Associação dos PMs da Bahia deflagra greve; mobilização em Juazeiro começará hoje

(Foto: Ilustração)

A Associação de Policiais e Bombeiros e de seus familiares do Estado da Bahia (ASPRA) deflagrou greve na terça-feira (8) e as lideranças do movimento pedem aos policiais que fiquem nos quartéis para não trabalhar. De acordo com a ASPRA, há três meses a categoria realiza assembleias e não conseguiu acordo com o Governo da Bahia.

Os PMs intitulam a manifestação como “Segurança por Segurança” e entre as demandas, cobram a regulamentação dos direitos dos policiais e bombeiros, além do plano de carreira. O movimento grevista, contudo, não tem reconhecimento do Comando Geral da Polícia Militar e do Governo da Bahia.

Comando não reconhece

Em nota o Comando afirmou que a greve foi “decretada por um deputado estadual” e que trata-se de “um movimento político sem adesão da PM”. Ainda segundo o Comando Geral, a ASPRA quer “criar clima de insegurança”.

O comandante regional da PM, coronel Anselmo Brandão gravou um vídeo e criticou a ação da ASPRA. Confira:

LEIA MAIS

Professores da UFPE aderem à Greve Geral pela Educação

Nesta quarta-feira (02) e quinta-feira (03), acontecerão em todo o país protestos e paralisações em defesa da educação pública. Os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão aderir à paralisação nacional. A decisão foi tomada na última segunda-feria (30/09), em assembleia convocada pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).

A mobilização nacional em defesa da educação, ciência e tecnologia vai englobar diversas ações no Congresso Federal e nos demais estados do país. Ex-ministros da Educação e membros do Fórum Nacional Popular de Educação vão se reunir na quarta para apresentar documentos com diagnósticos, propostas políticas e estratégias destinadas ao campo educacional no intuito de reverter as constantes ameaças e restrições aplicadas aos setores. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) programou uma Marcha pela Ciência, e a União Nacional dos Estudantes (UNE) fará uma paralisação para chamar a atenção para as questões relacionadas aos alunos.

A convocação para a paralisação foi feita pela UNE e pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG). Dentro das atividades programadas, ex-ministros visitarão os parlamentares para defender a pauta de oposição à desconstrução do Programa Nacional de Educação (PNE) e contra o não cumprimento da lei com as metas para os setores até 2022. Eles vão apresentar documentos tratando sobre o programa Future-se, o novo Fundeb, o Sistema Nacional de Educação e a Formação de Professores.

Funcionários dos Correios suspendem greve em Pernambuco

(Foto: Arquivo)

Os funcionários dos Correios em Pernambuco decidiram, em assembleia, nesta terça-feira (17), suspender a greve iniciada no dia 10 de setembro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco (Sintect-PE), a categoria deveria voltar ao trabalho a partir das 22h de ontem (17).

Desde o início da paralisação parcial, os Correios colocaram em prática um plano de continuidade de negócios, estabelecendo ações de contingência para amenizar eventuais impactos à população.
Entre as medidas estão o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação e a realização de mutirões nos fins de semana. As ações contingenciais continuarão a ser adotadas até que as entregas sejam normalizadas.

Dos 3.200 funcionários da empresa em Pernambuco, segundo o Sintect-PE, 2.792 participaram do movimento, resultando na paralisação de 80% das atividades no Estado.

Greve dos Correios

Os funcionários dos Correios decidiram aderir à greve nacional de servidores da estatal no dia 10 de setembro. Segundo a categoria, a greve queria impedir a redução dos salários e de benefícios, além de ser contra a privatização dos Correios, proposta defendida pelo Governo Federal, que incluiu a empresa no Programa Nacional de Desestatização em agosto. Em Pernambuco, com a greve, apenas 30% dos serviços funcionaram, afetando assim a entrega de correspondências e mercadorias. Ao todo, funcionários de 200 agências dos Correios no Estado cruzaram os braços.

Contrários à privatização, funcionários dos Correios entram em greve

(Foto: Internet)

Os funcionários dos Correios de todo país decretaram estado de greve após uma assembleia realizada na noite de ontem (10). Em Pernambuco, cerca de 300 trabalhadores estiveram em Recife e votaram pelo sim à parada.

O grupo é contra a proposta de privatização por parte do Governo Federal, aumento de 0,8% em cima do salário, a redução do adicional noturno para 20% e o fim do vale-cultura e também o não pagamento de ticket durante as férias.

Além do Recife, aderiram ao estado de greve os funcionários de Caruaru e Petrolina. Eles farão uma nova reunião na tarde de hoje (11), para saber como ficará o trabalho da categoria. (Com informações do JC Online).

Correios rejeitam mediação feita pelo TST e categoria ameaça entrar em greve

(Foto: Arquivo)

Os Correios rejeitaram uma mediação feita pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) com funcionários. É a primeira vez que uma empresa fecha as portas, de forma unilateral, em negociação capitaneada pela corte.

Com a decisão, sindicalistas ameaçam deflagrar greve a partir de terça-feira (10). A Vice-Presidência do TST é responsável por arbitrar impasses envolvendo categorias de empresas com abrangência nacional.

LEIA MAIS

Polícia Militar da Bahia pode entrar em greve em setembro

Possibilidade de greve se torna cada vez mais real.

Está cada vez mais encorpada a possibilidade da Polícia Militar (PM) entrar em greve na Bahia ainda em setembro, embora o governo do estado e a cúpula da Segurança Pública apostem que não há qualquer chance de paralisação e tratem o assunto como “boato com motivação política”.

No dia 11 do próximo mês, cerca de 10 mil policiais estarão juntos em nova assembleia, quando devem decidir pela greve ou não dos militares. Entre lideranças da PM, o ambiente é de apreensão, sobretudo, pela possibilidade de reviver o caos imposto pelas paralisações passadas em todo o estado.

LEIA MAIS

Greve de funcionários que abastecem caixas 24h não deve prejudicar usuários de Petrolina

Caixas 24h agilizam serviços rápidos como saques.

A greve dos funcionários que abastecem caixas 24h anunciada nessa terça-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores Vigilantes e Empregados de Empresas de Transporte de Valores e Escolta Armada do Estado de Pernambuco (SNDFORT-PE) não deve surtir efeitos em Petrolina (PE).

Em contato com o sindicato, nosso blog foi informado que somente os funcionários que prestam serviço à empresa TBForte devem parar. Um dos empregados da transportadora de valores disse que a empresa não presta serviço em Petrolina.

Outras empresas que abastecem a cidade devem continuar com seus serviços normalmente, não prejudicando os usuários dos caixas 24h, que podem ser encontrados em vários pontos do município como Makro, rodoviária e Bompreço.

Ainda segundo o sindicato, a paralisação é motivada pelo descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a demissão do delegado de base no Estado, que não teve nome informado.

Funcionários dos correios entram em greve nesta quarta

(Foto: Arquivo)

Os trabalhadores dos Correios anunciaram que devem entrar em greve nesta quarta-feira (31). A categoria protesta contra o baixo reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da classe, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

A greve foi anunciada ao presidente dos Correios, Floriano Peixoto, na última segunda-feira (29). Apesar do indicativo de paralisação, os trabalhadores não descartam novas negociações. “Ainda que tenha uma data marcada para greve, o comando continua à disposição de negociar. Entendemos o momento da empresa, mas é necessário também ver o lado do trabalhador”, afirma Fischer Moreira, secretário de imprensa da Fentect.

Os Correios estão em meio a uma possibilidade de privatização, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro. Os planos do governo, por enquanto, são de investir esforços na reforma da Previdência, enquanto as privatizações ficariam para um segundo momento.

Funcionários dos Correios devem entrar em greve a partir desta quarta-feira

(Foto: Breno Fortes)

Os funcionários dos Correios anunciaram que entrarão em greve a partir da noite desta quarta-feira (31). Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a categoria realizou na manhã desta terça-feira, 30, a última reunião prevista no calendário de negociação com os Correios, em Brasília.

LEIA MAIS

Universidade estaduais da Bahia assinam termo de compromisso com governo para o fim da greve

(Foto: Suâmi Dias)

Na noite da última segunda-feira (10), representantes do Fórum da Associação dos Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das AD’s – UNEB, UESC, UEFS e UESB) se reuniram com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e da Secretaria da Educação do estado para assinar o termo de compromisso para finalizar a greve.

No documento de negociação, ficou acordado que o Governo do Estado irá enviar o Projeto de lei para a Assembleia Legislativa da Bahia, após o fim da greve, com proposta de reestruturação do quadro de vagas para professor, com a permissão de até 900 promoções. Há também a garantia de recursos da ordem de R$ 36 milhões para que a UNEB, UESC, UEFS e UESB invistam.

LEIA MAIS

Maioria dos vereadores de Juazeiro devem participar da greve nacional da educação nesta quarta

Presidente anuncia participação de vereadores na greve nacional da educação.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Alex Tanuri, anunciou nessa segunda-feira (13) que a maioria dos vereadores apoia e vai participar da greve nacional da educação. O movimento é contra o corte nas verbas das Universidades e Institutos Federais e está programado para acontecer nesta quarta-feira (15).

“As Universidades Federais já se queixam dos orçamentos apertados. A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), mostrou em uma pesquisa entre os 36 países que a integram que o Brasil é o que tem o menor gasto por aluno de nível superior. Então como cortar se o que existe já é insuficiente?”, questionou Alex Tanuri.

O presidente da Casa Legislativa reforçou o pedido de participação da população no protesto. “Ir para a rua é lutar para que nossos filhos possam ter uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, disse.

Professores e alunos discutem situação da UNEB em reunião nessa quinta-feira

(Foto: ASCOM)

Estudantes, servidores e professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do campus III, em Juazeiro se reunirão nessa quinta-feira (25), às 16h para discutir a atual situação da instituição e de outras universidades públicas do país.

O evento acontece no Auditório Multimídia do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e é aberto ao público. Esse será um momento para que a população conheça mais da importância da UNEB para a região, já que tem cursos de Jornalismo, Pedagogia, Direito, Engenharias Agronômica e de Bioprocessos e Administração, além de três programas de Mestrado e dois de Doutorado.

Os docentes estão em greve há mais de 15 dias, movimento que tem apoio da classe discente e de políticos da região, como os deputados Zó (PCdoB), Marcellino Galo (PT), Paulo Rangel (PT), Roberto Carlos (PDT) e Tum (PSC). Ainda dentro da programação de conversas com a comunidade, nesta sexta-feira (26) será realizado às 8h, um café da manhã com a imprensa local e regional.

Audiência pública na Câmara de Vereadores de Juazeiro discute greve da UNEB nesta terça-feira

(Foto: Ascom)

Vai ser realizada nesta terça-feira (16), na Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA), uma audiência pública para discutir a situação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que deflagrou greve por tempo indeterminado na última terça-feira (9). Professores, estudantes e técnicos convocam a sociedade civil para estar presente, às 17h, e unir esforços em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade.

A audiência pública faz parte do calendário de mobilizações dos departamentos de Ciências Humanas (DCH) e de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) do Campus III, em Juazeiro. Na reunião, serão discutidas questões da greve e a contribuição da instituição para o desenvolvimento regional e formação qualificada.

UNEB-Campus III

Patrimônio educacional e cultural de toda a Bahia, a UNEB está instalada no Vale do São Francisco há cerca de 50 anos, colaborando com a formação de Engenheiros Agrônomos, Pedagogos, Bacharéis em Direito, Jornalistas, Administradores e Graduados em Bioprocesso. Referência na qualificação e formação de pessoal, e no acesso ao ensino superior com qualidade humana e técnica, a universidade vem desenvolvendo produções científicas que contribuem para o desenvolvimento regional.

LEIA MAIS

Rui Costa e reitores de universidade estaduais terão reunião nesta segunda-feira para discutir demandas dos grevistas

(Foto: Internet)

O governador Rui Costa anunciou nesse final de semana que marcou uma reunião com reitores de universidades estaduais para discutir a greve de professores, prevista para inciar nesta segunda-feira (8). No entanto, Costa já anunciou que não vai comprometer as finanças do estado para atender às demandas da categoria.

LEIA TAMBÉM:

Professores da Uneb decretam greve, paralisação começa na segunda-feira

“Eu já marquei, segunda-feira à tarde, uma reunião com os reitores, para alinhar a questão do orçamento”, disse Rui durante o evento de inauguração da nova etapa da avenida 29 de Março, em Salvador no sábado (6). Ele ressaltou que não quer repetir a situação de estados que entraram em grave crise econômica recentemente.

“Não vou permitir em hipótese nenhuma, por mais pobre que seja em arrecadação, e é pobre em arrecadação, fique igual ao Rio de Janeiro, que arrecada o dobro da Bahia, fique igual a Santa Catarina, que arrecada quase o dobro da Bahia, fique igual a Minas Gerais, que arrecada mais do dobro da Bahia”, explicou. (Com informações do Bahia Notícias).

Professores da Uneb decretam greve, paralisação começa na segunda-feira

(Foto: Internet)

Em assembleia realizada em Salvador (BA) na tarde de ontem (3), os professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

Foram contabilizados 141 votos a favor da greve na Uneb, que tem caráter imediato. A categoria ainda vai deliberar os próximos rumos da greve. A decisão começa a valer na segunda-feira (8). Os docentes estavam no campus do bairro Cabula desde quarta-feira (3), com apoio dos estudantes.

LEIA TAMBÉM:

Ocupação em reitoria da UNEB pode terminar com paralisação em todos os campi

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), mesmo após uma reunião com o governo na quarta, quando foi apresentada uma proposta como parte das reivindicações, a avaliação da categoria é de que nenhuma proposta concreta foi apresentada.

A greve afetará todos os 24 campi da instituição, inclusive o de Juazeiro. Nós estamos estamos tentando contato com a coordenação dos departamentos do Campus III para saber como será a programação dos docentes durante a greve e as demandas da categoria.

45678