Oposição da Casa Plínio Amorim na bronca com gestão municipal

Valgueiro teceu críticas a licitação do novo transporte público (Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de subir à Tribuna Livre e criticar a forma como o licitação do transporte coletivo está sendo realizado, o líder da oposição na Casa Plínio Amorim, vereador Paulo Valgueiro (MDB) conversou com a imprensa na sessão de quinta-feira (6) e voltou a questionar o processo.

LEIA TAMBÉM:

Oposição e situação divergem de opiniões sobre licitação do transporte coletivo em Petrolina

Um dos pontos é o pagamento das obrigações salariais das duas empresas atuantes na cidade – Joalina e Viva Petrolina – juntamente aos seus funcionários e as imposições do edital, o que pode afastar boas empresas. “Desde a Vale do Sol foram 15 anos de batalha jurídica e o prefeito Júlio Lóssio não pode fazer a licitação antes porque estava judicializado, que dava a concessão de 15 anos. Mas Júlio Lóssio fez a base, fez os estudos porque ele sabia que o contrato da Joalina terminava em 2017”, afirmou Valgueiro.

Durante a sessão, o vereador Domingos de Cristália (PSL) foi outro a utilizar a Tribuna Livre pra cobrar obras no interior, em especial no Distrito de Izacolândia e Rajada. Horácio Freire (PMN) chamou atenção para problemas na saúde, assim como Gilmar Santos (PT).

Os vereadores voltam a se reunir na manhã dessa terça-feira (11), sem projetos na pauta e apenas com Indicações e Requerimentos para análise.

Hasteamento das bandeiras dá início ao desfile de Sete de Setembro em Petrolina

(Foto: Thamires Santos/Rádio Jornal)

O tradicional desfile de Sete de Setembro em Petrolina começou em novo horário nesse ano, às 9h com hasteamento das bandeiras em frente à Prefeitura Municipal. O prefeito Miguel Coelho comandou a solenidade e foi acompanhado pelo público que prestigia o evento na Avenida Guararapes.

Em seguida, Miguel conversou com a Rádio Jornal de Petrolina e ressaltou a importância desse momento. “É um dia de bastante reflexão, dia que serve para a gente comemorar a Independência do nosso país e também refletir sobre toda história, das lutas que foram travadas para que hoje pudesse ser comemorada a Independência de tantos guerreiros e heróis dessa nação”, afirmou.

População acompanha início do desfile (Foto: Thamires Santos/Rádio Jornal)

LEIA MAIS

Mais de 7 mil procedimentos são realizados durantes mutirões em Petrolina

Filas têm sido zeradas com mutirões da prefeitura. (Foto: ASCOM)

A prefeitura de Petrolina registrou mais de 7 mil procedimentos realizados através de cinco mutirões neste final de semana. As ações aconteceram no Centro de Convenções,Instituto de Olhos,  João de Deus, José e Maria e Rajada. Várias pessoas compareceram para fazer procedimentos como exames laboratoriais, consultas oftalmológicas e cirurgia de catarata.

Levando as ações da plataforma “Petrolina Cuida” também para o interior, a administração municipal zerou a fila de espera por exames de fezes, urina e sangue em Rajada e localidades vizinhas. Além disso, as quatro unidades móveis atenderam os bairros João de Deus e José e Maria ofertando exames de mamografia; ultrassom; raio-x e eletrocardiograma.

O prefeito Miguel Coelho acompanhou os mutirões e destacou a importância dos procedimentos que têm como objetivo de eliminar as filas de espera. “Nós tínhamos uma fila de espera com mais de 75 mil procedimentos de anos anteriores. Hoje, ver milhares de pessoas realizando seus procedimentos, enxergando novamente, não tem preço. Isso sem falar nos novos investimentos em estrutura, novas ambulâncias e muitas outras conquistas”, disse.

O chefe do Executivo Municipal lembrou, ainda, de como encontrou a área da saúde. “Quando assumimos a gestão estávamos com todos os contratos encerrados e serviços suspensos e ainda no ano passado iniciamos uma parceria com as clínicas e hospitais particulares, inclusive, neste domingo faz um ano que realizamos nosso primeiro mutirão e, depois disso, não paramos mais”, afirmou.

Miguel Coelho lamenta morte de Moreira da Laborfilmes

O prefeito de Petrolina, Migue Coelho, emitiu uma nota de pesar lamentando a morte de Francisco Moreira da Laborfilmes, que faleceu no último sábado (01). Miguel destacou a importância do ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para a cidade.

Confira a nota

Petrolina perdeu um personagem ilustre de nossa história recente. Francisco Moreira, conhecido por todos principalmente pelo seu trabalho na Laborfilmes, deixará muita saudade. Moreira foi um pioneiro na fotografia no Vale do São Francisco e também se destacou como empresário bem-sucedido, chegando a presidir a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A importância de Moreira vai muito além disso. Ele foi capaz de registrar sonhos de muita gente com seu talento natural para a fotografia. Isso é algo que não se mede e deixa milhares de petrolinenses sensibilizados com sua partida.

A arte e profissionalismo seguirão através de seus filhos, que herdaram o talento para captar imagens. Deixo meus profundos sentimentos a toda a família, em especial a sua esposa Valdete e aos filhos.

Miguel Coelho – Prefeito de Petrolina

Reforma na quadra do Alto do Cocar terá investimento superior a R$185 mil

(Foto: Ascom)

O bairro Alto do Cocar será mais um a ganhar uma nova quadra poliesportiva. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Miguel Coelho na noite de quinta-feira (31) e serão investidos mais de R$ 185 mil na obra de revitalização do espaço.

A quadra está localizado na Avenida Valeriano Francisco de Souza e será revitalizada, ganhando nova estrutura, incluindo alambrado, piso, passeio público e iluminação em led. Miguel também anunciou outro serviço no bairro: a pavimentação da Rua 17.

“Petrolina estava com saudade de obras e os investimentos que estamos fazendo por toda a cidade estão dando resultado na vida das pessoas. O ‘Petrolina CRESCE’ serve pra gente poder resgatar a autoestima e o orgulho do petrolinense de ver a nossa cidade se preparando para o futuro, pavimentando o presente com obras que vão melhorar a qualidade de vida de toda a comunidade”, disse o prefeito.

Jardim Maravilha ganha nova Unidade Básica de Saúde

(Foto: Ascom)

A população do bairro Jardim Maravilha foi contemplada com a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na noite da quarta-feira (22). O aparelho público retomará os atendimentos interrompidos há quatro anos e soma-se a outras seis UBS inauguradas na atual gestão.

Os atendimentos serão feito das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. A UBS fica localizada na Rua Terra Nova, em frente à Igreja Católica e tem salas de vacina, procedimentos e curativos; consultório médico; e assistência farmacêutica, além de recepção.

“Costumo dizer que só tem noção da importância de um posto dentro do bairro quem precisa. Para quem teve seu posto fechado, a sua tranquilidade de quando o filho precisasse de atendimento frustrada, porque tinha que andar até outros bairros. Nem nos nossos melhores sonhos enquanto estávamos fazendo nosso plano de governo, a gente imaginou a melhoria nas vidas das pessoas como a que estamos vivendo ao entregar cada unidade dessa”, afirmou Miguel Coelho durante a inauguração.

Além do posto de saúde do Jardim Maravilha, foram abertas unidades no Mandacaru; Alto do Cocar; N-6; N-4; Capim e Lajedo. Ainda serão beneficiados os bairros Vila Marcela; Idalino Bezerra; São Jorge; Rio corrente e São Gonçalo.

Através do ‘Petrolina Cresce’, serão investidos R$ 281 milhões até 2020 segundo Miguel Coelho

(Foto: Jonas Santos/Ascom)

Até 2020 R$ 281 milhões em recursos estão garantidos para Petrolina, foi o que afirmou Miguel Coelho na manhã de hoje (22), no bairro São Gonçalo. O prefeito da cidade anunciou um pacote de serviços do Petrolina CRESCE, beneficiando o município com pavimentação, mobilidade urbana, construção de prédios públicos e melhorias na zona rural.

Segundo o gestor, nos próximos dois anos R$ 136 milhões serão aplicados somente para pavimentação de ruas e avenidas, nas zonas urbana e rural. Outros R$ 45 milhões serão investidos na revitalização dos pátios das feiras livres da Areia Branca e da Cohab Massangano, requalificação da Orla I, além da construção do Parque Fluvial na Orla II e do Parque do Povo.

“Desde o ano passado, nós retomamos o crescimento da nossa cidade a partir da realização de grandes obras, como a duplicação da Avenida Sete de Setembro. Com esse novo pacote de investimentos, vamos totalizar mais de R$ 281 milhões de reais em recursos garantidos que vão ser fundamentais para se manter, em ritmo acelerado, o desenvolvimento que Petrolina precisa e merece”, disse Miguel.

Prefeito Miguel Coelho lança pacote de investimentos em infraestrutura e entrega novo Clube do Bairro do São Gonçalo nesta quarta

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Prefeitura de Petrolina lança, nesta quarta-feira (22), uma plataforma de ações e investimentos voltados para a infraestrutura do município.

Com orçamento que ultrapassa os R$ 200 milhões, o “Petrolina CRESCE” tem como objetivo incrementar o trabalho de promoção do desenvolvimento urbano através de grandes obras estruturantes e de mobilidade, contemplando prédios e equipamentos públicos, assim como vias importantes e comunidades carentes de estrutura digna.

As novidades serão apresentadas pelo prefeito Miguel Coelho a partir das 9h30 no São Gonçalo, zona oeste da cidade. Na oportunidade, será entregue o Clube do Bairro, espaço de lazer e esportes para a população da comunidade.

Ordem de serviço beneficia área ribeirinha de Petrolina com pavimentação

(Foto: Ascom)

Cerca de R$ 2,3 milhões serão investidos pela Prefeitura de Petrolina na pavimentação de estradas e vias de acesso em cinco comunidades da área ribeirinha. Serão pavimentados 8,1 km de pista, que incluem 60 vias na Tapera, Roçado, Caatinguinha, Sítio São João e Agrovila Massangano.

O serviço foi anunciado na noite de quinta-feira (16) pelo prefeito Miguel Coelho. A previsão é de início dos trabalhos na segunda-feira (20) e conclusão em 18 meses.

“Essa é a terceira ou quarta vez que venho à Tapera, sempre trazendo alguma obra e, em breve, voltarei para anunciar mais uma quadra para a região. Essa é a comprovação de que a área ribeirinha deixou para trás o tempo do descaso. Agora temos prioridade não só para a área urbana, mas também para o sequeiro, perímetros irrigados e a área ribeirinha”, disse o prefeito.

Além da assinatura da ordem de serviço, Miguel também afirmou que em setembro será lançado um pacote de obras para asfaltar vias na zona urbana da cidade, cujo investimento é de R$ 66 milhões.

Membro da situação, Cícero Freire afirma que Requerimento foi pensado para ajudar gestão de Miguel Coelho

(Foto: Arquivo)

A sessão de quinta-feira (9) foi marcada por muita discussão em relação ao Requerimento nº 157/2018 proposto pelo vereador Cícero Freire (PR), que solicitava ao prefeito Miguel Coelho o envio de um Projeto de Lei à Casa Plínio Amorim para alterar o Código Tributário, cancelando a cobrança da taxa de lixo na cidade.

O Requerimento foi rejeitado pela bancada da situação, da qual Cícero faz parte, por 10 votos a oito e uma abstenção. Em conversa com a imprensa, o autor da proposta afirma que o pedido foi pensado para ajudar a gestão de Miguel.

LEIA TAMBÉM:

Depois de voto contrário dos colegas de bancada, Cícero Freire afirma que respeita posição dos vereadores

Pedidos de Cícero Freire provocam discussão na Câmara de Vereadores de Petrolina

“Eu votei, ajudar a eleger o prefeito Miguel Coelho e estou querendo com isso, estou querendo ajudar muito mais porque se ele vier a derrubar essa taxa de lixo, ele vai ficar botar o povo de Petrolina no coração dele, ele vai ficar marcado como o prefeito que derrubou essa taxa de lixo”, disse à imprensa.

LEIA MAIS

Depois de voto contrário dos colegas de bancada, Cícero Freire afirma que respeita posição dos vereadores

Membro da situação afirma entender posição de colegas da bancada (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão de quinta-feira (10) foi marcada por uma cena diferente na Casa Plínio Amorim. A bancada da Situação votou contra o Requerimento nº 0157/2018, proposto pelo vereador Cícero Freire (PR), membro do grupo de Miguel Coelho.

LEIA TAMBÉM:

Pedidos de Cícero Freire provocam discussão na Câmara de Vereadores de Petrolina

O pedido solicitava ao prefeito Miguel Coelho que envie à Câmara um projeto de lei alterando o Código Tributário para cancelar a cobrança na taxa de lixo em Petrolina. Por 10 votos a 8 e uma abstenção, o Requerimento foi rejeitado pela própria Situação.

LEIA MAIS

Petrolina terá Laboratório Municipal e Centro de Diagnóstico, afirma Miguel Coelho

Miguel e a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque anunciaram investimentos na saúde (Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o lançamento do “Petrolina Cuida” na manhã de terça-feira (31), programa da secretaria de Saúde, o prefeito Miguel Coelho anunciou uma série de serviços que serão executadas na cidade. Entre eles está a construção de um Laboratório Municipal.

O recurso foi obtido através de emenda parlamentar e o município também entrará com uma parte. “Graças ao investimento de uma emenda que o senador colocou no valor de R$ 900 mil, a Prefeitura está entrando com uma contrapartida de quase R$ 500 mil nós vamos construir um Laboratório Municipal novo”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho anuncia concurso público para contratação de 899 servidores

Miguel Coelho anuncia investimentos para saúde e entrega ambulâncias

Segundo Miguel, o projeto já está feito e o terreno também já foi selecionado. “O Laboratório será no Centro para estar perto dos hospitais e nossa previsão é que a gente licite ainda no mês de agosto ou setembro com prazo final de estar pronto até o final do ano que vem”, afirmou Miguel.

LEIA MAIS

Miguel Coelho anuncia concurso público para contratação de 899 servidores

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a coletiva realizada na manhã dessa terça-feira (31), o prefeito Miguel Coelho anunciou a realização de um concurso público para o preenchimento de 899 vagas em vários setores da administração pública municipal.

LEIA TAMBÉM:

Miguel Coelho anuncia investimentos para saúde e entrega ambulâncias

“A gente está fechando com qual entidade faremos o concurso, mas já fechamos o quantitativo não só de saúde, mas de todas as áreas, pega saúde, pega educação, pega o social, pega a Guarda, pega a segurança e quase toda as categorias”, disse o prefeito.

Segundo o gestor, esse é o maior concurso dos últimos 10 anos na cidade. O certame já havia sido anunciado no primeiro semestre, pelo próprio Miguel e conforme ele já havia adiantado, o edital deve ser publicado no semestre atual.

Miguel anuncia investimentos na saúde pública de Petrolina e entrega novas ambulâncias

Prefeito Miguel Coelho. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Prefeitura de Petrolina anuncia, nesta terça-feira (31), uma plataforma de ações orçada em R$ 22 milhões para melhorar a assistência médica e odontológica para a população.

Intitulado como “Petrolina Cuida”, o conjunto de iniciativas, que passa pelo aumento de postos de saúde à construção de novos equipamentos, será apresentado pelo prefeito Miguel Coelho, a partir das 10h, no estacionamento do Igeprev, no Centro da cidade.

Ainda na solenidade, serão entregues novas ambulâncias para atendimento na capital do Sertão do São Francisco.

Empréstimo da Prefeitura junto à Caixa garante investimento de R$ 60 milhões em pavimentação

Secretário destaca obras da SEINFRA (Foto: Blog Waldiney Passos)

Além dos serviços de pavimentação e requalificação de vias públicas em Petrolina já em andamento, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Fred Machado afirmou que mais recursos chegarão ao município.

Isso porque na segunda-feira (23) os vereadores aprovaram por 18 votos a 3 a autorização desse empréstimo, em sessão extraordinária que contou com a presença de Miguel Coelho na plateia.

LEIA TAMBÉM:

Principais avenidas de Petrolina serão recapeadas, afirma secretário da SEINFRA

Vereadores aprovam Projetos do Executivo em sessão extraordinária

“O prefeito Miguel Coelho está prestes a assinar um investimento, um empréstimo junto à Caixa Econômica Federal de R$ 60 milhões, um volume desse altíssimo pra implementar só pavimentação na cidade”, disse ao Blog Waldiney Passos.

No começo da semana Fred havia anunciado obras na Avenida Tapuio, através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho e outros serviços que estão em fase de licitação, devido à alta quantia para execução das obras.