Pernambuco registra 2.480 novos casos da Covid-19 e mais 63 mortes pela doença no feriado

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (21), 2.480 novos casos da Covid-19 e mais 63 mortes ligadas à doença provocada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Esses óbitos ocorreram entre os dias 25 de novembro de 2020 e esta terça-feira (20).

Com esses novos dados, Pernambuco passa a totalizar 388.507 pessoas oficialmente diagnosticadas com a Covid-19 desde os primeiros casos registrados no Estado, em março do ano passado. Até o momento, 13.380 pacientes não resistiram às complicações provocadas pelo vírus.

https://twitter.com/governope/status/1384925780153716737?s=20

Vítima da covid-19, cantor Augusto César morre aos 61 anos

Foto: Reprodução/TV Globo

O cantor Augusto César morreu aos 61 anos, na noite de terça-feira (20). Ele estava internado na capital Recife, após ter sido diagnosticado com covid-19. A informação foi confirmada pelo filho do músico, na manhã de hoje (21).

Internado na segunda-feira (19), Augusto apresentou insuficiência respiratória. Ele era diabético e sofria de insuficiência renal grave, segundo o filho. Ontem o cantor chegou a ser intubado, mas teve várias paradas cardiorrespiratórias e não resistiu.

O enterro está previsto para as 19h desta quarta, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Por conta da covid, não haverá velório. O Governo de Pernambuco emitiu uma nota de pesar. Confira a seguir:

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 191 casos e 6 mortes por covid na terça-feira

Petrolina registrou mais 191 casos de covid-19 na terça-feira (20). Também foram confirmados mais seis óbitos e a ocupação dos leitos caiu para menos de 90%. Em números totais já são 22.835 pacientes infectados, 19.947 recuperados e 334 mortes desde o início da pandemia.

Novos casos

85 dos novos pacientes são do sexo masculino e 106 do feminino. Eles têm entre sete meses de vida e 85 anos. Os óbitos são de três homens e três mulheres. Eles tinha 92, 86, 53, 65, 63 e 50 anos, respectivamente. Três apresentavam histórico de comorbidades. As mortes aconteceram entre 15 e 19 de abril.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação leitos de UTI ficou em 87,6%. Dos 81 leitos, 71 estão ocupados. 57 pacientes são de Petrolina e 14 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.413 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 26 são pretos, um indígena, 120 pardos, quatro amarelos,  37 brancos e três não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 87.871 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 2.554 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco registra, em 24 horas, 69 mortes e 2.843 casos de Covid-19

(Foto: Internet)

Um total de 69 mortes por Covid-19 e 2.843 casos da doença foi registrado pela Secretaria Estadual de Saúde de (SES-PE) em Pernambuco nas últimas 24 horas.

Agora Pernambuco totaliza 13.317 mortes pela Covid-19 e 386.027 casos confirmados da doença, sendo 38.960 graves e 347.067 leves.

LEIA TAMBÉM

Petrolina registra mais 192 casos de covid e seis óbitos na segunda-feira

LEIA MAIS

Diogo Hoffmann pede vacinação prioritária dos conselheiros tutelares de Petrolina

Diogo Hoffmann (ao centro) quer vacinação dos conselheiros tutelares

Conforme o Blog relatou mais cedo, o vereador Diogo Hoffmann (PSC) apresentou um requerimento solicitando a inclusão dos conselheiros tutelares de Petrolina na vacinação contra a covid. O pedido veio através do Requerimento n° 149/2021, aprovado por unanimidade.

LEIA TAMBÉM

Títulos de Cidadão voltam a dominar sessão na Câmara de Petrolina

O edil justificou sua solicitação lembrando que esses profissionais seguiram atuando normalmente desde o início da pandemia, tendo contato direto com as populações mais vulneráveis e consequentemente, estão expostos ao coronavírus.

LEIA MAIS

Idosos relatam transtornos na vacinação em Petrolina; Prefeitura afirma que é necessário cadastro no site para receber as doses

(Foto: Ascom PMJ)

O Blog Waldiney Passos foi procurado por alguns idosos e familiares que desde ontem (19) tentam tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 em Petrolina. Eles relatam uma confusão formada no ponto de vacinação do bairro José e Maria.

Uma idosa que conversou com a nossa equipe contou que hoje (20) foi ao local para receber a 2ª dose, mas obteve resposta negativa. Segundo ela, o problema foi gerado pelo não cadastro no site da vacinação. Ontem ela já havia tentado se vacinar, porém foi informada que não haveria vacinação dessa dose no local. Mas a acompanhante dela contou que essa situação foi provocada pelos próprios agentes de saúde do bairro.

Aglomeração

Ainda no começo da campanha os agentes fizeram um cadastro dos pacientes com mais de 60 anos e teriam dito ao público-alvo que não era necessário usar o site. Resultado: os idosos tiveram que se aglomerar em uma lan house para tentar agendar a vacinação ainda nesta terça-feira.

O que diz a Prefeitura

Procurada pelo Blog, a Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota. A Secretaria de Saúde relatou que, mesmo com o levantamento realizado pelos agentes de saúde, é necessário sim agendar a vacinação pela internet. Confira a resposta:

LEIA MAIS

Petrolina registra mais 192 casos de covid e seis óbitos na segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou, na segunda-feira (19), mais 192 casos positivos de covid-19 e seis novos óbitos. A cidade soma 22.644 pacientes infectados, 19.673 recuperados e 328 mortes desde o início da pandemia.

Novos casos

74 dos novos pacientes são do sexo masculino e 118 do feminino. Eles têm entre nove meses de vida e 85 anos. Os óbitos reportados ontem são de quatro homens e duas mulheres, com 38, 48, 64, 65, 78 e 80 anos. Todos tinham histórico de comorbidades e morreram entre os dias 12 e 18 de abril.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação leitos de UTI ficou em 95,1%. Dos 81 leitos, 77 estão ocupados. 66 pacientes são de Petrolina e 11 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.586 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 18 são pretos, 126 pardos, três amarelos,  40 brancos e cinco não declararam raça
  • Casos descartados: Até agora, 87.497 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.

COVID-19: Idosos agendados para tomar a segunda dose nesta terça-feira poderão se dirigir a um dos dez pontos de vacinação

A prefeitura de Petrolina informa que os idosos que estão agendados para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 amanhã (20), poderão se dirigir a um dos 10 pontos de vacinação espalhados pelo município nesta terça (20) e quarta-feira (21). Só será permitida a entrada de um acompanhante por idoso para evitar aglomerações.

Para ser vacinado, é necessário que o idoso, obrigatoriamente, tenha feito o cadastro no site vacinacaopetrolina.tisaude.com e esteja portando um documento oficial com foto e o cartão de vacina. Em caso de perda do cartão de vacinação, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência.

Pontos de Vacinação

LEIA MAIS

Guarda Civil de Juazeiro encerra festa clandestina na zona rural

(Foto: Ascom/PMJ)

Por conta dos decretos estadual e municipal que estabelecem medidas restritivas para conter as contaminações do novo coronavírus, a Guarda Civil Municipal de Juazeiro tem feito um trabalho de fiscalização durante 24 horas na sede e no interior do município.

Neste final de semana, durante a operação ‘Paz no Interior’, os agentes municipais estiveram em várias comunidades, como no distrito de Pinhões, na zona rural do município e tomou conhecimento que naquela localidade acontecia uma festa que estava sendo realizada sem autorização.

LEIA MAIS

Renan Calheiros anuncia ‘profilaxia digital’ para estudar temas da CPI da Covid-19

Escolhido para a relatoria da CPI da Covid-19 no Senado, Renan Calheiros utilizou as redes sociais, nesta segunda-feira (19), para anunciar que fará, até a próxima sexta, uma “profilaxia digital”, com o objetivo de se dedicar ao estudo de temas convergentes à CPI. A comissão irá investigar os atos e possíveis omissões do governo federal na condução da pandemia no Brasil.

“Até a próxima sexta vou me dedicar a estudar temas da CPI e fazer uma profilaxia digital. Para evitar a infecção do radicalismo, o contágio dos extremistas e o negaciovírus, farei um isolamento sanitário, podendo voltar a qualquer momento se houver necessidade”, escreveu Calheiros.

As atividades da CPI devem ser iniciadas na próxima semana. Resultado de um acordo entre deputados independentes e de oposição, o colegiado especial será presidido pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), tendo o Randolfe Rodrigues (Rede-AP) como vice-presidente.

Juazeiro amplia horário do toque de recolher e funcionamento de bares 

(Foto: Ascom/PMJ)

A prefeitura de Juazeiro acatou o novo decreto do governo da Bahia e resolveu prorrogar o prazo de medidas restritivas para conter o avanço das contaminações pelo novo coronavírus, mas alguns horários foram ampliados.

O decreto deste domingo (18), acatado pela Prefeitura Municipal, estabelece que a medida passa a vigorar das 21h às 5h até o dia 26 de abril, mas os estabelecimentos devem continuar cumprindo as medidas e protocolo de biossegurança. As equipes da prefeitura seguem reforçando as fiscalizações, com o apoio da Polícia Militar.

LEIA MAIS

Juazeiro registra três óbitos, 31 novos casos da Covid-19 e continua com apenas 1 leito de UTI disponível

Desde o fim de semana que a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais de Juazeiro está no limite.

Nesta segunda-feira (19), o município continua com 97% dos leitos de UTI ocupados, restando apenas 1 leito disponível. Na rede hospitalar, o percentual de ocupação dos leitos para Juazeiro na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) é de 93%, com 15 leitos disponíveis.

LEIA MAIS

Com Covid-19, técnico da Seleção Brasileira masculina de vôlei é intubado no Rio de Janeiro

Renan Dal Zotto, técnico da Seleção Brasileira masculina de Vôlei. (Foto: Divulgação/FIVB)

O técnico Renan Dal Zotto, da Seleção Brasileira masculina de vôlei, precisou ser intubado nesta segunda-feira por complicações da covid-19. Internado desde a última sexta-feira (16) em um hospital no Rio de Janeiro, o treinador teve de passar pelo procedimento para manter o nível de saturação de oxigênio mais alta, de acordo com informações divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

“A expectativa é que o treinador permaneça neste estado de 48h a 72h para depois iniciar a retirada do respirador mecânico”, informou a entidade em um comunicado oficial.

O treinador e ex-jogador da Seleção Brasileira testou positivo para o novo coronavírus na última terça-feira (13/04). Em isolamento, ele apresentava sintomas leves. Na sexta, porém, ele apresentou piora do quadro e precisou ser internado, no Rio de Janeiro, com baixa saturação de oxigênio no sangue.

Profissionais da educação de Senhor do Bonfim começam a ser vacinados contra covid

(Foto: ASCOM)

Após a autorização do Governo da Bahia, os profissionais da educação de Senhor do Bonfim começaram a ser vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (19). Hoje recebem as doses dos imunizantes pessoas com 55 anos ou mais.

“Estão inclusos neste grupo prioritário todos os profissionais da educação como: merendeiras, serviços gerais, motoristas, professores, administrativos e etc“, explica a Prefeitura. Para ser vacinado basta comparecer a Unidade de Saúde da Família (USF) do seu bairro, levando ainda carteira de trabalho ou contracheque para comprovar o exercício da profissão.

A vacinação segue até 16h. Senhor do Bonfim, assim como outros municípios da região, está com a campanha Vacina Solidária e convida a todos que levem 1kg de alimento para ajudar os mais necessitados.