Segundo dia do IV Festival Internacional da Sanfona é marcada por shows do americano Murl Sanders, Renato Borghetti e o Quinteto Sanfônico da Bahia

(Foto: ASCOM)

Nesta sexta-feira (15), o festival conclui os trabalhos nas oficinas e exposições. (Foto: ASCOM)

O som típico gaúcho de Renato Borghetti se misturou à sonoridade nordestina do Quinteto Sanfônico da Bahia e ao estilo americano de Murl Sanders, na noite em que o palco brilhou, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro (BA). Esta quinta-feira (14) foi marcada pelo início da série de concertos do IV Festival Internacional da Sanfona, que chega ao seu segundo dia.

Quem abriu as apresentações, às 20h, foi o Quinteto. Puxado pelo cantor,  sanfoneiro e curador do evento, Targino Gondim, o grupo variou os ritmos das canções, tocaram músicas de Vinícius de Moraes, Chico Buarque, João Gilberto e Sivuca. “O mestre Luiz Gonzaga tem um papel tão forte no nosso imaginário, que muitas pessoas ligam imediatamente o acordeom ao forró. Hoje vamos passear mais por outros ritmos”, disse Targino ao público, enquanto se preparava para tocar ‘Mercedita’, um clássico paraguaio.

LEIA MAIS

Músico representa Petrolina e Juazeiro no Festival Internacional de Percussão em Salvador

Bolão 1

O evento acontece essa semana, entre os dias 26 e 28 de fevereiro e terá a participação do professor e instrutor de percussão, Cleybson Barros de Souza, mais conhecido no contexto musical na região, como Bolão.

O sonoplasta, professor e produtor musical nasceu na cidade de Olinda e se encantou pelo Vale do São Francisco, onde tem trabalhos realizados nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), que conceituam a região como um polo musical atuante, além de professor e idealizador de vários projetos musicais, Cleybson Bolão também produz instrumentos musicais a partir de material reciclável.

Na bagagem de Bolão, a realização de    Oficina de percussão no IF Sertão, oficina com materiais recicláveis na confecção de instrumentos percussivos e técnicas; curso Prático de Percussão na APAE/Petrolina pela Secretaria de Cultura e FUNDARPE, entre projetos artísticos.

No momento, ele está à frente do Projeto Reciclando no Viés da Música, projeto refere-se à realização de aulas práticas percussivas e elaboração de instrumentos a partir de materiais recicláveis, para novas criações e formações na prática e confecção dos instrumentos, tendo como referência os ritmos regionais brasileiros como frevo, maracatu, coco, baião, xote, capoeira, afoxé, mangue beat e MPB.

1234