Pernambuco divulga protocolo para reabertura de escolas e faculdades

(Foto: Governo de Pernambuco)

Embora ainda não haja definição sobre data de retorno às aulas presenciais, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, divulgou o protocolo setorial para a área de Educação no Estado nesta quarta-feira (15) em coletiva de imprensa. O documento – aplicado para a Educação Básica, Ensino Superior e Cursos Livres (cursos de línguas, cursos técnicos, qualificação profissional e outros) – estabelece regras sobre distanciamento social, medidas de proteção/prevenção, monitoramento e comunicação.

O documento ficará disponível para consulta pública e eventuais contribuições até o dia 24 de julho no site www.educacao.pe.gov.br. “Nosso objetivo ao divulgar o protocolo setorial da educação é fazer com que as instituições de ensino possam realizar seu planejamento e tomar as providências necessárias para o retorno dos estudantes às salas de aula. É importante ressaltar que as instituições, sejam das redes pública ou privada, poderão estabelecer protocolos com medidas complementares, desde que sigam as orientações gerais do documento apresentado pelo Governo de Pernambuco”, diz o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio.

LEIA MAIS

Agência do Itaú em Petrolina é temporariamente fechada após suspeita de funcionários com covid-19

Unidade localizada na Avenida Guararapes tem funcionários com suspeita (Foto: Divulgação)

O Blog Waldiney Passos recebeu relatos de usuários do Itaú, em Petrolina, nessa quarta-feira (15) sobre o fechamento da unidade localizada na Avenida Guararapes, Centro da cidade. Dois funcionários teriam testado positivo ontem (14), ligando o sinal de alerta entre os servidores.

Medida preventiva, afirma banco

Procurada pelo Blog a assessoria do Itaú informou que a agência em questão foi “fechada temporariamente por suspeita de covid-19”. A unidade 1478 foi fechada para higienização, para em breve ser reaberta. Os clientes devem priorizar o atendimento virtual ou na agência da Avenida Souza Filho.

Confira a nota do Itaú:

“O Itaú Unibanco informa que a agência 1478, em Petrolina (PE), foi fechada temporariamente por suspeita de covid-19 e todos funcionários da unidade foram afastados temporariamente de suas funções. A agência foi fechada para higienização, seguindo todos os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos adequados.

O Itaú reforça a orientação para que os clientes usem os canais digitais para efetuar operações que podem ser realizadas por meio destes, como pagamento de títulos e boletos, contratação de crédito, solicitação de segunda via de cartão e outros serviços disponíveis em https://www.itau.com.br/coronavirus/”.

TSE veta biometria nas eleições de 2020

Eleições serão realizadas em novembro desse ano (Foto: Internet)

As eleições de 2020 não terão biometria. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou o veto da identificação biométrica, com a intenção de evitar aglomeração de pessoas nos locais de votação. O TSE ouviu infectologistas antes de tomar a decisão.

O grupo de especialistas acredita que a biometria aumenta a chance de infecção por covid-19, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência. Além disso, resulta na formação de fila nas seções eleitorais, o que não é aconselhável no momento de pandemia.

Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso ouviu os médicos David Uip, do Hospital Sírio-Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein. Eles integram o grupo que presta consultoria sanitária ao órgão. O pleito desse ano será realizado em 15 de novembro e se houver segundo turno, no dia 29 do mesmo mês.

Com dados de hoje, Pernambuco supera 74 mil casos positivos de covid-19

Pernambuco soma mais 1.384 casos hoje, 15/07 (Foto: Internet)

O boletim dessa quarta-feira (15), divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirma mais 1.384 casos positivos de covid-19. Com os dados de hoje, o estado soma 74.960 pacientes infectados. Também foram registradas mais 57 mortes.

Dos novos casos, 1.221 (88%) são leves e 163 (12%) foram classificados como graves. Em números totais, 21.484 são pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 53.476 têm ou tiveram sintomas leves.

Quanto aos óbitos do boletim, 35 (61%) ocorreram entre 22 de abril e 11 de julho. 22 (39%) são dos três últimos dias. Pernambuco soma 5.772 mortes. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Lagoa Grande inicia toque de recolher nesta quinta-feira

Isolamento social mais rígido começa a valer amanhã (Foto: Ascom PMLG)

Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco, é mais uma cidade pernambucana a endurecer as medidas de enfrentamento a covid-19. A partir desta quina-feira (16) tem início o toque de recolher, das 19h às 4h, pelos próximos 15 dias.

A medida foi anunciada nessa quarta-feira (15) pelo prefeito Vilmar Cappellaro. Durante a vigência do decreto municipal, fica “vedado a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, em todo território do município de Lagoa Grande – PE (Distritos, Povoados e Lugarejos), inclusive pelos visitantes e frequentantes das regiões adjacentes”.

Fiscalização com PM e apoio do MPPE

A Prefeitura atuará em conjunto com a Polícia Militar e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), para fazer valer o decreto municipal. Cappellaro também pediu consciência aos moradores. “Não queremos fechar comércio, não queremos decretar lockdown, respeitamos o direito de ir e vir das pessoas. Esperamos que a população atenda. Todas as ações que fazemos são no sentido de prevenção de vidas“, disse.

O que está liberado

Serviços de saúde e segurança pública, além de restaurantes, lanchonetes e farmácias estão autorizados a funcionar durante o toque de recolher. Contudo, somente por delivery ou drive-thru. A comercialização presencial está vedada. Os que já estão autorizados a funcionar durante o dia devem seguir o horário máximo de fechamento.

“A restrição prevista não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde, segurança e preparação de alimentação, desde que estejam devidamente identificados, apresentando declaração, carteira funcional ou documento equivalente“, frisa a Prefeitura. O uso de máscaras segue obrigatório.

Salgueiro confirma mais 21 casos positivos de covid-19

Por outro lado, mais três pessoas estão curadas da covid-19 (Foto: Divulgação)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais 21 casos positivos de coronavírus, apenas na terça-feira (14). 12 pacientes são mulheres e nove homens, todos submetidos a testes rápidos da Prefeitura. Desse total, três pessoas estão internadas em unidades hospitalares.

Os demais permanecem em isolamento domiciliar, acompanhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos bairros onde residem. Com os dados de ontem, Salgueiro chegou a 237 pacientes infectados. A notícia positiva do boletim é a recuperação de mais três pessoas. Agora Salgueiro tem 113 curas clínicas.

O número de óbitos permanece o mesmo, 11. Há ainda cinco pacientes em investigação. “Reforçamos a importância de que cada cidadão cumpra rigorosamente as orientações repassadas quanto às medidas de prevenção, tais como: higienização das mãos, não compartilhamento de utensílios, distanciamento social e sempre que for possível fique em casa”, pede a Prefeitura.

Paulo Câmara avalia os quatro meses de luta contra o coronavírus em Pernambuco

(Foto: Heudes Regis/SEI)

Em mais um pronunciamento divulgado, nesta terça-feira (14), em vídeo nas redes sociais, o governador Paulo Câmara fez uma avaliação dos resultados alcançados pelo estado em quatro meses de ações no combate à pandemia do novo coronavírus em Pernambuco. Ele elencou a contratação de mais de 8 mil profissionais para a área de saúde e a abertura de 1.771 leitos para o atendimento dos pacientes na rede pública do estado. O crescimento da economia e a manutenção dos empregos também foram destacados pelo governador.

Paulo Câmara qualificou esses quatro meses, desde o dia 12 de março (quando foram registrados os dois primeiros casos da doença no estado) como um “período de muitas restrições, com o isolamento social” e com o Governo do Estado realizando “a maior operação logística e sanitária da história para adequar o sistema de saúde a essa nova realidade”.

LEIA MAIS

Petrolina tem mais três óbitos por covid-19, totalizando 40

Esta terça-feira (14) foi mais um dia de trabalho intenso das equipes de saúde da Prefeitura de Petrolina. Foram realizados 526 testes rápidos, com 62 casos confirmados. O município também recebeu 20 confirmações por meio de exames laboratoriais. Dos testes, são 32 pessoas do sexo feminino com idades entre 6 meses de vida a 73 anos, e 30 do sexo masculino, entre 14 a 54 anos. Dos exames laboratoriais são 12 pacientes do sexo feminino, entre 01 mês de vida a 59 anos, e 8 do sexo masculino entre 01 mês de vida e 79 anos.

Com esses 82 novos casos, Petrolina contabiliza 1.670 registros até o momento – destes, 168 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. Do total de positivados, 1.282 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 386 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 629.

Petrolina tem mais três óbitos por covid-19 – totalizando 40, mas apenas um ocorreu nesta terça-feira: mulher de 56 anos, que faleceu no Hospital Universitário (HU). Os outros dois aconteceram anteriormente e só foram confirmados agora. O segundo é de uma mulher de 64 anos, que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último dia 11. Ela havia sido notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas um exame laboratorial que só chegou nesta terça atestou covid-19. O terceiro registro é de uma mulher de 90 anos que faleceu na UPA, no último dia 5, mas a Vigilância em Saúde só recebeu a Declaração de Óbito (DO) nesta terça.

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de um homem de 52 anos que faleceu nesta terça em um hospital da rede privada e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Bahia chega aos 110 mil casos e 2,5 mil mortes por Covid-19

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia chegou aos 110.029 casos confirmados e 2.584 mortes causadas pelo coronavírus desde o início da pandemia nesta terça-feira (14). Nas últimas 24 horas a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 3.138 novos infectados e 49 óbitos. As informações constam no boletim da pasta.

No dia anterior, segunda-feira (13), o estado somava 106.891 casos confirmados e 2.535 óbitos.

A Sesab informa que 82.151 já são considerados recuperados e 25.294 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 399 municípios baianos.

Covid-19: Nas últimas 24 horas Juazeiro registrou 143 novos casos, 90 curas clínicas e mais dois óbitos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Saúde confirma 143 novos casos da Covid-19 em Juazeiro, sendo 81 do sexo feminino e 62 do sexo masculino e, destes, quatro são de profissionais da saúde. Dos resultados obtidos, 137 foram por teste rápido, seis pelo LACEN de Salvador e a faixa etária dos novos casos são de 3 meses de vida a 81 anos. Fora os dois óbitos, as 141 pessoas estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município.

Juazeiro tem nesta data 9.740 exames realizados, com 8.197 exames negativos para a Covid-19 que foram considerados descartados. Dos 1.543 que tiveram resultado positivo para a doença, 859 são do sexo feminino, 684 do sexo masculino e, destes, 130 são profissionais de saúde. Juazeiro tem 954 pessoas em isolamento domiciliar, 27 pacientes confirmados com a Covid-19 internados, sendo 20 em leitos de UTI e sete em leitos intermediários.

Sobre os dois óbitos registrados neste boletim, um se trata de uma idosa de 72 anos que veio a óbito no dia 26 de junho, no entanto o exame comprovando a Covid-19 só chegou nesta segunda-feira. A mesma faleceu em seu domicílio, tinha como comorbidades diabetes e doença cardíaca crônica.

O outro óbito é de um idoso de 73 anos, o mesmo faleceu no dia 11 de julho no Hospital Regional de Juazeiro, no entanto a confirmação da Covid-19 saiu nesta segunda-feira. Tinha como comorbidades insuficiência renal e doença arterial coronariana. Com estes registros, Juazeiro chega a 39 óbitos em decorrência da doença.

A partir dos dados desta atualização é possível afirmar que aproximadamente 34% das pessoas que foram infectadas com a Covid já estão recuperadas em Juazeiro o que, em número, significa que 523 pessoas estão clinicamente curadas. Sobre os dados de isolamento domiciliar, a partir deste boletim é possível informar que aproximadamente 62% das pessoas que contraíram a doença estão sem gravidade e em domicílio, representando assim 954 pessoas em isolamento.

Prefeitura adquire teste rápido a partir de coleta nasal para diagnóstico antecipado da Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde tem investido em ações e também na compra de equipamentos e insumos para detecção, tratamento e acompanhamento de pacientes suspeitos/confirmados com a Covid-19 na cidade.

A nova aquisição do município se trata do teste conhecido como RT-PCR rápido. Este teste pode ser realizado em pessoas que apresentaram sintomas a partir do segundo dia, diferente do teste rápido com amostra sanguínea que precisa esperar 10 dias para realização do exame.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 675 casos positivos e ultrapassa 73 mil infectados por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa terça-feira (14), mais 675 novos casos de covid-19 e 63 óbitos. Com os números de hoje o Estado soma 73.576 pacientes infectados e 7.715 mortes provocadas pelo novo coronavírus.

Dos pacientes confirmados hoje, 557 (83%) são leves e 118 (17%) têm quadro grave. Em relação aos óbitos, 38 (60%) aconteceram entre 7 de abril e 10 de julho. 25 (40%) são dos três últimos dias de julho. O boletim completo será informado ao final do dia.

Prefeito de Sobradinho testa positivo para covid-19

Luiz Vicente Berti, prefeito de Sobradinho testou positivo para coronavírus (Foto: ASCOM)

O prefeito de Sobradinho, na região Norte da Bahia, Luiz Vicente Berti, testou positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada na manhã dessa terça-feira (14), pela Prefeitura. Berti está assintomático e permanece em isolamento domiciliar.

Filhos do prefeito também estão com covid

Segundo a Prefeitura, o gestor estava sendo testado a cada 15 dias e no último exame foi confirmada a contaminação pela covid-19. A primeira-dama Fernanda de Cássia testou negativo, mas dois filhos do casal também positivaram Ambos seguem em isolamento domiciliar.

“Estou em isolamento domiciliar e continuo trabalhando de casa. Me sinto bem e estou na ativa para juntos vencermos este momento desafiador para todos nós”, disse Berti. Na região do Norte da Bahia, os prefeitos Paulo Bomfim (Juazeiro) e Luiz de Deus (Paulo Afonso) já haviam testado positivo.

Juazeiro prorroga toque de recolher e fechamento do comércio até 26 de julho

Toque de recolher e fechamento do comércio é prorrogado (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim (PT), confirmou durante coletiva de imprensa nessa terça-feira (14), que o toque de recolher e o fechamento do comércio serão estendido até o próximo dia 26 de julho, as 18h às 5h do dia seguinte. Bomfim tomou a medida para que a cidade baiana siga o prazo do isolamento social de Petrolina (confira aqui).

“A partir de já nós iremos fazer a extensão do toque de recolher e o fechamento do comércio até o dia 26 de julho, como forma de alinhamento de medidas com a cidade irmã Petrolina. Juazeiro e Petrolina são cidades irmãs e para gente juntos, combater esse coronavírus, a gente precisa que a unidade dessas cidades se coloque ainda mais nesse momento“, afirmou Bomfim.

Hospital de Campanha

Os gestores de ambas as cidades têm mantido diálogo em busca de ações preventivas unificadas, disse o prefeito baiano. Paulo Bomfim também anunciou a montagem de um Hospital de Campanha, com 60 leitos, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Já encaminhei o processo para licitação, nós vamos fazer o hospital com 60 leitos. Se necessário for, nós vamos ampliar”, disse.

Ipubi, Salgueiro e Trindade têm novos óbitos por covid-19

(Foto: Ilustração)

Além de Bodocó e Serra Talhada, outros três municípios do Sertão de Pernambuco registraram mortes por covid-19 na segunda-feira (13). Em Ipubi a Prefeitura confirmou duas novas vítimas fatais, elevando para 12 o total de óbitos provocados pelo novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Serra Talhada supera mil casos positivos de covid-19 e confirma 15º óbito

Bodocó confirma mais uma morte por covid-19

A Secretaria de Saúde não forneceu informações sobre os pacientes. A cidade soma 15 novos casos e mais três recuperados. Em números totais são 154 pacientes infectados, 81 recuperados, 12 mortes e seis em investigação.

Em Salgueiro contabilizou o 11º óbito. A vítima é uma idosa de idade não informada. Ela tinha comorbidades e foi diagnosticada no dia 13 de maio. Apesar dos esforços, ela não resistiu. São 11 mortes, 216 casos positivos, 110 recuperados e 26 em investigação.

Por fim, em Trindade são 10 óbitos. A paciente era uma idosa de 64 anos. A Secretaria não forneceu mais detalhes sobre ela. São 207 casos positivos, 156 recuperados e 23 em investigação.