Fla vence decisão com Inter e toma liderança na penúltima rodada

Atual campeão, o Flamengo demonstrou neste domingo (21) que vai brigar até o fim pelo bicampeonato do Brasileirão 2020. O Rubro-Negro venceu o Internacional por 2 a 1, no Maracanã, pela 37ª e penúltima rodada. Edenílson bem que abriu o placar para o Colorado, mas Arrascaeta e Gabigol garantiram a vitória.

Com diferença de apenas um ponto, só a vitória do líder sobre o vice-líder acabaria o campeonato antecipadamente. A equipe do técnico Rogério Ceni não só evitou o título do time de Abel Braga, como assumiu pela primeira vez a liderança da competição nacional (71 a 69 pontos).

A derradeira rodada do campeoanto que começou em 2020 e terminará só quase um ano depois — por conta, claro, do adiamento das partidas em razão da pandemia do coronavírus —acontecerá toda na quinta-feira. O Internacional enfrentará o Corinthians, no Beira-Rio; enquanto o Flamengo pegará o São Paulo, no Morumbi. Na frente na tabela, o Fla depende apenas de si mesmo para ficar com o troféu.

Logo aos 11 minutos, Edenílson cobrou pênalti de Gustavo Henrique (substituto de Willian Arão, com uma lesão no pé) em Yuri Alberto. O volante não desperdiçou e chutou firme para abrir o placar para o Internacional. Mas, 17 minutos depois, foi a vez do Flamengo empatar com um toque de classe de Arrascaeta, após boa jogada de Bruno Henrique.

Expulsão milionária

Um influente empresário gastou um milhão de reais para ajudar o time gaúcho a pagar a multa para que Rodinei, emprestado ao Inter pelo Flamengo, jogasse a partida decisiva. Acontece que o lateral-direito não foi bem no gol de empate e ainda acertou uma entrada dura em Filipe Luís, aos 3 minutos da etapa complementar. Bem verdade que o jogador havia acertado o travessão no final do primeiro tempo.

Menos de 15 minutos depois do cartão vermelho aplicado pelo árbitro Raphael Claus, em jogada pelo lado direito, Bruno Henrique dá passe milimétrico para Gabigol finalizar na saída de Marcelo Lomba e virar o placar. Aos 34 e aos 46 minutos, Pedro chegou a marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento e evitou festa ainda maior no Maracanã.

Mutação do coronavírus não mudou forma de contágio, segundo OMS

(Foto: Divulgação)

A mutação do novo coronavírus, confirmada neste fim de semana pelo Reino Unido, ainda está sendo investigada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A nova forma do vírus apresentou uma transmissibilidade 70% maior.

“Estamos buscando informações. Haverá detalhes em torno da variante nas próximas semanas”, disse em coletiva de imprensa na tarde dessa segunda-feira (21) a epidemiologista do Programa de Emergência em Saúde da OMS, Maria Van Kerkhove.

LEIA MAIS

OMS considera que pandemia do coronavírus ainda pode ser controlada

(Foto: FABRICE COFFRINI/AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira (10), que ainda é possível controlar a pandemia de coronavírus, embora o número de casos “tenha mais que dobrado nas últimas seis semanas”.

“Existem muitos exemplos em todo o mundo que mostraram que, embora a pandemia seja muito intensa, ainda pode ser controlada”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à mídia, citando os casos da Espanha em Itália e Coreia do Sul.

“Somente ações agressivas combinadas com a unidade nacional e a solidariedade global podem reverter o caminho da pandemia”, alertou. O chefe da OMS mais uma vez enfatizou a importância de aplicar testes de detecção, rastrear casos e isolar pacientes “para quebrar as redes de transmissão”.

LEIA MAIS

Segundo OMS, disseminação assintomática do coronavírus é ‘muito rara’

(Foto: Danny Lawson/AFP)

A chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou, nessa segunda-feira (08), que pacientes assintomáticos do novo coronavírus não estão impulsionando a disseminação da covid-19.

“A partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita adiante para um indivíduo secundário”, disse Van Kerkhove em entrevista na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), quando ainda afirmou que esse tipo de transmissão “é muito raro.”

LEIA MAIS

Vacina contra COVID-19 começa a ser testada em humanos nos EUA

(Foto: Ilustração)

Na corrida global por respostas ao novo coronavírus (SARS-CoV-2), há mais de 100 vacinas contra a COVID-19 em desenvolvimento e, desse total, espera-se que pelo menos 20 delas comecem a ser testadas em humanos ainda esse ano.

Devido à urgência da pandemia, as farmacêuticas tentam operar verdadeiros milagres científicos, como as empresas Pfizer e BioNTech que começaram, desde terça-feira (5), seus testes de imunização em pessoas saudáveis nos Estados Unidos.

Buscando determinar padrões de segurança, imunogenicidade e nível ideal de dosagem, as duas companhias testam, no momento, quatro opções de vacina contra a COVID-19, que atuam a partir de RNA mensageiro (mRNA). Caso uma das injeções funcione, os desenvolvedores alegam ter capacidade para disponibilizar o produto entre setembro e dezembro deste ano.

LEIA MAIS

Cartão de crédito passa a usar cotação do dólar do dia da compra

(Foto: Marcos Santos/USP)

Quem usa o cartão de crédito no exterior vai poder calcular com mais precisão o custo das compras internacionais. Entra em vigor hoje (1º) determinação do Banco Central (Circular nº 3918) que obriga as operadoras de cartão a usar a cotação do dólar do dia da compra – e não mais a do dia de vencimento da fatura – para conversão do valor em real.

A mudança pretende dar mais previsibilidade aos consumidores que usam o cartão no exterior ou que fazem compras em sites estrangeiros.

Antes dessa mudança, a cotação da moeda americana usada era aquela do dia do fechamento da fatura. Quando anunciou a mudança na regra, em novembro de 2018, o Banco Central (BC) argumentou que o cliente ficava vulnerável às variações do dólar no mercado financeiro desde a data em que o gasto foi feito até o momento do pagamento da fatura mensal do cartão de crédito.

LEIA MAIS

Dólar opera em alta e e pela 1ª vez ultrapassa R$ 4,50

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O dólar opera em alta nesta quinta-feira (27), atingindo pela primeira vez a cotação de R$ 4,50 e subindo pela sétima sessão consecutiva, em meio aos persistentes temores sobre a expansão do coronavírus e impactos na economia global.

Às 16h08, a moeda dos EUA era negociada a R$ 4,4744, com alta de 0,79%. Na máxima, até o momento, chegou a R$ 4,5016. Já o dólar turismo era negociado ao redor de R$ 4,70, sem considerar a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Investidores estão receosos com os potenciais danos da disseminação do novo coronavírus pelo mundo e os potenciais impactos da doença sobre a economia global. Isso derruba os investimentos de risco e favorece aplicações consideradas mais seguras, como o dólar e o ouro.

LEIA MAIS

Desvalorização da moeda se deve a fatores externos, diz Bolsonaro

(Foto: Internet)

O presidente Jair Bolsonaro disse, hoje (2), não ver como retaliação ao Brasil a decisão do governo dos Estados Unidos de aumentar as tarifas para importação de aço e alumínio brasileiros. Segundo o presidente dos EUA, Donald Trump, Brasil e Argentina estariam forçando uma desvalorização de suas moedas, o que tem prejudicado os agricultores daquele país.

“Não vejo isso como retaliação”, disse Bolsonaro em entrevista à Rádio Itatiaia na manhã desta segunda-feira (2). Na avaliação do presidente, a correlação não procede porque a desvalorização das moedas locais é em consequência de fatores externos. “O mundo está conectado. A própria briga comercial entre Estados Unidos e China influencia o dólar aqui, assim como coisas que acontecem no Chile, nas eleições na Argentina e no Uruguai. Tudo está conectado”, argumentou o presidente.

LEIA MAIS

Daniel Alves deve receber Título de Cidadão Petrolinense

Atleta nascido em Juazeiro deve receber homenagem em Petrolina.

Nesta terça-feira (06), os vereadores de Petrolina devem votar, durante a sessão ordinária, na Câmara Municipal, o Projeto de Decreto Legislativo n. 041/19, que prevê a concessão do Título de Cidadão Petrolinense ao jogador da seleção brasileira de futebol masculino Daniel Alves. A homenagem é de autoria de Zenildo Nunes.

O atleta é o jogador com mais títulos na história do futebol mundial. Natural de Juazeiro (BA), Dani Alves, como é chamado pelos colegas de clube, já é o melhor lateral direito do mundo, segundo prêmio da Fifa que, anualmente, elege os onze melhores da temporada mundial. Na última Copa América, foi considerado o melhor jogador do campeonato.

Ao receber ordem de prisão ex-presidente do Peru morre após dar tiro na cabeça 

(Foto: Guadalupe Pardo)

O ex-presidente peruano Alan García morreu em um hospital em Lima, após dar um tiro na própria cabeça ao receber ordem de prisão em sua casa, no bairro Miraflores, na manhã desta quarta-feira (17). García era acusado de corrupção em caso envolvendo a empresa brasileira Odebrecht. García foi levado com urgência ao Hospital Casimiro Ulloa, na capital peruana, mas não resistiu.

LEIA MAIS

Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame em Paris

(Foto: François Guillot/AFP)

Desde o início da tarde de hoje (15), um incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, no Centro de Paris. A fumaça pode ser vista do topo do patrimônio considerado uma referência histórica da capital francesa.

A prefeita da cidade, Anne Hidalgo, usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar o “terrível” acidente em curso e exaltar o trabalho dos bombeiros que estão no local tentando combater as chamas. “Estamos mobilizados no local em estreita ligação com o @dioceseParis. Peço a todos respeito ao perímetro de segurança”, destacou a prefeita.

LEIA MAIS

Se governo seguir como está, acaba em seis meses, diz Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho é considerado o guro do governo Bolsonaro.

Em Washington, durante um evento em sua homenagem, Olavo de Carvalho afirmou que se o governo de Jair Bolsonaro continuar como está pode não chegar até o final de 2019.

“O presidente está de mãos amarradas. Não sou capaz de prever [até onde vai] mas, se tudo continuar como está, já está mal. Não precisa mudar nada para ficar mal, é só continuar isso mais seis meses e acabou”, afirmou.

Além disso, Olavo afirmou que não sabe quais são as ideias políticas do Presidente da República, mas que o apoia por ele ser “um homem honesto e não ser ladrão”.

LEIA MAIS

Maduro anuncia fechamento da fronteira com o Brasil

(Foto: Internet)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nessa quinta-feira (21) o fechamento da fronteira com o Brasil e a realização de um “grande show” de música na área que faz divisa com a Colômbia. Ele avalia também o fechamento da fronteira colombiana, na qual está a cidade Cúcuta, que centraliza os repasses de doações para os venezuelanos.

“A partir das 20h de hoje (21h no horário de Brasília) a fronteira terrestre com o Brasil será fechada”, anunciou Maduro, nessa quinta, durante reunião com o Estado Maior das Forças Armadas Nacionais Bolivarianas (FANB) por videoconferência do Comando Estratégico Operacional de Caracas.

“Decidi que [o espaço] está totalmente fechado, até novo aviso sobre a fronteira terrestre com o Brasil, melhor prevenir do que remediar”, acrescentou Maduro. “Quero que seja uma fronteira dinâmica e aberta com a Colômbia, mas sem provocações.”

Maduro é reeleito em eleição questionada pela oposição

O processo eleitoral foi acompanhado por forte esquema de segurança. (Foto: Internet)

Presidente da Venezuela desde 2013, Nicolás Maduro, de 55 anos, é reeleito para mais seis anos de mandato, em uma eleição duramente criticada pela oposição e com elevado índice de abstenção. De acordo com a imprensa oficial, ele obteve 67,7% dos votos, enquanto o segundo colocado Henri Falcón conseguiu 21,1%.

Em entrevista coletiva na noite de ontem(20), Falcón disse desconhecer o resultado das eleições. Segundo ele, são necessárias novas eleições, pois houve uma “violação” do acordo pré-eleitoral. Há informações, não confirmadas oficialmente, de que o índice de abstenção nas eleições foi superior a 70%.

“Não reconhecemos este processo eleitoral como válido”, disse Falcón. “Para nós não houve eleições, é preciso fazer novas eleições na Venezuela, não é uma colocação que viemos fazer, viemos fazer exigências.”

Legalidade

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, ressaltou que mais de 150 representantes de organismos internacionais acompanharam a “transparência e legitimidade” das eleições e dos conselhos legislativos. Na relação desses representantes estão o ex-ministro da Espanha José Luis Rodríguez e o ex-presidente do Equador Rafael Correa, ambos simpatizantes de Maduro.

O processo eleitoral foi acompanhado por forte esquema de segurança, com 300 mil homens da Força Armada Nacional Bolivariana, além do apoio de seguranças e funcionários públicos.

Papa condena feminicídios e brinca: ‘freiras terroristas não’

(Foto: Internet)

O papa Francisco encerra neste domingo (21) sua visita ao Peru com uma missa multitudinária em Lima, em uma viagem iniciada no Chile, manchada pelo escândalo que persegue a Igreja provocado por abusos sexuais do clero contra menores. O sumo pontífice precisou esperar a chegada ao Peru para sentir-se acolhido pelos católicos, que foram em massa às ruas para recebê-lo, diferentemente da frieza com a qual foi tratado no Chile.

Visivelmente cansado depois de uma semana na qual percorreu milhares de quilômetros para visitar seis cidades nos dois países e com uma agenda cheia de atos, o papa alçou a voz para repreender e pedir unidade em uma Igreja, a peruana, desgarrada pelas facções.

Às religiosas da vida contemplativa do Senhor dos Milagres recordou que as “fofocas” nos conventos ameaçam a unidade da Igreja e comparou o hábito aos “terroristas, que jogam a bomba e vão embora”. “Freiras terroristas não. Que mordam a língua!”, lançou o pontífice, arrancando gargalhadas e sorrisos de dezenas de religiosas. Aos bispos disse: “trabalhem pela unidade, não fiquem presos em divisões que parcializam e reduzem a vocação”.

Em seu último dia em Lima, com uma população de nove milhões de habitantes, Francisco também irá rezar ante as relíquias dos quatro santos peruanos que repousam na catedral – as do quinto, Francisco Solano, foram roubadas há 25 anos e nunca apareceram – e fará a oração do Angelus.

LEIA MAIS
1234