Paulo Câmara comanda abertura do Curso de Formação para mais de 500 novos praças da PMPE

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Servir à corporação e ao povo de Pernambuco. Essa foi a primeira lição transmitida aos 523 novos praças que iniciaram, nesta quinta-feira (04), o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O governador Paulo Câmara esteve presente à solenidade, no Centro de Convenções, em Olinda, e ressaltou que esse espírito de renovação fortalece ainda mais a exitosa política de prevenção e repressão implementada pelo Pacto Pela Vida.

“O planejamento está focado em continuar a diminuir os números de homicídios, roubos e furtos e, com a chegada desses novos alunos, que vão iniciar um treinamento específico com formação adequada para que já em janeiro de 2020 possam estar nas ruas, nós temos a confiança de que o planejamento vai continuar. Investimentos vão continuar a ser feitos. Já são mais de 5 mil alunos que ingressaram na Polícia Militar desde 2015. Eles estão com muita dedicação e vontade de servir ao Estado e ao Pacto Pela Vida, e de salvar vidas. Estão ingressando numa instituição respeitada e vão honrar as tradições da Polícia e ajudar Pernambuco a diminuir a violência”, assegurou o governador.

O secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, parabenizou os novos alunos pela escolha em servir à população nesta função tão honrosa, e também afirmou que o reforço será determinante para continuar a reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco. “Os indicadores criminais já demonstram queda significativa, a exemplo dos homicídios, que tiveram uma diminuição de 23% nos primeiros 5 meses de 2019, em comparação a 2018, e de 16% nos roubos em comparação aos 5 primeiros meses do ano passado. Temos certeza que existe muito o que se fazer, não descansaremos enquanto não reduzirmos os indicadores ainda mais”, ressaltou Pádua.

LEIA MAIS

2°BIEsp comemora um ano de instalação do Batalhão em Petrolina

(Foto: Divulgação/2º BIEsp)

Na última quarta-feira, dia 3 de Julho, o 2°Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp) completou um ano de instalação oficial em Petrolina (PE). A Unidade foi criada para levar policiamento especializado ao interior de Pernambuco, assim como já existe na capital.

O 2°BIEsp possui especialidades de policiamento de choque; policiamento de trânsito (PTran); policiamento com motos (Rocam); policiamento com cães (Canil); e rádio patrulhamento (RP). Desde que foi inaugurado, há um ano, o Batalhão tem ajudado as unidades de segurança locais na redução dos índices de criminalidade, obtendo ótima receptividade da população local.

LEIA MAIS

Associação das Mulheres Rendeiras realiza festejo junino neste sábado em Petrolina

(Cartaz/Divulgação)

O “Arrasta Pé das Rendeiras”, que promete não deixar ninguém parado numa noite de alegria e descontração com toda a comunidade sanfrasciscana, acontece neste sábado, na Associação das Mulheres Rendeiras, a partir das 18h, no bairro José e Maria, em Petrolina (PE).

Comidas e bebidas típicas, brincadeiras, brindes, sorteios e quadrilha, em um ambiente cuidadosamente decorado com referências ao festejo junino, vão movimentar a Associação das Mulheres Rendeiras neste sábado (6), a partir das 18h, no bairro José e Maria, em Petrolina. É o Arrasta Pé das Rendeiras, que promete não deixar ninguém parado numa noite de alegria e descontração com toda a comunidade sanfrasciscana.

A programação conta com brincadeiras, brindes, sorteios e quadrilha, muitas comidas e bebidas tipicas, em um ambiente cuidadosamente decorado com referências ao festejo junino. A música ficará por conta das bandas Fogo no Monturo, Corrinha do Acordeom e Claudino do Acordeom. A programação conta ainda com a participação do grupo de dança SerTão Pé Quente, do Coral das Rendeiras, DJ e jogos juninos. Os ingressos custam apenas R$ 5 e os participantes vão concorrer ao sorteio de duas cestas juninas.

LEIA MAIS

Comemorando 20 anos, Moto Chico acontece este mês em Petrolina

Entre os dias 11, 12, 13 e 14 de julho de 2019, acontece na cidade de Petrolina (PE), o tradicional Encontro Nacional de Motociclistas do Vale do São Francisco, conhecido popularmente como “MOTO CHICO”.

O evento que atrai turistas e movimenta a economia do Vale do São Francisco, é um dos maiores encontros de motociclistas de todo Brasil e o único do Nordeste a ser realizado em vinte anos consecutivos.

De acordo com a coordenação, a expectativa para este ano é a participação de mais de 480 Moto Clubes, Moto Grupos com aproximadamente 6 mil motociclistas de todos os estados do Brasil, e a massiva participação da população da região que equivale a cerca de 40 mil visitantes por dia.

Governo de Pernambuco reitera compromisso com a agricultura familiar em evento da Fetape

(Foto: Edilson Júnior/SDA)

Representando o Governo de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, esteve presente na assembléia geral ordinária do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), realizada nesta terça-feira (2), no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina (PE). Além de homens e mulheres do campo, a abertura do evento reuniu autoridades estaduais e municipais, bem como representantes de pólos sindicais de todas as regiões do Estado e organizações parceiras da Fetape.

A agenda de trabalho do primeiro dia desta edição da assembléia contou com a apresentação do relatório da Reforma da Previdência pela Comissão da Assembléia Legislativa de Pernambuco; a análise atual da conjuntura política do País; apresentação das Oficinas de Base (datas e metodologias); informes sobre mobilização de recursos e organização da delegação da 6ª Marcha das Margaridas e ainda plenária com os sindicatos filiados à CUT sobre a realização de seu 13º Congresso Nacional. As atividades seguem até esta quarta-feira (03).

LEIA MAIS

Final de semana foi marcado pelo São João das Comunidades na Orla II de Juazeiro

(Foto: Ascom)

O São João já passou, mas em Juazeiro os festejos juninos continuam, e nesse último fim de semana a Prefeitura Municipal – através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, realizou a festa na Orla II da cidade com atrações que animaram o público e lotaram o espaço, fazendo do evento um grande sucesso. O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado de secretários e vereadores municipais, além do assessor do Governador Isaac Carvalho e do deputado estadual Zó, fez questão de prestigiar a festa.

“Quem nos diz se algo que fazemos é bom ou não são as pessoas. Fazemos os projetos para fomentar e valorizar a cultura local, além de promover o entretenimento. Quando o público comparece ao evento, participa, dança, se envolve, sabemos que acertamos nas boas escolhas. Quero parabenizar toda a equipe responsável pelo São João nas Comunidades, assim como nossas atrações convidadas, que deram um grande show. Próximo final de semana o projeto encerra no Bairro Dom José Rodrigues e temos certeza que será mais um sucesso”, disse Paulo Bomfim.

LEIA MAIS

Juazeiro: Seminário de moda mostra como atrair e fidelizar clientes nas lojas físicas

(Foto: Ascom)

Com o “boom” das redes sociais, as empresas tiveram que se adaptar e levar produtos e serviços para o mundo online para atender a demanda dos consumidores, que estão cada vez mais conectados. A estratégia é importante e necessária, mas as atenções com as lojas físicas também precisam ser mantidas na mesma proporção. É o que vai mostrar a especialista em moda Anna Cláudia Libório, durante o Seminário ‘Visual Merchandising da Moda – Ativando e atraindo clientes no ponto de venda’.

O evento faz parte das ações do Sebrae Conecta e será realizado no dia 10 de julho, das 18h às 22h, no auditório do Rapport Hotel em Juazeiro, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ). Podem participar gestores, gerentes e vendedores do varejo de moda, que inclui vestuário, calçados e acessórios. O investimento é de R$ 70 e dá direito à participação de duas pessoas por empresa. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na agência do Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista (Rua da 28), Centro.

Segundo a palestrante, atualmente não basta ter uma marca forte ou uma bela estrutura de loja para atrair os consumidores. No treinamento, Anna Cláudia vai mostrar como aplicar na prática o visual merchandising, que abrange saber como abordar os clientes, fazê-los sentirem confiantes no ponto de venda e transmitir emoções e sensações dentro do ambiente das lojas.  “A palestra vai ensinar a produzir vitrines com baixo custo, montando histórias interessantes e usando elementos regionais, como investir na iluminação correta e capacitar equipes para proporcionar sensações e experiências ao cliente no ponto de venda e firmar relacionamentos”, disse a especialista.

Arraiá anima usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Juazeiro

(Foto: Ascom)

O tradicional Arraiá dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS de Juazeiro mais uma vez animou os participantes que compareceram em grande número à Praça da Juventude nesta quinta-feira (27). Apresentações musicais, comidas típicas, dinâmicas e muito forró fizeram parte da programação ofertada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES).

Dona Nair Moreira, que não perde um arraiá, era uma das mais animadas. “Para mim é um espetáculo, a gente rejuvenesce! É muito bom poder participar, sair da rotina. Minhas filhas me incentivam a participar e é uma satisfação”, afirmou a aposentada de 83 anos. Outra que não perde a festa junina é dona Zuzu, de 92 anos. “É uma alegria estar aqui mais um ano. Poder me divertir com meus colegas de grupo é muito bom para distrair e aproveito o máximo que posso”, completou.

Para a secretária Cida Gama é importante realizar ações como esta que reúnem todos os usuários dos serviços dos 5 CRAS do município. “Esse é um grande momento porque reunimos crianças, adolescentes e idosos e dá gosto de ver que eles realmente se divertem e aproveitam a festa. Para nós é prioridade realizar uma atividade como esta que promove interação entre as gerações, que proporciona um momento de lazer e confraternização entre usuários e equipes. É uma festividade que mexe com todos, por ser uma tradição nordestina, e fazemos questão de comemorar com todos”, ressaltou a secretária.

Saúde da População LGBT+ é tema de evento universitário em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

Representando a Secretaria Municipal da Saúde, a psicóloga Josicleia Oliveira participou nesta quinta-feira (27), como palestrante de uma mesa redonda com o tema: ‘Saúde da população LGBT+’. O evento foi organizado por estudantes do curso de enfermagem da Faculdade do São Francisco de Juazeiro (FASJ) e aconteceu no prédio da instituição de ensino.

Durante o encontro foram abordados aspectos psicossociais da população LGBT+, além de alguns dados epidemiológicos que justificam a necessidade da criação de política públicas voltadas especificamente para este público.

Para a psicóloga Josicleia Oliveira é preciso “sensibilizar futuros profissionais da saúde em relação ao acesso e à qualidade de atenção à saúde dessa população. Fiquei feliz em representar o setor de educação permanente e humanização da Secretaria da Saúde para falar sobre a temática. É importante para o município participar da qualificação desses futuros profissionais da Saúde”, descreveu a especialista.

Prefeitura inaugura nova iluminação do Assentamento José Almeida nesta quinta-feira

(Foto: Ascom)

Após implementar vários serviços na zona rural de Petrolina, a prefeitura inaugurará nesta quinta-feira (27), a nova rede de iluminação instalada no Assentamento José Almeida, localizado na região da Tapera.

A rede tem extensão de 1.737 metros e comporta 59 unidades de luminárias com lâmpadas a vapor de sódio de 70 Watts. Com investimento total de R$ 47 mil, a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura e faz parte do ‘Programa Mais Luz’, plataforma do governo municipal responsável pela implantação e modernização do sistema de iluminação pública.

A solenidade de inauguração acontece a partir das 19h, na vila do assentamento e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho.

Paróquia Sagrada Família divulga programação do novenário de Nossa Senhora do Carmo

(Cartaz/Divulgação)

A partir do dia 7 de julho a Paróquia Sagrada Família do bairro José e Maria, em Petrolina (PE), estará em festa, celebrando o novenário em honra à Nossa Senhora do Carmo. A festa seguirá até o dia 16 de julho.

Este ano, a festa tem como tema: “Sob o olhar de Nossa Senhora do Carmo, somos escolhidos e enviamos em missão”. A programação começa às 19h, e contará com missas, quermesse e atrações culturais.

II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa da Univasf está com inscrições abertas para minicursos e oficinas

(Foto: Internet)

Com o tema “Transformar para Resistir”, o Colegiado de Artes Visuais (Cartes), da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) realiza o II Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa (Conartes) e o III Encontro do Observatório da Formação de Professores no Âmbito do Ensino de Artes. A programação acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), entre os dias 3 e 6 de julho, e está com inscrições abertas para minicursos e oficinas. O Congresso é voltado para estudantes, professores e profissionais da arte. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho.

Para efetivar a inscrição é necessário enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected], informando o nome completo, instituição vinculada, o minicurso que deseja participar e o comprovante de pagamento. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00, a depender da graduação do congressista. As vagas para participar dos minicursos são limitadas.

LEIA MAIS

SENAI Petrolina sedia workshop sobre Indicação Geográfica

(Foto: Divulgação)

Em 2009, Petrolina liderou a conquista da Indicação Geográfica (IG) da Manga e Uva do Vale do São Francisco, a primeira de frutas in natura do País, e está trabalhando no pedido de Indicação Geográfica do Vinho do Vale do São Francisco.

Foi num cenário de boas perspectivas e troca de experiências que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizaram na última quarta-feira (19), no SENAI de Petrolina, o workshop ‘Indicação Geográfica e marca coletiva: Agregando Valor aos Produtos da Região’.

Durante o evento, que teve a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), foram abordados os conceitos e a importância do uso estratégico dessas ferramentas para agregar valor ao produto e garantir acesso a novos mercados.

LEIA MAIS

CDL e parceiros promovem ‘puxada de São João’ nas ruas de Petrolina neste sábado

(Foto: Divulgação)

Para incrementar as vendas e conectar os lojistas e clientes com o sentimento dos festejos juninos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e Sindilojas, em parceria com o Sesc e a loja Coisas do Sertão, promove neste sábado (22), a partir das 9h, com concentração na Tenda Cultural do Bambuzinho, no centro da cidade, uma ‘puxada de São João’, denominada de  “Arraiá da Gente”.

A iniciativa visa levar movimentação, entretenimento, além de contribuir para o aumento das vendas no comércio nesta data festiva, com acolhimento de clientes e visitantes que estão na cidade curtindo o São João de Petrolina.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho prestigia posse de Antônio Campos na Fundaj

(Foto: Ascom)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) participou, na segunda-feira (17), no Recife (PE), da posse do novo presidente da Fundação Joaquim Nabuco, o advogado e escritor Antônio Campos. A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub, dos ministros do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes e Augusto Nardes, além de lideranças políticas e empresariais.

“Esta é uma solenidade carregada de muito simbolismo. E o maior deles é o da pluralidade. Sabemos que o governo federal representa uma ruptura para um Brasil novo que queremos construir. E aqui na Fundação Joaquim Nabuco temos todas as matrizes ideológicas representadas, porque esta é a casa do pensamento, é a casa da pluralidade, a casa onde o debate sobre o presente e o futuro não poderá nos dividir, mas sim nos unir, na construção de um Brasil mais igual, mais fraterno, e que hoje a gente sonha que é possível um caminho alternativo”, afirmou o senador.

Para FBC, os rumos para a construção do novo Brasil passam necessariamente pelo Nordeste. “O Nordeste não é um problema, o Nordeste é solução, e nós precisamos apontar as soluções para o Brasil. A gente precisa sacudir a sociedade brasileira para encontrarmos esses novos caminhos. E aqui na Fundação Joaquim Nabuco, tenho certeza de que Antônio Campos está preparado para nos ajudar a animar o Brasil para encontrarmos esses caminhos”, completou.