Anvisa analisa pedido dos estados e municípios para uso da Sputnik V contra covid-19

(Foto: AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para esta segunda-feira (26), às 18h, uma reunião extraordinária da diretoria colegiada para avaliar os pedidos de estados e municípios sobre a importação da vacina Sputnik V, usada contra a covid-19.

A reunião ocorrerá dentro do prazo estipulado pela lei e de acordo com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que determinou a análise da questão dentro do prazo de 30 dias. Enquanto a Anvisa analisa a Sputnik V, a campanha nacional segue a passos lentos pela escassez de imunizantes.

Atualmente o Brasil tem apenas a CoronaVac (SinoVac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) autorizadas pela Anvisa. Um exemplo da dificuldade enfrentada pelos municípios é Petrolina, que hoje precisou suspender a aplicação da 2ª dose por conta da insuficiêcia do material.

Drive-thru fortalece vacinação dos idosos com mais de 60 anos em Dormentes

(Foto: Ascom)

A vacinação dos idosos entre 60 e 64 anos na cidade de Dormentes, no Sertão do São Francisco, segue através do drive-thru montado pela Prefeitura. A imunização foi reforçada com as novas doses entregues no último final de semana e dá continuidade a esse grupo que ainda está tomando a 1ª dose.

O drive-thru está montado em frente à Secretaria de Saúde. Basta comparecer ainda hoje (26) levando documento com foto, CPF e cartão SUS para tomar a dose. A Prefeitura de Dormentes reitera que “a vacinação segue todas as recomendações do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”.

No final de semana a cidade recebeu um total de 250 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Desse total, 210 eram destinadas ao grupo de 60 a 64 anos; 10 a trabalhadores da saúde; e 30 aos idosos entre 65 e 69 anos.

Aplicação da 2ª dose da Coronavac está suspensa temporariamente em Petrolina

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Petrolina emitiu uma nota, nesta segunda-feira (26), informando que a aplicação da segunda dose da CoronaVac está “suspensa temporariamente”. O motivo é a falta de doses. De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo lote enviado ao Governo de Pernambuco pelo Governo Federal veio quantitativo a menos do que o esperado.

“Na última sexta-feira (23), o número de doses da Coronavac recebido pelo Estado, para realização da segunda dose, foi insuficiente. Pernambuco esperava receber 120 mil doses, porém, chegaram apenas 28 mil para a distribuição entre todos os municípios. Esse número é insuficiente para atender a demanda dos idosos com aprazamento da segunda dose para os últimos dias“, diz a nota.

Sem data para aplicação

A aplicação da 2ª dose será retomada assim que o município for novamente abastecido. “É importante lembrar que não há prejuízo quanto à resposta imunológica da vacina com a segunda dose aplicada após o agendamento previsto. O Ministério recomenda completar o esquema vacinal mesmo após o prazo estabelecido”, informa a Secretaria de Saúde.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Após denúncia, polícia encerra festa na zona rural de Araripina

(Foto: Polícia Militar/Divulgação)

Enquanto os casos de covid-19 seguem em alta na região do Araripe, em Pernambuco, ainda há muitas pessoas desrespeitando o decreto estadual que proíbe festas e aglomerações de pessoas. Na noite de domingo (25) a Polícia Militar foi acionada por populares, para encerrar uma festa que acontecia no Sítio Lagoa do Barro.

O organizador do evento, um homem de 49 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. Segundo a 9ª CIPM, as pessoas estavam aglomeradas no espaço, consumindo bebida alcoólica. Elas foram abordadas, mas não há informações sobre autuações contra os presentes ao evento.

Petrolina registra mais dois casos de covid e um óbito no domingo

O boletim de domingo (25), divulgado nesta segunda-feira (26) pela Prefeitura de Petrolina registra dois casos de covid-19 e um novo óbito. O município soma 22.352 pacientes infectados, 20.175 recuperados e 339 mortes desde o início da pandemia.

Novos casos

Os novos infectados são um recém-nascido de 18 dias e uma mulher 20 anos. Já a morte é de um homem que tinha 38 anos, com histórico de comorbidades e morreu no último sábado (24), na rede privada.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 92,6%. Dos 81 leitos, 75 estão ocupados. 58 pacientes são de Petrolina e 17 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.780 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Os dois novos infectados são pardos;
  • Casos descartados: Até agora, 89.078 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 2.838 casos ativos do novo coronavírus.

Juazeiro confirma 26 casos de covid neste domingo e volta a ter 100% de leitos ocupados

A última semana de abril começa com mais 26 casos de covid-19, em Juazeiro (BA). Com a atualização deste domingo (25), a cidade soma 13.265 pacientes infectados desde o início da pandemia.

Desse total, 12.728 estão recuperados. O município baiano tem atualmente 309 casos ativos da doença e a boa notícia é que nenhum óbito foi confirmado hoje.

Ou seja, Juazeiro segue com 228 mortes. Sobre a ocupação dos leitos de UTI, novamente a cidade tem 100% de ocupação na rede municipal. Já na Rede PEBA, há apenas sete vagas, com 97% da ocupação.

José e Maria se aproxima de 1 mil casos confirmados de covid em Petrolina

Além de confirmar mais sete casos de covid-19, o boletim divulgado pela Prefeitura de Petrolina também atualizou a lista dos bairros onde há registros da doença. O Centro permanece na liderança, com 1.065 pacientes infectados, seguido pelo José e Maria, que tem 934.

Cohab Massangano (858), Areia Branca (842), Antônio Cassimiro (762) e Gercino Coelho (761) também se destacam na lista dos bairros. Confira a lista completa a seguir:

Lista De Bairros COVID 19

Ministério da Saúde atualiza cronograma de entrega das vacinas e anuncia redução de 22% do prometido

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A imunização dos brasileiros contra a covid-19 vai demorar mais do que o esperado. No sábado (24) o Ministério da Saúde atualizou o cronograma de recebimento de vacinas e anunciou que 159,45 milhões de doses devem chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2021.

Em porcentagem, isso representa uma queda de 22,5% no esperado. O número é distante dos 205,89 milhões prometidos pelo ex-ministro Eduardo Pazuello. Só para o mês de maio, houve redução de 31% no número de doses previstas. Segundo a pasta, o país deve receber no próximo mês 32,4 milhões de imunizantes.

De acordo com a CNN Brasil, o número caiu porque o Ministério da Saúde não conta mais com a entrega de doses da Covaxin, que ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Até mesmo os imunizantes produzidos no Brasil, como CoronaVac e Oxford/AstraZeneca tiveram redução de entregas.

Petrolina registra mais sete casos de covid-19 no sábado

Petrolina encerrou a semana com mais sete casos de covid-19 no sábado (24). O município totaliza 23.350 pacientes infectados, dos quais 20.175 estão recuperados. A boa notícia é que não foi confirmado nenhum novo óbito, permanecendo este número em 338.

Dos novos pacientes, seis são do sexo feminino e um do masculino. Eles têm entre 19 e 92 anos. Em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 91%. Dos 81 leitos, 74 estão ocupados. 59 pacientes são de Petrolina e 15 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.787 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados, cinco são pardos, um amarelo e um branco.
  • Casos descartados: Até agora, 89.073 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 2.837 casos ativos do novo coronavírus.

Pernambuco: Governo publica decreto e detalha flexibilização das atividades econômicas

Flexibilização do comércio a partir de amanhã em Pernambuco (Foto: Ascom/CDL)

A partir desta segunda-feira (26) o Governo de Pernambuco flexibilizará alguns serviços dentro do Plano de Convivência com a Covid-19. A decisão foi anunciada ainda na semana passada, quando o Estado optou por as atuais medidas restritivas até 9 de maio.

As igrejas estão inseridas na flexibilização. O comércio em galerias e shoppings também será liberado, seguindo a restrição de 10h diárias de funcionamento. Todas as orientações estão disponíveis no Decreto n° 50.561/2021 disponível no Diário Oficial.

Veja a seguir o que muda nesta segunda-feira:

LEIA MAIS

Juazeiro encerra semana com mais 156 casos de covid

Juazeiro encerrou a semana com mais 156 casos de covid-19. Neste sábado (24), a Prefeitura não registrou nenhum óbito em decorrência da doença.

Em números totais são 13.239 pacientes infectados, 12.649 recuperados e 228 óbitos. O município tem atualmente 362 casos ativos.

Ocupação dos leitos

Segundo a Prefeitura de Juazeiro, atualmente a cidade tem apenas um leito disponível na rede municipal. Isso significa que a ocupação dos leitos é de 97%. Já na Rede PEBA, a ocupação está em 94%, com 14 vagas aos pacientes com covid-19.

Petrolina registra mais 219 casos de covid e dois óbitos na sexta-feira

Petrolina encerrou a sexta-feira (23) com mais 219 casos de covid-19. Também foram confirmados mais dois óbitos e a ocupação dos leitos voltou a subir. Em números totais já são 23.343 pacientes infectados, 20.175 recuperados e 338 mortes.

Novos casos

Dos novos infectados, 100 pessoas do sexo masculino e 119 do sexo feminino. Os pacientes têm entre um e 89 anos. As mortes são de duas mulheres com 63 e 76 anos. Elas não tinham histórico de comorbidades e morreram nos dias 6 e 23 de abril.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação leitos de UTI ficou em 95%. Dos 81 leitos, 77 estão ocupados. 61 pacientes são de Petrolina e 16 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.802 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 19 são pretos, um indígena, 142 pardos, cinco amarelos, 33 brancos e 19 não declararam raça.
  • Casos descartados: Até agora, 89.065 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 2.830 casos ativos do novo coronavírus.

Univasf divulga Protocolo de Biossegurança para volta de atividades presenciais

(Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deu mais um passo para a retomada das aulas presenciais. Na sexta-feira (23) a instituição divulgou o “Protocolo de Biossegurança – Planejamento das Atividades Acadêmicas e Administrativas Presenciais”.

O documento de 58 páginas foi aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni), afirma a Univasf. O documento visa orientar docentes, discentes e servidores sobre a volta das atividades nos campi da região. “A elaboração do protocolo levou em consideração levantamentos de dados e orientações normativas de órgãos sanitários, resoluções do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS) e a escuta à comunidade acadêmica por intermédio de membros discentes, docentes e técnicos administrativos da Univasf”, diz a universidade.

O documento pode ser acessado a seguir:

Protocolo De Biosseguranca Univasf

Fundador do PRTB, Levy Fidelix morre vítima da covid-19

Fundador do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix morreu aos  69 anos, na noite de sexta-feira (23). Ele estava internado desde o mês passado e morreu por complicações provocadas pela covid-19. A informação foi confirmada pela família do político.

“É com profunda dor e pesar que o PRTB, por sua diretoria, comunica o falecimento do nosso Líder’, diz a nota publicada. Ele era casado e deixa uma filha. O PRTB é o partido do vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Ele lamentou a morte de Fidelix. “O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família”, escreveu Mourão no seu Twitter.

Formado em Comunicação, Fidelix ficou conhecido por ter disputado diversos cargos políticos e não ser eleito para nenhum. Foram 13 pleitos sem vitórias. A última tentativa aconteceu no ano passado, quando concorreu à Prefeitura de São Paulo e teve apenas 0,22% dos votos válidos. Ele também foi candidato a presidente da República em duas ocasiões.

Juazeiro continua com 100% dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados

Nesta sexta-feira (23) não existe nenhum leito de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 desocupado nos hospitais de Juazeiro (BA).

Já na rede PEBA (hospitais de Pernambuco e Bahia) a ocupação de leitos é de 94%, com 13 leitos disponíveis para pacientes do município de Juazeiro.

LEIA MAIS