Funcionários do SAMU de Juazeiro cobram melhores condições de trabalho

Profissionais da linha de frente no enfrentamento a covid-19, funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro (BA) realizaram um ato na tarde de segunda-feira (20), cobrando melhores condições de trabalho.

Com cartazes, os servidores foram à Rodovia Lomanto Júnior, em frente a sede do SAMU para chamar atenção do poder público e da população. A falta de estrutura na unidade é um problema antigo e foi inclusive, alvo de queixas no Ministério Público da Bahia (MPBA), em novembro de 2019 (veja aqui).

Quantidade insuficiente de veículos e falta de equipamento aos funcionários foram alguns dos problemas apontados pelo MPBA. Na época da queixa a Prefeitura de Juazeiro, que estava em “aquisição de equipamentos para as unidades básicas e avançadas” (leia aqui).

Apoiadores de Bolsonaro fazem nova manifestação em Brasília com críticas ao STF e ao Congresso

(Foto: Evaristo Sá/AFP)

No momento em que o Distrito Federal enfrenta um aumento no número de mortes pelo novo coronavírus, dezenas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro participaram, muitos sem máscara de proteção, de mais uma manifestação neste domingo (19).

O aparato de segurança para evitar a disseminação da doença é obrigatório no Distrito Federal desde o final de abril. A multa para o descumprimento é de R$ 2.000. Apesar de o protesto ter sido acompanhado pela Polícia Militar, a Folha de S.Paulo não flagrou nenhuma autuação. A manifestação foi promovida na Esplanada dos Ministérios por movimentos cristãos e conservadores. Mesmo que dezenas tenham desrespeitado o decreto distrital, a maioria vestia a máscara de proteção, apesar de não terem cumprido o distanciamento social.

LEIA MAIS

Trabalhadores vão às ruas de Juazeiro pedir retomada das atividades comerciais

Grupo pede retomada das atividades comerciais (Foto: Rede GN/Reprodução)

A segunda-feira (6) começa com manifestação em Juazeiro (BA). Enquanto o prefeito Paulo Bomfim (PT) concedia entrevista a imprensa local, funcionários do comércio estavam nas ruas da cidade cobrando a reabertura das lojas.

Sem previsão

O fechamento do comércio seguirá até 12 de julho, quando o prefeito poderá ou não revogar o atual decreto municipal. Questionado sobre a flexibilização do setor, Bomfim foi enfático. “Nesse momento nós estamos numa crescente muito rápida e infelizmente eu não vou autorizar reabertura do comércio. A gente vai acompanhando o dia a dia e entendendo esse processo”, disse o prefeito.

Sindicato não concorda com ato, mas quer volta 

Em nota, o Sindicato dos Comerciários de Juazeiro (Sindcom) não apoiou o ato de hoje, no entanto, pede a volta das atividades comerciais. “É necessário outras estratégias para que seja solicitado ao poder municipal a reabertura do comércio e que sejam amenizados os impactos financeiros com o fechamento do mesmo”, destaca a entidade.

“Queremos trabalhar, Bomfim não quer deixar”, era o grito de guerra de manifestantes hoje no centro de Juazeiro

Dezenas de manifestantes, alguns comerciantes, a maioria não, saíram as ruas de Juazeiro no fim da manhã desta sexta-feira (22), pedindo a reabertura do comércio. Ao contrário de Petrolina, onde os participantes do protesto usaram carros, em Juazeiro eles saíram a pé, pelas ruas da cidade, contrariando os decretos municipais que proíbem atos com aglomeração de pessoas.

Em entrevista coletiva na última segunda-feira (18), o prefeito Paulo Bomfim disse que 70% do comércio da cidade já está funcionando, mas o município não irá liberar a abertura total das lojas nesse momento. Na oportunidade, Bomfim também decretou toque de recolher na cidade entre as 22h e 5h do dia seguinte. O decreto municipal que determina o fechamento do comércio fica em vigo até o dia 30 de maio.

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito convocou uma nova entrevista coletiva para a próxima segunda-feira (25), às 9h, no Paço Municipal, para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Prefeitura de Petrolina afirma estar negociando reabertura do comércio com Estado

Prefeitura se manifestou sobre ato (Foto: ASCOM/PMP)

A Prefeitura de Petrolina encaminhou uma nota sobre a manifestação de alguns empresários da cidade nessa sexta-feira (22), os quais cobram a reabertura do comércio local. Segundo o Poder Executivo, a determinação de fechamento das lojas parte do Governo do Estado e que já está se discutindo a nível municipal a retomada gradual desse setor.

LEIA TAMBÉM

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

“Neste momento de pandemia, o comércio é regulado por decreto do Governo do Estado, o 48.834/2020. Ou seja, é o Estado quem proíbe a abertura. No entanto, a prefeitura já vem analisando formas de abrir gradualmente o setor, solicitando a devida liberação por parte do governo estadual. Para esta abertura, todos deverão seguir as normas de segurança sanitária, com regras e algumas restrições para evitar a disseminação do Coronavírus“, informa a nota.

LEIA MAIS

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

Empresários cobram reabertura do comércio (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O Blog mostrou mais cedo que o Ministérios Públicos de Pernambuco (MPPE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT) haviam orientado a Prefeitura de Petrolina e Polícia Militar a impedir a realização de um protesto marcado para essa sexta-feira (22), pedindo a reabertura do comércio. Mesmo assim, um grupo de empresários da cidade está nas ruas nessa manhã.

LEIA TAMBÉM

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

O grupo se concentra 9h, próximo ao Mineirão (antigo Makro), na Avenida Clementino Coelho. O Blog apurou que eles seguirão até a Prefeitura, para cobrar a retomada do comércio, que hoje está fechado por conta da pandemia do coronavírus.

Nossa equipe entrou em contato com a PM e a Prefeitura para saber quais medidas serão adotadas. Estamos aguardando um retorno. O vídeo a seguir foi encaminhado por um leitor do Blog:

Bolsonaro pode sofrer inquérito por participar de ato a favor de intervenção militar no Brasil

(Foto: EVARISTO SA/AFP e Getty Images / BBC News Brasil)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta segunda-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito para investigar se as manifestações realizadas no domingo contra as medidas de combate ao coronavírus, a favor do governo e pedindo o fechamento do Congresso e do Supremo feriram a Lei de Segurança Nacional (LSN).

A LSN estabelece quais são os crimes que ameaçam a segurança nacional do país, incluindo os que colocam em perigo o regime democrático. O Artigo 17, por exemplo, estabelece que é crime “tentar mudar, com emprego de violência ou grave ameaça, a ordem, o regime vigente ou o Estado de Direito”.

LEIA MAIS

Apoiadores de Bolsonaro vão às ruas de Petrolina pedir intervenção militar

Manifestantes querem intervenção militar (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O domingo (19) foi marcado por manifestações em várias cidades do Brasil e em Petrolina não foi diferente. Um pequeno grupo de simpatizantes do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) foi às ruas pedir intervenção militar e demonstrar apoio a Bolsonaro.

Mesmo debaixo de chuva, o grupo percorreu um trecho da Orla até a sede do Exército, onde prestou apoio às forças armadas do país. A manifestação aconteceu mesmo com as recomendações de isolamento social, solicitadas pelos governos estadual e municipal.

A seguir confira um vídeo das reivindicações dos manifestantes:

Servidores da SESAU fazem manifestação em Juazeiro; Secretaria afirma que município está adotando medidas para atender categoria

Categoria cobra melhores condições de trabalho (Foto: Reprodução/WhatsApp)

A semana começou com manifestação dos servidores da saúde de Juazeiro (BA). Eles se reuniram em frente à Secretaria de Saúde (SESAU), cobrando EPIs aos trabalhadores da zona rural. Segundo a titular da SESAU, Fabíola Ribeiro, a gestão municipal já está adotando as medidas necessárias.

LEIA TAMBÉM

Salto nas notificações liga alerta aos profissionais de saúde de Juazeiro

A mobilização da categoria é reflexo do aumento das notificações na cidade. 11 profissionais de saúde estão com suspeita de covid-19, um deles da zona rural. Fato esse que teria motivado a paralisação dos servidores, como disse a secretária na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

UBM realiza ato público em Petrolina, chamando atenção à participação feminina na política

Manifestação seguirá pela manhã dessa quinta-feira, na Praça do Bambuzinho (Foto: Internet)

Março é o mês da mulher e em ano eleitoral um velho assunto volta ao debate: a presença feminina na política. Aproveitando esse momento, a União Brasileira das Mulheres (UBM) realiza hoje (12), uma manifestação na Praça do Bambuzinho, em Petrolina.

O ato público conta com a presença de várias entidades sindicalistas, a exemplo do Sintepe e sindicato dos professores, predominantemente representados nessa quinta-feira pelas mulheres sindicalizadas. “Estamos lutando pelos direitos das mulheres, pela democracia. Dizemos em alto e bom som, democracia e respeito pelo país”, destacou Socorro Lacerda, representante da UBM em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina.

A programação teve início há poucos minutos e seguirá por toda essa manhã. “Nós existimos, essa visibilidade que a sociedade nos impõe é por isso que nós lutamos“, concluiu Socorro.

Estudantes da Univasf enfrentam paralisação no Transporte Estudantil Intercampi no 1º dia de aula do semestre

No retorno das atividades para o início do semestre 2020.1, os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) enfrentaram muita dor de cabeça. Os ônibus que fazem o Transporte Estudantil Intercampi não circularam nessa segunda-feira (2).

Os motoristas resolveram cruzar os braços hoje, cobrando o pagamento dos salários atrasados. Eles alegam que a instituição está em débito há dois meses. Dessa forma, os alunos de Juazeiro (BA) e Petrolina ficaram sem o transporte.

Outro lado

Em nota, a Univasf disse não ter sido comunicada sobre a paralisação, mas afirmou estar reunida com a empresa terceirizada e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Locadoras, Fretamento e Turismo da Bahia (Sindfretur).

Confira a seguir a nota da Univasf:

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro não cumpre promessa e moradores organizam nova manifestação para esta terça na entrada do bairro Itaberaba

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

A falta de infraestrutura na entrada do bairro Itaberaba, que dá acesso aos Residenciais Juazeiro I, II e III é um problema antigo. Desde que o problema começou a afetar diretamente a vida das pessoas que transitam pelo local, os moradores decidiram cobrar providências da prefeitura, que até o momento, segundo a população, nada fez.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro: moradores fazem manifestação cobrando melhorias na entrada do bairro Itaberaba

O Blog Waldiney Passos acompanha a peleja dos moradores do bairro Itaberaba desde o início de janeiro deste ano. Em uma das notas enviadas ao Blog, a prefeitura informou que assim que cessassem as chuvas, uma equipe seria encaminhada até o local para realizar a operação tapa-buracos. Ação que os moradores esperam até hoje.

LEIA MAIS

Escolas municipais de Orocó seguem sem aulas e professores fazem manifestação pelas ruas da cidade

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Os professores da rede municipal de ensino de Orocó (PE) estão em greve desde o último dia 10 de fevereiro. A classe reivindica a reversão da medida tomada pela gestão municipal, que resultou no rebaixamento total dos salários dos servidores oriundos do último concurso públicos, além do reajuste das tabelas de vencimentos para o ano de 2020.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Orocó (SINTEO), a prefeitura foi procurada várias vezes, mas não deu nenhuma resposta favorável às reivindicações da categoria. Ainda segundo o Sindicato, a greve continuará, até que o município atenda as demandas dos professores municipais.

LEIA MAIS

Compesa: moradores do Alto do Cocar cobram melhor atendimento no bairro

A quinta-feira (13) começou com protesto no bairro Alto do Cocar. Conforme o Blog mostrou ontem, moradores da comunidade estão protestando contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Na pauta da manifestação está a baixa pressão nas torneiras e a constante falta d’água.

LEIA TAMBÉM

Falta d’água: moradores do Alto Cocar farão manifestação nesta quinta-feira

O ato é pacífico e foi organizado pela Associação de Moradores do bairro Alto do Cocar (AMAC). “Continuaremos nessa luta incansavelmente para o restabelecimento do serviço da COMPESA em nossa comunidade, não desistiremos nunca“, disse a presidente da AMAC, Brenda Seforah.

Ela gravou um vídeo onde relata a situação da comunidade, confira a seguir:

Falta d’água: moradores do Alto Cocar farão manifestação nesta quinta-feira

(Foto: Ilustração)

A falta de água no bairro Alto do Cocar, em Petrolina (PE), segundo os moradores, é um problema antigo. Nos últimos meses, o desabastecimento vem se agravando, e para cobrar providências da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a população local fará uma manifestação, nesta quinta-feira (13).

O protesto está marcado para às 7h, na Praça do Bairro, em frente à Paróquia São Vicente de Paulo. De acordo com os organizadores, a manifestação será concentrada na Praça.

“Eu tive uma reunião com João Raphael em 2017, passei a problemática para ele, principalmente da falta de água e pressão aqui no Alto do Cocar, e nunca foi nos dado uma resposta, nenhum técnico veio aqui para averiguar a situação, os anos se passaram, cada dia foi piorando, e hoje a gente vive de lata ‘água na cabeça”, disse a líder comunitária, Brenda Seforah.

56789