Covid-19: Sobradinho registra 215ª cura clínica

83,33% dos infectados já venceu a doença (Foto: Edmilson Santos)

O município de Sobradinho, na região Norte da Bahia, chegou a 215 pessoas curadas da covid-19. Os dados apresentados no boletim de sexta-feira (17) indicam taxa de 83,33% de recuperados. Ao passo que houve crescimento desse índice, a Prefeitura também registrou mais nove casos positivos.

Sobradinho chega a 258 pacientes infectados. Os novos registros são de quatro homens – com idades entre 26 e 57 anos – e cinco mulheres, entre 24 e 42 anos. Todos foram submetidos a testes rápidos. Há ainda 11 óbitos e seis pacientes em investigação.

Além das 215 curas, a Secretaria de Saúde também celebra o fato de Sobradinho chegar a 29 dias sem internações por covid-19 no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres ou regulações na UTI da Rede PEBA. Quem tiver sintomas da doença deve acionar os seguintes números: Vigilância Sanitária: (74) 98814-0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818-3736.

Brasil confirma mais de 34 mil novos casos positivos de covid-19

(Foto: Ilustração)

Os dados de sexta-feira (17), divulgados pelo Ministério da Saúde, indicam o registro de 34.177 novos casos positivos da covid-19. Agora o Brasil soma 2.046.328 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Desse total, 1.321.036 estão curados.

Por outro lado, 77.851 brasileiros já perderam a batalha para a covid-19 e estão na estatística dos óbitos. Apenas ontem foram 1.163 óbitos. Por estado, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Pará são os líderes de casos. De acordo com os dados informados às 18h30 de ontem, a taxa de letalidade é 3,8 %.

O Nordeste tem a segunda maior taxa de mortalidade, com 43,6 a cada 100 mil habitantes. O boletim completo do Governo Federal pode ser acompanhado no Portal Coronavírus.

Petrolina registra mais 59 casos de Covid-19 e mais duas mortes nesta sexta-feira (17); veja os números

Mais 354 pessoas foram testadas para a Covid-19 em Petrolina. Desse total, 50 positivaram para o novo coronavírus: são 32 pessoas do sexo feminino com idades entre 01 a 67 anos, e 18 do sexo masculino, entre 2 a 73 anos. Os dados estão no boletim desta sexta-feira (17), que ainda traz 9 resultados positivos de exames laboratoriais. Os pacientes são 6 pacientes do sexo feminino, entre 21 a 49 anos, e 3 do sexo masculino entre 37 e 49 anos.

Com esses 59 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.844 casos do novo coronavírus – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 1.426 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 418 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 679.

Petrolina tem mais dois óbitos por covid-19, sendo que um deles ocorreu no último dia 15 e o exame do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) confirmando a doença só chegou nesta sexta. Era uma mulher de 53 anos, com histórico de comorbidades. O novo óbito ocorreu nesta sexta-feira, em um hospital da rede pública. O paciente – um homem de 55 anos – também tinha histórico de doença crônica. Com isso, o número de óbitos aumentou para 43.

Com manutenção de incidência, Brasil registra 34,1 mil novos casos de Covid-19 em 24h

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Dados atualizados do Ministério da Saúde confirmam que o Brasil acumula até esta sexta-feira o total de 2.046.328 casos da Covid-19, com 77.851 óbitos por agravamento da doença. Nas últimas 24h o número de novos casos foi de 34.177. Já o número de mortes no mesmo período totalizou 1.163 ocorrências.

De acordo com o boletim, do total de casos 647.441 São casos ativos e 1.321.036 são considerados recuperados. A incidência da doença por 100 mil habitantes é de 973,8.

Fonte: Ministério da Saúde

Bahia soma 118.657 infectados e 2.738 mortos por Covid desde o início da pandemia

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia registrou 2.284 novos infectados pelo coronavírus e 45 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. As informações constam no boletim da Secretaria da Saúde estadual (Sesab) desta sexta-feira (17). Agora o estado soma 118.657 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.738 mortes.

No dia anterior, quinta-feira (16), o estado contabilizava 116.373 casos e 2.693 óbitos.

A Sesab informa que 94.923 pessoas já são consideradas recuperadas da Covid-19 no estado, enquanto 20.996 seguem em monitoramento e são considerados casos ativos.

Os casos ocorreram em 403 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,25%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.999,72), Itajuípe (2.523,06), Ipiaú (2.062,22), Lauro de Freitas (1.861,52) e Madre de Deus (1.853,70).

Funcionários do Presídio de Juazeiro denunciam suspeitas de Covid-19 entre eles e detentos, e os testes não são realizados

Em informações enviadas ao Blog Waldiney Passos na tarde desta sexta-feira (17), funcionários do presídio de Juazeiro (BA), que não querem se identificar com medo de represálias, informaram que pessoas estão sendo afastadas do quadro funcional da empresa por suspeita de infecção pelo novo coronavírus e as mesmas não estão recebendo a atenção devida e nem sequer estão sendo testadas para saber se estão com a doença.

De acordo com as informações, o sistema prisional está com mais de mil presos e mais de 300 funcionários, todos na mesma situação. Além disso, os funcionários informam que estão sem reajuste salarial a mais de dois anos e o plano de saúde HGU que era integral a mais de 10 anos, passou a ser de co-participação durante a pandemia sem passar pela convenção sindical.

Ainda de acordo com as informações repassadas ao Blog, as pessoas estão adoecendo e mesmo assim não são testadas e quando vão ao médico têm o dia de serviço descontado na folha de pagamento. Ainda de acordo com a denúncia, nenhum preso usa máscara o que agrava ainda mais a situação.

Durante a tarde desta sexta-feira (17) o Blog tentou contato com o sistema prisional de Juazeiro, mas sem êxito. O espaço está franqueado para o posicionamento dos responsáveis.

Nas últimas 24 horas Juazeiro registrou 92 novos casos, 28 curas clínicas e mais dois óbitos pela Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

Nas últimas 24h a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde realizou 228 testes para diagnóstico da COVID 19 com 92 resultados positivos para a doença. Os pacientes são 54 do sexo feminino e 38 do sexo masculino, sendo 07 profissionais de saúde. Com este registro, Juazeiro contabiliza 1.758 pessoas que contraíram o novo coronavírus.

Dos resultados obtidos, 84 foram por teste rápido e oito pelo LACEN e os pacientes têm idades entre 3 e 87 anos. Fora os dois óbitos registrados neste boletim, os 90 pacientes estão em isolamento domiciliar, acompanhados pelas equipes de saúde do município. A SESAU ainda registra a recuperação de 28 pacientes contabilizando 593 pessoas clinicamente curadas da COVID 19.

Juazeiro tem nesta data, 10.188 exames realizados com 8.430 exames negativos para a COVID 19 que foram considerados descartados. Dos 1.758 que tiveram resultado positivo para a doença, 975 são do sexo feminino, 783 do sexo masculino, sendo 150 profissionais de saúde. Juazeiro tem 1.079 pessoas em isolamento domiciliar, 39 pacientes confirmados com a COVID 19 internados, 26 em leitos de UTI e 13 em leitos intermediários.

Os dois óbitos são de pacientes do sexo feminino. Uma faleceu dia 13 de julho no Hospital Promatre, no entanto o resultado comprovando a COVID 19 chegou nesta quinta-feira (16), tinha 86 anos e apresentava cardiopatia como comorbidade. A segunda paciente tinha 83 anos, veio a óbito nesta sexta-feira (17) no Hospital Regional de Juazeiro e tinha hipertensão como comorbidade.  Com estes registros, Juazeiro chega a 47 óbitos em decorrência da COVID 19.

Câmara aprova projeto de socorro ao esporte durante pandemia da covid-19

Esportistas devem receber aporte durante pandemia da covid-19

Depois da cultura, o esporte é o próximo na lista do auxílio emergencial. A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (16), a destinação de R$ 1,6 bilhão aos esportistas, categoria afetada pela pandemia da covid-19. A ajuda virá por meio de benefícios, renegociação de dívidas e linhas de crédito.

Apesar da tentativa do Governo Federal de tentar retirar o projeto da pauta, a maioria da Casa aprovou a matéria. O próximo passo é o Senado debater o PL n° 2.824/2020, proposto por Felipe Carreras (PSB-PE). Se a proposta da Câmara entrar em vigor os profissionais do esporte terão acesso a três parcelas do Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600,00.

Quem tem direito

Estão contemplados atletas, paratletas, técnicos, preparadores, professores de educação física, árbitros, promotores de competições, profissionais de saúde, massagistas, entre outros. Se passar no Senado, a matéria ficará pendente da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Covid-19: com números de hoje, Pernambuco supera 77 mil pacientes infectados

São mais de 77 mil infectados (Foto: Internet)

Mais 1.332 novos casos positivos de covid-19 foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE). O boletim dessa sexta-feira (17) também registra 33 novas mortes. Com os dados atualizados, o estado totaliza 77.423 pacientes infectados e 5.869 óbitos.

Novos registros

Dos novos casos, 1.205 (90%) são leves e 127 (10%) são de pessoas com sintomas graves. Quanto aos óbitos, 19% (58%) aconteceram entre 18 de abril e 13 de julho. Outros 14 (42%) são dos três últimos dias. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

“Pulo do Gato”, jornalista José Paulo de Andrade morre vítima de covid-19

Zé Paulo estava internado em São Paulo (Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT)

O jornalismo brasileiro perdeu, nessa sexta-feira (17), José Paulo de Andrade, aos 78 anos. Conhecido pelo seu programa “Pulo do Gato” na Rádio Bandeirantes, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e veio a óbito por complicações da covid-19.

Zé Paulo foi locutor esportivo, comentarista e dirigente do São Paulo. Durante sua carreira presenciou o milésimo gol do Rei Pelé. Dedicou 57 anos da sua vida ao grupo Bandeirantes, onde diariamente apresentava o Pulo do Gato.  Em nota, o Grupo Bandeirantes lamentou a perda de Zé Paulo:

LEIA MAIS

Agência do Santander em Petrolina é fechada ao público para higienização

Agência amanheceu fechada para atendimento ao público (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal Petrolina

Depois do Banco Itaú ser fechado por suspeita de covid-19 na equipe de funcionários, nessa sexta-feira (17), foi a vez da unidade do Santander não abrir as portas. Localizado na Avenida Souza Filho, Centro da cidade, a agência está passando por “procedimento de limpeza” e somente reabrirá na segunda-feira (20).

LEIA TAMBÉM

Agência do Itaú em Petrolina é temporariamente fechada após suspeita de funcionários com covid-19

Procurado pelo Blog Waldiney Passos, o banco não comentou se há suspeita de covid-19 no quadro de funcionários da unidade. Os clientes que precisarem de atendimento devem fazê-lo em Juazeiro (BA), aconselha o Santander. Veja a seguir a nota do banco:

“O Santander informa que a agência localizada à avenida Souza Filho 195, em Petrolina (PE), está passando por um procedimento de limpeza e higienização nesta sexta-feira, 17/7, e será reaberta ao público na segunda-feira, 20/7. Até lá, os clientes estão sendo direcionados para a agência de Juazeiro (BA), que fica na praça Dr. José Inácio da Silva 15, a cerca de três quilômetros da agência de Petrolina.

Paciente de 75 anos vence covid e faz apelo a população de Ipubi: “Fique em casa”

Seu José Pereira está curado da covid-19

Mais um paciente conseguiu vencer a covid-19 no município de Ipubi, Sertão de Pernambuco. Até quinta-feira (16) a Secretaria de Saúde contabilizava 95 recuperados entre 176 pacientes infectados pelo novo coronavírus. O mais recente a ter alto é seu José Pereira, de 75 anos.

Ele estava internado no Hospital Marcelino da Silva Mudo. “Graças a Deus posso dizer que fui curado. Eu senti o abraço de Jesus Cristo. Fui muito bem atendido pelos médicos, enfermeiros. Agradeço a todos que trataram de mim. Foi uma graça do nosso Senhor Jesus Cristo“, celebrou ao ter alta da unidade.

Seu José também fez um apelo aos moradores da cidade. “Quem tiver que ficar em casa, fique em casa para não se contaminar. É um problema que dá muito trabalho ao pessoal aqui“, destaca. Veja a mensagem dele na íntegra:

Serra Talhada confirma mais 53 casos e se aproxima de 1.300 infectados pela covid-19

(Foto: Reprodução)

Serra Talhada (PE) confirmou mais 53 casos positivos de covid-19 no boletim de quinta-feira (16). A cidade soma 1.295 infectados pelo novo coronavírus e segue sem conseguir achatar a curva da doença. Dos números registrados ontem, 51 vieram através de testes rápidos e dois no Hospital Regional da cidade, o Hospam.

Por outro lado, dos quase 1.300 infectados, 710 estão clinicamente curados. Há ainda 80 pacientes em investigação, além de 15 mortes confirmadas desde o início da pandemia da doença.

Centro de Atendimento da Covid-19

Diante do crescimento dos casos, a Prefeitura entregou ontem, uma unidade para atender exclusivamente pacientes com sintomas do novo coronavírus. O “Centro de Atendimento da Covid-19” funcionará – inclusive aos finais de semana – nos três turnos.

Prefeito da cidade, Luciano Duque (PT) voltou a cobrar respeito ao isolamento social e às medidas impostas pelo Estado e município. “O Governo tem procurado fazer sua parte, nós precisamos entender que vamos precisar conviver com esse vírus por muito tempo, até ter uma vacina. O novo exige um comportamento diferente, nós sabemos que podemos nos contaminar”, frisou.

Perto de 2 milhões de infectados, Brasil tem só 142 cidades sem Covid

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Há mais de um mês, o Brasil estacionou a atualização de mortes por Covid-19, o que não é nem de longe uma boa notícia. Com acréscimos diários batendo a casa de mil vidas perdidas, o país lidera o ranking mundial de novas fatalidades. Ontem foram confirmadas mais 1.233 mortes. Ao todo, 75.366 brasileiros perderam a luta para a doença. A previsão é que o número de infectados ultrapasse, hoje, a barreira dos dois milhões. Enquanto isso, na avaliação do Ministério da Saúde, o governo mostra um “grande exemplo” no combate à pandemia.

“Eu discordo literalmente e frontalmente que o nosso país é um dos piores exemplos do mundo no combate da doença. Isso não é verdade por vários motivos. O primeiro grande motivo é que, talvez, sejamos o país com o maior número de recuperados da doença”, disse, em entrevista coletiva, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia, ao ser questionado se houve falha na luta contra o vírus. Atualmente, o Brasil soma 1.255.564 de pacientes recuperados da Covid-19 (63,8% do total de infectados).

LEIA MAIS