Estados Unidos. A decisão da Anvisa vem após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga testar positivo para Covid-19.

De acordo com a CNN Brasil, um ofício foi encaminhado à Casa Civil da Presidência da República, que já está ciente das orientações. O documento pede que os integrantes da comitiva presidencial, que voltam ao país hoje e estiveram na cidade de Nova York, devem fazer quarentena de 14 dias.

LEIA MAIS

Para secretário de Saúde de Pernambuco, decisão do Ministério da Saúde gera “intranquilidade” em jovens

Foto: Heudes Regis/SEI

O descontentamento do secretário estadual de Saúde de Pernambuco com a decisão do Ministério da Saúde de interromper a imunização dos adolescentes sem comorbidades era visível durante a coletiva de quinta-feira (16). André Longo foi questionado pela imprensa sobre o ato do Governo Federal e não escondeu a frustração.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco não vai seguir orientação do Ministério da Saúde de interromper a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

“Infelizmente, o Ministério da Saúde, em vários comunicados, sem combinar com os Estados e municípios, faz esse comunicado de forma apressada e gera essa intranquilidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Pernambuco não vai seguir orientação do Ministério da Saúde de interromper a vacinação de adolescentes contra a Covid-19

Apesar de o Ministério da Saúde ter recuado sobre a recomendação de vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 usando o imunizante da Pfizer/BioNTech. Segundo o Folha de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informou, em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (16), que não suspenderá as aplicações nesse público até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se pronuncie oficialmente.

De acordo com o titular da SES-PE, André Longo, os órgãos que representam as secretarias de Saúde estaduais (Conass) e municipais (Conasens) enviaram documento para a Anvisa solicitando uma posição do órgão a respeito do assunto.

“Fomos pegos de surpresa com essa informação da suspensão. O Conass e o Conasens fizeram um documento para a Anvisa, que é o órgão que regulamenta o uso de vacinas no Brasil. E a Pfizer tem registro definitivo de uso no Brasil. Quem pode se manifestar (sobre a suspensão) é a Anvisa e, até agora, não houve nenhuma recomendação. Então, Pernambuco segue a vacinação”, disse Longo.

Fiocruz volta a entregar doses da vacina contra covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entrega hoje (14) 1,7 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), após duas semanas sem liberar remessas. Parte dessas doses, 50 mil imunizantes, ficará no estado do Rio de Janeiro, e o restante seguirá para o Ministério da Saúde, em Brasília.
 
Segundo a fundação, o maior intervalo entre as remessas ocorreu porque o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só chegou ao país no final do mês passado.

LEIA MAIS

Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer

O Brasil recebe hoje (12), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), 5.181.930 doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer. São quatro lotes, que chegam em voos separados até o fim da noite.

Após o desembarque, as vacinas serão levadas para o depósito do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP) e, em seguida, enviadas aos mais de 38 mil postos de vacinação espalhados pelo país.

LEIA MAIS

Grupo pró-Bolsonaro tenta invadir Ministério da Saúde

Manifestantes pró-Bolsonaro tentaram agredir jornalistas que estavam no Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (8). Segundo a BandNews FM, o grupo tentou invadir o prédio, após os profissionais da imprensa entraram no local para se refugiar.

Outra versão, apurada pelo Globo é que um servidor da Saúde teria batido boca com o grupo a favor de Jair Bolsonaro (sem partido) e teria sido perseguido pelos manifestantes, que seguem acampados na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) desde o ato do Sete de Setembro.

Imagens mostram os seguranças do Ministério segurando as grades, para evitar que os manifestantes invadissem o local.

Equipe da Record foi ameaçada; PM nega ter havido invasão

Segundo o portal R7, uma equipe de jornalistas da Record foi “encurralada e sofreu ameaças pelo grupo”. Apesar dos vídeos e dos relatos dos profissionais da imprensa, a Polícia Militar do Distrito Federal negou ter havido invasão e que foi acionada para “verificar uma situação envolvendo jornalistas e manifestantes”.

Véspera do Sete de Setembro

Vale ressaltar que os atos do Sete de Setembro, em Brasília (DF) ocorreram sem registro de violência, como o coronel Meira disse em entrevista à Rádio Jornal, na terça-feira (7). Também não houve notificação de atos violentos em Petrolina e Juazeiro.

Ministério da saúde deixa vencer R$ 243 milhões em medicamentos e Marília Arraes (PT) pede esclarecimentos ao Governo

A deputada federal Marília Arraes (PT-PE) é autora de um requerimento de informação, na Câmara dos Deputados, que cobra do Governo Federal esclarecimentos sobre o estoque de vacinas, medicamentos, testes de diagnósticos e outros itens que perderam a validade sem terem sido distribuídos, avaliados em R$ 243 milhões. O requerimento será protocolado na próxima quarta-feira (08), quando o setor responsável retornará às atividades normais após o ponto facultativo decretado em função do feriado de 7 de setembro.

De acordo com reportagem-denúncia do jornal Folha de São Paulo, são mais de 3,7 milhões de itens que começaram a perder a validade nos últimos três anos e que estavam abandonados no centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde, que fica na cidade de Guarulhos (SP). “A lista de produtos é gigantesca. São 820 mil canetas de insulina vencidas que dariam para auxiliar 235 mil pacientes com diabetes em um mês. É um desperdício de R$ 10 milhões, por exemplo. Há ainda remédios e outros produtos usados em tratamentos de doenças raras e câncer. Estamos falando de itens que podem significar viver ou morrer para muitas pessoas”, afirmou.

LEIA MAIS

Hospital Dom Malan é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

(Foto: Arquivo)

A semana começou com mais uma excelente notícia para o Hospital Dom Malan: a unidade materno-infantil foi selecionada para integrar o projeto “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”.

A iniciativa é do Ministério da Saúde e tem como objetivo reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), visando assim, melhorar a segurança do paciente.

Para aprimorar as práticas seguras, o hospital será acompanhado durante os próximos 24 meses e a equipe terá todo o suporte educativo de profissionais dos hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e pelo próprio Ministério da Saúde. Ambos serão responsáveis pela condução das sessões virtuais de treinamento, assim como pelo suporte contínuo e visitas.

LEIA MAIS

Governo anuncia ampliação do Programa Saúde na Hora

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou hoje (28) a ampliação do Programa Saúde na Hora que viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a pasta, mais 373 unidades de saúde em 211 municípios brasileiros poderão funcionar com horário estendido. As unidades de saúde habilitadas vão receber, até dezembro de 2022, mais de R$ 110 milhões para garantir atendimento à população durante um período maior.

O anúncio foi feito hoje (28) pelo ministro Queiroga e pelo secretário de Atenção Primária da pasta, Raphael Câmara, ao participarem da inauguração da Unidade Básica de Saúde Bairro Floresta, em Gramado, no Rio Grande do Sul. O local recebeu R$ 408 mil de recursos federais.

LEIA MAIS

Covid: país registra mais de 2,9 mil municípios sem óbitos em 24 horas

Com mais de 79% da população adulta já vacinada com a primeira dose contra a covid-19, mais de 2,9 mil municípios brasileiros não registraram casos e óbitos pelo novo coronavírus em 24 horas. A informação consta no boletim dessa quinta-feira (26) do painel LocalizaSUS do Ministério da Saúde (MS), que mostra a situação epidemiológica da pandemia no país.

Segundo o balanço, ao todo, 2.950 cidades registraram zero caso e zero óbito pela doença e os números da pandemia no Brasil não param de cair. Ontem o país também registrou no 15º dia consecutivo a média móvel de mortes por covid-19 inferior a 900 e ao terceiro dia seguido com o índice abaixo de 800. A curva de registros de novos casos também segue em declínio, com redução desde o mês de junho.

LEIA MAIS

Ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde envia ao STF pedido de suspensão de prisão na CPI da Covid-19

Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, pediu nesta 3ª feira (27) para o STF (Supremo Tribunal Federal) suspender todos os efeitos da prisão em flagrante determinada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19.

A relatora do caso é a ministra Rosa Weber. Dias foi preso em flagrante em 7 de julho enquanto prestava depoimento à CPI. Ele foi acusado de dar falso testemunho. O ex-diretor foi liberado no mesmo dia depois de pagar fiança e responde ao processo em liberdade.

LEIA MAIS

Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas para todo o país

As remessas começarão a chegar a partir de hoje

O Ministério da Saúde informou há pouco que vai distribuir mais 10,2 milhões de vacinas contra a covid-19 aos estados. As remessas começarão a chegar a partir de hoje (26). A entrega de todos os lotes deve ser finalizada na quarta-feira (28).

Pernambuco recebe mais de meio milhão de vacinas esta semana

De acordo com a pasta, serão distribuídas 4,8 milhões de doses da AstraZeneca, 3,3 milhões da Coronavac e 2,1 milhões da Pfizer.

Desde o início da vacinação, foram distribuídas 174 milhões de doses para todo o país, por meio do Programa Nacional de Imunização. Mais de 131 milhões de doses foram aplicadas sendo  94.5 milhões da primeira dose e 37 milhões da segunda ou dose única.

Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas; Aulas retornariam no mês de agosto

Os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga, e da Educação, Milton Ribeiro, defenderam hoje (8) o retorno dos estudantes às salas de aula. Os dois anunciaram a preparação de um protocolo de retorno e fizeram, de forma conjunta, um “apelo” a gestores municipais e estaduais para que comecem de imediato a preparação para essa retomada.

Segundo o ministro da Saúde, 80% dos professores do ensino básico já receberam a primeira dose da vacina, o que possibilitaria, a partir de agosto, um retorno seguro às aulas. “Temos apoio da Unicef, da Unesco, da OMS e da OCDE [para isso]. Há absoluto consenso de que vacinação não é pré-requisito para o retorno às aulas. Vamos, portanto, criar um protocolo conjunto que será estabelecido por portaria interministerial, estabelecendo as regras para o retorno seguro”, disse ele ao reiterar que a narrativa de que o Brasil vai mal na vacinação já estaria se dissolvendo.

Segundo a Agência Brasil, a expectativa é de que a portaria com o protocolo de retorno às aulas seja publicada no início da semana que vem.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde autoriza vacinação contra gripe para pessoas fora do grupo prioritário

(Foto: Ascom)

O Ministério da Saúde autorizou, neste final de semana, a ampliação da vacinação contra a gripe (Influenza). Desta forma, estados e municípios poderão imunizar pessoas além das já incluídas nos grupos prioritários iniciais. A Saúde afirma já ter repassado tal comunicação aos entes regionais e locais.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, justificou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde vai suspender contrato da Covaxin nesta terça (29)

Após polêmicas envolvendo o contrato para a compra da vacina indiana Covaxin, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu suspender a negociação, intermediada pela farmacêutica brasileira Precisa Medicamentos.

De acordo com a CNN, o contrato para a aquisição da vacina Covaxin foi assinado pelo Brasil em fevereiro, prevendo a importação de 20 milhões de doses do imunizante, desenvolvido pela indiana Bharat Biotech. As doses nunca chegaram a ser enviadas ao Brasil, uma vez que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou seguidos pedidos de importação do imunizante, que não atendia aos critérios técnicos.

LEIA MAIS
23456