Vacinação: 1ª dose será aplicada aos idosos faltosos de Petrolina nas sextas-feiras

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Diante das mudanças no cronograma de vacinação por conta das poucas doses enviadas ao município, a Prefeitura de Petrolina destinará toda sexta-feira para aplicar a 1ª dose nos idosos. Nesta sexta-feira (30), a ação será das 8h às 16h, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Podem procurar as vacinas o público a partir de 60 anos que não tomou a dose inicial. “Por entendermos que nem todos puderam comparecer aos polos durante as datas divulgadas para cada idade, estamos agora, disponibilizando a sexta-feira para que seja realizada esta imunização. Será apenas um ponto fixo para esta primeira dose de faltosos, assim, nossas equipes estarão na UNIVASF para realizar a vacinação de quem tem 60 anos e mais e ainda não recebeu a primeira dose”, destaca a Diretora da Atenção Básica, Lorena Andrade.

Para receber a vacina é importante levar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. O cadastro exigido previamente não é mais necessário, portanto, basta comparecer ao local de vacinação.

Avanço: Profissionais da educação com idade a partir de 40 anos começam a ser vacinados em Curaçá

A Secretaria de Saúde de Curaçá, município situado na região norte da Bahia, dar uma lição nas demais. Enquanto o estado “patina” para vacinar profissionais da educação com idade a partir de 55 anos, na terra das Ararinhas Azuis pulou 15 anos na idade de vacinação.

A aplicação da primeira dose da vacina acontecerá nesta quarta-feira (28) a partir das 8h30 na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho. As vacinas serão aplicadas conforme lista nominal enviada pela Secretaria Municipal de Educação.

“Estamos seguindo todas as determinações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. É uma alegria muito grande ver nossos profissionais da educação recebendo a primeira dose da vacina. Dias melhores estão por vir. A vacina é esperança”, frisou o secretário de Saúde de Curaçá Adriano Araújo.

Bahia tem quase 16 mil casos ativos do novo coronavírus e número de internados em UTI´s aumentou

O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) mostra nesta terça-feira (27) que a Bahia tem neste momento, 15.627 casos ativos do novo coronavírus, o que provocou um aumento no número de pessoas internadas em UTI´s por causa da Covid-19.

A quantidade de pacientes ocupando leitos de terapia intensiva no estado saiu de 1.313 na segunda-feira (26) para 1.315 nesta terça (27), o segundo maior dado do estado na pandemia, atrás apenas dos 1.316 registrados há 15 dias, em 12 de abril.

Também nas últimas 24 horas, o estado confirmou 4.076 novas contaminações pelo novo coronavírus e 107 mortes em decorrência da infecção. No total, desde o início da pandemia, a Bahia acumula agora 889.931 casos confirmados da Covid-19 e 18.194 óbitos pela doença.

Juazeiro registra 96 novos casos de Covid-19 e dispõe apenas de 1 leito de UTI disponível

O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) desta terça-feira (27), informa que o município de Juazeiro registrou 96 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas.

De acordo com o informativo, 13.379 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 12.790 já estão recuperados. Juazeiro tem 359 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Juazeiro aplica segunda dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira

(Foto: Ascom PMJ)

Idosos e profissionais da Saúde de Juazeiro, que ainda não receberam a 2ª dose da vacina contra o novo coronavírus, poderão receber o imunizante nesta quarta-feira (28).

Os trabalhadores da saúde podem ir à Escola Iracema Pereira Paixão, que fica no bairro São Geraldo, das 07h30 às 12h e das 14h às 16h, ou no Centro de Saúde III, bairro Angary, das 08h às 12h.

Já os idosos podem comparecer aos seguintes pontos de vacinação:

LEIA TAMBÉM

Pernambuco registra 2.597 casos e 75 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

Petrolina confirma mais 224 casos e seis óbitos por covid-19

LEIA MAIS

Pernambuco registra 2.597 casos e 75 mortes por Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 2.597 novos casos e 75 óbitos por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Entre os confirmados desta terça, 143 (5,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.454 (94,5%) são leves. Já as mortes ocorreram entre os dias 11 de setembro de 2020 e essa segunda-feira (26).

LEIA TAMBÉM

Petrolina confirma mais 224 casos e seis óbitos por covid-19

Agora, Pernambuco totaliza 399.438 casos confirmados da doença, sendo 39.691 graves e 359.747 leves, e 13.762 óbitos pela Covid-19.

Estudos indicam que pacientes que tiveram covid e sobreviveram podem ter até 80% de imunização

Três estudos independentes realizados nos Estados Unidos, Dinamarca e Reino Unido obtiveram resultados indicando que a proteção contra o coronavírus a quem teve a doença é de cerca de 80%. Ou número é similar à eficácia de algumas vacinas em aplicação ao redor do mundo.

Porém, os 20% de risco do outro ainda preocupam especialistas. Apesar dos dados positivos, os cientistas seguem receosos por três motivos. Primeiro, uma proteção não absoluta significa que os infectados (assim como os vacinados) não estão livres para sair à rua sem máscara e desrespeitando regras de distanciamento.

A segunda preocupação é sobre o acompanhamento máximo de oito meses. Em outras palavras, os novos estudos não dizem se a imunidade vai durar mais que isso. Por fim, as novas variantes do vírus podem driblar essa imunidade adquirida.

“Como claramente existe uma considerável proteção induzida por infecção prévia, de ordem similar à de algumas vacinas, num cenário de escassez de doses se pode argumentar que é mais importante vacinar logo aqueles que nunca se infectaram”, diz Stuart Sealfon, pesquisador da escola médica do Hospital Mount Sinai, de Nova York.

Idosos com 69 anos ou mais receberão 2ª dose da CoronaVac nesta quarta e quinta, em Petrolina

Foto: Ascom PMP

A aplicação da segunda dose da CoronaVac nos idosos a partir de 69 anos em Petrolina será retomada nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29). A continuidade da imunização será possível porque as equipes concluíram a vacinação na zona rural no público acima de 70 anos.

A segunda dose será ofertada em três pontos, das 8h às 17h:

  • SESI
  • Centro de Convivência do Idoso Vó Pulu
  • Avenida Principal da Vila Eulália (drive-thru)

É necessário apresentar um documento de identificação com foto, cartão de vacina, CPF ou Cartão SUS para receber a segunda dose. Os idosos não precisam agendar a vacinação, ou seja, basta procurar o ponto de imunização mais próximos. A vacinação na zona rural será de forma volante.

Orientação aos outros grupos

“A Secretaria de Saúde também orienta que os idosos que estão abaixo dessa faixa etária devem aguardar a divulgação dos próximos cronogramas de vacinação. Assim que o município receber novas remessas de vacinas, todas as faixas etárias serão atendidas”, diz a nota da Prefeitura.

Petrolina confirma mais 224 casos e seis óbitos por covid-19

Petrolina registrou mais 224 casos de covid-19 na segunda-feira (26). Também foram confirmados mais seis óbitos em decorrência da doença. Com a atualização de ontem, a cidade totaliza 23.576 pacientes infectados, 20.415 recuperados e 345 mortes.

Novos casos

85 dos novos pacientes são do sexo masculino e 139 do feminino. Eles têm entre três meses de vida e 83 anos. Já as mortes são de cinco homens e uma mulher. Eles tinham 93, 82, 67, 59, 43 e 82 anos, respectivamente. Metade dos mortes possuía alguma comorbidade. Os óbitos aconteceram entre o dia 12 e 25 de abril.

Ocupação dos leitos

A taxa de ocupação dos leitos de UTI ficou em 90,1%. Dos 81 leitos, 73 estão ocupados. 59 pacientes são de Petrolina e 14 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.609 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade de estarem infectadas.
  • Casos por raça/cor: 25 pessoas se declaram preta, 133 pardas, três amarelas, 33 brancas e 30 optaram por não declarar.
  • Casos descartados: Até agora, 89.510 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos.
  • Casos ativos: O município tem 2.816 casos ativos do novo coronavírus.

Familiares e amigos realizarão cortejo fúnebre em homenagem a Erry Justo

Os amigos e familiares do comunicador Erry Justo, poderão se despedir do radialista em um cortejo fúnebre que acontecerá logo mais às 9h.

O grupo seguirá do Hospital Promatre, onde Erry estava internado, em direção ao cemitério do bairro João Paulo II. O ponto de encontro será no SAF Juazeiro.

Erry Justo tinha 53 anos e morreu na segunda-feira (26), por complicações da covid-19. Ele deixa esposa e filho. Em 2020 ele foi candidato a vice-prefeito de Juazeiro ao lado do Capitão Moreira (Avante).

Petrolina: Idosos agendados recebem 2ª dose da vacina Oxford-AstraZeneca a partir deste terça-feira

(Foto: Ascom)

Desta terça (27) até sexta-feira (30), a Prefeitura de Petrolina irá aplicar a segunda dose da vacina Fiocruz/Oxford-AstraZeneca em idosos com 85 anos e mais. Essa segunda dose será destinada para os idosos que têm as vacinas agendadas entre os dias 27 e 30 deste mês. A imunização será realizada nos 10 pontos de vacinação espalhados pelo município, das 8h às 17h.

Para ser vacinado basta comparecer a um polo com o documento de identificação com foto e cartão de vacinação. Em caso de perda do cartão de vacinação, além de um documento com foto, é necessário levar o comprovante de residência e o Boletim de Ocorrência. A vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independente do horário de chegada ao polo de vacinação, por isso, não há necessidade de chegar antes do horário previsto.

Os pontos de vacinação são: IGEPREV e SESC no Centro; Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz no Alto, no Cocar; Escola Professora Luiza de Castro, no João de Deus; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; e a Escola Professor José Joaquim, no José e Maria. Por meio de drive-thru serão disponibilizados quatro pontos: no estacionamento da Justiça Federal; na avenida da Integração, em frente à loja Lúcia Gomes; estacionamento do River Shopping; e na Cohab VI, próximo ao supermercado BomTempo.

Coronel Anselmo Bispo emite nota de pesar pela morte do radialista Erry Justo

O coronel Anselmo Bispo, candidato a prefeito de Juazeiro em 2020, pelo partido Democrata e atualmente superintendente da Codevasf, em Juazeiro (BA), publicou nota de profundo pesar pela morte do radialista Erry Justo.

Augusto César Costa Justo, tinha 53 anos de idade, estava internado no hospital Promatre em Juazeiro e foi vítima de complicações da Covid-19. Confira à íntegra da nota.

Nota de pesar

“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do nosso querido Erry Justus, radialista e jornalista querido, dinâmico e empreendedor. Juazeiro perdeu uma voz vibrante que nos informava, animava e defendia.

Erry acompanhou com entusiasmo os meus primeiros passos na caminhada política e mesmo tendo participado de outra chapa, sempre foi gentil e cortês comigo. Essa pandemia está levando nossos valores, nossos amigos e familiares  numa proporção cruel, que além de tudo,  nos tira o direito da despedida.

É com o sentimento de quem  entende bem essa triste situação, que levo a minha solidariedade aos familiares, amigos e admiradores. Desejo, por fim, um bom descanso ao amigo que hoje nos deixou. Que Deus conforte a todos nós.”

Coronel Anselmo Bispo

CREF12 pede vacinação urgente contra a Covid-19 para todos os Profissionais de Educação Física de Pernambuco

Professor Lúcio Beltrão, presidente do CREF12/PE.

O pedido foi feito ao governador Paulo Câmara, pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE), Lúcio Beltrão, através de ofício, com cópia para às Secretarias de Saúde de Pernambuco e vários municípios.

No documento, professor Beltrão informa que há uma hierarquia entre os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, do Conselho Nacional de Saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, Profissionais da Educação Física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares).

LEIA MAIS

Morre em Juazeiro o radialista Erry Justo vítima da Covid-19

Faleceu nesta segunda-feira (26), no hospital Promatre em Juazeiro (BA), vítima de complicações por causa da Covid-19, o radialista Erry Justo. Segundo informações do Capitão Leonilton Moreira, do Corpo de Bombeiros, que era amigo de Justo, ele estava internado há cerca de 15 dias.

O quadro de saúde do radialista se agravou, ele precisou ser intubado, mas não resistiu. Erry Justo trabalhou na Rádio Transrio FM e nas eleições de 2020 deixou a emissora para concorrer ao cargo de vice-prefeito com o amigo Capitão Moreira, que concorreu ao cargo de prefeito, ambos pelo partido Avante.

“É uma perda irreparável. Éramos muito amigos”, disse Capitão Moreira à nossa reportagem.

Justo deixa esposa e um filho, ainda precoce.

A equipe do Blog Waldiney Passos externa, à familiares e amigos, nossos sentimentos de pesar pela perda do companheiro de profissão.

Pernambuco registra 1.278 novos casos e 47 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h

(Foto: Internet)

Pernambuco registrou, nas últimas 24 horas, 1.278 novos casos e 47 óbitos por Covid-19. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Entre os confirmados de hoje, 93 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.185 (93%) são leves, e as mortes ocorreram entre os dias 10 de novembro de 2020 e esse domingo (25).

Agora, Pernambuco totaliza 396.841 casos confirmados da doença, sendo 39.548 graves e 357.293 leves, além de registrar 13.687 mortes pela Covid-19.