Covid: “Todo os brasileiros receberão a vacina de forma grátis”, afirma ministro da Saúde

Governo detalhou como será a vacinação

O Governo Federal apresentou, nessa quarta-feira (16), o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. Em cerimônia realizada em Brasília (DF), o Executivo explicou quem são os grupos prioritários. Acima de tudo, o Ministério da Saúde garantiu vacina gratuita a todos os brasileiros. Contudo, não definiu uma data para  o início da imunização.

Vacinas listadas pelo Ministério da Saúde

“Todos nós temos uma memória afetiva com o Zé Gotinha. É desse programa que estamos falando, quando falamos em vacinar a população brasileira“, afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia Medeiros. “Precisamos pensar em vacinar para manter o funcionamento dos serviços essenciais“, continuou Medeiros.

O plano tem 100 páginas e consta de 10 eixos prioritários. São eles  situação epidemiológica e definição da população-alvo para vacinação; vacinas covid-19; farmacovigilância; sistemas de informações; operacionalização para vacinação; monitoramento, supervisão e avaliação; orçamento para operacionalização da vacinação; estudos pós-marketing; comunicação; e encerramento da campanha de vacinação.

LEIA MAIS

Dormentes tem seis novos casos da Covid-19

(Foto: ASCOM)

Nas últimas 24 horas Dormentes registrou 6 novos casos positivos da Covid-19 e 5 curas clínicas. Os dados divulgados nessa terça-feira (15) pela Secretaria de Saúde, mostra que o município está conseguindo manter uma média baixa de casos ativos da doença, atualmente são 7.

De acordo com o Boletim, Dormentes está  com 764 casos confirmados, 755 curas e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 107 novos casos de Covid-19 nas ultimas 24 horas

(Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) identificou mais 107 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Juazeiro nesta terça-feira (15). Mais da metade das pessoas testadas nas últimas 24 horas deram positivo para a Covid-19. Com isso, o município totaliza 6.718 infectados, dos quais 4.360 já apresentaram curas clínicas. O município já teve 129 óbitos desde o início da pandemia.

Dos 107 pacientes positivados neste boletim, 105 em isolamento domiciliar, sem gravidade, e dois internados. Em isolamento domiciliar agora são 2.211 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal caiu para 18 pacientes, sendo 07 em UTIs e 11 em leitos intermediários.

Não houve alterações na ocupação de leitos, permanecendo o Hospital de Campanha somente com 01 paciente e taxa de 3%, e a UPA com 2 pacientes nas salas vermelhas (50%) e 07 nos leitos intermediários (58%).

Bahia registra 4.114 novos casos de Covid-19 em 24 horas e ocupação das UTI´s volta a subir

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.114 casos de Covid-19, 1.649 a mais que os casos registrados nesta segunda-feira (14). O boletim divulgado nesta terça-feira (15), também confirma 4.139 pessoas recuperadas da doença. Dos 451.240 casos confirmados desde o início da pandemia, 431.273 já são considerados recuperados, 11.302 encontram-se ativos.

A taxa de ocupação dos leitos de terapia intensiva reservados para o tratamento de adultos com Covid-19 voltou a subir nesta terça, pulando de 76% para 78% de vagas preenchidas, conforme dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) contabiliza ainda 845.274 casos descartados e 118.219 em investigação. Na Bahia, 34.536 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Segundo a Sesab hoje também foram contabilizados 30 óbitos que ocorreram entre 10 de outubro e 14 de dezembro. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.665, representando uma letalidade de 1,92%.

Aumento no número de casos de Covi-19, faz Pernambuco abrir mais 151 leitos de enfermaria e UTI

(Foto: Divulgação/PCR)

Com o aumento de casos e demanda por atendimento para a Covid-19, o Governo de Pernambuco , através da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) abriu 151 leitos desde o último final de semana.

Além de 10 vagas de UTI no Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS, e 51 leitos de enfermaria no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na Zona Norte do Recife, também foram abertas outras 10 novas vagas em Caruaru, no Agreste.

Também foram abertos novos leitos para atender a região do Sertão do São Francisco, com 10 unidades de UTI e 30 de enfermaria na UPAE de Petrolina, 10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, além de 10 unidades de UTI e 20 de enfermaria no Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque), na Região Metropolitana do Recife (RMR);

Até o final de dezembro, quando somados os leitos abertos ao longo de novembro, o Governo de Pernambuco vai ter colocado em funcionamento mais 424 vagas, sendo 159 de UTI e 265 de enfermaria.

Pernambuco registra 734 novos casos e 25 óbitos por Covid-19 nesta terça-feira

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (15), 734 casos da Covid-19. Entre os confirmados, 32 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 702 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 199.780 casos confirmados da doença, sendo 28.665 graves e 171.115 leves.

Também foram confirmados 25 óbitos, ocorridos entre os dias 01 de outubro e 09 de dezembro. Com isso, o Estado totaliza 9.324 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Salgueiro confirma mais 27 casos positivos de covid

(Foto: Divulgação/SES-PE)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, tem mais 27 casos confirmados de covid-19. Os números foram atualizados pela Secretaria de Saúde no boletim de segunda-feira (14), após o final de semana sem novas informações da covid no município.

A Prefeitura não forneceu detalhes sobre faixa etária e sexo dos novos infectados. Com a atualização de ontem o município sertanejo já soma 2.433 casos confirmados desde o início da pandemia, no mês de março. Por outro lado, as mortes permanecem inalteradas, somando 50 vítimas fatais.

Outro índice sem alteração foi o número de curados, que segue em 2.119. Desde março a Secretaria de Saúde descartou 7.079 testes do novo coronavírus. Entretanto, ainda há 169 pacientes em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Acesso às Dunas de Casa Nova será proibido a partir da próxima semana

Visitantes poderão voltar ao local apenas no dia 04/01/2021 (Foto: ASCOM)

O prefeito de Casa Nova (BA), Wilker Torres (PSB) anunciou novas medidas preventivas no município durante uma live realizada na noite de segunda-feira (14). Segundo o gestor, será proibido o acesso às Dunas de Casa Nova, um do principais pontos turísticos da cidade a partir da próxima semana.

“É um prazer estar recebendo [turistas], se o momento não fosse de preocupação. Nós sentamos com toda parte da Saúde, do comandante da polícia e várias autoridades. Como está se aproximando do Natal e Réveillon, nós iremos mantê-la fechada do período de 23/12 a 3 de janeiro”, informou o prefeito. Durante essa pausa, a Prefeitura aproveitará para ordenar as Dunas e melhorar a iluminação do local.

LEIA MAIS

Luto: morre Paulinho, vocalista do Roupa Nova

(Foto: Reprodução/Instagram)

Paulo César Santos, o Paulinho, morreu na noite de segunda-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ). O vocalista e percussionista da banda Roupa Nova estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após contrair a covid-19 e não resistiu.

Paulinho tinha 68 anos. Em setembro ele foi submetido a um transplante de medula óssea, recebeu alta e pouco depois voltou a ser internado depois de se infectar com o novo coronavírus. Desde então, ele enfrentava a doença, mas seu quadro se complicou.

Paulinho estava no Roupa Nova desde sua fundação, em 1970. Nessa época o grupo ainda se chamava Os Famks.Na década seguinte a banda mudou de nome e adotou a identidade do “Roupa Nova”. O cantor deixa dois filhos, ambos músicos como o pai.

Com mais 10 leitos de UTI, Petrolina tem 164 casos novos da covid-19

Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com a covid-19 foram ampliados em Petrolina nesta segunda-feira (14), passando de 33 para 43 leitos no total.

São mais 10 leitos que entraram em funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada (UPAE), de responsabilidade do governo estadual. A partir desta segunda, a UPAE também conta com 30 leitos intermediários. Agora, são 140 leitos para pessoas com sintomas leves e moderados da doença na cidade.

A taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da rede pública é de 46,51%. Dos 43 leitos disponíveis, 20 estão ocupados, sendo 12 pacientes de Petrolina e 08 de outras cidades da região. Os dados completos seguem em anexo.

LEIA MAIS

Autorização para vacina poderá ser dada em até 10 dias, diz Anvisa

(Foto: CDC/Unsplash)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estima que poderá avaliar e conceder autorização emergencial de vacinas contra a covid-19 em até 10 dias para empresas que cumpram os requisitos fixados.

Esta modalidade de permissão foi estabelecida pelo órgão para permitir uma análise mais rápida em condições especiais de imunização diante do cenário de pandemia.

No início do mês, a Anvisa divulgou o guia de critérios e procedimentos para a aprovação de autorizações emergenciais para vacinas em caráter experimental contra a covid-19.

LEIA MAIS

Dormentes registra mais nove casos de Covid-19

Dormentes divulgou boletim da Covid-19 nessa segunda.

O número de casos ativos da Covid-19 permanece com redução em Dormentes (PE), de acordo com o Boletim atualizado nessa segunda-feira (14) pela Secretaria Municipal de Saúde, o município contabiliza 6 casos ativos. Nas últimas 24 horas, a secretaria registrou 9 novos casos e 12 curas clínicas.

Com os novos números Dormentes tem agora 758 casos confirmados, 750 curas e 2 óbitos. A secretaria de Saúde reforça à população para que mantenha os cuidados essenciais, como uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

LEIA MAIS

Com Covid-19, estado de saúde de Paulinho, integrante do Roupa Nova, é delicado

(Foto: Reprodução/Instagram)

O estado de saúde do músico Paulinho, vocalista da banda Roupa Nova, é delicado. O artista segue internado em um hospital do Rio de Janeiro após contrair coronavírus. Paulinho também passou por um transplante de medula óssea recentemente, parte do tratamento contra um linfoma.

O comunicado sobre o quadro do músico foi divulgado nas redes sociais da banda, assim como sua internação, no início de novembro.

A assessoria do grupo afirma que Paulinho contraiu covid-19 durante a recuperação do tratamento contra o câncer. Nas redes sociais, a banda tem agradecido o apoio do público.

“Em nome do Roupa Nova e em especial do Paulinho, agradecemos todos os pensamentos positivos e orações, e continuamos nessa corrente positiva para que o mais breve possível o nosso querido Paulinho esteja de volta aos palcos com a gente”, diz o comunicado da Banda.

Juazeiro registra 112 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes em decorrência da doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou nesta segunda-feira (14) mais duas mortes em decorrência de complicações pelo novo coronavírus. Eram dois pacientes do sexo masculino. Um de 73 anos, que não há informação sobre comorbidades e outro de 74 anos que tinha como comorbidades linfoma e AVC. Ambos estavam internados no Hospital Regional de Juazeiro. Agora o município acumula 129 perdas humanas desde o início da pandemia.

Além disso,  o boletim epidemiológico desta segunda também traz o registro de 112 novos casos de Covid-19, totalizando 6.718 infectados, dos quais 4.352 já apresentaram curas clínicas. Todos os novos infectados estão isolamento domiciliar. Nesta atualização, Juazeiro chega a 21.650 testes realizados com 14.802 resultados negativos.

Em isolamento domiciliar agora são 2.218 pessoas e a quantidade de internados regulados pela rede municipal subiu para 20 pacientes, sendo 08 em UTIs e 12 em leitos intermediários. Não houve alterações na ocupação de leitos no Hospital de Campanha e nem na UPA em relação à atualização anterior.

Bahia registra aumento de novos casos de Covid-19 em relação a domingo, mas os ativos diminuem

(Foto: ASCOM/SESAB)

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.465 casos de Covid-19, 1.269 a mais que a quantidade confirmada neste domingo (13) quando foram registrados 1.196 casos. Porém, a quantidade de ativos diminuiu. Passaram de 11.578 para 11.357. Ativos são pessoas que não morreram e nem se recuperaram da doença.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) também aponta que 2.661 pacientes foram cosiderados curados clinicamente. Dos 447.126 casos confirmados desde o início da pandemia, 427.134 já são considerados recuperados.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 841.199 casos descartados e 119.716 em investigação. Na Bahia, 34.368 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A Sesab informa que hoje foram contabilizados 25 óbitos que ocorreram entre 02 de outubro e 14 de dezembro.

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.635, representando uma letalidade de 1,93%.