Despedida das férias: Senac Petrolina promove atividades gratuitas neste sábado

(Foto: Ilustração)

As férias escolares estão chegando ao fim, e a unidade do Senac em Petrolina (PE), preparou um evento gratuito para este sábado (3), das 9h às 12h, com várias atividades para a garotada aproveitar os últimos minutos de tempo totalmente livre.

De acordo com a organização do evento, os participantes vão desfrutar de brincadeiras, cinema, games, música, oficinas de conversação de Inglês e uma aula de como criar um canal no YouTube. Haverá, também, sorteio de brindes e muita diversão com a participação de palhaços.

Podem participar crianças de 7 a 13 anos. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, até hoje (2), das 9h às 20h, no Senac, localizado na Rua Projetada, 560, Antigo Aeroporto. As vagas são limitadas.

Chesf confirma possível visita de Bolsonaro ao município de Sobradinho na próxima segunda-feira

Eletrocentro da Plataforma Solar Flutuante de Sobradinho. (Foto: André Schuler)

Na próxima segunda-feira (5), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) inaugura a primeira etapa da Usina Solar Flutuante instalada no Reservatório de Sobradinho (BA). O evento está marcado para às 10h.

Em comunicado divulgado na tarde de hoje (2), a Chesf confirmou a possível presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. “Para a solenidade, há a previsão da presença do Presidente República, Jair Messias Bolsonaro, de autoridades do Governo Federal e Estadual, além do Setor Elétrico Nacional”, diz o informativo.

A visita de Bolsonaro ao município de Sobradinho havia sido anunciada pelo próprio presidente, nas redes sociais. Contudo, vale ressaltar que essa agenda ainda não foi confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto.

Seminário de Ciências Bíblicas acontece nesta sexta em Juazeiro

1ª Igreja Evangélica Batista de Juazeiro.

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promove, nesta sexta-feira (02) – das 18h30 às 22h – e sábado (03) – das 8h30 às 12h e das 14h às 16h, em Juazeiro (BA), a nona edição de 2019 do Seminário de Ciências Bíblicas (SCB). O evento acontece na 1ª Igreja Evangélica Batista de Juazeiro e contará com cinco painéis, além de espaço para perguntas.

Organizados desde o ano 2000, os encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas, entre outros públicos. No evento, serão realizadas pelo menos cinco palestras, todas envolvendo assuntos sobre a bíblia.

LEIA MAIS

Codevasf celebra 45 anos de atuação em projetos de desenvolvimento

(Foto: Internet)

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) chega aos 45 anos de existência. A cerimônia de aniversário foi realizada ontem(30), na sede da empresa em Brasília, com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Gustavo Canuto, e da secretária nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR e presidente do Conselho de Administração da Codevasf, Adriana Melo, entre outras autoridades. O diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf, Sérgio Costa, atualmente respondendo pela Presidência da empresa, conduziu o evento acompanhado de diretores e gerentes-executivos.

A Codevasf, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, tem a missão de desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. Por meio de execução direta ou mediante parcerias, a empresa executa obras e ações voltadas ao desenvolvimento por meio da implantação de projetos de irrigação, revitalização de bacias hidrográficas, oferta de água para consumo humano e animal, apoio a arranjos produtivos e obras de infraestrutura hídrica. A empresa também atuará como Operadora Federal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf)).

Sérgio Costa destacou a atuação da Codevasf como agente de transformação. “Há décadas implantamos estruturas de irrigação que empregam dezenas de milhares de pessoas. Essas estruturas geram oportunidades e riqueza. Apenas em 2018, os projetos de irrigação implantados ou mantidos pela Companhia na bacia do São Francisco alcançaram valor bruto de produção de R$ 2,7 bilhões – foram produzidas 3,8 milhões de toneladas de itens agrícolas”, disse.

LEIA MAIS

Juazeiro sedia 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco

(Cartaz/Divulgação)

O 27º Simpósio de Cultura Espírita do Vale do São Francisco, que esse ano tem como tema “As Bem-aventuranças à luz do Espiritismo”, será realizado de 15 a 18 de agosto. O evento acontecerá no Auditório do Complexo Multieventos da Univasf, em Juazeiro (BA). O credenciamento tem início a partir das 19h30 e a abertura às 20h.

A grande novidade dessa edição é a realização do Workshop: “Suicídio, uma enganosa solução”, com a psicanalista e especialista na temática Solange Meinking (Salvador-BA). A palestra, que será realizada às 14h do sábado (17), contará ainda com a participação do poeta Peu Miranda (Petrolina-PE). O Workshop é aberto ao público e a entrada é gratuita.

LEIA MAIS

Inovação e boas perspectivas marcam abertura do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco

(Foto: Divulgação)

A era digital já é uma realidade nos consultórios odontológicos de Petrolina (PE), onde profissionais de todas as especialidades trabalham adotando as mesmas metodologias de diagnóstico, planejamento e execução de tratamentos realizados nos mais modernos centros do mundo. Foi em meio ao anúncio de avanços tecnológicos e de boas perspectivas que a ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Regional Petrolina, abriu oficialmente, na noite da última quarta-feira (24), a 4ª edição do Congresso Internacional de Odontologia do Vale do São Francisco (CIOVASF).

Durante a solenidade de abertura, o presidente do encontro, Davis Hudson, destacou a programação científica que será compartilhada por mais de 500 cirurgiões-dentistas, estudantes e profissionais de saúde de várias partes do País. “Com o tema ‘Grandes Conexões da Odontologia!’, vamos receber no auditório do Senai de Petrolina professores especialistas de renome nacional apresentando temas de saúde bucal, estética e questões humanistas, além da principal atração internacional, Ronaldo Hirata, conceituado cirurgião-dentista, que vai falar sobre a ‘Odontologia Restauradora Estética'”, enfatizou.

LEIA MAIS

Solenidade de mudança nos comandos da RONDESP Norte e 76ª CIPM acontece nesta quinta-feira em Juazeiro

(Foto: Reprodução/Facebook)

Em convite enviado ao Blog Waldiney Passos, o Comandante do Comando de Policiamento Regional Norte (CPRN) Coronel José Anselmo Moreira Bispo informa a solenidade de transmissão de cargo no comando da RONDESP Norte e 76ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

A solenidade acontece nesta quinta-feira (25), às 9h, na sede do 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, em Juazeiro (BA). Na ocasião, o Major PM Luiz Henrique Vieira de Souza assume o comando da RONDESP Norte em substituição ao Tenente Coronel PM Jaime de Almeida Malvar Filho.

Na 76ª CIPM, a Major PM Ivana Almeida Ribeiro assume o comando, no lugar do Major PM Luiz Henrique Vieira de Souza.

Petrolina tem programação especial em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais nesta sexta-feira

(Foto: Ascom/Petrolina)

Em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Prefeitura de Petrolina estará com uma programação especial voltada para a realização de testes rápidos para detecção da doença. A ação acontecerá nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona ao lado da Secretaria de Saúde.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a doença pode ser provocada por diversos vírus hepatotrópicos, ou seja, vírus que tem afinidade pelo fígado e apresentam características de importância epidemiológica, clínica e laboratorial diferentes, é de notificação compulsória e pode se manifestar de forma sintomática ou assintomática. Do ponto de vista epidemiológico os mais relevantes são os vírus A, B, C, D e E.

Os tipos A e E são de transmissão via fecal-oral e estão relacionados à higiene pessoal e qualidade da água e alimentos. Os tipos B, C e D são de transmissão pelo sangue e sexual. Para a hepatite C, a contaminação pode ocorrer pelo compartilhamento de objetos.

LEIA MAIS

Atletas de Juazeiro conquistam três títulos estaduais e fazem história no ciclismo baiano

(Foto: Ascom/PMJ)

O ciclismo juazeirense ficou marcado no final de semana com a conquista de três títulos por atletas filiados à Federação Baiana de Ciclismo, nas duas etapas do calendário estadual realizadas sábado (20) e domingo (21), em Juazeiro (BA).

Os juazeirenses Patricson Emanuel Rego Braz e Ana Augusta, triatleta independente, venceram as provas de Ciclismo Contra o Relógio, nos gêneros masculino e feminino, e levantaram o título estadual. A final também teve dose dupla na categoria Ciclismo de Estrada – ou Ciclismo de Resistência, disputada no percurso Agrovale-Pinhões-Agrovale de 130km. Entre as mulheres, Ana Augusta repetiu a proeza e chegou em primeiro lugar, tornando-se campeã baiana da modalidade.

Entre os homens, o juazeirense José Rômulo Freitas Júnior conquistou o título de campeão baiano de 2019 da categoria, encerrando a temporada oficial da Federação Baiana de Ciclismo. Júnior, como é conhecido, venceu os concorrentes superando a distância em pouco menos de três horas.

José Rômulo e Patricson Braz são dois dos 10 atletas beneficiados anualmente pelo programa Bolsa Atleta da Prefeitura Municipal de Juazeiro, criado em 2014 através do Projeto de Lei 2.520, que contempla atletas e paratletas de alto rendimento. “O Bolsa Atleta veio para ajudar a todos nós, seja nos treinamentos, seja nas viagens para as competições. Com isso, o nível de nossos atletas cresceu e ganhamos mais oportunidades para sair para outros estados”, ressaltou José Rômulo, que há 20 anos se dedica à modalidade na região.

LEIA MAIS

Dia de Cooperar: Sicredi Vale do São Francisco realiza programação com diversos serviços em Petrolina neste sábado

(Foto: Divulgação)

Petrolina vai comemorar neste sábado (20) o Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C. A exemplo do que está sendo preparado em todo o  Brasil, quando serão beneficiadas mais de 2,5 milhões de pessoas, por meio de 1.427 projetos de responsabilidade social em 738 municípios, o Sicredi Vale do São Francisco vai movimentar o Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, a partir das 9h, com um leque diversificado de atrações.

A programação começa com uma sessão de ginástica laboral aberta ao público. Uma equipe de enfermagem estará aferindo a pressão arterial e orientando sobre cuidados com a saúde. Em seguida, a Banda de Música da Polícia Militar de Juazeiro (BA), Maestro Wanderley, apresenta números musicais de um repertório que completou 60 anos no início deste mês.

Depois dos acordes vibrantes e de um passeio por obras do cancioneiro clássico e popular, todos serão convidados a participar de uma Oficina de Ritmos com o projeto Camerata Sicredi. O cantor, compositor e produtor cultural, Wagner Miranda (Os Matingueiros), coordena a atividade de ensino musical com a participação dos meninos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE), da comunidade, estudantes de música do IF Sertão e do curso de Artes Visuais da UNIVASF.

LEIA MAIS

Prefeito Wilker Torres realiza entrega de Carteiras de Identidade emitidas durante a Caravana da Justiça Social em Casa Nova

(Foto: Gil Castro)

O Prefeito Wilker Torres participou na tarde da última quarta-feira (17), da entrega de centenas de Carteiras de Identidade, emitidas durante o mutirão da Caravana de Justiça Social, realizado em Casa Nova (BA), no mês de maio.

Ao falar para os presentes; população beneficiada , representantes do Governo do Estado, secretários e vereadores, o gestor municipal ressaltou a importância do reconhecimento e valorização do cidadão e cidadã: “Esse documento é importante porque identificar a pessoa, lhe dá presença na sociedade em que vivemos. Essa promoção da cidadania é parte da mudança com que nos comprometemos”.

O Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Carlos Martins, esteve presente no evento. “A documentação básica é o primeiro passo para a garantia de acesso aos benefícios sociais, tão importantes nesse momento difícil que o país vive”, afirmou Martins.

Combate à violência contra a mulher é tema de Fórum promovido pela prefeitura de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino)

Uma importante iniciativa de combate à violência contra a mulher começou nesta terça-feira (16), em Petrolina (PE). Trata-se do I Fórum Intersetorial de Proteção à Mulher, promovido pela prefeitura para agentes comunitários de saúde, com o objetivo de orientar os profissionais sobre tipos de violência e informações sobre a rede de apoio às vítimas existentes no município.

A prefeita em exercício, Luska Portela, prestigiou a abertura do evento e parabenizou pela inovação de levar essas informações para vários profissionais da prefeitura. “É um evento que podemos dizer que é pioneiro em Pernambuco, e é algo muito importante, pois os agentes são aqueles que estão sempre visitando a casa das pessoas e conhecem suas realidades. O prefeito Miguel Coelho se preocupa com a segurança das mulheres, prova disso são as diversas ações desenvolvidas na área desde o início da gestão, a exemplo da implantação da Patrulha da Mulher, e o atendimento multiprofissional do CEAM”, pontua.

O evento segue até a próxima sexta-feira (19), com execução da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) e a participação de convidados da Delegacia Especializada da Mulher (DEAM), advogadas e psicólogas, que abordarão lei Maria da Penha, tipos de violência, medidas protetivas e auxílio às vítimas através do Centro de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM).

Juazeiro sedia etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019

(Foto: Divulgação)

O município de Juazeiro (BA) vai sediar nos dias 20 e 21 (sábado e domingo) deste mês, a etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/ Speed 2019.  As competições, sendo uma Prova de CRI e a outra de Estrada, prometem movimentar atletas de várias partes do Nordeste com percursos desafiadores.

Tendo como ponto de partida e de chegada a Agrovale, a 30 quilômetros da sede do município, o movimento começa no sábado (20) às 15h com a prova de CRI – Contra Relógio Individual de 10km. As inscrições serão gratuitas para todos os atletas (somente podem correr atletas federados no CRI), porém todos devem fazer a sua inscrição no local da prova, das 10h às 14:30h. Após às 14:30h não será mais permitido fazer inscrição, pois a planilha da ordem de largada estará fechada.

LEIA MAIS

Casa Nova: festejo em homenagem à padroeira do distrito de Santana do Sobrado começa nesta terça

(Foto: ASCOM)

Começa nessa terça-feira (16), às 18h30, as festividades em louvor à Senhora Santana, padroeira e protetora do distrito de Santana do Sobrado, zona rural de Casa Nova (BA).

As festividades se iniciam com uma carreata, conduzindo a imagem da padroeira, saindo do Recanto do Sobrado, com as comunidades cristãs da paróquia acompanhando.

Quem reforça o convite é o Vereador Uilian Pereira, católico, devoto da Senhora Santana: “Esse é um momento de renovar nossa fé, agradecer a Deus pelas infinitas bênçãos e pedir pela intercessão da Senhora Santana. Que venham todos em Paz.”

Prefeito Paulo Bomfim comanda solenidade oficial em comemoração aos 141 anos de Juazeiro e inaugura mais uma creche

(Foto: Ascom)

Ao som da Banda da Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira (15), em comemoração aos 141 anos de Juazeiro, foi realizada a solenidade de hasteamento das bandeiras do município, da Bahia e do Brasil. O ato marcou a abertura oficial do aniversário de Juazeiro e aconteceu no Residencial São Francisco.

Na ocasião, o prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) esteve acompanhado de diversas autoridades civis e militares entre as quais, o assessor especial do governador e ex-prefeito Isaac Carvalho, o coordenador Regional de Saúde Pedro Alcântara, os deputados estaduais Zó e Roberto Carlos, o comandante do CPRN Coronel Anselmo Bispo, o presidente da Câmara Municipal Alex Tanuri, demais vereadores, secretários municipais e comunitários.

“Hoje também entregamos a obra 176 da nossa gestão, uma verdadeira fábrica de talentos que é essa escola infantil. Juazeiro hoje é uma nova cidade, mais desenvolvida e melhor para viver. Isso nos enche de alegria e nos dá mais forças para continuar trabalhando forte e cada vez mais melhorar a vida das pessoas. Estou muito feliz e sei que este sentimento representa o de todos os juazeirenses que acreditam em nossa maravilhosa terra”, enfatizou o Prefeito de Juazeiro.

LEIA MAIS
56789